Os mais...

Raças de cachorros mini toy

Equipe editorial do PeritoAnimal
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. Atualizado: 24 abril 2023
Raças de cachorros mini toy
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Atualmente, existem os seguintes tamanhos para classificar uma raça: gigante, grande, médio ou padrão, anão ou pequeno, e toy e miniatura. Também se discute a aprovação ou não do tamanho conhecido como "cachorros teacup". É muito comum confundir um cachorro anão com um toy, por isso, é importante destacar que a Federação Cinológica Internacional (FCI), assim como outras organizações caninas internacionais, consideram que os cachorros toy são aqueles que pesam no máximo 3 kg. No entanto, como veremos a seguir, nem sempre é fácil classificar um cachorro como miniatura ou anão.

Se você estiver interessado em adotar qualquer uma das raças de cachorros mini toy, não perca este artigo do PeritoAnimal, no qual mostraremos algumas das principais raças de cachorros considerados miniatura ou toy, além de outros híbridos menos conhecidos.

Também lhe pode interessar: Raças de cachorros anões

Índice

  1. Yorkshire terrier
  2. Chihuahua
  3. Prague Ratter
  4. Poodle Toy
  5. Papillon
  6. Bull Terrier Inglês Miniatura
  7. Lulu da Pomerânia
  8. Bichon Maltês
  9. Bichon Bolonhês
  10. Pequeno Lebrel Italiano
  11. Outros cachorros miniatura ou toy
Ver mais >>

Yorkshire terrier

Uma das raças de cachorros pequenos mais populares é o Yorkshire Terrier. Quando adulto, seu tamanho máximo é de cerca de 3 kg, embora tenha havido casos de Yorkshires de até 7 kg. Este cachorro mini toy se caracteriza por ter um belo pelo médio-longo em tons de marrom e cinza prateado, que também é macio, fino e muito sedoso. Por outro lado, é um cachorro fácil de cuidar e educar, o que o torna perfeito para os tutores iniciantes.

Como curiosidade, você sabia que no século 19 a classe humilde utilizava o Yorkshire Terrier para caçar ratos? E não é surpreendente, uma vez que esses cachorros são vigilantes e alertas por natureza, portanto, normalmente latem bastante. No entanto, eles são extremamente amorosos e superprotetores em relação à família.

Raças de cachorros mini toy - Yorkshire terrier

Chihuahua

Outro dos cachorros toy miniatura mais populares é, sem dúvida, o Chihuahua. Esta diminuta raça provém do México, especificamente do Estado de Chihuahua, onde foi encontrado pela primeira vez e foi domésticado pelos indígenas da época da civilização Tolteca. Atualmente, podemos encontrar diversos tipos de chihuahua, os quais podem chegar a pesar de 1,5 a 4 kg, dependendo da raça.

Como regra geral, é um cachorro muito territorial e possessivo com seus donos, a quem defendem sempre necessário, independentemente de seu pequeno tamanho. No entanto, com uma boa educação, você poderá ter um cachorro muito carinhoso e doce com seus conhecidos.

Raças de cachorros mini toy - Chihuahua

Prague Ratter

O Prazsky Krysarik, conhecido também como Prague Rat-catcher, é uma raça de cachorro mini toy cujo peso costuma estar entre 1,5 e 3,5 kg, embora seu peso ideal seja 2,6 kg. Fisicamente, se caracteriza sobretudo pelas cores de sua pelagem: preto e castanho, embora haja outra variedade de cores aceitas, como azul e chocolate, chocolate e preto, lila, chocolate, vermelho e merle. Além disso, é um dos cachorros que menos solta pelo.

Quanto à sua personalidade, destaca-se por ser um cachorro muito amoroso, obediente, ativo e inteligente, que cria fortes laços emocionais com seus donos. Por outro lado, você sabia que na antiga República Tcheca o Prazsky Krysarik era considerado um símbolo de status social? Naquela época, era uma raça muito popular de cachorro entre a monarquia e a nobreza. Na verdade, eles eram até levados para as festas aristocráticas!

Raças de cachorros mini toy - Prague Ratter

Poodle Toy

O Poodle Toy, um dos cachorro mais populares e apreciados devido à sua boa personalidade e aparência adorável. Atualmente, existem 4 variedades de Poodle: o grande ou padrão, o médio, o anão ou mini Poodle e o toy, ou Poodle Toy. No caso do Poodle toy, é uma raça com menos de 28 centímetros na cernelha e, quando adulto, pesa entre 2 e 2,5 kg.

O Poodle Toy é um cachorro muito obediente, ativo e inteligente, o qual o torna um cachorro fácil de treinar e educar. Sem ir mais longe, de acordo com Stanley Coren, o Poodle é o segundo cachorro mais inteligente do mundo.

Raças de cachorros mini toy - Poodle Toy

Papillon

O Papillon, também chamado de Spaniel Anão ou cachorro mariposa, devido à aparência de suas orelhas, é outro dos cachorros mini toy mais populares. O Papillon mede cerca de 23 centímetros na cernelha, e pode pesar entre 1 e 5 kg, dependendo do cachorro e do tamanho dos seus progenitores, por isso às vezes é considerado uma raça de cachorro anão.

Assim como o Prague Ratter, no século XVI, o Papillon ganhou grande popularidade depois que vários artistas o retrataram em suas pinturas. Tal foi o seu sucesso, que o Papillon passou a ser considerado um cachorro da realeza. De fato, diz-se que até Maria Antonieta tinha um Papillon.

Raças de cachorros mini toy - Papillon

Bull Terrier Inglês Miniatura

Como dissemos mais acima, alguns cachorros são difíceis de classificar. Este é o caso do Bull Terrier Inglês Miniatura, o qual, como seu nome já indica, se trata da variedade toy do Bull Terrier Inglês. No entanto, é importante considerar que se trata de um cachorro muito musculoso, razão pela qual, embora costume medir entre 30 e 35 centímetros, pode chegar a pesar entre 9 e 16 kg.

Assim como o Yorkshire, o Bull Terrier em tamanho mini surgiu no século XIX com o propósito de caçar e matar ratos, um raro esporte no qual apostas eram feitas. Por sorte, na época vitoriana essa atividade teve um fim.

Raças de cachorros mini toy - Bull Terrier Inglês Miniatura

Lulu da Pomerânia

Outra das raças de cachorro toy mais populares atualmente, especialmente em países Europeus, é o Lulu da Pomerânia, um pequeno cachorro com aparência de leão. Com um peso entre 1,8 e 2,5 kg, o Lulu da Pomerânia se caracteriza por possuir uma pelagem longa e sedosa, e por ser um cachorro hipoalergênico.

No passado, o Lulu da Pomerânia pesava cerca de 23 kg e era usado como cão de gado e, posteriormente, como cão de trenó. Mais tarde, tornou-se popular na Grécia antiga e em Roma, especialmente entre as damas da alta aristocracia. Foi nessa época que decidiram fazer a criação seletiva para obter um cachorro menor com um caráter nobre. Foi assim que surgiu o Lulu da Pomerânia que conhecemos hoje.

Raças de cachorros mini toy - Lulu da Pomerânia

Bichon Maltês

O Bichon Maltês é outro do menores cachorros do mundo, pesando cerca de 3 kg. Com uma personalidade alegre e divertida, o Bichon Maltês é um cachorro muito amoroso com seus donos. De fato, é um cachorro que precisa de companhia constante.

Embora as origens exatas do Bichon Maltês sejam desconhecidas, o que sabemos é que no Egito era uma raça extremamente venerada. No túmulo de Ramsés II, por exemplo, foram encontradas estatuetas de pedra na forma do atual Maltês.

Raças de cachorros mini toy - Bichon Maltês

Bichon Bolonhês

Com uma aparência similar ao Poodle Toy e ao Bichon Maltês, o Bichon Bolonhês é outro dos cachorros mini toy mais conhecidos. Com menos de 4 kg de peso e apenas 30 centímetros de altura, o Bichon Bolonhês se caracteriza por possuir uma pelagem branca imaculada, uma cauda arqueada e o pelo longo formando mechas.

Como curiosidade, na antiguidade o Bichon Bolonhês era uma raça muito apreciada entre a nobreza e a monarquia. De fato, entre os séculos XV e XVI, Felipe II o considerou como o "presente mais majestoso que se podia dar a um imperador". Atualmente, é utilizado como cão de exposição.

Raças de cachorros mini toy - Bichon Bolonhês

Pequeno Lebrel Italiano

Também conhecido como Galguinho Italiano, o Pequeno Lebrel Italiano é uma raça de cachorros de tamanho reduzido esbeltos e proporcionais, sendo considerado um dos 5 menores cachorros do mundo. Sua aparência lembra a dos Galgos Espanhóis, no entanto, o PPequeno Lebrel Italiano é consideravelmente menor que o Galgo, medindo entre 32 e 38 centímetros na cernelha e às vezes pesando menos de 4 kg. Enquanto isso, os maiores espécimes podem atingir 5 kg.

Você sabia que o Pequeno Lebrel Italiano é uma das raças de cachorro mais antigas do mundo? Já foram encontrados fósseis e pinturas do Pequeno Lebrel italiano de 3.000 a.C.. Além disso, foram encontradas evidências de que eles acompanharam os faraós egípcios há mais de 6.000 anos. Como outras raças de cachorros mini toy, o Galguinho Italiano também foi altamente apreciado pelos nobres e pelos reis durante vários séculos, especialmente na Idade Média e no Renascimento.

Raças de cachorros mini toy - Pequeno Lebrel Italiano

Outros cachorros miniatura ou toy

Além dos mencionados anteriormente, te deixamos uma lista com outras raças de cachorros que podem ser considerados miniatura ou toy:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Raças de cachorros mini toy, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Os mais....

Vídeos relacionados com Raças de cachorros mini toy

1 de 3
Vídeos relacionados com Raças de cachorros mini toy
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Hélio de Azambuja Rodrigues
Onde encontrar os toys para apreciação, avaliação e compra. Preciso de um endereço fisico. Grato
A sua avaliação:
Eliana da Silva
Adorei o perito Animal tds as explicações sobre cada raça .Eu gostaria de adotar uma Chihuahua vou fica muito grata se meu pedido for atendido por vcs ,eu não tenho comprar e tbm não sou a favor a compra desses bichinhos lindos . Obrigado !!
1 de 11
Raças de cachorros mini toy