Dachshund ou Teckel
Dachshund é o nome original e oficial do famoso e carismático cachorro salsicha ou salsichinha. Em alemão quer dizer "cão texugo" fazendo referência à função original deste cão, que era caçar texugos. Também se conhece os cachorros salsicha como Teckel ou Dackel. Ambas as palavras são também alemãs, embora o termo mais usado seja "Dachshund", enquanto que "Teckel" era o nome mais utilizado para esta raça entre os caçadores alemães.
Nesta ficha de raça do PeritoAnimal vamos lhe mostrar as caraterísticas gerais do Dachshund, os seus cuidados básicos e possíveis problemas de saúde. Continue lendo para descobrir tudo sobre esta raça de cão, pois se estiver planejando adotar um exemplar ou se já tiver um em casa, poderá obter mais informação que de certeza lhe será útil.
- Europa
- Alemanha
- Grupo IV
- 15-35
- 35-45
- 45-55
- 55-70
- 70-80
- Mais de 80
- 1-3
- 3-10
- 10-25
- 25-45
- 45-100
- 8-10
- 10-12
- 12-14
- 15-20
- Baixa
- Média
- Alta
Caraterísticas físicas do Dachshund
O Dachshund é um cachorro baixo e longo, de patas curtas e cabeça comprida, por isso o seu apelido de "cachorro salsicha" descreve-o muito bem. A cabeça é longa, mas o focinho não deve ser pontiagudo. O stop é um pouco marcado. Os olhos são ovais e médios. A sua cor varia em diferentes tonalidades de marrom escuro (desde vermelho até um tom mais escuro). As orelhas são de inserção alta, penduradas, compridas e com bordas redondas.
O corpo deste cachorro é longo e com a linha superior ligeiramente inclinada. O peito é amplo e profundo. O ventre é ligeiramente recolhido. A cauda é longa e de inserção não muito alta. Pode apresentar uma ligeira curvatura no seu último terço.
A pelagem correspondente a cada variedade deve ser da seguinte forma:
- Dachshund de pelo curto. O pelo é curto, brilhante, liso, forte, duro, espesso e bem colado ao corpo. Não apresenta zonas sem pelo. Esta variedade é a mais popular.
- Dachshund de pelo duro. À exceção do focinho, sobrancelhas e orelhas, a pelagem é formada pela mistura da camada interna com a camada externa, esta última é normalmente colada e espessa. No focinho o pelo forma uma barba bem marcada e sobre os olhos forma umas sobrancelhas espessas. Nas orelhas o pelo é curto e quase liso.
- Dachshund de pelo comprido. A camada externa é lisa, brilhante e bem colada ao corpo. É mais comprido debaixo do pescoço, na parte inferior do corpo, nas orelhas, a parte posterior das extremidades e na cauda.
As cores aceites em todas as variedades são:
- Unicolor: vermelho, amarelo avermelhado, amarelo, com ou sem pelos pretos misturados.
- Bicolor: pode ser preto ou marrom com manchas ferrugem ou amarela.
- Arlequim (tigrado manchado, manchado): apresenta uma pelagem que deve ter sempre como tom básico a cor escura, preto, vermelho ou cinza. Esta variedade também apresenta manchas irregulares de cor cinza ou bege.
Tipos de Teckel
A raça apresenta-se em diferentes variedades de acordo com a pelagem e o peso. A Federação Cinológica Internacional (FCI) reconhece três variedades de tamanho (standard, miniatura e anão) e três variedades de pelo (curto, duro e longo). Desta forma, as combinações possíveis dão nove variedades de Dachshund:
Dachshund Standard:
- De pelo curto
- De pelo duro
- De pelo longo
Dachshund Miniatura:
- De pelo curto
- De pelo duro
- De pelo longo
Dachshund Anão:
- De pelo curto
- De pelo duro
- De pelo longo
Outras organizações, como o American Kennel Club (AKC), apenas reconhecem duas variedades segundo o tamanho (standard e miniatura), mas reconhecem as três variedades de pelo. Por outro lado, as variedades mais pequenas (miniatura e anão) também são caçadoras, mas são orientadas para presas mais pequenas e menos agressivas que os texugos.
O standard da raça não indica um tamanho em particular, mas os Dachshund são cachorros pequenos e a sua altura máxima até à cruz costuma ser entre os 25 e os 30 centímetros. A diferença entre as variedades faz-se segundo o perímetro torácico, da seguinte forma:
- Dachshund standard. Perímetro torácico superior a 35 centímetros. O peso máximo é de 9 quilos.
- Dachshund miniatura. Perímetro torácico entre 30 e 35 centímetros à idade mínima de 15 meses.
- Dachshund anão. Perímetro torácico menor a 30 centímetros, à idade mínima de 15 meses.
Caráter do Dachshund
Estes cães são muito brincalhões e amigáveis com os seus donos e restante família, mas têm um impulso de presa muito forte pelo que costumam perseguir e atacar animais pequenos. Também costumam ladrar muito.
É importante socializar os cachorros salsicha desde pequenos porque a sua natureza é desconfiada com os estranhos. Sem uma correta socialização costumam ser agressivos ou medrosos, tanto com pessoas desconhecidas como com outros cães. Em contrapartida, quando estão bem socializados podem dar-se muito bem com pessoas e com outros cães, embora seja difícil socializá-los com outros pets.
Diz-se que os Dachshund são muito teimosos e que não respondem ao adestramento canino. O que acontece na realidade é que não respondem bem ao adestramento tradicional, uma vez que reagem mal ao uso da força. No entanto, respondem muito bem ao adestramento positivo, pelo que não hesite e opte por este método de educação, baseado no reforço positivo e no uso do clicker.
Os principais problemas de comportamentos que esta raça apresenta são um ladrar excessivo e a tendência a escavar no jardim.
Cuidados do Teckel
O cuidado do pelo do Dachshund é simples, pois não precisa de ir ao cabeleireiro canino ou outras ajudas. Claro que, o Dachshund de pelo curto precisa de menos esforço que as outras variedades. Nas variedades de pelo duro e longo é necessário escovar o pelo diariamente. No caso de querer cortar o pelo do Dachshund de pelo longo, aí sim é recomendável ir até um cabeleireiro canino.
Estes cachorros precisam de exercício moderado, por isso adaptam-se bem à vida em casas pequenas ou apartamentos. No entanto, podem causar alguns problemas com os vizinhos porque costumam ladrar muito se esse comportamento não for corrigido.
Se ficarem sozinhos por muito tempo ou se aborrecerem, o Dachshund costuma destruir móveis ou outros objetos, ou cavar buracos no caso de ter jardim. Por isso, não é uma boa ideia deixá-los sozinhos a maior parte do dia.
Saúde do Dachshund
Devido à sua morfologia particular muito longa, o cachorro salsicha é propenso a lesões da coluna vertebral. São frequentes os danos nos discos invertebrais. Os acidentes que causam paralisia das patas posteriores são mais frequentes nesta raça do que em outras. Por isso, é importante evitar mexer de forma brusca nestes cachorros, os saltos, subir e descer escadas com frequência e o sobrepeso.
O Dachshund também é propenso a sofrer as seguintes condições:
- Luxação patelar
- Epilepsia
- Glaucoma
- Hipotiroidismo
- Atrofia progressiva de retina
Como acontece com as restantes raças de cachorros, o mais aconselhável é seguir as consultas periódicas veterinárias e manter em dia tanto o calendário de vacinação como de desparasitação para prevenir e detetar a tempo qualquer uma das doenças mais comuns do Dachshund.