menu
Partilhar

Como curar ferida na pata do cachorro?

 
Por Eduarda Piamore. 7 outubro 2021
Como curar ferida na pata do cachorro?

Ver fichas de  Cachorros

As almofadas dos cachorros desempenham funções semelhantes às solas de nossos pés, proporcionando proteção às patas e amortecimento ao corpo durante o movimento. A pele nesta região é mais espessa e resistente que a do corpo, justamente para resistir ao impacto e à erosão do contato direto com o solo. No entanto, as almofadas também podem apresentar feridas, rachaduras, cistos e lesões diversas.

Seu companheiro peludo lambe ou morde constantemente suas patas? Isto pode ser um sintoma de que há uma ferida na pata do cachorro. É importante saber identificar essas lesões precocemente para evitar que elas infectem e prejudiquem a saúde de seu melhor amigo. É claro, lembramos a importância de consultar um veterinário quando notar qualquer alteração nas patas do pet para diagnosticar a causa deste problema e estabelecer um tratamento adequado. No entanto, neste artigo do PeritoAnimal mostramos para você como curar ferida na pata do cachorro.

Também lhe pode interessar: Evitar que o meu cachorro lamba uma ferida

O que causa ferida nas patas de cachorro?

As feridas nas patas dos cachorros geralmente surgem do contato com corpos estranhos ou condições desfavoráveis do solo. Durante um passeio ou por descuido em casa, o peludo pode pisar em um caco de vidro ou outros objetos afiados. Além disso, terrenos rochosos ou simples pedras afiadas também podem causar feridas em suas almofadas.

O contato com superfícies excessivamente quentes ou frias pode causar queimaduras nas almofadas dos cachorros. Portanto, devemos ter muito cuidado ao passear com eles durante os dias mais ensolarados ou quando há muita neve ou gelo na rua, se você viver em países onde isso acontece. Lembre-se que certas superfícies, como o concreto, absorvem calor e ficam com temperaturas muito altas graças à incidência direta dos raios solares.

Por outro lado, se o cachorro se esforça demais ou se exercita por longos períodos de tempo, isto gera um alto nível de atrito entre as almofadas e o solo, resultando em um processo erosivo. Como consequência, podem aparecer feridas e rachaduras nas patas, que podem se aprofundar se o cão continuar a se exercitar intensamente. Além disso, cães que sofrem de transtorno obsessivo compulsivo ou desenvolvem certos estereotipos, como lambidas e mordidas obsessivas, podem automutilar-se, resultando em feridas nas patas, no rabo ou em outras áreas do corpo.

Como curar ferida na pata do cachorro? - O que causa ferida nas patas de cachorro?

Como saber se há um machucado na almofada da pata do cachorro?

A maneira mais fácil de descobrir se há uma ferida na pata do cachorro, mais especificamente, em sua almofada, é, claro, verificar as patas dele periodicamente. É muito importante observar se o cachorro está com a pele da região rachada, aberta, levantada, avermelhada ou em carne viva.

Há também outros sinais que podem indicar um machucado na almofada da pata do cachorro:

  • Fica mordendo ou lambendo as patas.
  • Apresenta dificuldade para caminhar ou se está mancando.
  • Deixa de apoiar uma das patas no chão.
  • Vermelhidão ou sangue nas patas.
Como curar ferida na pata do cachorro? - Como saber se há um machucado na almofada da pata do cachorro?

Como curar ferida na pata do cachorro?

Ao identificar uma ferida ou perceber que as almofadas do cachorro estão rachadas ou endurecidas, é muito importante levá-lo ao veterinário. Embora a maioria das feridas seja causada por acidentes ou queimaduras, é essencial descartar causas patológicas, pois algumas condições, como hiperqueratose ou pododermatite, podem levar a alterações e úlceras na pele das almofadas. Além disso, se a pele das almofadas do cão fica levantada, tem feridas profundas, em carne viva ou queimaduras, a atenção veterinária é essencial para verificar a necessidade de sutura ou para estabelecer um tratamento específico e eficaz.

Se as feridas ou cortes forem superficiais, o veterinário poderá prescrever uma pomada cicatrizante para as almofadas do cachorro ou um gel para queimaduras que você deve usar para curá-las. Aqui está um guia passo a passo para limpar e desinfetar as almofadas do cachorro em casa, permitindo um bom processo de cura:

  1. Lavar a ferida somente com água limpa de forma abundante e morna para remover as impurezas e para observar a evolução da cicatrização.
  2. No final da lavagem, é importante remover os pelos que crescem na pele das almofadas. A concentração de pelos favorece o acúmulo de umidade e a proliferação de microorganismos nesta região, prejudicando a cura ideal;
  3. Aplique água oxigenada e seque suavemente com uma gaze limpa e seca.
  4. Você pode usar iodo diluído ou digluconato de clorexidina veterinária (disponível na versão em gel ou spray).
  5. Aplique pomada cicatrizante ou gel para queimaduras (se prescrito por seu veterinário).
  6. Em geral, é importante permitir que as feridas fechem sem cobri-las, para ajudá-las a secar e evitar a acumulação de umidade na região, o que facilita a proliferação de microorganismos. Entretanto, como as almofadas estão em contato constante com o solo e várias impurezas, é melhor fazer um curativo para proteger a região e trocá-lo 1-2 vezes ao dia. Lembre-se de usar gaze esterilizada e fita adesiva hipoalergênica.
  7. Se você tiver que sair e não puder ficar de olho no cachorro, é aconselhável colocar uma coleira elizabetana para evitar que ele remova o curativo, lambendo ou mordendo as feridas, o que dificultará o processo de cura.

Quanto tempo demora para curar uma ferida na pata do cachorro

Não podemos indicar um tempo específico para a cicatrização de feridas nas almofadas dos cachorros, pois este processo dependerá do tipo de ferida, sua profundidade e do cuidado dado ao animal. O machucado na almofada da pata do cachorro pode levar de uma ou duas semanas ou até meses para sarar. Se a almofada do cachorro estiver em carne viva ou aberta, levará mais tempo para ser curada do que se estiver apenas ligeiramente rachada.

Para acelerar a cura, além do tratamento prescrito por seu veterinário e sujeito à aprovação dele, você pode usar os seguintes remédios caseiros curar feridas na pata do cachorro:

Remédios caseiros para curar feridas na pata do cachorro

Como um complemento ao tratamento veterinário, e desde que o especialista o aprove, podemos aplicar um ou mais dos remédios naturais para um machucado na almofada da pata do cachorro:

Óleo de coco e vitamina E

O óleo de coco oferece inúmeros benefícios para a saúde dos cães. Tem propriedades calmantes, anti-inflamatórias, antibacterianas, hidratantes e regeneradoras. Para realçar estas propriedades, basta misturar 50 ml de óleo de coco com 1 cápsula de vitamina E para obter um excelente remédio caseiro para curar queimaduras em cães. Depois de misturar os dois óleos, você pode aplicar uma fina camada da solução aos ferimentos do cachorro e enfaixá-lo.

Aloe Vera ou babosa

O aloe vera é um dos melhores remédios caseiros para curar feridas em cães graças a suas propriedades anti-sépticas, cicatrizantes, analgésicas, hidratantes e regeneradoras. Mais uma vez, enfatizamos a importância de consultar seu veterinário antes de aplicar qualquer produto na pele do cachorro. Se seu veterinário julgar apropriado usar soluções caseiras, você pode extrair a polpa de uma folha de aloe vera e aplicá-la nas almofadas da patinha do cachorro para curar rachaduras e lesões, assim como para evitá-las. Lembre-se de limpar bem a ferida antes de aplicar o aloe vera e depois enfaixá-la com gaze limpa e fita adesiva hipoalergênica.

Mel

Além de ser um alimento delicioso e nutritivo, o mel tem propriedades calmantes, antibacterianas, anti-sépticas e cicatrizantes, pois estimula a regeneração do epitélio e do tecido grandular. Você pode se beneficiar destas propriedades para tratar úlceras, queimaduras e feridas nas patas do cachorros, sem esquecer de consultar previamente seu veterinário. Se ele considerar apropriado usar mel como agente de cura, você pode aplicar uma fina camada de mel puro à lesão, após limpá-la adequadamente, e fazer um curativo para proteger a área. Lembre-se de usar mel puro de boa qualidade e não "alimentos à base de mel".

Óleo de lavanda

O óleo de lavanda estimula a regeneração da pele e tem propriedades antibacterianas, tornando-o um excelente remédio caseiro para curar queimaduras em cachorros. Você pode fazer seu próprio óleo de lavanda caseiro a partir de flores secas de lavanda. A preparação é muito simples: aqueça 1 xícara de azeite de oliva, coco ou amêndoa, sem deixar ferver. Depois acrescente ½ xícara de flores de lavanda secas e deixe macerar por 5 ou 6 horas. Depois, coe o preparo e você pode aplicar algumas gotas de óleo de lavanda caseiro sobre a ferida do cachorro. Lembre-se de enfaixar o local para evitar que o cão morda a pata ou ingira o óleo.

Pasta de açúcar

O açúcar é uma opção prática e barata para ajudar na cura de feridas em cães. Suas propriedades ajudam a secar as lesões e absorver o excesso de umidade na região afetada, reduzem o edema, atuam como bactericida e promovem a regeneração celular. Atualmente, é possível encontrar a pasta de açúcar industrializada, mas é melhor fazê-la em casa, sem aditivos e conservantes. Para prepará-lo, aqueça 100 ml de água limpa e retire do fogo quando começar a ferver. Adicione imediatamente 250 g de açúcar e misture até dissolver completamente na água quente. Espere que a pasta esfrie antes de aplicá-la nas feridas para evitar queimaduras. Em seguida, cubra a ferida com uma fina camada de pasta de açúcar e, em seguida, uma atadura.

Como curar ferida na pata do cachorro? - Remédios caseiros para curar feridas na pata do cachorro

Como prevenir feridas na pata do cachorro

Tão importante quanto saber como curar as patas do cachorro é compreender a importância de evitar danos a esta parte de seu corpo. Para isso, a primeira coisa a fazer é não levar o cão para passear em lugares com escombros, lixo ou outros tipos de resíduos. Também é aconselhável evitar terrenos rochosos, terrenos muito duros ou pedras soltas.

Outra precaução essencial ao levar o cachorro para passear é observar o tempo e evitar sair nas horas mais quentes ou mais frias do dia. Se for verão e as temperaturas estiverem altas, devemos tentar respeitar as horas seguras de exposição ao sol: antes das 9 da manhã e a partir das 16 horas. Pelo contrário, no inverno, nas primeiras horas da manhã e à noite, as temperaturas são geralmente muito baixas. Além disso, você pode tentar usar botas especiais para cães para proteger as almofadas do frio e de resíduos no chão.

Para ajudar a fortalecer as almofadas de seu cão, você também pode consultar seu veterinário sobre o uso de cremes específicos que formam uma camada protetora nas almofadas e reduzem o impacto da fricção contra o solo.

Agora que você já sabe como curar ferida na pata do cachorro, não perca o vídeo a seguir sobre como limpar as patas do cachorro depois do passeio:

 

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como curar ferida na pata do cachorro?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidado da pele.

Bibliografia
  • VCA Hospitals. First aid torn or injured foot pads in dogs. Disponível em: <https://vcahospitals.com/know-your-pet/first-aid-for-torn-or-injured-foot-pads-in-dogs>. Acesso em 6 de outubro de 2021.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Como curar ferida na pata do cachorro?
1 de 4
Como curar ferida na pata do cachorro?

Voltar ao topo da página