Educação básica

Como adestrar um Shiba inu

 
Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 4 julho 2018
Como adestrar um Shiba inu
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

A raça Shiba inu é uma das mais antigas do tipo spitz. São muito populares no Japão e pouco a pouco estão conseguindo mais popularidade no ocidente. É uma raça muito leal aos seus donos e adapta-se perfeitamente a qualquer ambiente, tanto na cidade como no campo.

Tratam-se de cães muito independentes, inteligentes e firmes. Embora a sua educação não precise de grandes esforços, deverá dedicar-lhe um tempo por dia para ter os melhores resultados e conseguir um grande companheiro.

Se está pensando em adotar um cachorro desta raça e está se perguntando como adestrar um Shiba inu, continue lendo este do PeritoAnimal pois vamos explicar-lhe tudo o que precisa saber.

Também lhe pode interessar: Como adestrar um poodle?

Índice

  1. A personalidade do Shiba inu
  2. O uso do reforço positivo
  3. Adestrar o Shiba inu

A personalidade do Shiba inu

Se quer saber como adestrar um Shiba inu, esta raça de cachorro que parece um urso, antes deve conhecer o seu comportamento, pois dependendo do caráter do cachorro o seu adestramento deverá ser de uma forma ou outra.

Algumas das peculiaridades desta raça são a sua independência e o seu nervosismo. Regra geral são cães silenciosos, embora ao serem receosos com os desconhecidos podem latir se alguém que não conhecem se aproximar do seu território. Isto demonstra que são bons cães de guarda assim como protetores.

Podem chegar a ser um pouco impertinentes se não forem educados corretamente. Além disso, terá de dedicar tempo à socialização do cachorro tanto com outros cães como com outras pessoas, para evitar ficar um cão assustadiço e agressivo. Não se esqueça que a socialização é fundamental para o adestramento do cachorro.

Como adestrar um Shiba inu - A personalidade do Shiba inu

O uso do reforço positivo

Como referimos, é um cachorro muito desconfiado, pelo que a primeira coisa que devemos fazer quando o levarmos para casa é demonstrar-lhe que pode confiar em nós. Pode fazer isto aproximando-se pouco a pouco, deixando-lhe o seu espaço próprio e ir mostrando carinho com carícias e algumas guloseimas para cachorros. Esta raça é muito leal e carinhosa e quando ganhar a sua confiança, se tornará um companheiro fiel e protetor para toda a vida.

Apesar de demonstrar o seu carinho, para adestrar um Shiba inu deve se mostrar autoritário desde o primeiro momento. Trata-se de uma raça muito segura de si mesma e muito independente, pelo que terá de lhe deixar claro quem manda desde o princípio. Mas deve fazer isto sem utilizar a violência nem a força, uma vez que o seu cachorro se pode tornar assustadiço e agressivo. Utilize sempre o reforço positivo para adestrar o seu cachorro.

Conseguirá bons resultados sendo firme e razoável com as regras definidas, recompensado sempre o seu cachorro sempre que fizer algo bem. Lembre-se que, ao invés de castigar, deve guiar o seu pet com uma atitude positiva e que o agrade.

Como adestrar um Shiba inu - O uso do reforço positivo

Adestrar o Shiba inu

Regra geral, esta raça não é especialmente difícil de educar, mas deverá dedicar-lhe diariamente o tempo suficiente às sessões de adestramento canino. É uma raça muito independente e tem tendência a ignorar os seus donos até que não esteja treinado, pelo que primeiro deverá se centrar em reconhecer o seu nome e aprender a ordem básica "vem aqui", para não fugir quando o deixar solto.

Uma vez que tenha aprendido a vir quando você o chama, pode continuar com as ordens básicas de obediência, como senta, deita, fica quieto, etc. Pode ir aumentando a dificuldade do adestramento pouco a pouco.

A socialização é fundamental. Os Shiba inu costumam ter um caráter forte e não costumam ceder perante outros cachorros. Para não se tornar agressivo, deve levá-lo a socializar e a brincar com outros cães diariamente, para se habituar à sua companhia desde bem pequeno.

Da mesma forma, deverá habituar o seu cachorro à presença de outras pessoas que não seja você. Como já referimos, trata-se de uma raça desconfiada, pelo que se não se habituar a tratar com diferentes pessoas poderia se tornar assustadiço.

Se não tem tempo suficiente para ensinar o seu cachorro ou simplesmente não o consegue fazer, pode sempre recorrer a um educador canino que o ajudará a tornar o seu Shibu inu num cachorro obediente, equilibrado e feliz.

Como adestrar um Shiba inu - Adestrar o Shiba inu

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como adestrar um Shiba inu, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Educação básica.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Como adestrar um Shiba inu