Yorkshire terrier
O Yorkshire terrier, chamado também de yorkie ou york, é um cachorro de tamanho pequeno ou toy. Se está pensando em adotar um, é muito importante que antes se informe sobre o caráter que tem e outros fatores relacionados com um Yorkshire.
Saber sobre a sua alimentação, o tamanho que alcançará como adulto e como levar a cabo o seu adestramento são algumas das coisas básicas que deve ter claras antes de adotar um, lembre-se que um cachorro pode acompanhá-lo durante muitos anos e que deve ser bastante responsável na hora de o acolher.
Está pensando em adotar um cachorro adulto ou filhote, então no PeritoAnimal encontrará tudo o que precisa saber sobre esta raça maravilhosa que é o Yorkshire.
- Europa
- Reino Unido
- Grupo III
- 15-35
- 35-45
- 45-55
- 55-70
- 70-80
- Mais de 80
- 1-3
- 3-10
- 10-25
- 25-45
- 45-100
- 8-10
- 10-12
- 12-14
- 15-20
- Baixa
- Média
- Alta
A origem do Yorkshire Terrier
O Yorkshire aparece pela primeira vez no século XIX, quando se começa a desenvolver uma raça de terriers pequena, de fácil manutenção para a caça de ratos. Até ao ano de 1860 é quando se apresenta de forma oficial e nos concursos, o Yorkshire terrier que agora conhecemos e, tal foi a sua popularidade que arrasou em diferentes concursos e exposições. Acredita-se que a raça Yorkshire pode ser descendente do english toy terrier, do skye terrier ou do dandie dinmont terrier, entre muitas outras e que, a sua origem não está de toda clara.
Era uma raça fácil de cuidar e educar, com caraterísticas físicas muito bonitas e nada agressivo com as pessoas, mas com os animais sim, pois era a sua principal tarefa. Era perfeito para qualquer tipo de família, também porque era uma das raças mais "econômicas" que existiam.
Como já referimos, o Yorkshire terrier era utilizado entre as classes mais humildes para a eliminação das pragas de ratos. Apesar do seu pequeno tamanho, era sabido que os Yorkshire dos mineiros matavam sem medo nenhum muitos destes roedores. Foram tão populares que começaram a participar em vários "esportes" relacionados com a morte de ratos e as apostas da época.
Mais tarde, foram os burgueses britânicos que encontraram no Yorkshire terrier um doce e bonito cachorro de companhia e começaram a deixar de o utilizar na caça de roedores. No entanto, a história do Yorkshire como caçador de ratos ainda os acompanha, pois tratam-se de exemplares muito alertas e caçadores.
Caraterísticas físicas do Yorkshire terrier
O Yorkshire terrier é um cachorro pequeno ou miniatura, por vezes também determinado como "toy", visto que existem exemplares de apenas um quilo de peso. Ainda assim, referimos uma média de 3,1 kg de forma geral ao chegar à idade adulta. Por outro lado, destacamos que existem também Yorkshire com até 7 kg. O tamanho que alcançarão dependerá diretamente dos seus progenitores. As caraterísticas físicas do Yorkshire terrier vêm determinadas pelo padrão da raça, que dispõe das seguintes caraterísticas de pele, tamanho ou tipos:
O Yorkshire tem um corpo compacto, um abundante pelo de tamanho médio - longo. O pelo é reto, brilhante, sedoso e combina os diferentes tons: preto, fogo e azul aço escuro. Também destacamos que é uma raça conhecida e popular por ser hipoalergênico, uma vez que ao perder pouco pelo e conservar certas propriedades na sua pele não costuma provocar reações alérgicas facilmente. É um cachorro fácil de escovar e cuidar de forma geral.
Por fim, falamos das suas orelhas, elas devem acabar sempre em ponta, mantendo-se levantadas como se o cachorro estivesse em alerta. Mas se este não for o seu caso e o seu Yorkshire tiver as orelhas caídas, deverá consultar o seu veterinário para saber o que fazer para conseguir levantar as orelhas do seu Yorkshire.
Caráter do Yorkshire
O Yorkshire destaca-se por ser um cachorro alerta, inteligente e muito ativo. É uma raça excelente para conviver com todo o tipo de famílias, uma vez que se adapta muito bem a qualquer meio. Uma das atitudes que o pode incomodar e que deve ter em conta antes de adotar um é que pode adotar o hábito de ladrar muito, uma vez que é um cachorro vigilante e alerta por natureza. Se isso não for do seu agrado deveria pensar em outras raças mais silenciosas.
Outras caraterísticas do caráter geral desta raça pode ser a sua atitude super protetora e desafiante, surpreendentes em uma raça pequena. Deve ter muito claro que a educação do Yorkshire deve começar desde que é cachorro com o processo de socialização para que possa desfrutar de um cachorro adulto sociável, treinado e mentalmente saudável. No geral, falamos de um cachorro muito afável e apegado aos seus familiares, de fácil tratamento e realmente muito carinhoso. É perfeito para qualquer família.
Cuidados do Yorkshire terrier
O Yorkshire é um cachorro que não precisará de muitos cuidados, no entanto deve ter em conta alguns detalhes gerais que nos ajudarão a mantê-lo feliz, limpo e bonito por mais tempo.
A primeira coisa e mais importante será o fato de escovar o nosso cachorro de forma regular, pelo menos a cada dois dias se deixarmos o pelo comprido, uma vez que é susceptível a nós e a acumular sujeira. Além disso, se não tentarmos evitar o aparecimento de nós depois será muito mais difícil de os eliminar.
Os tremores que acompanham o corpo pequeno do Yorkshire são habituais, seja por culpa do frio ou de situações estressantes. Será importante prevenir o frio utilizando roupa para cachorros pequenos e protegendo-o da chuva.
O banho do Yorkshire também é muito importante para manter o seu pelo livre de caspa, outro fator preocupante para as pessoas alérgicas. A regularidade com a qual deve dar banho ao seu Yorkshire costuma ser de umas duas semanas, embora isso dependa do cachorro em concreto, do comprimento do pelo ou de como se costuma sujar no parque.
Adestramento do Yorkshire
O adestramento do Yorkshire terrier irá partir da sua socialização, que é a apresentação do meio ao nosso cachorro. É muito importante que aprenda a conhecer outras pessoas, cachorros, carros e objetos de todo o tipo para que não desenvolva medos, fobias ou agressividade na sua fase adulta. Embora seja bom que o seu cachorro conheça muitas pessoas e animais, deve se certificar que as suas sensações nesta etapa sejam positivas para ele. Evite os sustos, as agressões ou o mau estar a tudo o custo.
Depois da sua etapa de socialização, o Yorkshire deve se iniciar no adestramento, seja em grupo ou de forma individual em casa. É muito importante que aprenda as ordens básicas como: sentar-se, ficar quieto e a vir, uma vez que lhe ajudarão a manter-se a salvo na cidade e a evitar outras situações perigosas. Além disso, praticar obediência com o seu cachorro ajudará a formar uma boa relação com ele.
Embora seja estranho, também será fundamental adicionar diferentes tipos de brincadeiras à sua rotina habitual. Isto permite-lhes avaliar tensões e queimar a energia acumulada. Utilize mordedores, o Kong ou outras ferramentas, isso será muito positivo para o seu Yorkshire.
Saúde do Yorkshire terrier
Um cachorro Yorkshire pode acompanhar-nos por muito tempo, vivendo entre 15 e 18 anos, se lhes dermos bons cuidados e se mantiver longe de algumas doenças típicas da raça. De seguida, explicamos-lhe as mais habituais para que possa detetá-las a tempo: a luxação da rótula, problemas de coluna ou a hidrocefalia congênita.
Além das doenças degenerativas ou hereditárias, o Yorkshire costuma sofrer de problemas de luxação se brincar com crianças ou outros cachorros maiores que ele, que possam exercer demasiada força sobre. Explique bem aos seus filhos como se devem comportar, uma vez que é um animal pequeno e delicado.