Partilhar

Lulu da Pomerânia

13 maio 2016
Lulu da Pomerânia

O cachorro Lulu da Pomerânia é um cachorro de tamanho toy ou mini, o que significa que é muito pequeno. Muitas pessoas consideram a adoção desse maravilhoso cachorro de pelo comprido pois ele é hipoalergênico, é muito inteligente e possui uma personalidade carinhosa e nobre. É, sem dúvida, um bom companheiro que trará alegria e felicidade no dia a dia.

A origem deste cachorro tipo spitz é europeia e, talvez por essa razão, ele esteja muito presente em Espanha, Reino Unido e Alemanha, assim como muitos outros países do mundo. Atualmente, é um cachorro muito popular.

Nessa página de raça de PeritoAnimal, vamos mostrar como é o cachorro Lulu da Pomerânia: falaremos sobre as suas origens, a sua personalidade e características físicas, assim como o seu adestramento e as doenças mais comuns que pode sofrer. Encontrará toda a informação necessária sobre o Lulu da Pomerânia de seguida:

Origem
  • Europa
  • Alemanha
  • Polônia

Origem do Lulu da Pomerânia

O Lulu da Pomerânia nasceu em um ducado antigo chamado Pomerânia, situado entre a Alemanha e a Polônia. Ao contrário do atual, os primeiros exemplares possuíam um tamanho muito maior. Eram, basicamente, usados como cães pastores: controlavam ovelhas, vacas e veados. O seu nome original era "wolfspitz" que, traduzido literalmente, significa lobo spitz.

Durante um breve período de tempo, também foi popular na Rússia e na Sibéria onde foi usado para puxar trenós. Embora existam poucas referências históricas, o certo é que se acredita que o Lulu da Pomerânia era um cachorro muito difundido e popular em várias zonas europeias como o Reino Unido.

Se tornou popular na Grécia antiga e posteriormente em Roma, sendo o cachorro favorito das senhoras que possuíam um certo poder de compra. Nessa mesma época, quando começou a seleção de determinados exemplares para a sua reprodução, a busca da raça em tamanho menor e comportamento afetuoso e amável teve início. Se tornou, então, muito diferente do que cachorro anterior que era usado para afastar lobos. Pelo mesmo motivo, certas cores são mais comuns.

Características do Lulu da Pomerânia

O Lulu da Pomerânia é um cachorro tipo spitz europeu, aceite pela FCI no grupo V: cachorros tipo spitz e tipo primitvo. Embora seja conhecido como Lulu da Pomerânia ou spitz anão, o seu nome oficial continua sendo "wolfspitz".

Ao contrário dos Lulu da Pomerânia antigos, que pesavam cerca de 23 quilogramas, o standard atual da raça está situado entre os 1,8 e os 2,5 quilogramas. É, por isso, classificado como um cachorro de tamanho toy ou miniatura.

A sua pelagem é bastante longa e macia, pelo que é essencial escovar o cachorro com regularidade. Atualmente, o "corte tipo filhote" é muito popular, uma vez que o Lulu com pelo curto ganha um aspeto único e muito doce. Muitas pessoas defendem que o seu manto não produz alergias e, por isso, é considerado um cachorro hipoalergênico.

As cores dessa raça são, principalmente, o preto, o marrom, o branco, o alaranjado e o cinza. No entanto, existem exemplares de muitas outras cores. A variedade de tonalidades é realmente surpreendente.

Por fim, indicamos os diferentes tipos de cachorro Lulu da Pomerânia:

  • Rosto de raposa: Possui um focinho alongado e fino, como o de uma raposa.
  • Rosto de urso de pelúcia: O focinho é mais curto e a morfologia do rosto é mais redonda do que o tipo anterior. Os olhos permanecem perto do focinho, conferindo um aspeto muito doce ao cachorro.
  • Rosto de boneca: É uma das variedades mais populares atualmente. O Lulu da Pomerânia com rosto de boneca é muito parecido com o rosto de urso de pelúcia, mas tem um focinho mais achatado e olhos mais proeminentes e separados. À primeira vista, pode ser difícil distinguir os dois.

Personalidade do Lulu da Pomerânia

Esse cachorro perdeu os seus instintos de cachorro pastor faz muito tempo. Como já foi explicado, quando ficou popular como cachorro de companhia determinadas características físicas foram selecionadas, assim como de comportamento, para que se tornasse um cachorro de casa. Atualmente, é um cachorro muito carinhoso e afetuoso que odeia a solidão e a falta de atenção. Também é muito ativo, alerta, inteligente e curioso.

O Lulu da Pomerânia é o cachorro perfeito para famílias de todos os tipos, mas deve ter em consideração que ele necessita de vários passeios, atenção constante e tempo para educar antes de adotar um exemplar. Também é importante destacar que, em algumas ocasiões, o Lulu da Pomerânia pode se tornar um cachorro que ladra muito, por isso o tutor deve estar preparado para isso.

Nas suas últimas gerações, a relação com crianças mudou muito. No século passado, não era considerado um cachorro adequado para casas com crianças pois podia ser pouco paciente com puxões de orelhas, de cauda e de pelo, reagindo até de forma negativa. Atualmente, o cachorro é mais afetuoso, calmo e paciente. Contudo, para uma convivência excelente, é essencial ensinar as crianças a interagir com ele: sempre de forma positiva e nunca machucando o animal. Respeitar o cachorro e deixá-lo sozinho quando ele rosna (o grunhido é uma forma de comunicação totalmente normal e habitual) vai ajudar a evitar qualquer incidente.

Cuidados do Lulu da Pomerânia

O Lulu da Pomerânia não necessita de cuidados excessivos. Basta ser escovado de forma regular para eliminar a sujidade e evitar o aparecimento de nós no seu manto. Também devemos remover as suas remelas diariamente e verificar o seu corpo para garantir que tudo está bem.

Por outro lado, destacamos que é importante protegê-lo do frio, especialmente se observarmos que treme. Deve proporcionar-lhe abrigo para os passeios, roupa especial para cachorros pequenos.

Doenças do Lulu da Pomerânia

Se está considerando adotar um filhote de Lulu da Pomerânia, é muito importante que conheça a queda de pelo que pode ocorrer entre os 4 e 8 meses de vida. É uma fase totalmente habitual e normal, sem motivo para preocupações. Nesse momento, o cachorro perde praticamente todo o pelo para dar lugar à pelagem que terá na sua idade adulta.

Por outro lado, deve saber que o cruzamento contínuo de exemplares da mesma família pode levar a problemas genéticos graves. Isso ocorre, geralmente, em locais de criação, criadores particulares não aprovados e quando o cachorro é cruzado sem qualquer tipo de conhecimento.

As doenças oculares estão presentes no Lulu da Pomerânia, especialmente em cachorros de idade avançada. É uma condição normal que afeta os cachorros idosos.

O deslocamento (posição incorreta do osso), desconforto dentário ou fontanela aberta (um problema que deixa uma zona do crânio aberta) são outros dos problemas que podem afetar o cachorro, embora sejam menos comuns.

Leve o cachorro ao veterinário a cada seis meses e verifique regularmente o seu rosto, o movimento correto dos membros e o corpo todo em busca de nódulos - essa é uma forma eficaz de detetar uma possível doença. Claro que também que a vacinação do cachorro também deve estar em dia, assim como as desparasitações com pipetas e internas.

Educar um Lulu da Pomerânia

O Lulu da Pomerânia é conhecido como um cachorro muito inteligente, tanto que em algumas ocasiões pode se tornar excessivamente mimado. Deve ser firme na sua educação e definir algumas regras antes de o adotar: deixar que suba no sofá ou não, quando e onde deve comer, etc. A regularidade e a estabilidade serão fatores muito importantes para conseguir que o cachorro se sinta confortável e cômodo em casa.

Na sua fase de filhote, deve praticar a socialização ativamente, uma etapa onde ensinará o cachorro a se relacionar com pessoas, crianças, cachorros, gatos e objetos. Tudo aquilo que o cachorro conheça de forma positiva nesse processo será muito útil na sua fase adulta, criando um cachorro muito sociável e sem medos. É a base da sua educação.

Assim que o cachorro comece a atingir sua juventude, deve iniciá-lo na aprendizagem básica de obediência, usando sempre o reforço positivo. Ensinar o cachorro a sentar, a vir, a deitar ou a ficar são premissas básicas para a sua segurança e para que obedeça. Também reforça o vosso relacionamento.

Mais tarde, poderá treinar o seu Lulu da Pomerânia para que aplique comandos avançados e truques divertidos. É muito fácil ensinar um cachorro Lulu da Pomerânia, pois é muito inteligente.

Fotos de Lulu da Pomerânia

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Lulu da Pomerânia

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário sobre Lulu da Pomerânia

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?

Lulu da Pomerânia
Foto postada por Carla Cardoso:#brutusocaomaisfofodomundo
O meu #brutus é um Spitz e eu adoro a raça, é super meigo, brincalhão e a minha filha adora brincar cm ele.
1 de 19
Lulu da Pomerânia

Voltar ao topo da página