Curiosidades do mundo animal

Por que os insetos são atraídos pela luz?

 
Ana Maria G. F.
Por Ana Maria G. F., Jornalista. 11 outubro 2021
Por que os insetos são atraídos pela luz?

Mariposas, traças, vaga-lumes, moscas, mosquitos e outros insetos voadores que vão para a luz podem morrer de exaustão enquanto circulam ao redor das lâmpadas e podem até mesmo acabar queimando suas asas quando entram em contato com esta fonte de calor luminosa. É necessário levar em conta que as luzes artificiais são uma das principais causas de morte em insetos noturnos. Ainda assim, é um comportamento recorrente e que muita gente não entende suas razões.

Neste artigo do PeritoAnimal explicamos por que os insetos são atraídos pela luz, assim como qual a cor da luz que mais os atrai ou se há algum tipo de luz que eles não gostam. Boa leitura.

Também lhe pode interessar: Insetos que picam - Tipos e características

Índice

  1. Insetos voadores que são atraídos pela luz
  2. Por que os insetos são atraídos pela luz?
  3. Qual cor mais atrai os insetos?

Insetos voadores que são atraídos pela luz

Por que os insetos são atraídos pela luz? Você provavelmente já se fez esta pergunta diversas vezes ao longo de sua vida. Os mosquitos não são atraídos pela luz, mas pelos odores de nosso corpo, bem como pelo calor que liberamos. Os mosquitos também são atraídos pelo CO2 liberado, portanto se sua respiração estiver mais rápida por estar doente ou grávida, é bastante normal você ser mais picado/picada por insetos do que em outras situações. Para descobrir como espantar mosquitos, não perca este outro artigo do PeritoAnimal.

Por outro lado, outros insetos voadores que vão para a luz, como traças, abelhas ou borboletas são, de fato, atraídos pela lâmpada.

Por que os insetos são atraídos pela luz?

Insetos voadores que vão para a luz, como mariposas, vaga-lumes, abelhas ou borboletas, são atraídos por dois motivos:

  • Eles confundem a luz artificial com a luz da lua, que é a luz que lhes permite se orientar.
  • Para os insetos, uma fonte de luz é o sinal de que o caminho está livre.

De acordo com muitas pesquisas, a hipótese mais conclusiva a que muitos especialistas chegaram é que os insetos noturnos em geral são atraídos pelas lâmpadas, pois confundem esse brilho com o da Lua. A realidade é que eles usam a luz para se localizar, método de orientação também chamado de orientação transversal.

Assim, os insetos utilizam não apenas a luz da Lua, como também o Sol e as estrelas (dependendo se for dia ou noite). Quando as lâmpadas artificiais foram criadas pelo homem, isso acabou perturbando completamente esses insetos, que acabam sem energias por ficarem em uma dança frenética e mortal em torno de uma lâmpada de 12 watts. Isso porque tal luz confunde completamente a navegação dos insetos, fazendo com que tenham tal comportamento de voar em volta da lâmpada até ficarem sem energias e cair.

Além disso, mesmo ao apagar a luz quando nos deitamos para dormir, a lâmpada continua emitindo uma radiação infravermelha que segue atraindo a atenção dos insetos.

Alguns especialistas explicam que a luz é, para o inseto que voa em volta da lâmpada, sinônimo de forma livre e desimpedida, o que explicaria sua teimosia em se apressar para tentar entrar em nossas lâmpadas.

Qual cor mais atrai os insetos?

Se você tiver luzes brancas ou amarelas em seu jardim, quintal ou varanda ou se estiver andando pela rua, você terá notado que os insetos voadores que são atraídos pela luz sempre vão em direção às luzes brancas e não amarelas. Isto pode ser muito irritante se você estiver aproveitando uma agradável noite sob a luz, pois dezenas ou até centenas de insetos noturnos estragarão aquele momento tão esperado de apenas curtir o momento. Pois saiba que que as luzes amarelas reduzem o fluxo de insetos que voam em volta das lâmpadas.

Luz que não atrai os insetos

Tendo aprendido por que os insetos são atraídos pela luz e qual a cor da luz que mais atrai os insetos, devemos destacar o tipo de iluminação que menos atrai os insetos.

Um estudo americano apresentado à American Association for the Advancement of Science Conference concluiu que a lâmpada que atrai menos insetos é a lâmpada de LED de cor quente.

Algumas lojas possuem lâmpadas LED anti-inseto e, agora que você sabe que as luzes quentes são as melhores opções para reduzir este problema, é só se planejar para trocar algumas lâmpadas de casa.

Agora que você já sabe por que os insetos são atraídos pela luz, não perca este outro artigo sobre os menores insetos do mundo.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que os insetos são atraídos pela luz?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • MAXISCIENCES. Porquoi les insects sont-ils attirés par la lumière? Disponível em: <https://www.maxisciences.com/insecte/pourquoi-les-insectes-sont-ils-attires-par-la-lumiere_art41832.html>. Acesso em 7 de outubro de 2021.
  • National Geographic. Pourquoi certains insectes sont-ils si attirés par la lumière? Disponível emj: <https://www.nationalgeographic.fr/animaux/2018/10/pourquoi-certains-insectes-sont-ils-si-attires-par-la-lumiere>. Acesso em 7 de outubro de 2021.
  • COUTURIER. D & M. Roth. Les plateaux colorés en écologie entomologique. Disponível em: <http://horizon.documentation.ird.fr/exl-doc/pleins_textes/pleins_textes_5/b_fdi_08-09/10603.pdf>. Acesso em 7 de outubro de 2021.
  • Le Monde. Les questions que vous vous posez l’été sur les moustiques. Disponível em: <https://www.lemonde.fr/les-decodeurs/article/2015/07/29/les-questions-que-vous-vous-posez-l-ete-sur-les-moustiques_4703705_4355770.html>>. Acesso em 7 de outubro de 2021.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Por que os insetos são atraídos pela luz?