Os mais...

10 raças de cachorros fáceis de adestrar

 
Eduarda Piamore
Por Eduarda Piamore, Técnica em psicologia, educação e adestramento canino e felino. Atualizado: 14 setembro 2023
10 raças de cachorros fáceis de adestrar
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

O adestramento é o melhor exercício que você pode oferecer ao seu cachorro, estimulando simultaneamente seu corpo e sua mente. E ainda mais: trata-se de um dos cuidados essenciais que precisamos fornecer aos nossos peludos para prevenir os problemas de comportamento mais comuns em cachorros e poder desfrutar de uma rotina saudável e equilibrada em seu lar.

Todos os cachorros, independente de sua raça, sexo ou idade, têm a capacidade de aprender, só precisam que seus donos se comprometam com sua educação. Assim como acontece com os seres humanos, os cachorros também têm suas particularidades na hora de assimilar os novos conhecimentos e tarefas que lhe são apresentados. Nesse sentido, há algumas raças caninas que se destacam por ter uma maior facilidade para compreender, absorver e reproduzir as ordens de obediência canina e diferentes tarefas propostas durante as sessões de adestramento, e por isso são consideradas mais fáceis de adestrar.

Naturalmente, é necessário entender que o desempenho de um cachorro em termos de adestramento não depende apenas das características ou traços inerentes de sua raça ou linhagem. A dedicação do tutor, os métodos empregados na educação e o ambiente onde ocorrem as sessões de adestramento também são fatores chave que podem facilitar ou prejudicar o aprendizado de um cachorro. Por isso, antes de começar a treinar seu cachorro, aconselhamos saber quais são os truques de adestramento canino que todo tutor deve conhecer e os erros mais comuns ao adestrar um cachorro.

Nesse artigo do PeritoAnimal apresentamos 10 raças de cachorro fáceis de adestrar, tanto por sua notável inteligência como por sua predisposição ao adestramento.

Também lhe pode interessar: As 10 raças de cachorros mais carinhosas

Índice

  1. Poodle
  2. Golden retriever
  3. Pastor alemão
  4. Border collie
  5. Pastor de Shetland
  6. Papillon
  7. Doberman
  8. Labrador retriever
  9. Boiadeiro australiano
  10. Rottweiler
Ver mais >>

1. Poodle

O poodle está entre o cachorros mais inteligentes do mundo de acordo com a lista elaborada pelo psicólogo e professor Stanley Coren. No entanto, esses cachorros peludos e lanudos não ganham uma posição destacada entre as raças de cachorros pequenos fáceis de adestrar apenas por sua grande inteligência e boa memória. O temperamento dócil, brincalhão e sociáveldos poodles também é uma característica que facilita sua educação, sendo inclusive uma das raças mais recomendadas para principiantes que ainda não contam com muita experiência no adestramento canino.

Além disso, cabe destacar que o poodle é um cachorro muito versátil, que costuma se adaptar facilmente a pessoas e famílias com diferentes personalidades, embora desfrutem de uma rotina mais agitada. Com a devida socialização, são excelentes companheiros para crianças e podem compartilhar sua casa com outros animais de estimação.

10 raças de cachorros fáceis de adestrar - 1. Poodle

2. Golden retriever

O golden retriever, conhecido também como labrador dourado, é um dos cachorros mais populares do mundo, e não é só por sua notável beleza que conquistou e manteve tanta popularidade entre pessoas de culturas tão diferentes. Para começar, esses animais peludos são muito inteligentes, têm excelente memória e demonstram grande predisposição para aprender novas tarefas e agradar seu dono, costumando ser um dos cachorros mais fáceis de educar.

Seu caráter equilibrado, paciente, leal e sociável o torna um cachorro confiável e obediente, por isso também é uma das raças mais queridas e adotadas por famílias com crianças e/ou com outros cachorros. Além disso, graças a essas características, o golden se mostra um ótimo cachorro de auxílio, de terapia, guia ou de trabalho.

Se você está pensando em adotar um peludo dessa raça tão bela, te recomendamos conhecer nossos cuidados com um golden retriever.

10 raças de cachorros fáceis de adestrar - 2. Golden retriever

3. Pastor alemão

O pastor alemão é uma das raças mais reconhecidas em todo o mundo, tendo conquistado inclusive as telas do cinema e da televisão através de personagens como o cachorro Rin Tin Tin. Além de sua notável beleza, o pastor alemão apresenta privilegiadas capacidades cognitivas e emocionais, que permitem seu destaque como um dos cachorros mais obedientes, inteligente e versáteis.

Atualmente, essa raça pode ser encontrada desempenhando funções como cachorro bombeiro, cachorro policial, cachorro de resgate, cão de guarda, entre outras. No entanto, a história do pastor alemão nos lembra que originalmente eles foram criados e treinados para o pastoreio (daí seu nome), e também foi uma das poucas raças caninas que participou das duas guerras mundiais. Ou seja, não há dúvidas de que ele é um dos cachorros fáceis de adestrar.

No PeritoAnimal, preparamos um artigo especial para te ensinar como educar um pastor alemão e te ajudar a desenvolver plenamente suas habilidades físicas, cognitivas, sociais e emocionais. Não perca esses conselhos!

10 raças de cachorros fáceis de adestrar - 3. Pastor alemão

4. Border collie

O border collie é um cachorro especial, e seu olhar já nos transmite uma energia e temperamento tão singular. Essa raça de cachorro tem origem inglesa e é considerada nada mais, nada menos que o cachorro mais inteligente do mundo. Sua capacidade de aprendizagem é tão ampla que esse peludo se desempenha com excelência em diferentes áreas, como obediência canina básica e avançada, pastoreio, habilidades caninas, agilidade, entre outros.

Sabendo disso, você talvez possa se perguntar por que não colocamos o border collie no topo dessa lista dos cachorros mais fáceis de adestrar. Bem, basicamente é porque treinar um border collie pode não ser tão fácil quanto parece. Por ser um cachorro tão inteligente e ativo, o border precisa ser constantemente estimulado, tanto fisica quanto cognitivamente, pois podem se entediar e desenvolver sintomas de estresse com certa facilidade quando experimentam uma rotina sedentária.

Adestrar um border collie é um processo contínuo que requer tempo, dedicação e certo conhecimento por parte do tutor, por isso muitas vezes é aconselhável recorrer a um circuito de adestramento para contar com a orientação de um profissional. Além disso, esse cachorro pode ser fácil de educar quando se tem a experiência adequada, por isso não é um cachorro recomendado para iniciantes.

10 raças de cachorros fáceis de adestrar - 4. Border collie

5. Pastor de Shetland

O pastor de Shetland, também conhecido como sheltie, é provavalmente o cachorro menos conhecido dessa lista, embora pareça um pouco familiar por suas semelhanças físicas com o collie de pelo longo. É um cachorro de porte pequeno procedente do Reino Unido, treinado originalmente para o pastoreio. No entanto, por sua beleza e seu temperamento muito fiel aos tutores, rapidamente foi adotado como cachorro de companhia em sua terra natal.

Apesar de não ser tão popular entre os cachorros fáceis de adestrar, o sheltie figura em sexto lugar na lista de cachorros mais inteligentes, demonstrando grande facilidade e uma interessante versatilidade na hora de aprender novas tarefas e truques. No entanto, é importante destacar que tem um instinto de pastoreio muito marcado, por isso precisa ser socializado corretamente desde filhote para se relacionar de forma positiva e segura com crianças e outros animais.

10 raças de cachorros fáceis de adestrar - 5. Pastor de Shetland

6. Papillon

O papillon é conhecido como um dos cachorros mais elegantes do mundo, mas suas qualidades vão além de sua bela aparência e chamativa pelagem. Esse pequeno cachorro, cujo nascimento ocorreu entre a França e a Bélgica, está entre os dez cachorros mais inteligentes e obedientes, sendo um dos cachorros pequenos fáceis de adestrar. Sua personalidade é muito versátil, podendo se adaptar a pessoas com diferentes personalidades e estilos de vida, e favorece sua educação. Com a socialização adequada, se mostra um excelente companheiro para as crianças e convive muito bem com outros animais, além de ser muito alerta e protetor de seu lar.

Apesar de não ser tão popular atualmente, o papillon foi uma verdadeira tendência entre as personalidades mais proeminentes da França em meados do século XVI e XVII, e costumava ser retratado nas pinturas junto de seus donos, como um símbolo de nobreza e elegância.

10 raças de cachorros fáceis de adestrar - 6. Papillon

7. Doberman

Infelizmente, o cuidado inapropriado ou irresponsável de alguns proprietários fez com que o cachorro doberman seja considerado um cachorro potencialmente perigoso em muitos países. No entanto, trata-se de um cachorro muito inteligente e sensível, que se destaca por ter uma excelente memória e extraordinária capacidade de retenção de ordens e tarefas, sendo assim um dos cachorros mais fáceis de educar.

No entanto, educar um doberman também implica certos desafios a seus cuidadores, como manter a constância necessária em suas sessões de adestramento e proporcionar a estimulação física e mental necessária, já que é um cachorro muito ativo e inteligente. Além disso, a socialização do dobermann será chave para ter um cachorro equilibrado, obediente e sociável, que saiba interagir de forma positiva e segura com os demais indivíduos em seu ambiente.

10 raças de cachorros fáceis de adestrar - 7. Doberman

8. Labrador retriever

O labrador retriever é o cachorro familiar e bem-humorado por excelência, tendo conquistado uma extraordinária popularidade em todo o mundo. Seu temperamento divertido, amigável e leal, somado à grande inteligência e predisposição a agradar seus humanos, faz com que o labrador seja um dos cachorros fáceis de educar e socializar, inclusive para os proprietário novatos ou pessoas sem muita experiência em educação canina.

Os labradores também se desempenham muito bem no adestramento avançado e, atualmente, são treinados para funções como guia, cachorro de terapia, de ajuda, de resgate e policial (especialmente detector de artigos ilegais). Também é um dos melhores cachorros de terapia com crianças autistas.

No entanto, é importante saber que o labrador é um cachorro muito enérgico, que precisa praticar exercícios físicos diariamente, além de ter sua mente estimulada com jogos de inteligência e outras atividades para cachorros. Caso contrário podem desenvolver sintomas de estresse e apresentar comportamentos destrutivos como forma de aliviar a tensão acumulada.

10 raças de cachorros fáceis de adestrar - 8. Labrador retriever

9. Boiadeiro australiano

O boiadeiro australiano, também conhecido por seu nome original em inglês, australian cattle dog, se caracteriza por ser um cachorro inteligente, vivaz, incansável e muito valente. Esses peludos costumam formar um vínculo especial com uma única pessoal, para a qual demonstrarão seu espírito guardião e defenderão com toda sua coragem, por isso são conhecidos como "cachorro de um tutor só".

Embora seja um dos cachorros fáceis de adestrar, devido a suas notáveis capacidades cognitivas e excelente memória, a educação do boiadeiro australiano requer muita dedicação por parte de seus cuidadores. Assim como o border collie, os peludos dessa raça têm uma energia interminável, e precisam se manter constantemente estimulados a nível físico e mental para conservar um comportamento equilibrado.

Não são recomendados para pessoas sedentárias, e tampouco se adaptam bem a espaços reduzidos, além de ter um instinto de pastoreio muito marcado, que os leva a viver melhor em ambientes rurais e precisar de uma socialização adequada para conviver com crianças e outros animais.

10 raças de cachorros fáceis de adestrar - 9. Boiadeiro australiano

10. Rottweiler

O rottweiler também está entre os 10 cachorros mais inteligentes do mundo, mostrando-se muito seguro e prediposto na hora de aprender as ordens básicas de obediência e as tarefas apresentadas por seu tutor. Seu temperamento calmo e atento também é de grande ajuda durante as sessões de adestramento, facilitando a concentração e a assimilação das ordens apresentadas.

Assim como ocorre com o doberman, atualmente o rottweiler é considerado como um cachorro potencialmente perigoso, por isso seu tutor deverá ter uma licença especial e um seguro na hora de adotá-lo, além de seguir certas normas ao passear com seu peludo. Nesse sentido, é essencial recordar a importância de educar um rottweiler desde sua chegada à casa, tanto para transmitir as normas adequadas de comportamento da sua casa e da sociedade, como para prevenir o desenvolvimento de problemas de comportamento, como a agressividade e a destrutividade.

10 raças de cachorros fáceis de adestrar - 10. Rottweiler

Se deseja ler mais artigos parecidos a 10 raças de cachorros fáceis de adestrar, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Os mais....

Vídeos relacionados com 10 raças de cachorros fáceis de adestrar

1 de 3
Vídeos relacionados com 10 raças de cachorros fáceis de adestrar
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 11
10 raças de cachorros fáceis de adestrar