Partilhar

Beagle

18 abril 2016
Beagle

As origens do Beagle ou Beagle Inglês remontam a Jenofonte que, no seu Tratado sobre a Caça, fala de um cachorro que bem podia ser o primeiro Beagle. Passando todas as etapas da caça desde os homens primitivos até aos homens medievais, chegando aos nobres e reis do Século XVIII, onde se fazia uma escolha mais seleta, surgiram os "Beagles de bolso", que hoje em dia se encontram extintos mas que foram muito apreciados por personalidades tão distintas como a rainha Isabel I.

Em 1840, foram exportados para os Estados Unidos, sobretudo para caça. A criação de Beagles como cachorros domésticos não se realizou até 1870. As guerras mundiais foram um duro golpe para a continuação da raça, mas nada que não pudessem recuperar os Beagles que tanto tempo passaram lutando. Os Beagles são hoje uma raça altamente considerada pelas pessoas, não só pela caça onde se portam como fiéis companheiros desde então, como excelentes membros da família.

Origem
  • Europa
  • Reino Unido
Classificação FCI
  • Grupo VI
Características físicas
Altura
  • 15-35
  • 35-45
  • 45-55
  • 55-70
  • 70-80
  • Mais de 80
Peso adulto
  • 1-3
  • 3-10
  • 10-25
  • 25-45
  • 45-100
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-12
  • 12-14
  • 15-20
Clima recomendado

Beagles cores castanho e branco e outras características físicas

É uma raça de grande beleza e elegância. Os Beagles quase sempre caminham e se movem com a cauda levantada, formando quase um "c" invertido, o que lhes dá um aspeto orgulhoso. É um cachorro bem proporcionado, de forma quadrada, porte musculado, peito bem pronunciado, cabeça longa (mais notória nas fêmeas) e dorso preto. As orelhas são grandes e caídas para baixo, conferindo um toque de ternura ao cachorro Beagle. Quanto ao seu peso e altura, o Beagle atinge entre 33 e 41 centímetros de altura até à cernelha e um peso que varia entre os 8 e os 16 quilogramas.

As cores dentro da raça podem ser divididas em tricolores ou bi-colores, sempre com tons brancos, marrons e pretos:

  • Beagle tricolor - Classic tri: Esta combinação clássica mantem sempre a base branca do manto, mas predomina o preto que cobre as costas do cachorro.

  • Beagle tricolor - Dark tri: Base branca, manchas de marrom muito suaves misturadas com manchas pretas.
  • Beagle tricolor - Faded tri: Base branca com algumas manchas negras suaves, misturadas com manchas marrons fortes.
  • Beagle tricolor - Pied: Pode dizer-se que essa é a mistura dividida, uma vez que o manto é sobretudo branco, com algumas manchas brancas e marrons que não de destacam particularmente.
  • Beagle bicolor: Neste caso, os Beagles geralmente combinam o branco e o marrom. Contudo, as tonalidades podem variar entre o marrom muito claro, o vermelho, laranja, marrom forte e até preto.

Personalidade inteligente do beagle - características psicológicas

Muitas pessoas escolhem o Beagle pelo seu aspeto físico, uma vez que possuem um aspeto doce em filhotes e continuam iguais quando chegam à idade adulta. No entanto, quando tomamos uma decisão tão importante como adotar um cachorro, devemos conhecer o seu comportamento, a sua disposição, os seus defeitos e as suas virtudes antes de saber se essa é a decisão correta.

Os Beagles possuem uma personalidade própria, e nem todas as personalidades são compatíveis connosco. Conheça melhor essa raça e, assim, decidirá se imagina a sua vida com um Beagle como companheiro.

  • Os Beagles são cachorros muito ativos. A vida em um chalé é mais cômoda para ele e para você, uma vez que pode correr quando quiser e gastar a sua energia dessa forma. Isto não quer dizer que sejam incompatíveis com a vida de apartamento, mas se não tem espaço exterior, deve passear o cachorro três vezes por dia, no mínimo (dois destes passeios devem ser longos: um de uma hora e outro de meia hora, de forma a fazer o seu Beagle completamente feliz).
  • Para compreendê-los, não esqueça que são cachorros de caça, geneticamente preparados para procurar a sua presa, ladrar para avisar e trazê-las até você (algo que ele adora!). Um caçador não pode pedir autorização constante porque a rapidez é essencial na caça. Por isso, é comum ver um Beagle sair correndo.

Por esses motivos, deve entender que o Beagle é um cachorro ativo e impulsivo que não pestanejará perante a ideia de buscar e encontrar presas (e trazer um presente ao tutor). Além disso, são cachorros que requerem uma boa educação desde filhotes pois tendem a ficar autoritários mediante um tutor que não imponha suas regras em casa.

Cuidados do beagle em apartamento

Geralmente, é uma raça muito saudável que pode acompanhar o tutor por 15 longos anos da sua vida, quando é cuidado de forma correta e com muito amor.

Possui pelo curto, pelo que o cuidado da pelagem é fácil. No entanto, isso não significa que o deva deixar cuidar dele mesmo. Deve ser escovado duas a três vezes por semana e tomar banho uma vez por mês, sempre tendo em conta o muito ou pouco que sai ao jardim e o quanto se suja.

O que deve observar com atenção são as suas orelhas. Grandes e caídas, constituem um lugar onde a sujidade se pode acumular, criando assim entupimentos. Por isso, quer o leve a um centro de estética canina ou quer seja você mesmo a fazê-lo, deve ter ter atenção a isso.

O esporte é fundamental, sendo que o Beagle necessita de longas doses de atividade por questões de saúde física e mental. Caso contrário, acabará com um cachorro obeso e destrutivo por consequência do nervosismo. Passear com ele no mínimo três vezes por dia, garantir que pratica exercício e que passeia nas montanhas no final de semana são qualidades que um Beagle procura no seu tutor.

Comportamento

Para o Beagle, as crianças são excelentes companheiros de brincadeiras. Por isso, deve saber que o seu comportamento com os mais pequenos é estupendo, uma vez que se diverte e gasta muita energia a brincar. As famílias adoram os cachorros Beagle porque os pequenos se divertem muito com eles, brincando sem parar. Os pais devem, no entanto, colocar regras uma vez que nenhum dos dois (nem a criança nem o cachorro) devem ultrapassar os limites da brincadeira.

Quanto aos pets, é muito difícil prever como o Beagle se comportará mediante um gato, coelho ou pássaro em casa. É certo que são cachorros de caça mas, se forem habituados a conviver com outras espécies desde filhotes, podem forçar bons relacionamentos. Se o Beagle é adulto, o melhor é fazer um processo de adaptação maior, seguindo algumas orientações de convivência para que se aceitem.

Adestramento

O Beagle é um cachorro obediente e inteligente que desenvolve várias funções como caçador ou farejador:

  • Caça: Os Beagles foram selecionados para caçar lebres e coelhos. São excelentes cães de caça devido à sua incrível capacidade de rastreio. Mais tarde, juntaram-se à caça da raposa (século XIX). A sua capacidade de cooperar em matilha e a sua predisposição também os fizeram participar na caça ao faisão.

  • Cachorro farejador: Após terem descoberto as suas qualidades, o cachorro Beagle começou a trabalhar como cão farejador em casos diversos. Participa na detecção de importações agrícolas proibidas, uma vez que é um cachorro muito inteligente e aceita as recompensas como um bom sistema de ensino. A inspeção e detecção são tarefas que o Beagle realiza com muito gosto e dedicação para agradar o seu tutor.

Fotos de Beagle

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Beagle

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário sobre Beagle

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?
2 comentários
josiane
O filhote da minha cadela beagle possui pelagem manchas pretas com branco, onde meu irmão não acredita que seja um beagle puro. As caracterisitcas do beagle o filhote femea possui, somente não tem a pelagem mais conhecido que marron com branco.
Já pesquisei e analisando bem o filhote ele e sim um beagle com a mesma caracteristica da mae
Luísa machado
Eu sou uma criança de 9 anos , estou conversando com os meus pais se eu posso adotar um beagle ele falam que beagle não é ideal para um apartamento, então estou fazendo algumas pesquisas que beagle pode ficar em apartamento. Em todos os sites dão que é ideal para uma casa não para o apartamento , já falei com meus pais eles deixaram por causa : da comida , para eu brincar com ele e porque ele é fofo. mas ele nao deixa por causa do apartamento , eu já mostrei vários exemplos tipo um que minha tia ela tem maltês, mas mesmo assim eles não querem deixa me ajuda porfavor !
Nelson Ferreira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Luísa, é muito importante recolher várias informações sobre o animal que pretendemos adotar. Quando adotamos um animal, neste caso um cachorro isso acarreta muitas responsabilidades, você terá que tomar conta dele para toda a vida. Se seus pais não concordam e não querem adotar um cachorro você deve respeitar a sua decisão. A única coisa que você pode fazer é convencer seus pais que você conseguirá ajudar a cuidar do cachorro e se comprometer com isso. Boa sorte! :)

Beagle
1 de 8
Beagle

Voltar ao topo da página