menu
Partilhar

Como medir a temperatura de um gato?

 
Por Maria Besteiros. 8 outubro 2021
Como medir a temperatura de um gato?

Ver fichas de  Gatos

É muito provável que você não precise realizar este procedimento, mas se pretende compartilhar a vida com um destes animais, é conveniente que saiba como medir a temperatura do um gato. Esta é uma técnica que te ajudará bastante na hora de saber se ele está doente.

Neste artigo do PeritoAnimal, vamos explicar como colocar um termômetro em um gato, qual será sua temperatura normal e quais implicações um aumento ou diminuição neste parâmetro terá para sua saúde. Não se esqueça de que, durante todo o processo, você deve criar um ambiente confortável para evitar o estresse em seu felino. Boa leitura.

Também lhe pode interessar: Como montar um aquário

Qual a temperatura normal de um gato?

Antes de explicar como medir a temperatura de um gato, é importante saber qual é seu valor normal para que você possa interpretar o resultado da medição. Os gatos têm uma temperatura mais alta do que os humanos, oscilando entre 38 e 39,2 ºC.

Naturalmente, é importante saber que a temperatura de gatos filhotes é um pouco mais baixa. Ao nascer, eles são incapazes de controlar a temperatura corporal e irão adquirir essa função com o passar dos meses. Por isso, nos filhotes, temperaturas de 37 ºC podem ser consideradas normais e aumentarão durante primeiras semanas de vida. Se o seu gato tem 37 ºC de temperatura e é adulto, é bom prestar atenção, pois pode acabar sendo um quadro de hipotermia.

Neste outro artigo você saberá se os gatos sentem frio ou não.

Como medir a temperatura de um gato? - Qual a temperatura normal de um gato?

Temperatura ambiente ideal para gatos

Um gato se sentirá confortável em temperaturas ambientes semelhantes às que são confortáveis para pessoas, tanto que, em épocas de frio, ele procurará os lugares mais quentes da casa, daí a popularidade das redes para aquecedores. Se este for o caso, estaremos diante uma situação em que a forma de medir a temperatura de um gato será irrelevante, pois facilmente ultrapassará os 39,2 ºC sem causar febre, apenas devido ao contato direto com o calor. Se o gato estiver confortável, não é necessário movê-lo. Ele se moverá quando sentir calor.

Outra situação diferente ocorre durante as estações mais quentes, quando as temperaturas se elevam excessivamente. O gato pode sofrer um golpe de calor se não possui lugares frescos e à sombra. Em dias assim, é comum vê-los deitados em pisos de cerâmica ou mesmo dentro de pias ou banheiras. Se o gato estiver respirando com a boca aberta, o calor está sendo excessivo e é necessário adotar medidas urgentes, pois um golpe de calor pode ser fatal.

Temperatura baixa em gatos

A seguir, explicaremos como medir a temperatura de um gato, mas primeiro é importante saber que, embora falemos mais sobre a febre, a verdade é que um valor abaixo da temperatura normal de um gato pode ser igualmente perigoso. É o que conhecemos como hipotermia em gatos, um fenômeno que ocorre devido a várias causas, como imersão em água fria, choque ou temperatura ambiente inadequada para filhotes. Nesse estado, o corpo consome sua energia armazenada e reduz o nível de açúcar no sangue. Em conclusão, o metabolismo é reduzido e o coração pode parar. Esta é uma emergência veterinária.

Temperatura alta em gatos

Geralmente, os tutores querem saber como medir a temperatura de um gato para que possam detectar quando ele está com febre. Uma temperatura alta ou hipertermia pode aparecer em uma lista muito ampla de doenças e, na maioria das vezes, virá acompanhada de outros sintomas que vão nortear o diagnóstico. Um gato hipertérmico deve ser examinado por um veterinário. Se você quer saber qual temperatura é considerada febre nos gatos, podemos considerar aquela que ultrapassa os 39,2 ºC.

Para mais informações sobre as causas, não perca este outro artigo em que falamos tudo sobre a febre em gatos.

Como medir a temperatura de um gato

A única forma de medir a temperatura de um gato é utilizando um termômetro. Portanto, não é verdade que a temperatura de um gato pode ser determinada pelas orelhas, e o nariz também não é um indicador confiável. Assim, é importante aprender como medir a temperatura de um gato com um termômetro como o usado para pessoas.

A forma mais segura é rodear o gato com o braço, segurando-o contra o seu peito e, com a mão, manter o rabo e o corpo elevados para evitar que se sente. Enquanto isso, pelo outro lado, introduzir o termômetro no ânus, o suficiente para cobrir sua ponta. Você pode lubrificá-lo antes com vaselina.

Esta seria uma situação ideal, mas na realidade o gato provavelmente resistirá. Nesse caso, outra pessoa pode te ajudar ou você pode tentar embrulhar o gato em uma toalha, deixando de fora apenas a região anal. Se ainda assim for impossível medir sua temperatura, será necessário que o veterinário faça o procedimento. Forçar pode acabar causando danos ao gato.

Com o termômetro inserido, basta esperar que a temperatura seja exibida. Você deve movê-lo e desinfetá-lo antes de guardar. Dependendo da temperatura registrada, pode ou não ser necessário ir ao veterinário.

A seguir, compartilhamos um vídeo do canal do PeritoAnimal no YouTube no qual mostramos de uma forma mais visual como medir a temperatura de um gato:

Temperatura corporal do gato sphynx

Depois de ver como medir a temperatura de um gato e qual é a temperatura corporal de um gato dentro de seus parâmetros normais, vamos falar do sphynx ou gato esfinge, uma raça sem pelo, ou melhor, com pelos curtos e finos. Esses animais precisarão de mais energia para manter a temperatura corporal, que pode até ser um pouco mais alta do que a das raças com pelo mais abundante. Para isso, é importante que receba bons cuidados, sendo um pilar fundamental a alimentação de qualidade, que deve cobrir todas as suas necessidades.

Além disso, é importante monitorar as temperaturas extremas, pois estes gatos são sensíveis a mudanças. Com o calor direto, podem até sofrer queimaduras, daí a recomendação de que seja uma raça mantida exclusivamente dentro de casa.

E agora que você já sabe como medir a temperatura de um gato, não perca este outro artigo para saber por onde os gatos suam.

Como medir a temperatura de um gato? - Temperatura corporal do gato sphynx

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como medir a temperatura de um gato?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.

Bibliografia
  • PDSA. High temperature (fever) in cats. Disponível em: <https://www.pdsa.org.uk/taking-care-of-your-pet/pet-health-hub/symptoms/high-temperature-fever-in-cats>. Acesso em 6 de outubro de 2021.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Como medir a temperatura de um gato?
1 de 3
Como medir a temperatura de um gato?

Voltar ao topo da página