menu
Partilhar

Raças de cachorros anões

Por Eva López. Atualizado: 18 maio 2021
Raças de cachorros anões

Ver fichas de  Cachorros

Embora os cachorros anões sejam frequentemente confundidos com cachorros do tipo toy, é importante enfatizar que estamos lidando com tamanhos diferentes. Assim, as diferentes organizações caninas internacionais determinam que existem os seguintes tamanhos ao classificar uma raça: toy ou miniatura, anã ou pequena, média ou padrão, grande e gigante.

Se você está procurando raças de cachorros anões para adotar a que melhor se adapta ao seu estilo de vida, neste artigo do PeritoAnimal mostramos todos os cães conhecidos e os mestiços que fazem parte deste grupo.

Também lhe pode interessar: Raças de cachorros mini toy

1. Poodle anão

Existem quatro tipos de poodle: o toy, o anão, o médio e o grande. Focando naquele que nos preocupa aqui, o poodle anão, podemos dizer que é uma raça de cachorro anão com uma altura entre 28 e 35 cm até a cernelha e um peso que varia de 4 a 7 kg. Em geral, sua aparência é a mesma que a do poodle de porte médio, mas com um tamanho menor. Desta forma, é um cachorro bastante proporcional, com pelo encaracolado e textura lanosa.

Como fato curioso, o poodle anão é a variedade de poodle de vida mais longa, já que pode perfeitamente alcançar os 20 anos de vida se recebe

Raças de cachorros anões - 1. Poodle anão

2. Galgo italiano ou pequeno lébrel italiano

O galgo italiano é um dos menores tipos de galgo que existe e, portanto, outra das raças de cães pequenos mais populares que há. Seu peso varia entre 4 e 5 kg e sua altura à cernelha varia de 32 a 38 cm. Como todos os galgos, o italiano se destaca por ser um cão com estilo, fino e elegante. Da mesma forma, é um cachorro de personalidade calma, tranquila e muito sensível, embora exija exercício diário para se manter devidamente estimulado.

Raças de cachorros anões - 2. Galgo italiano ou pequeno lébrel italiano

3. Spitz alemão anão

Atenção, não devemos confundir o spitz alemão anão com o lulu da pomerânia (toy ou spitz alemão em miniatura). Dentro do spitz alemão, a Federação Cinológica Internacional (FCI) lista cinco variedades que são diferenciadas principalmente por seu tamanho. Desta forma, encontramos o spitz tipo lobo, o spitz grande, o spitz médio, o spitz pequeno e o spitz toy conhecido como o lulu da pomerânia.

Assim, o spitz alemão anão ou pequeno, este sim considerado de uma raça de cachorro anão, mede cerca de 27 cm na cernelha, sendo um dos menores cães anões, e pesa cerca de 4-5 kg.

Raças de cachorros anões - 3. Spitz alemão anão

4. Cão-pelado-peruano

Como em outras raças de cães pequenos já mencionadas, encontramos o cão-pelado-peruano em três tamanhos diferentes: grande, médio e pequeno ou anão. O tamanho ideal para este último caso é de 25-40 cm de altura à cernelha e 4 a 8 kg de peso máximo.

A característica mais notável destea raça de cachorro anão é a ausência de pelos, como seu nome sugere, por isso é um dos cães mais adequados para os que sofrem de alergia. Ainda assim, o fato de não ter pelo não significa que não precise de cuidados, pois sua pele, exposta a todo momento aos raios solares e ao frio, deve ser cuidada para evitar queimaduras, ressecamento, feridas, etc. Quanto à sua personalidade, destaca-se por ser dócil, tranquilo e muito protetor.

Talvez você possa se interessar por esta lista com mais de 20 raças de cachorros raros.

Raças de cachorros anões - 4. Cão-pelado-peruano

5. Podengo-português anão ou pequeno

Embora estejamos acostumados a ver o podengo português de porte médio ou grande, a verdade é que existe também uma versão menor, o pequeno podengo português. Este tipo de podengo tem uma altura à cernelha de 20-30 cm e um peso de 4-6 kg. Da mesma forma, existem duas pelagens diferentes nesta raça, e o tamanho pequeno pode ter qualquer uma delas: pelo longo ou pelo curto. O pelo curto é liso, enquanto o pelo longo é mais áspero.

Como vemos, esta é mais uma raça de cachorro anão que não cresce muito, já que não excede os 30 cm de altura e seu peso raramente atinge os 6 kg. Tem uma personalidade forte, é enérgico e possui instinto protetor. Sendo um cachorro tão ativo, precisa realizar muitos exercícios diariamente, incluindo horários para correr, mas também atividades que estimulem sua mente, como exercícios de rastreamento.

Raças de cachorros anões - 5. Podengo-português anão ou pequeno

6. Welsh corgi Cardigan e Pembroke

Ambas as raças são consideradas pequenas ou anãs porque sua altura à cernelha não excede 30 cm. Quanto ao peso, apesar de sua baixa estatura, ele geralmente fica em torno dos 10 kg. Isso porque esses cachorros são mais compridos que cães altos, com uma morfologia mais robusta e rústica e uma densidade óssea mais pesada.

Eles são cachorros ativos e inteligentes, mas tendem a não se dar muito bem com outros cães e estranhos se eles não forem devidamente socializados. Também é importante notar que, devido às suas características físicas, estes cachorros não podem realizar todos os tipos de exercícios. Por exemplo, saltos muito íngremes ou circuitos de agility muito complexos devem ser evitados nessas duas raças de cães pequenos.

Raças de cachorros anões - 6. Welsh corgi Cardigan e Pembroke

7. Schnauzer miniatura

Apesar de seu nome, não é um cachorro toy, pois este tipo de schnauzer mede de 30 a 35 cm até a cernelha e pesa de 4 a 8 kg. É a única variedade em que a cor branca pura é aceita, razão pela qual é tão comum encontrá-los nesta cor.

Sem dúvida, esta é uma das raças de cachorros anões brancos e peludos mais populares, tanto por sua aparência tenra como também por praticamente não soltar pelos. Além disso, sua pelagem se caracteriza por ser dura e densa, com uma textura bastante áspera. Quanto ao temperamento, é um cachorro muito curioso, inteligente, leal e ativo, mas também muito dependente, pois não tolera bem a solidão. De fato, tende a desenvolver ansiedade de separação, que pode ser identificada ao perceber um comportamento destrutivo quando sozinho, latidos excessivos, choro, etc.

Raças de cachorros anões - 7. Schnauzer miniatura

8. Pug

Uma das raças de cachorros anões mais populares e conhecidas é o pug, famoso por ter aparecido em vários filmes de Hollywood. Seu corpo compacto, arredondado e curto são os principais traços físicos que representam esta raça. Mede entre 25 e 28 cm até a cernelha e pesa entre 6 e 8 kg. Justamente por causa destas características físicas, é essencial controlar muito bem a dieta deste cão, uma vez que ele tende a desenvolver o excesso de peso ou a obesidade muito facilmente, algo totalmente contraproducente para sua saúde.

Este cachorro é muito sociável, afetuoso, alegre, brincalhão e divertido, mas precisa ser acompanhado o tempo todo. Portanto, não é um cão adequado para pessoas que passam muitas horas longe de casa. No entanto, é ideal para famílias com crianças, pois elas gostam de passar horas e horas brincando.

Raças de cachorros anões - 8. Pug

9. Diferentes tipos de bichon

Tanto o bichon maltês como o bichon habanero e o bichon frise são considerados cachorros anões. O bichon bolognese, por outro lado, tende a ser menor e, portanto, é mais comum encontrá-lo classificado como um cachorro do tipo toy. Voltando às outras três raças, encontramos os seguintes tamanhos:

Podemos encontrar essas três raças de cães pequenos na cor branca, por isso fazem parte da lista de cachorros anões e peludos brancos mais populares no mundo, já que seu pelo é longo, lanoso e macio. Todos os três cachorros são ativos, felizes e muito brincalhões. Eles precisam ser devidamente socializados para aprender a se relacionar com outros cães, animais e pessoas, caso contrário eles tendem a ser desconfiados e até agressivos. Também é importante garantir que eles se exercitem diariamente para canalizar a energia acumulada.

Raças de cachorros anões - 9. Diferentes tipos de bichon

10. Shiba inu

Se você está procurando por raças de cachorros anões que, além disso, têm uma aparência realmente adorável, o shiba inu pode se tornar seu companheiro ideal. Ele mede entre 36,5 e 39,5 cm até a cernelha e pesa em torno dos 10 kg, podendo ultrapassá-los ou não alcançá-los. Apesar de seu pequeno tamanho, o shiba inu pode pesar até 13 kg devido a sua densidade óssea, já que seus ossos são muito mais fortes e pesados do que os de outras raças.

Este cachorro é bastante independente, leal, protetor, afetuoso, tranquilo e brincalhão. É perfeito tanto para famílias com crianças maiores (com bebês não é tão recomendado) quanto para pessoas que vivem sozinhas e precisam estar fora por algumas horas, pois é um cachorro que tolera perfeitamente a solidão. Naturalmente, é sempre importante enfatizar que não é apropriado deixar um animal sozinho por mais de 8 horas por dia. Enfatizamos que o shiba inu é bom para crianças maiores, mas não para bebês por causa de sua personalidade, pois pode se incomodar com o pequeno.

Raças de cachorros anões - 10. Shiba inu

11. Puggle

Da mesma forma que as raças anteriores de cachorros anões, os cruzamentos entre eles também resultarão em uma raça de um cão pequeno. O puggle, por exemplo, é um cachorro nascido de da mistura entre um pug e um beagle, que geralmente tem um tamanho mais parecido com o pug.

Em geral, varia de 20-38 cm de altura à cernelha e pesa de 6,5 a 14 kg. Como no pug, o puggle tende a ser arredondado, robusto e rústico.

Raças de cachorros anões - 11. Puggle

12. Maltipoo

Do cruzamento entre um poodle toy e um bichon maltês nasce o maltipoo, um dos mais adoráveis cachorros anões mestiços do mundo canino. Devido ao fato de que um de seus pais não é um anão, mas um toy, é possível que nasça um maltipoo toy, por isso aqui vamos nos concentrar na versão pequena. O maltipoo anão (não o toy) geralmente pesa entre 4 e 7 kg e tem uma pelagem lisa ou ondulada, densa e com um comprimento semelhante ao dos malteses.

Este cachorro se destaca por ser inteligente, como o poodle, ativo, alegre e brincalhão. Também é habitual que o bichon herde sua baixa tolerância à solidão, fator a ser levado em conta ao adotá-lo.

Raças de cachorros anões - 12. Maltipoo

13. Pinscher miniatura

Como no schnauzer, apesar do nome, o pinscher miniatura é considerado um cachorro anão, não um cachorro toy. Mede de 25 a 30 cm até a cernelha e pesa de 4 a 6 kg. Fisicamente é muito parecido com o Doberman, e é por isso que às vezes é conhecido como "doberman em miniatura", no entanto e como fato curioso, o mini pinscher é muito mais antigo que o doberman. Na verdade, é a versão menor do pinscher alemão.

Este é um cachorro amoroso com sua família, mas desconfiado com estranhos, é por esta razão que é essencial uma socialização adequada. Da mesma forma, é curioso, ativo e de personalidade forte.

Raças de cachorros anões - 13. Pinscher miniatura

Outras raças de cachorros anões

As raças citadas acima não são as únicas de cachorros anões. Listamos a seguir algumas outras, tanto de raças puras como de raças que surgiram a partir de diferentes misturas de raças de cachorros.

Cachorros como o chihuahua, o yorkshire terrier ou o prague ratter não são anões, mas do tipo toy, é por esta razão que não fazem parte desta lista.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Raças de cachorros anões, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Os mais....

Bibliografia
  • Federation Cynologique Internationale. Disponível em: <http://www.fci.be/es/Nomenclature/races.aspx>. Acesso em 17 de maio de 2021.

Fotos de Raças de cachorros anões

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Raças de cachorros anões
1 de 18
Raças de cachorros anões

Voltar ao topo da página