PARTILHAR

Cachorros que não soltam pelo

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 26 agosto 2022
Cachorros que não soltam pelo
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

São muitas as pessoas que têm alergia ao pelo do cachorro e, por isso, não podem conviver com um cachorro que esteja constantemente soltando pelo por toda a casa. Sendo assim, um cachorro que não soltasse pelo seria a melhor opção para este tipo de pessoas. Isto não quer dizer que estes cachorros não vão gerar uma reação alérgica em seus donos, mas limita bastante as chances dessas reações ocorrerem.

Por outro lado, existem muitas pessoas que preferem um cachorro que não solta pelo por motivos de higiene ou falta de tempo. Os cachorros que têm tendência a soltar uma grande quantidade de pelo, precisam de escovações diárias que nem todas as pessoas conseguem cumprir. Por isso, no PeritoAnimal queremos ajudá-lo a encontrar a raça que melhor se adapta às suas necessidades. Continue lendo e descubra quais são os cachorros que não soltam pelo.

Também lhe pode interessar: Raças de gatos que soltam menos pelo

Cachorros que não soltam pelo

Eles são companheiros ideais para aqueles que buscam cachorros para pessoas alérgicas. Veja essa lista com as raças de cachorro que não soltam pelo:

  • Boston Terrier;
  • Bichon Frisé, Maltês ou Bolonhês;
  • Galgos;
  • Cães d'água
  • Poodle ou Caniche;
  • Yorkshire.
  • Terrier americano sem pelo
  • Schnauzer, miniatura e gigante
  • Bearded collie
  • Shih tzu
  • West highland white terrier

E, também, algumas raças de cachorro que soltam pouco pelo:

  • Cão de crista chinês
  • Dachshund ou teckel
  • Basenji
  • Collie de pelo curto
  • Coton de Tulear
  • Galgo inglês ou greyhound
  • Cão-pelado-peruano

Continue lendo para saber mais sobre eles.

Boston Terrier

De pelo suave, curto e de pouco cheiro, é um cachorro que podemos dizer que é de fácil adestramento. Além disso, é tranquilo, ladra pouco e adora estar em família com as crianças. Devido às caraterísticas do seu pelo, a queda do mesmo é praticamente nula, pelo que se trata de uma raça de cachorro ideal para aquelas pessoas que não têm tempo para escovações nem para estar constantemente limpando. O que podemos pedir mais ao Boston Terrier?

Cachorros que não soltam pelo - Boston Terrier

Bichon Frisé, Maltês ou Bolonhês

Apesar do Maltês ser uma raça de cachorro que possui um bom volume de pelo, não soltam praticamente nem um. Contudo, é importante referir que os cachorros do tipo Bichon, tanto o Frisé, o Maltês ou o Bichon Bolonhês, precisam de um grande cuidado com o seu pelo. Estas raças de cachorros que não soltam pelo requerem escovações diárias com escovas especiais que devem ser recomendadas pelo veterinário ou centro de estética canino. Além disso, devemos prestar especial atenção ao cuidado dos seus olhos, manchas de lágrimas e focinho para o manter bem limpo.

Cachorros que não soltam pelo - Bichon Frisé, Maltês ou Bolonhês

Galgos

O Galgo é um cachorro com o pelo tão curto que, inclusive, à distância pode parecer que não o tem. São cães ativos e extremamente nobres, pelo que serão perfeitos para os que contam com um campo e querem desfrutar com ele da sua agilidade e habilidade.

Embora sejam cachorros que precisem de elevadas doses de exercício diário, também são adequados para apartamentos e casas mais pequenas, sempre que cobrirmos as suas necessidades físicas. São cães que não suportam estar fechados em espaços pequenos durante muitas horas seguidas, por isso, se decidir adotar um Galgo, deve ter presente que é fundamental respeitar os seus horários de passeio e exercício.

Cachorros que não soltam pelo - Galgos

Cães de água

Os cães de água como o Caniche ou o Poodle não perdem pelo diretamente, pelo que são ideais para pessoas alérgicas. Mas, tal como acontece com o Bichon, o pelo dos cães de água precisa de cuidados específicos. Ao contar com um pelo muito encaracolado e com uma consistência idêntica à lã, é imprescindível realizarmos as escovações diárias para evitar que crie nós e machuque o animal ao escová-lo. Além disso, recomendamos que consulte no centro de estética canino qual é o melhor xampu para este tipo de raças, assim como a escova que deve adquirir.

São muito carinhosos e perfeitos cachorros de guarda, por isso se procura um cão que ajude a proteger a sua casa ou quer uma raça de cachorro ideal para crianças, escolha esse cachorro pequeno que não solta pelo.

Cachorros que não soltam pelo - Cães de água

Yorkshire

Os Yorkshire são pequenos e com um pelo comprido, mas perdem muito pouco pelo. Tal como quase todos os cachorros mencionados anteriormente, é fundamental escová-los com frequência para evitar nós e sujeira. Além disso, são cachorros perfeitos para casas pequenas, sociáveis e sobretudo, muito territoriais. Ao tratar-se de uma raça muito possessiva, é imprescindível adestrá-los desde pequenos e proporcionar-lhes a educação que precisam.

Por outro lado, deverá seguir algumas regras de higiene diária e manter os olhos bem limpos, a zona do lacrimal, o focinho e sobretudo os dentes. Como todas as raças pequenas e miniaturas, os Yorkshire têm tendência a acumular uma grande quantidade de tártaro, pelo que deverá escovar os dentes seguindo as instruções do veterinário.

Cachorros que não soltam pelo - Yorkshire

Outros cachorros que perdem pouco pelo

Além das raças que cachorros que não soltam pelo, existem outras que têm tendência a perder muito pouca quantidade de pelo:

Se você conhece outra raça de cachorro que não perde pelo e é perfeita para pessoas alérgicas ou tem um cachorro deste tipo, deixe nos comentários a sua experiência ou sugestão para colocarmos aqui!

Neste outro artigo apresentamos 5 raças de cachorro sem pelo.

Cachorros que não soltam pelo - Outros cachorros que perdem pouco pelo

Cachorros mestiços que não soltam pelo

Claro que sim! Todos os cachorros mestiços que foram resultado do cruzamento entre as raças anteriores, geralmente, têm o mesmo tipo de pelo e por isso, não costumam perder muito pelo. Se você está pensando em adotar um cachorro que você desconhece a origem, observe o seu pelo e pergunte aos cuidadores ou a um médico veterinário para saber mais informações.

Se o cachorro apresentar as características descritas acima, como: o pelo muito curto ou pelo encaracolado, com a aparência e tato similar a lã, o mais provável é que não tenha mudança de pelagem e consequentemente, não soltem pelo.

Aqui separamos alguns cachorros que não soltam pelo que são mestiços:

  • Shih-poo (cruzamento entre shih tzu e poodle)
  • Schnoodle (cruzamento entre schnauzer e poodle)
  • Yorkie poo (cruzamento entre yorkshire e poodle)
  • Morkie (cruzamento entre yorkshire e bichón maltés)

Agora que você conheceu diversas raças de cachorros que não soltam pelo, não perca o vídeo a seguir em que apresentamos os cachorros que menos soltam pelo:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorros que não soltam pelo, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Os menos....

Bibliografia
  • FCI. Raças de cachorro. Disponível em: <https://www.fci.be/es/Nomenclature/>. Acesso em 26 de agosto de 2022.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
11 comentários
A sua avaliação:
Camila
Estou pensando em qual raça adquirir e estou em dúvida entre um Papillon e um chihuahua (pelo curto ou longo). Essas raças soltam muito pelo? Qual desses 3 solta menos? (Já tenho um Spitz que, ao contrato do que li a respeito abra de comprar, sólida bastante pelo.
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Camila. Tudo bem? Vamos te passar dois artigos que podem ser úteis para te ajudar nessa questão. O primeiro é sobre os cachorros que não soltam pelo: https://www.peritoanimal.com.br/cachorros-que-nao-soltam-pelo-7649.html. O segundo é este sobre os cachorros que soltam mais pelo:
https://www.peritoanimal.com.br/os-cachorros-que-soltam-mais-pelo-20150.html. Um abraço!
A sua avaliação:
Claudia
Tive uma Scottish Terrier e um Westie. A Scottish soltava menos pelo ainda que o Westie.
A sua avaliação:
Diego
Eu tenho um Daschund de pelo liso que solta um pelo retado, rsrrsrs, poderia ser alguma doença de pele? Porque ele solta muito pelo
,.
Luísa Savala
Oi Diego! Sem ver o seu cachorro não conseguimos passar nenhum diagnóstico. No entanto, recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança o quanto antes para garantir o estado de saúde do seu pet.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Nathália Carrascosa
Tenho um Lhasa Apso. Nunca vi um pelo dele aqui em casa! Não me dá trabalho nenhum.
A sua avaliação:
Thania
Tenho um Schnauzer Standard hoje e anteriormente um casal de Schnauzer Miniatura e eles realmente não soltam pelos.
Stela lanza
Tenho 2 BICHON FRISEE e só soltam pelo na época da troca de pelagem. E são umas amores de carinhosas..
Daniela
Tive uma old english sheep dog. Apesar de ser peluda, não soltava muito pelo. Agora tenho uma Golden Retriever, que é recordista em pelos pela casa! ( Quando adotei eu não sabia...kkkk) haja escovação!!!
Caroline
Exatamente, tive uma sheepdog, e mesmo com aquele tamanho e quantidade de pelos, quando escovava mal ficava pelo na escova. No banho, também não soltava quase nada. O único problema é que dá muito nó, mas se mantiver o pelo mais curto, fica mais prático. Era uma graça, foi brincalhona mesmo já idosa.
Ana
Que interessante e os cachorros da raça Old English Sheep Dog são raros hoje em dia.
sonia
tenho 3 Schnauzer e perdem pouquíssimos pêlos, ou quase nada,
recomendo
A sua avaliação:
Marta
Os Schnauzers Miniatura e os Bedlingtos Terriers são ótimos para pessoas alérgicas por não soltarem pelos. Tenho experiência com as duas raças. Porém, eles exigem cuidados, escovar os pelos com acessórios apropriados, banho e tosa, limpeza dos olhos, escovar os dentes, e no caso do Schnauzer, a limpeza diária da barba. As duas raças são ótimas companhia e carinhosas.
Núbia
Esqueceram de colocar na lista o poodle , tive um e não via nenhum pêlo dele pela casa. Tenho rinite hipertrófica, viveu quase 14 anos, nunca tive uma crise na época .
Jônatas Ricardo
Que rinite é essa?
Eu também tenho rinite e sinusite!
Eu tinha pinscher mais ele soltava pelo não muito mais soltava!
A sua avaliação:
AMAURI BEZERRA DE OLIVEIRA LUZ
Oi. Tudo bem? Vejo o Shih Tzu relacionado entre os cachorros que perdem pouco pelo. Quando decidi, após uma pressão danada, comprar o cachorrinho para minha filha, feita criteriosa pesquisa, o fato de soltar pouco pelo foi o que me fez escolher essa raça. Entretanto, o nosso querido Chino (esse é o nome que ela deu a ele), hoje com um (01) ano e meio espalha pelos por todo o apartamento. E não são poucos. Consultamos, há uma sema, um veterinário que disse que alguns fatores podem contribuir para isso, como algumas marcas ração, falta de sol e trocas periódicas da pelagem. Seria isso mesmo? A ração que ele mais consume é a Premier. Come também batata doce, banana prata, cenoura e biscoito próprio para cachorro. Atenciosamente. Amauri Luz (Belém/PA)
Vanessa Lopes (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Amauri! É verdade que esses fatores podem influenciar na queda de pelo. A ração que está dando para ele é adequada para a sua idade? Consoante a idade do cachorro, você deve dar-lhe ração junior, adult ou senior, isso vem escrito na embalagem. Na transição das estações do ano, também é comum os cachorros trocarem de pelo. Quando ele estiver nessas fases, o aconselhável é escová-lo com alguma frequência para não notar tantos pelos espalhados por casa. Obrigada pelo seu comentário e boa sorte com seu cachorro! :)
AMAURI BEZERRA DE OLIVEIRA LUZ
Ok. Obrigado. Vou penteá-lo mais frequentemente.
Vanessa Lopes (Editor/a de PeritoAnimal)
Se tiver mais alguma dúvida, não hesite em perguntar! Obrigada!
Cachorros que não soltam pelo
1 de 7
Cachorros que não soltam pelo

Voltar ao topo da página ↑