Partilhar
Partilhar em:

Shih Tzu

Shih Tzu

O Shih Tzu é um dos cachorros de companhia mais sociáveis e brincalhões. Isso somado ao seu pelo bonito e aparência doce explica o porquê de ser uma das raças preferidas do momento. Estes tipos de cachorros são muito carinhosos e inteligentes e, precisam de uma atenção constante por parte dos seus donos, assim não são recomendados para viver fora de casa ou para serem deixados muito tempo sozinhos.

Se quer saber mais sobre este agradável cachorro, neste artigo do PeritoAnimal vamos contar-lhe tudo o que tem de saber sobre as suas caraterísticas físicas, a sua origem, o seu caráter, os seus cuidados, a sua saúde e a sua educação, para que saiba tudo antes de adotar um cachorro Shih Tzu.

Origem
  • Ásia
  • China
Classificação FCI
  • Grupo IX
Características físicas
Altura
  • 15-35
  • 35-45
  • 45-55
  • 55-70
  • 70-80
  • Mais de 80
Peso adulto
  • 1-3
  • 3-10
  • 10-25
  • 25-45
  • 45-100
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-12
  • 12-14
  • 15-20
Atividade física recomendada
  • Baixa
  • Média
  • Alta
Ideal para
Clima recomendado
Tipo de pelo

Origem do Shih Tzu

A história do Shih Tzu compartilha muitas coisas com a história do Pequinês. Tal como este cachorro, o Shih Tzu é originário dos mosteiros budistas, onde era considerado um cachorro sagrado. Além disso, foi um cachorro exclusivo da nobreza chinesa, onde também o tinham como um cão sagrado e proporcionavam-lhe os cuidados dignos da realeza.

Quando os primeiros Shih Tzu chegaram a Inglaterra, na década dos anos 30, eram confundidos com os Lhasa apso. Eram tão parecidos que nessa época ambos os cachorros eram considerados apenas como uma raça. No entanto, na mesma década decidiu-se separar ambas as raças tal como as conhecemos atualmente.

Hoje em dia, o Shih Tzu é um cachorro muito apreciado tanto para a companhia como para a exposição. O seu magnífico pelo e a pequena estatura converteram-no em uma estrela nas exposições caninas, enquanto que o seu caráter doce o converteu em um dos animais de estimação mais populares dos dias de hoje.

Caraterísticas físicas do Shih Tzu

De acordo com o padrão FCI da raça, a altura na cruz não deve superar os 26,7 centímetros, independentemente de se tratar de um macho ou de uma fêmea. O peso ideal está entre os 4,5 e os 7,3 quilos. Este é um cachorro pequeno e de corpo mais comprido do que alto. Todo o corpo está densamente coberto de pelo. As costas são retas e o peito é amplo e profundo.

A cabeça é grande e de forma redonda. Esta coberta de pelo que cai sobre os olhos e que forma barba e bigodes no focinho. Uma caraterística do Shih Tzu é que o pelo do nariz cresce para cima. O stop é bem definido e o nariz é preto na maioria dos cachorros, mas pode ser de cor fígado nos cachorros dessa cor ou que apresentam manchas dessa cor. O focinho é curto, quadrado e amplo. Os olhos, com uma expressão carinhoso e bem separados entre si, são grandes, redondos e escuros. As orelhas do Shih Tzu são grandes, caídas e estão cobertas de pelo muito denso. A cauda deste cachorro é de alta e está completamente coberta de pelo denso em forma de plumas, O Shih Tzu leva-a alegremente sobre as costas.

O pelo é uma das caraterísticas mais notórias desta raça. É comprido, muito denso e apresenta uma boa camada de pelo interno. Não é encaracolado e costuma ser direito, embora apresente por vezes uma leve ondulação. De acordo com o padrão da raça publicado pela Federação Cinológica Internacional (FCI), pelo Shih Tazu pode ser de qualquer cor.

Caráter do Shih Tzu

Estes cachorros são muito inteligentes, sociáveis e alegres. Os Shih Tzu gostam de estar muito com pessoas, por isso são ideais para ter juntos da sua família. Também são brincalhões e ativos desde que os mantenha em forma. É mais fácil socializar os Shih Tzu do que outras raças de cachorros, uma vez que estes pequenos peludos costumam ser muito amigáveis e sociáveis por natureza. Quando recebem uma socialização adequada, costumam dar-se bem com pessoas, cachorros e outros animais. No entanto, é importante levar a cabo a socialização dos cachorros desde cedo para conseguir esse caráter amigável de adultos.

Estes cachorros são excelentes animais de estimação para pessoas que estão sozinhas, casais e famílias com crianças de diferentes idades. Costumam dar-se muito bem com crianças sempre quando estes saibam respeitar o cachorro e não o maltratem. Também são excelentes animais de estimação para donos principiantes. No entanto, não são bons pets para famílias e pessoas que passam a maior parte do dia fora de casa, a menos que possa levar cachorros para o trabalho.

Cuidados do Shih Tzu

O pelo do Shih Tzu costuma se desembaraçar com facilidade, sendo necessário escová-lo e penteá-lo diariamente. Embora não precise de cabeleireiro canino, muitos donos destes cachorros preferem mantê-los com o pelo mais curto para facilitar o seu cuidado.

Os Shih Tzu precisam de uma boa dose de exercício físico, mas devido ao seu tamanho pequeno podem se exercitar dentro de casa. Ainda assim, é importante proporcionar-lhes um passeio diário e um tempo de brincadeira para os exercitar e socializar. Estes cachorros costumam aumentar de peso com facilidade, pelo que é bom proporcionar-lhes exercício suficiente para os manter em forma. Mas deve ter em conta o seu tamanho e não deve abusar do exercício. Também não o deve forçar a exercitar-se em climas quentes e úmidos, uma vez que o seu focinho curto dificulta-lhes a respiração nesses ambientes.

As necessidades de companhia do Shih Tzu são muito altas. Estes cachorros não são adequados para viver em um jardim ou em um pátio. Pelo contrário, precisam de passar a maior parte do tempo acompanhados e devem viver dentro de casa junto ao resto da família. Adaptam-se muito bem à vida em cidades muito povoadas e a viver em apartamentos pequenos.

Educação do Shih Tzu

No que diz respeito ao adestramento canino, os Shih Tzu são uma alegria para os seus treinadores. Estes cachorros aprendem com facilidade e rapidez, pelo que é simples ensinar-lhes muitas coisas diferentes. No entanto, isto só é verdade se se levar a cabo o adestramento positivo, uma vez que os Shih Tzu não respondem bem ao adestramento tradicional baseado na dominância. Deve ter em conta que estes cachorros têm facilidade para se distrair, pelo que é melhor treiná-los em sessões curtas mas divertidas.

No geral, os Shih Tzu não apresentam problemas de comportamento maiores quando tiverem sido corretamente socializados e receberem exercício e companhia suficiente. No entanto, quando ficam sozinhos por período prolongados ou não recebem exercício suficiente, podem se tornar cães destruidores e que ladram muito. Podem inclusive desenvolver ansiedade por separação com certa facilidade se permanecerem sozinhos por muito tempo todos os dias.

Saúde do Shih Tzu

Esta raça não tem incidentes alarmantes de doenças de cachorros, mas é propensa à hipoplasia renal, entrópio, triquiase, atrofia progressiva de retina, displasia de quadril, otite externa e hérnias inguinais. Também é uma raça propensa a infecções de ouvidos e de olhos, pelo que é recomendável fazer check-ups veterinários periódicos.

Fotos de Shih Tzu

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Shih Tzu

Suba a foto do seu Pet
Fotos e comentários (0)

Escrever comentário sobre Shih Tzu

Adicione uma imagen
Clique para selecionar uma imagem

Shih Tzu
1 de 7
Shih Tzu