Partilhar
Partilhar em:

Fox Paulistinha ou Terrier Brasileiro

Fox Paulistinha ou Terrier Brasileiro

O Terrier Brasileiro, conhecido também como Fox Paulistinha, é um cachorro de pequeno a médio porte, bastante bonito e de estrutura firme mas não pesada. É a segunda raça de cães brasileiros reconhecida oficialmente. Estes cães são muito ativos, curiosos e têm um grande instinto de caça, algo que faz deles bons cachorros de guarda e caçadores, mas também são pets ideais para todos os donos que gostam de fazer exercício e brincar com seus animais de companhia, uma vez que o Fox Paulistinha é um cachorro que precisa de muita atividade tanto física como mental, e não se recomenda a pessoas que vivem em apartamentos ou tenham crianças pequenas.

Se quer saber todas as caraterísticas sobre os Terrier Brasileiros, não perca esta ficha de raça do PeritoAnimal e saiba tudo sobre esta raça antes de adotar um Fox Paulistinha como novo membro da sua família.

Origem
  • América
  • Brasil
Classificação FCI
  • Grupo III
Características físicas
Altura
  • 15-35
  • 35-45
  • 45-55
  • 55-70
  • 70-80
  • Mais de 80
Peso adulto
  • 1-3
  • 3-10
  • 10-25
  • 25-45
  • 45-100
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-12
  • 12-14
  • 15-20
Atividade física recomendada
  • Baixa
  • Média
  • Alta
Caráter
Ideal para
Clima recomendado
Tipo de pelo

Origem do Fox Paulistinha

A história desta raça é pouco conhecida e polêmica. Alguns autores dizem que o Fox Paulistinha é descendente dos cachorros Fox Terrier de pelo liso levados desde a Europa até ao Brasil e, cruzados com cachorros locais das fazendas brasileiras (esta é a versão oficial no padrão da raça). Outros autores dizem que o verdadeiro ancestral deste cachorro é o Jack Russell Terrier. E há também quem pense que tanto o Fox Terrier como o Jack Russell Terrier tenham sido cruzados com cachorros locais do Brasil para dar origem a esta raça.

Independentemente disso, o Terrier Brasileiro é um cachorro muito popular no Brasil que é utilizado como cachorro de companhia, de caça menor e cachorro de guarda. Embora seja muito popular na sua terra natal, é pouco conhecido fora do Brasil e costuma se confundir com outras raças de terrier.

Caraterísticas físicas do Fox Paulistinha

Nos Terrier Brasileiros machos, a altura na cernelha vai de 35 a 40 centímetros. Nas fêmeas vai dos 33 aos 38 centímetros. Segundo o padrão FCI, o peso máximo, independentemente se se trata de um macho ou de uma fêmea, é de 10 quilos.

O corpo do Fox Paulistinha é proporcional e tem uma estrutura quadrada. Ou seja, é igual tanto de altura como de largura. Apesar disso, as suas linhas são curvas e bem definidas, ao contrário do Fox Terrier cujo corpo segue linhas retas.

Visto de cima, a cabeça do Terrier Brasileiro é triangular, com a base larga e as orelhas bem separadas entre si. A cabeça estreita consideravelmente desde os olhos até à ponta do nariz que é moderadamente grande, escuro e tem fossas nasais grandes. O focinho é forte e bem formado e tem lábios finos e apertados. Os olhos são redondos, grandes e proeminentes, devem ser o mais escuros possíveis, mas não necessariamente pretos. Os cachorros de cor azul têm olhos cinza azulados, enquanto que os cachorros marrons têm olhos marrons, verdes ou azuis. As orelhas do Terrier Brasileiro são triangulares e terminam em ponta. São de inserção lateral e semi-erguidas, com a ponta caindo até ao ângulo externo do olho.

A cauda é de inserção baixa e o seu extremo não chega mais abaixo que o jarrete. O cachorro pode levá-la alta, mas sem estar encurvada sobre as costas. Infelizmente, é comum o hábito de amputar a cauda e, embora o padrão da raça aceitar cachorros com caudas inteiras, também aceita cachorros mutilados.

O pelo destes cachorros é curto, fino e liso, mas não é suave. É tão denso e apertado que não se consegue ver a pele através dele. O padrão da raça faz referência a esta caraterística indicando que o pelo do Fox Paulistinha é "como o dos ratos".

A cor predominante é o branco, apresentando marcas pretas, azuis ou marrons. Além disso, há algumas marcas de cores que estão sempre presentes nos cachorros desta raça:

  • Cor fogo sobre os olhos, em ambos os lados do focinho, dentro das orelhas e na borda das orelhas.
  • Marcas pretas, marrons ou azuis na testa e nas orelhas.

Caráter do Fox Paulistinha

O Terrier Brasileiro é um cachorro alegre, vivaz, curioso, inteligente e muito independente. A este terrier não lhe escapa nenhum barulho nem movimento, e está sempre alerta a tudo. Além de ser um cachorro alerta, tem muito bom temperamento e passa muito tempo brincando, inclusive quando já não é filhote.

Apesar do seu bom caráter para com os seus, estes cachorros costumam ser reservados com os estranhos e, podem inclusive chegar a ser cães agressivos. Por isso, é muito importante a correta socialização dos cachorros com as pessoas desde cedo.

Também costumam ser agressivos com outros cachorros e pets, pelo que é importante socializá-los desde filhotes. Não é recomendável ter um Fox Paulistinha com pets pequenos, porque o seu instinto de caça é muito forte e costuma perseguir e matar animais pequenos. No entanto, pode dar-se bem com cachorros com os quais foi criado desde pequeno, sempre e quando tiver sido socializado corretamente, tanto o Terrier Brasileiro como os outros cachorros.

Cuidados do Fox Paulistinha

O pelo destes cachorros é curto e fácil de cuidar. Costuma ser suficiente uma escovação regular uma ou duas vezes por semana, e o banho apenas quando for necessário.

Em contrapartida, o exercício que o Fox Paulistinha precisa é muito alto e pode ser uma dificuldade para pessoas sedentárias e tranquilas. Além dos passeios diários, o Terrier Brasileiro precisa de jogos intensos e adestramento divertido para se manter ocupado tanto física como mentalmente.

O Terrier Brasileiro é um animal muito independente e não precisa de tanta companhia como outros cachorros. No entanto, também não é um cachorro que deva passar longos períodos sozinho, porque quando está aborrecido tenta criar alguma ocupação por sua conta, geralmente destruindo móveis e decorações.

Embora seja de tamanho pequeno, este cachorro não é muito adequada para a vida em um apartamento, a menos que se tenha tempo suficiente para lhe proporcionar longos passeios e muito exercício. O ideal é que viva dentro de casa, mas que conte com um jardim onde possa brincar e queimar calorias quando está sozinho.

Educação do Fox Paulistinha

No que diz respeito ao adestramento canino, o Terrier Brasileiro é do melhor se se compreenderem os princípios de aprendizagem ou um desastre se se usarem métodos tradicionais de adestramento. Este cachorro aprende com muita facilidade tanto os bons comportamentos como os maus, e qualquer tentativa de o submeter pela força é inútil. Em contrapartida, o adestramento com clicker ou outros estilos baseados no reforço positivo conseguem excelentes resultados.

Ao ser um Terrier tão ativo, o Fox Paulistinha pode apresentar problemas de comportamento dependendo de onde viver. Os mais caraterísticos são: latidos excessivos, cavar o jardim, destruir coisas e agressão para com outros pets. Quando se aborrece costuma ser um cachorro destruidor.

No entanto, esses problemas não são um impedimento para que este cachorro seja um excelente pet, sempre que se cubram os seus requerimentos básicos. Se lhe proporcionar exercício (passeios e jogos intensos), o seu caráter hiperativo pode se canalizar a atividades aceitáveis. Não é um pet ideal para crianças pequenas, uma vez que pode morder em reação a maus tratos involuntários que recebe.

Saúde do Fox Paulistinha

Esta é uma raça muito saudável e não apresenta tendência a doenças particulares. Mas isto não é uma licença para descuidar dos cuidados e saúde do cachorro. Tal como qualquer outro cachorro, o Terrier Brasileiro deve receber as respetivas vacinas segundo o seu calendário de vacinação e os cuidados veterinários que precisar. Deve ir de 6 em 6 meses ao veterinário só para confirmar que não tem qualquer problema de saúde e está tudo bem.

Fotos de Fox Paulistinha ou Terrier Brasileiro

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Fox Paulistinha ou Terrier Brasileiro

Suba a foto do seu Pet
Fotos e comentários (0)

Escrever comentário sobre Fox Paulistinha ou Terrier Brasileiro


Fox Paulistinha ou Terrier Brasileiro
1 de 7
Fox Paulistinha ou Terrier Brasileiro