Partilhar

18 raças de cachorro de pequeno porte

 
Por Eduarda Piamore. Atualizado: 22 agosto 2019
18 raças de cachorro de pequeno porte

Ver fichas de  Cachorros

Como boa parte da população brasileira já vive em apartamentos, as raças de cachorro pequeno se tornam cada vez mais populares. Além de se adaptar mais facilmente a espaços reduzidos, muitos cachorros pequenos também podem requerer menor tempo de seus tutores com sua rotina de cuidados diários.

Igualmente, você precisa ser consciente antes de decidir adotar um cãozinho, pois todos os pets necessitam atenção e dedicação dos seus tutores para levar uma vida saudável e feliz. Então, independente do tamanho, um cachorro é sempre uma responsabilidade, mesmo sabendo que serão nossos melhores amigos.

Mas se você já está convencido que quer adotar um cãozinho e procura pelas melhores raças de cachorro de pequeno porte para apartamento, continue lendo esse novo artigo do PeritoAnimal para descobrir o nosso Top 18 de cães pequenos com várias dicas!

Também lhe pode interessar: 10 raças de cachorros fáceis de adestrar

Raças de cachorro de pequeno porte - TOP 18

A seguir, confira nosso ranking com essas 18 raças de cachorro de porte pequeno que são ideais para apartamento:

  1. Poodle;
  2. Chihuahua;
  3. Yorkshire terrier;
  4. Shih tzu;
  5. Lulu da Pomerânia;
  6. Shiba inu;
  7. Dachshund;
  8. Papillon;
  9. Bichón frisé;
  10. Pinscher;
  11. Bulldog francês;
  12. Pug;
  13. Schnauzer miniatura;
  14. Maltês;
  15. Whippet;
  16. Beagle;
  17. Cavalier King Charles Spaniel;
  18. Fox paulistinha.

Raças de cachorro de porte pequeno para apartamento

Em artigos anteriores, já falamos sobre os melhores cães para apartamentos de todos os tamanhos e características. Mas hoje, queremos nos focar nos cachorros de pequeno porte, que geralmente são os mais indicados para viver em apartamentos com espaço limitado.

Obviamente, sempre que fazemos um texto sobre ‘as ou os melhores’, é importante ressaltar que esses conceitos são sempre subjetivos. O pet perfeito para uma pessoa não necessariamente será para outra... Por isso, quando temos que escolher um cãozinho para compartilhar nosso lar, é fundamental pensar em que tipo de companheiro buscamos segundo nossa personalidade e nossas expectativas.

Na lista que apresentaremos a seguir, nos orientamos por algumas características que normalmente as pessoas privilegiam na hora de escolher um cachorro pequeno para apartamento. Por exemplo: ser mais fácil de cuidar, perder pouco pelo, se adaptar facilmente a um espaço reduzido, latir pouco, etc.

Feito esse breve esclarecimento, já podemos passar para o nosso Top 18 das melhores raças de cachorro pequeno. Preparado para começar?

    1. Poodle

    O poodle é uma das raças de cachorro pequeno que nunca saem de moda no Brasil e não é por acaso! Além de serem super encantadores com seus pelos cacheados e seu comportamento alegre, os poodles estão entre os 5 cães mais inteligentes e fáceis de adestrar.

    Porém, precisam realizar exercícios diariamente e ter uma boa estimulação mental para evitar problemas de conduta que podem ser frequentes nessa raça, como o comportamento possessivo e os latidos excessivos. Por isso, se adaptam melhor a pessoas e famílias ativas, não sendo recomendado para quem procura um pet mais independente.

    2. Chihuahua

    Muita gente pensa que o chihuahua é um dos melhores cachorros para apartamento somente pelo fato de ser o menor cão do mundo. Mas na verdade, esses pequeninos têm muitas outras qualidades que os posicionam entre os “queridinhos do Brasil”. Uma delas é a privilegiada expectativa de vida, já que os chihuahuas podem viver até 20 anos!

    Igualmente, essa raça é bastante sensível e possui predisposição genética a desenvolver várias afecções, como a hidrocefalia e a epilepsia. Por isso, precisam contar com alguns cuidados específicos e um ambiente positivo para prevenir essas doenças e levar uma vida saudável junto aos seus familiares.

    3. Yorkshire terrier

    O corajoso Yorkshire terrier também está entre os cachorros de pequeno porte mais queridos e populares no Brasil e no mundo. Sua fama é bem merecida: de aparência adorável e comportamento brincalhão, esses peludos costumam ser excelentes companheiros para as crianças e também para pessoas com alergias, já que é uma das raças que não soltam pelos.

    Se você decidir adotar um yorkshire, lembre-se de socializá-lo corretamente desde os primeiros meses de vida para prevenir alguns problemas de conduta, como os latidos em excesso e a ansiedade por separação. Aqui no PeritoAnimal, te contamos tudo o que você precisa saber para educar seu yorkshire terrier

    4. Shih tzu

    Quem olha a carinha meiga de um shih tzu, dificilmente consegue imaginá-lo como um cão de guarda... Porém, esses lindos cãezinhos foram criados no Tibete, onde costumavam ser treinados como guardiões dos interiores dos monastérios budistas. É por isso que, ainda hoje, muitos cãezinhos dessa raça tendem a se mostrar desconfiados ou um pouco tímidos na presença de estranhos.

    A socialização será o fator crucial para ajudar seu shih tzu a conviver e forma positiva com outros indivíduos e gerenciar o seu instinto protetor, evitando condutas agressivas ou possessivas. Não tenha dúvida de que um shih tzu socializado é uma das melhores raças de cachorro pequeno para dividir o seu lar.

    5. Lulu da Pomerânia

    O adorável lulu da pomerânia é o menor integrante da família dos cães de tipo spitz, cuja grande maioria das raças foi treinada para a caça. Mas ao contrário dos seus ‘parentes’, o pomerânia foi criado para ser um autêntico cão de companhia. Por isso, seu temperamento é notavelmente mais dócil e carinhoso, destacando-se como um dos melhores cachorros pequenos para apartamentos, inclusive para famílias com crianças.

    Porém, os lulus da pomerânia demandam bastante tempo e atenção dos seus tutores, não lidando nada bem com a solidão. Quando passam muitas horas sozinhos em casa ou se não são corretamente socializados, podem sofrer com o estresse e a ansiedade por separação. Por tudo isso, não são pets adequados para quem procura um companheiro mais independente.

    6. Shiba inu

    Apesar de ser parecido e ter sido criado no mesmo país (Japão) que o Akita inu, o shiba inu é um cachorro de porte pequeno e corpo compacto. Embora sua popularidade ainda não seja tão grande no Brasil, é um dos melhores cachorros pequenos para quem procura uma raça mais independente, graças ao seu temperamento tranquilo e seguro de si.

    Porém, você também precisa considerar que o shiba inu possui uma personalidade forte e precisará de um pouco mais de dedicação e paciência na hora de aprender as ordens básicas do adestramento canino. Para te ajudar, preparamos um artigo especial com as melhores dicas para educar um shiba inu. Não perca!

    18 raças de cachorro de pequeno porte - 6. Shiba inu

    7. Dachshund

    Claro que o nosso querido salsicha não poderia ficar de fora do ranking com as melhores raças de cachorro pequeno! O dachshund ou teckel é um cachorro de pequeno porte e pelo curto que se adapta super bem aos apartamentos e podem conviver com tutores de diferentes personalidades, sendo também um excelente companheiro para as crianças.

    Como possuem bastante energia, devem passear diariamente e contar com um ambiente enriquecido para poder se exercitar se divertir quando estiverem sozinhos em casa. Além disso, você precisa saber que o salshicha é propenso a sofrer problemas de coluna pelo formato do seu corpo. Por isso, é importante que realizem exercícios adequados à sua contextura física e recebam os cuidados apropriados para preservar uma boa saúde.

    8. Papillon

    O papillon é famoso por ser uma das raças de cachorro pequeno mais elegantes do mundo, mas sua popularidade no Brasil ainda é bem pequena. Além da beleza chamativa e da pelagem sedosa, os papillons ganham destaque entre os cães mais fáceis de adestrar, mostrando grande inteligência e versatilidade na hora de aprender.

    Com a socialização adequada, o papillon se torna um cachorro ideal para apartamento, revelando-se um excelente companheiro para as crianças e para outros pets, além de ser muito alerta e protetor de seu lar.

    18 raças de cachorro de pequeno porte - 8. Papillon

    9. Bichón frise

    Graças ao temperamento extremamente amigável, brincalhão e familiar, o bichón brisé é uma presença obrigatória entre os melhores cachorros de porte pequeno. Mesmo sendo um cãozinho corajoso e protetor de seu lar, esta raça se caracteriza por ser bastante silenciosa e tranquila no dia a dia, latindo apenas quando percebe alguma alteração ao seu redor. Também é um cão fácil de socializar, que se adapta inclusive a apartamentos pequenos e costumam conviver super bem com crianças e outros pets.

    Se você está pensando em adotar um cãozinho desta raça, te recomendamos conhecer as doenças mais comuns no bichón frise para saber como cuidar do seu melhor amigo!

    10. Pinscher miniatura

    Dono de uma valentia admirável, o pinscher é um desses cachorros pequenos que parecem não ter nenhuma noção do seu próprio tamanho. Esses peludos não medirão esforços para proteger e defender seu lar e seus familiares, o que pode resultar bastante perigoso.

    Para evitar que essa coragem se torne um problema, lembre-se de socializar corretamente o seu pinscher desde filhote para ensiná-lo a se relacionar positivamente com outros animais e pessoas, além de prevenir alguns problemas de comportamento frequentes nessa raça, como os latidos em excesso, os ciúmes e a proteção de recursos.

    18 raças de cachorro de pequeno porte - 10. Pinscher miniatura

    11. Bulldog francês

    Nos últimos anos, o bulldog francês foi um verdadeiro furor no Brasil por sua aparência encantadora e seu temperamento sociável e extremamente dócil. Além disso, costuma ser um dos melhores cachorros pequenos para apartamento porque late muito pouco e, ao não ser hiperativo, resulta bastante simples proporcionar a atividade física necessária para manter um peso saudável e um comportamento equilibrado.

    Cabe destacar que, mesmo sendo um cão naturalmente sociável, o bulldog francês também precisa de uma boa socialização para não se tornar medroso ou tímido na presença de animais e pessoas desconhecidas.

    12. Fox paulistinha

    Nossa lista dos melhores cachorros de pequeno porte também tem um representante brasileiríssimo! O fox paulistinha, conhecido também como terrier brasileiro, é uma das raças criadas no Brasil que maior fama conquistou no cenário internacional.

    Trata-se de um cão hiperativo, inteligente e curioso, com um temperamento muito alegre e perspicaz. Quando recebe uma boa educação em positivo, o fox paulistinha pode aprender várias funções, truques e esportes caninos com muita facilidade. Mas também é um cão independente e de personalidade forte, podendo tornar-se teimoso e territorial quando os seus donos não têm a experiência certa para treiná-lo e socializá-lo desde filhote.

    18 raças de cachorro de pequeno porte - 12. Fox paulistinha

    13. Schnauzer miniatura

    O schnauzer miniatura é uma raça de cachorro de porte pequeneo que se caracteriza pelas densas sobrancelhas e a ‘barba’ formada por pelos grossos e duros. Seu aspecto adorável se combina com um temperamento enérgico, curioso e audaz, que o transforma em um excelente companheiro para crianças e pessoas ativas.

    Embora seja pequenino, o schnauzer miniatura precisa realizar uma boa dose de atividade física diária para gastar energia e manter um comportamento estável. Também são inteligentes e aprendem com facilidade, então, não perca nossas dicas para adestrar um schnauzer e desfrutar da companhia de um cãozinho super obediente.

    14. Maltês

    O bichón maltês é uma das mais encantadoras raças de cachorro pequeno italiano, que se caracteriza pela pelagem lisa, longa e completamente branca. Este cãozinho de tamanho toy revela um temperamento amável e tranquilo, formando um vínculo muito especial com seus tutores, dos quais requer bastante atenção.

    Por isso, não gostam de ficar sozinhos e podem desenvolver ansiedade por separação com certa facilidade. Porém, quando recebem uma boa educação e são socializados corretamente, aprendem a gerenciar a solidão e respeitar as normas do lar mesmo na ausência de seus tutores. Aqui no PeritoAnimal, você encontra várias dicas para adestrar um bichón maltês.

    15. Whippet

    O whippet é a menor raça de cachorro galgo conhecida, podendo medir apenas 30 centímetros e pesar menos de 5 kg quando são adultos. Sua aparência é bastante parecida a do galgo inglês ou greyhound, porém, em um corpo muito mais compacto.

    Com seus familiares, o whippet mantém um comportamento dócil, tranquilo e muito gentil, mas costuma ser um pouco reservado na presença de pessoas ou animais desconhecidos. Por isso, a socialização será um aspecto crucial na educação deste mini galgo, evitando problemas de timidez e se sinta mais seguro de si.

    18 raças de cachorro de pequeno porte - 15. Whippet

    16. Beagle

    Por ser tamanho compacto e seu comportamento hiperativo e brincalhão, o beagle é um dos melhores cães para crianças. Porém, se vive em um apartamento, precisará realizar muito exercício diariamente e ter um ambiente enriquecido para poder gastar energia e manter um comportamento equilibrado.

    A atividade física também será fundamental para gerenciar um peso saudável, já que os beagles possuem alta predisposição à obesidade. Além disso, você precisará prestar atenção à qualidade e á quantidade de comida diária que oferece ao seu melhor amigo para evitar o sobrepeso.

    17. Cavalier King Charles Spaniel

    O Cavalier King Charles spaniel é um cão dócil, gentil e sociável que adora brincar e passear, podendo ser ótimos companheiros para crianças e idosos quando são bem educados e socializados. Como ainda não são muito populares no Brasil, é comum que sejam confundidos com o Cocker spaniel, porém, são cachorros de porte pequeno que não crescem e seu focinho é mais quadrado e menos pronunciado.

    Sua pelagem longa, que é levemente mais cacheada nas orelhas, precisa ser escovada regularmente para eliminar as impurezas e evitar a formação de nós ou grumos. Também será importante passear com seu cãozinho diariamente e proporcionar um ambiente enriquecido com brinquedos e jogos de inteligência para manter sua mente bem estimulada.

    18. Pug

    O pug ou carlino é um cachorro de porte pequeno e pelo curto que costuma se adaptar facilmente a apartamentos e pode conviver super bem com crianças e outros pets. Essa raça sofreu um boom de popularidade principalmente depois de aparecer nos filmes “MIB: homens de preto”, mas na verdade o pug é uma raça de cachorro bem antiga que foi criada na China.

    O corpo gordinho do pug só perde em encanto para a sua personalidade brincalhona, dócil e divertida. Além de requerer pouco espaço e não ser muito ativos, os pugs são fáceis de socializar, não latem muito e costumam ser excelentes companheiros para as crianças. Com todas essas qualidades, o pug sempre tem um lugarzinho reservado entre as melhores raças de cachorro de porte pequeno.

    VIRA LATAS: os melhores amigos mais versáteis

    Se você está procurando um cachorro pequeno para apartamento que seja obediente e amigável, pode ter certeza que nenhuma raça te oferecerá tanta versatilidade e devoção como os cães mestiços ou vira latas. Os cachorros sem raça definida são únicos na aparência e no temperamento, mostrando facilidade de se adaptar a tutores de diferentes personalidades, idades e estilos de vida. Também são completamente capazes de aprender e podem ser adestrados com facilidade, sempre que contem com um tutor dedicado que saiba utilizar o reforço positivo para estimular suas capacidades cognitivas e emocionais.

    Quer saber mais uma vantagem de adotar um vira-lata? Eles possuem baixa predisposição genética de desenvolver doenças hereditárias que são muito frequentes nos cachorros de raça. Por isso, quando recebem os devidos cuidados e muito amor, costumam ser mais saudáveis e podem viver mais que qualquer cachorro com pedigree.

    Se deseja ler mais artigos parecidos a 18 raças de cachorro de pequeno porte, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Os mais....

    Escrever comentário sobre 18 raças de cachorro de pequeno porte

    Adicione uma imagen
    Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
    O que lhe pareceu o artigo?

    18 raças de cachorro de pequeno porte
    1 de 6
    18 raças de cachorro de pequeno porte

    Voltar ao topo da página