Partilhar

Poodle ou caniche

Atualizado: 16 agosto 2018
Poodle ou caniche

O poodle, também chamado de caniche, é um dos cachorros mais populares em todo o mundo devido à sua elegância, inteligência e caráter equilibrado. De acordo com a Federação Cinológica Internacional (FCI), existem quatro tipos de poodle: poodle toy, poodle anão, poodle standard ou normal e poodle gigante. No entanto, outras associações cinológicas podem ter diferentes critérios. O American Kennel Club (AKC) apenas reconhece três tipos de poodle ou caniche de acordo com o seu tamanho: poodle médio, poodle miniatura e poodle toy.

Se você está considerando adotar um cachorro poodle ou caniche, é muito importante que se informe apropriadamente sobre o caráter, temperamento com outros cachorros, características e cuidados que essa raça exige. Além disso, falaremos sobre o adestramento e a educação, detalhes muito importantes a ter em conta se queremos um cachorro adulto sociável e feliz.

Continue lendo essa ficha de raça e descubra tudo sobre o poodle ou caniche standard:

Origem
  • Europa
  • França
Classificação FCI
  • Grupo IX
Características físicas
Altura
  • 15-35
  • 35-45
  • 45-55
  • 55-70
  • 70-80
  • Mais de 80
Peso adulto
  • 1-3
  • 3-10
  • 10-25
  • 25-45
  • 45-100
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-12
  • 12-14
  • 15-20
Atividade física recomendada
  • Baixa
  • Média
  • Alta
Clima recomendado
Tipo de pelo

História do poodle

Esta é uma das muitas raças caninas francesas, embora a sua origem seja incerta e controversa. Acredita-se que o antepassado que teve mais influência sobre o poodle moderno foi o Barbet, um cachorro de água muito popular na Europa e, particularmente, na Alemanha.

Antes do século XVI,k o caniche e o seu antepassado eram usados como cachorros de água, ou seja, recuperavam as presas abatidas. Por isso, pensa-se que o seu nome inglês "poodle" deriva do vocábulo alemão "pudel" que significa chapinhar. Em França, esses cachorros eram conhecidos como "caniche" ou "chien canard", ambos nomes que se referem à utilidade da raça para recuperar patos e outras aves aquáticas.

É a partir do século XVI que os caniches começam a adquirir popularidade como cachorros de companhia e se tornam muito frequentes nas cortes europeias, especialmente na francesa. A sua grande inteligência e elegância fizeram com a raça se convertesse em uma das mais populares da história. Alguns autores especulam que as tosas modernas aparecem no momento em que o poodle se transforma em cachorro de companhia. Atualmente, os cachorros poodle são excelentes pets, seja qual for a variedade a que pertencem, sendo também cachorros muito apreciados nas exposições caninas.

Caraterísticas do poodle

O corpo desses cachorros é proporcional e ligeiramente mais longo que alto. As costas são curtas e a altura da crista é igual à da cernelha, pelo que a linha superior é horizontal. O tronco é forte e musculado e o pelo ovalado e largo.

A cabeça é retilínea e possui um ar distinto. Bem modelada, não é maciça mas também não é demasiado delicada. A depressão nasal-frontal é pouco marcada e o nariz é preto em cachorros pretos, brancos e cinzas, mas marrom em cachorros marrons. Os olhos são amendoados e muito expressivos, geralmente escuros. Podem ser de cor âmbar escuro em cachorros marrons mas, em cachorros de outros tons, os olhos devem ser pretos ou escuros. As orelhas, planas, longas e cobertas por pelo ondulado caem ao lado das bochechas.

A cauda do caniche é de inserção muito alta e tradicionalmente se amputava nos filhotes recém-nascidos. Infelizmente, esse costume cruel continua sendo aplicado em muitos sítios e a FCI continua aceitando cachorros com caudas cortadas em um terço ou metade do seu tamanho natural. Felizmente, o costume de amputador o cachorros por motivos estéticos está diminuindo em todo o mundo.

O pelo do caniche é abundante, de textura fina e lanosa. Pode ser cacheado ou tufado. O pelo cacheado, bem encaracolado e elástico é o mais conhecido e costuma receber a típica tosa de poodle. O pelo tufado forma cordinhas características.

Os poodles possuem apenas uma cor que pode ser: preto, branco, marrom, cinza, alaranjado e avermelhado. De acordo com o standard oficial da FCI, as alturas para os diferentes tipos de poodle são os seguintes:

Los caniche son de un solo color, que puede ser: negro, blanco, marrón, gris, leonado anaranjado (albaricoque) y leonado rojo. De acuerdo con el estándar oficial de la FCI, las alturas para las diferentes variedades son las siguientes:

  • Caniche gigante - 45 a 60 centímetros na cernelha.
  • Caniche médio - 35 a 45 centímetros na cernelha.
  • Caniche anão - 28 a 35 centímetros na cernelha.
  • Caniche toy - 24 a 28 centímetros na cernelha.

O standard FCI não indica um peso ideal para cada tipo de poodle, mas eles costumam ser mais leves que outras raças do mesmo tamanho.

Personalidade do poodle

No geral, os poodles são cachorros muito inteligentes, fiéis, alegres e brincalhões. Na verdade, são considerados um dos cinco cachorros mais inteligentes do mundo. Aprendem com muita facilidade e amam correr, nadar e buscar coisas com a boca. Os dois tipos de poodle maiores costumam ser um pouco mais tranquilos do que as variedades mais pequenas.

Embora os cachorros poodle se destaquem em muitas disciplinas, é como pet que eles de destacam mais. São perfeitos para famílias e pessoas que têm cachorros pela primeira vez, sendo que os de tamanho grande são os mais indicados para tutores de primeira viagem. Contudo, embora não exijam muito exercício, não são bons pets para pessoas muito sedentárias. Quando são bem socializados, tendem a interagir muito bem com crianças.

Cuidados com o poodle

O pelo dos poodles tende a embaraçar-se facilmente, sendo ideal escová-lo entre duas e três vezes por semana quando são animais de companhia. No entanto, quando se trata de animais de exposição com a tosa correspondente, se recomenda uma escovagem diária. Para manter a tosa, é necessário levar o pet a um salão canino todos os meses ou a cada mês e meio, a mesma frequência recomendada para o banho dessa raça.

Assim como todas as outras raças de cachorro, os poodles necessitam de muita companhia e não são cachorros para viver isolados em um jardim ou em um pátio, já que podem sofrer de ansiedade por separação. Podem se adaptar muito bem à vida em grandes cidades e viver muito cômodos em um deoartamento sempre que saem para passear pelo menos duas vezes ao dia. Os cachorros poodle gigante também se adaptam facilmente à vida de campo.

Cachorros caniche necessitam de exercício diário. As suas necessidades de atividade não são tão altas como as dos cachorros pastores, mas requerem exercício moderado, como mínimo. Além dos passeios diários, os jogos de busca (ir buscar a bolinha) e de cabo de guerra são excelentes para canalizar a energia desses dogs. Também é bom que, dentro do possível, pratiquem agility ou freestyle canino, mesmo que não seja em competição.

Adestramento do poodle

Quando são adultos, os cachorros Poodle podem ser reservados com estranhos, sendo essencial socializá-los bem desde filhotes. No entanto, não costumam ser agressivos e costumam ser sociáveis, ou pelo menos tolerantes, com outras pessoas e cachorros. Pelo seu passado caçador, possuem um impulso predador muito desenvolvido, sendo essencial socializar o cão desde bem cedo para evitar problemas com pets pequenos.

Pela sua grande inteligência, os poodle são cachorros muito fáceis de adestrar que se destacam em qualquer modalidade de adestramento canino sempre que usamos o reforço positivo como base da sua educação.

Embora geralmente não costumem ser conflituosos, os caniche também podem apresentar alguns problemas de comportamento. Quando não recebem estímulos físicos e mentais adequados, esses cachorros se aborrecem e podem se tornar pets que ladram e destroem muito. Ainda para mais, os de variedades pequenas têm tendência a latir em excesso.

Por serem cachorros tão inteligentes, é muito importante praticar os comandos básicos regularmente, dedicando 5 a 10 minutos por dia no máximo. Dessa forma, não só estaremos fomentando uma boa resposta do cachorro, também aumentamos a sua segurança e melhoramos a nossa comunicação com ele. Finalmente e, para que não se aborreçam, é útil ensinar-lhes truques divertidos, praticar jogos de inteligência variados e tentar estimulá-los física e mentalmente. As visitas ao campo, as repetições de obediência e o uso de estímulos e brinquedos diferentes farão o cachorro verdadeiramente feliz.

Saúde do poodle

Embora o caniche tenda a ser um cachorro saudável, existem algumas doenças que são frequentes nessa raça. Entre as ditas doenças, encontramos a adenite sebácea, a torção gástrica e a doença de Addison. Com menos frequência, pode sofrer de displasia do quadril, cataratas e epilepsia.

No entanto, se seguimos o calendário de vacinação e providenciamos bons cuidados ao cachorro poodle, ele terá um bom estado de saúde geral. Também é importante visitar o veterinário a cada 6 meses para detectar rapidamente qualquer doença.

Por fim, recordamos que é essencial desparasitar o cachorro externamente de forma mensal e internamente a cada 3 meses. Se seguimos essas pautas, nosso cachorro caniche estará sempre livre de parasitas.

Fotos de Poodle ou caniche

Vídeos de Poodle ou caniche

Vídeos de Poodle ou caniche
Artigos relacionados

Suba a sua foto de Poodle ou caniche

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário sobre Poodle ou caniche

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?

Poodle ou caniche
1 de 21
Poodle ou caniche

Voltar ao topo da página