Partilhar

Raças de cachorro cinza

 
Por Giselly Lillmans. Atualizado: 2 março 2020
Raças de cachorro cinza

Ver fichas de  Cachorros

Os cachorros cinzas estão entre os mais procurados de todas as raças de cachorros com a sua pelagem completamente cinza combinada com olhos azuis, amarelos ou escuros. Se você também está pensando em adotar um cachorro cinza, neste artigo do PeritoAnimal vamos te mostrar as raças de cachorros que podem apresentar essa cor em sua pelagem. É claro que, antes de tudo, é importante lembrar que a estética não é tudo, um cachorro é um animal que tem sentimentos e necessidades; portanto, adotar um implica uma grande responsabilidade, tempo e recursos financeiros. O que queremos dizer com isso é que acolher um cachorro porque ele "é bonito" não deve ser um fator decisivo, é essencial querer cuidar desse animal e compartilhar a vida com ele.

Dito isto, vamos começar a lista de raças de cachorro cinza grandes, pequenos e médios. Você vai adorar!

Também lhe pode interessar: 10 raças de cachorro pequeno branco

Raças de cachorro cinza grandes

Existem várias raças de cachorro cinza grandes e gigantes. Alguns deles têm a pelagem completamente cinza, e outros tendem a ter também pelos brancos com manchas cinza. De toda forma, apresentamos as raças mais populares:

Weimaraner

O Weimaraner ou Braco de Weimar é o cachorro cinzento grande por excelência. É o mais conhecido de todos, porque a única cor aceita para esta raça é cinza, que pode ser cinza prateado, cinza de veado, cinza de rato ou qualquer variedade desses tons. Este cachorro se destaca por ser muito ativo e enérgico, por isso é necessário ter em mente que são necessárias horas de exercício diário para que ele possa correr, brincar e gastar toda essa energia, caso contrário, o Weimaraner pode se tornar um cachorro destrutivo.

Uma curiosidade dessa raça de cachorro cinza é que os filhotes nascem com olhos azuis mas, à medida que crescem, eles se tornam âmbar.

Raças de cachorro cinza - Raças de cachorro cinza grandes

Dogue Alemão ou Grande Dinamarquês

Embora seja mais comum encontrar o Dogue Alemão na cor leonada ou arlequim, a verdade é que também existe a variedade de cor azul, que apresenta uma pelagem completamente cinza. Da mesma forma, o Dogue Alemão arlequim também pode apresentar uma pelagem branca com manchas cinzas.

Apesar da sua aparência, o Dogue Alemão não é um dos cachorros mais ativos, mas precisa sim de exercícios diários moderados. Além disso, ele é um cachorro cinza que geralmente precisa de bastante companhia, por isso será necessário ensiná-lo a ficar sozinho para evitar que sofra de ansiedade por separação.

Husky Siberiano

Outra das raças de cachorro cinza por excelência é o Husky Siberiano, já que o padrão de cores mais popular é o branco e cinza. Esse cinza pode ser claro, médio ou escuro. Da mesma forma, a heterocromia é comum nesta raça, ou seja, apresentam um olho de cada cor.

O Husky é um cachorro nórdico, nascido para suportar temperaturas muito baixas, por isso geralmente não é indicado para climas muito quentes. É também um cachorro muito ativo, que gosta de brincar e manter sua mente estimulada. Por esse motivo, é necessário praticar com ele exercícios físicos e jogos de inteligência.

Raças de cachorro cinza porte médio

Nas raças médias de cachorros, também podemos encontrar padrões de cores que incluem o cinza, bem como combinações de cachorro cinza e branco. As raças que apresentam esses tons mais frequentemente são as seguintes:

American Stafforshire Terrier

Embora possa parecer um cachorro grande, a verdade é que o American Staffordshire Terrier é considerado de tamanho médio por todas as organizações cinológicas oficiais. Nesta raça são permitidas todas as cores, sólidas ou combinadas, por isso é possível encontrá-lo em cinza, azul ou branco e cinza.

Em muitos países, esta raça de cachorro é considerada potencialmente perigosa devido às suas características físicas, por isso é necessário se informar para verificar se é necessário adquirir uma licença para adotar esse cachorro. Apesar disso, o American Staffordshire Terrier é um cachorro geralmente muito carinhoso, principalmente com crianças, sociável e brincalhão. Obviamente, é essencial ensinar a ele o que pode morder e o que não pode, além de socializá-lo corretamente.

Raças de cachorro cinza - Raças de cachorro cinza porte médio

Staffordshire Bull Terrier

Outro cachorro do tipo bull que também faz parte da lista de raças de cachorros cinzentos é o Staffordshire Bull Terrier, muito menor que o anterior. Pode ser leonado, tigrado ou de uma única cor. Dentro da faixa de cores sólidas aceitas, está o azul, que também pode aparecer combinado com o branco.

Como no caso anterior, este é um cachorro ativo, brincalhão e muito amigável. Ele adora passar tempo com outros cachorros e crianças, mas deve ser adequadamente socializado para evitar problemas relacionados ao não saber como se comportar.

Pitbull Terrier Americano

Também considerado de tamanho médio, o Pitbull Terrier Americano pode apresentar qualquer cor sólida ou padrões de cores combinadas, exceto o melro. Portanto, é comum encontrar o Pitbull de cor cinza, em qualquer uma de suas tonalidades, ou com a pelagem branca com manchas cinzas.

Esse cachorro também pode ser considerado potencialmente perigoso em alguns países, por isso é necessário verificar se é necessária uma licença ou não para prosseguir com sua adoção, bem como o uso da focinheiras durante suas caminhadas. Independentemente do que a lei indicar, o Pitbull Terrier Americano se destaca por ser um cachorroo muito sociável e afetuoso, que só precisa ser educado adequadamente (sempre através de reforço positivo).

Schnauzer

Tanto o Schnauzer grande quanto o médio podem ter uma pelagem acinzentada, embora apenas o preto puro e o chamado "sal e pimenta" sejam aceitos pelo FCI. Em ambos os tamanhos ele é um cachorro enérgico que odeia ficar sozinho em casa, por isso tende a desenvolver ansiedade de separação, o que pode ser demonstrado na forma de latidos constantes ou destruição de móveis.

Thai Ridgeback

Originalmente da Tailândia, o Thai Ridgeback é outro entre os cachorros cinzas mais proeminentes, porque o cinza sólido (ou azul) é uma das poucas cores aceitas nesta raça. Também é caracterizado por rugas na testa e por ser um cachorro proporcional e estilizado.

Quanto à sua personalidade, é um cachorro muito ativo que precisa praticar grandes quantidades de exercício diário, físico e mental, para evitar o desenvolvimento de problemas comportamentais.

Raças de cachorro cinza pequenos

Os cachorros menores também podem ser totalmente cinzentos ou apresentar uma coloração combinada que tenha o cinza como cor principal. Assim, as raças pequenas de cachorro cinza mais destacadas são:

Galguinho Italiano

É o menor de todos os cachorros Galgos, com um peso que não excede 5 kg e uma altura de cerca de 38 cm. Ele é inteligente, doce, carinhoso, calmo e muito sensível, sem dúvida um cachorro ideal para quem pode passar tempo suficiente com ele, tanto em casa como fora, passeando e brincando.

Em relação às cores desta raça, são aceitas cores sólidas como cinza, preto, branco ou canela.

Raças de cachorro cinza - Raças de cachorro cinza pequenos

Yorkshire Terrier

O padrão de cores mais comum do Yorkshire Terrier é o que combina o fogo no peito com o azul escuro no resto do corpo, por isso também faz parte da lista de raças de cachorro cinza. Da mesma forma, é comum ver espécimes desta raça em azul ou cinza prateado.

Poodle Anão Toy

Apesar de destacarmos o Poodle Anão ou Toy, a verdade é que todas as variedades de Poodle podem ter uma pelagem cinza sólida, que pode ser mais ou menos clara. Em todos os tipos, a raça tem uma personalidade forte e ativa, portanto, deve receber todos os tipos de estímulos para canalizar sua energia e manter o equilíbrio. Da mesma forma, o Poodle se destaca como um dos cachorros mais inteligentes do mundo, e é por isso que os jogos de inteligência nesta raça são tão importantes.

Cão de Crista Chinês

Outro cachorro cinza pequeno é o Cão de Crista Chinês, embora não apresente uma cor sólida, e sim uma combinação de cinza e branco. O mais curioso desse cachorro é que seu corpo tem áreas sem pelos, e são exatamente essas partes "carecas" que mostram a pele cinza. As partes com pelos podem ser de qualquer cor e geralmente ocupam a área da cabeça, pernas e cauda.

Whippet

Elegante, estilizado e proporcional, assim é o Whippet, além de enérgico, afetuoso e sensível. Nesta raça, todas as cores e combinações são aceitas, exceto Merle. Por esse motivo, é possível encontrar o Whippet em cinza sólido ou combinado com o branco.

Embora possa parecer um cachorro tranquilo, o Whippet precisa praticar grandes quantidades de exercício, além de ter tempo para correr livremente.

Outras raças de cachorros cinzas

Obviamente, existem muitas outras raças de cachorros cinzentos, que apresentam uma pelagem completamente cinza ou uma pelagem cinza combinada com branco e outras cores. Alguns outros exemplos de cachorros cinzentos são:

  • Border Collie
  • Mastim Napolitano
  • Dogue Canário
  • Presa Navarro
  • Malamute do Alaska
  • Lébrel Irlandês
  • Bedlington Terrier
  • American Bully
  • Terrier Tibetano
  • Cão Lobo Checoslovaco
  • Pastor Catalão
  • Collie de Pelo Longo
  • Pastor dos Pirinéus
  • Collie Barbudo
  • Bobtail
  • Shih tzu

Cachorros cinza mestiços

Embora todos os cachorros mencionados anteriormente sejam lindos, lembre-se de que também existem cachorros cinzentos mestiços, com pelagem cinza sólido ou combinada com branco. Por esse motivo, recomendamos que você visite os protetores, abrigos e associações mais próximas ao seu local de residência para adotar um cachorro cinza mestiço. Dessa forma, você dará uma segunda chance a um cachorro que agradecerá por toda a vida e estará lutando contra o abuso e negligência de animais.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Raças de cachorro cinza, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Comparações.

Vídeos relacionados com Raças de cachorro cinza

1 de 3
Vídeos relacionados com Raças de cachorro cinza

Escrever comentário sobre Raças de cachorro cinza

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Raças de cachorro cinza
1 de 14
Raças de cachorro cinza

Voltar ao topo da página