Chihuahua
O Chihuahua é uma raça de cachorro pequena muito popular pelo seu reduzido tamanho. Além de ser um animal de estimação adorável trata-se de um companheiro inteligente, inquieto e curioso que oferecerá todo o seu amor a quem cuidar dele.
É proveniente do México, mais concretamente de Chihuahua, o estado onde se descobriu pela primeira vez e o seu significado é literalmente "lugar quente e arenoso". Continue lendo este artigo de PeritoAnimal para saber tudo sobre o cachorro Chihuahua. Foi capturado e domesticado por indígenas na época da civilização Tolteca, hoje em dia podemos encontrar figuras de um cachorro que habitou em Tula, muito idêntico a um Chihuahua atual.
- América
- México
- Grupo VI
- 15-35
- 35-45
- 45-55
- 55-70
- 70-80
- Mais de 80
- 1-3
- 3-10
- 10-25
- 25-45
- 45-100
- 8-10
- 10-12
- 12-14
- 15-20
- Baixa
- Média
- Alta
Aparência física
Como já referimos, trata-se de um cachorro pequeno, compacto e de movimentos rápidos. As suas medidas até à cruz variam entre os 15 e os 25 centímetros, embora alguns possam alcançar os 30. Além disso, costumam pesar entre 1,5 e 4 kg. Estas medidas podem variar ao encontrarmos os dois tipos de cachorro Chihuahua que se diferenciam basicamente pelo tamanho e em alguns aspetos físicos:
- Chihuahua de cabeça de maçã: É o mais comum, a sua cabeça tem como o seu nome indica, uma forma parecida à de uma maçã que lhe dá uma aparência doce e cuidadosa. Tem duas orelhas grandes e separados, quase sempre em posição reta. Em contraste com uma cabeça grande e os olhos esbugalhados, o seu corpo é pequeno e fino. No final do corpo encontramos uma pequena cauda que gira sobre o dorso.
- Chihuahua cabeça de veado: É um pouco maior que o Chihuahua anterior. A forma da cabeça é mais alongada e, em alguns casos lembra um pequeno veado. São um pouco mais altos e estilizados embora tenham igualmente uma aparência delicada e doce que nos deixará derretidos.
Além das caraterísticas físicas também nos encontramos perante dois de pelo diferentes:
- Pelo comprido
- Pelo curto
Os Chihuahua podem ser de uma infinidade de cores como o branco, café, preto, chocolate, creme... Além de poderem ser tricolores, com linhas e malhados.
Caráter do Chihuahua
O Chihuahua não tem personalidade definida própria da raça, pois dependendo da sua educação podemos falar de um cachorro carinhoso e dócil ou de uma raça mais esperta e maliciosa. É um cachorro muito inteligente e observador que gosta de sair com os seus donos. É um cachorro muito forte e devoto apesar do seu reduzido tamanho. Entrega-se à sua família e mostra-se sempre alerta e inquieto, vigiando sempre qualquer intruso.
Às vezes podem mostrar atitudes ciumentas perante as relações de quem considera os seus donos, embora costume ser um problema fácil de tratar. O Chihuahua parece não ser consciente do seu tamanho reduzido e pode enfrentar pessoas ou cachorros de tamanho maior sozinho para defender quem gosta.
Comportamento
O Chihuahua mostrará devoção, no geral, à pessoa que cuidar mais dele diariamente, trata-se de um cachorro muito carinhoso que lhe pedirá atenção ao longo do sia. No geral, costuma ser desconfiado com estranhos, é um cachorro territorial e possessivo com os seus donos, mas não costuma mostrar atitudes rudes ou violentas. É um cachorro curioso que aceitará facilmente carinho e cuidados.
O cachorro Chihuahua nem sempre aceita a companhia de outros animais de estimação, embora no geral costume conviver muito bem com cachorros da sua raça ou tamanho. Para conseguir um cachorro sociável devemos iniciar a brincadeira com outros animais de estimação desde que este é um filhote, embora não importa se começarmos tarde a sua educação, com paciência podemos conseguir grandes objetivos.
Cuidados do Chihuahua
É um cachorro que se adapta perfeitamente à vida urbana e que não terá problemas em viver em um apartamento de tamanho reduzido. Ainda assim, o Chihuahua é muito inquieto e nervoso, deve levá-lo a passear pelo menos duas vezes por dia para se exercitar assim como brincar com ele dentro de casa.
No geral, e especialmente os de pelo custo, são sensíveis ao frio devido ao seu tamanho pequeno. Deve procurar roupa do seu tamanho para o manter abrigado no inverno, especialmente se viver num local de clima frio.
Não mime o seu cachorro em excesso, o Chihuahua é um cachorro muito inteligente que não hesitará em se tornar frágil, caprichoso ou extremamente nervoso se cedermos a todos os seus caprichos.
Por último, é bom referir que o Chihuahua é um cachorro que tem tendência à obesidade, por esse motivo é importante que conheça o tipo de dieta que este animal de estimação precisa para prevenir futuras doenças ou problemas.
Saúde
Trata-se de um cachorro com uma expetativa de vida longa que pode chegar a viver até aos 18 anos ou mais se os mantiver saudável e em forma. De qualquer forma, existem uma série de doenças que o podem afetar ao longo da sua vida, vamos mostrar-lhe as mais comuns:
- Fenda palatina
- Epilepsia
- Hérnia discal
- Glaucoma secundário
- Luxação do ombro
- Hemofilia A
- Hidrocefalia
- Problemas de coração
É necessário um veterinário habitual que seja conhecedor das suas necessidades como animal de estimação, por esse motivo recomendamos que o leve com uma certa regularidade e siga o seu calendário de vacinação.
No cérebro encontramos as fontanelas, um ponto suave que tem no crânio e que nasce com este incompleto, o qual se forma durante o seu crescimento. Também é importante que vá controlando os seus olhos para evitar infecções oculares.
Educação do Chihuahua
As bases da educação de um Chihuahua saudável e social começam por socializá-lo desde que é filhote tanto com pessoas como com outros animais de estimação. É muito importante que siga este conselho para evitar um cachorro antissocial, com um comportamento impróprio e tímido. Deve aprender a conviver em harmonia com animais, crianças e pessoas adultas. Isto irá ajudá-lo a desfrutar da praia, da montanha e de deixá-lo com as crianças sem qualquer preocupação.
Lembre-se que para que um cachorro esteja tranquilo e tenha um bom comportamento, as pessoas de casa devem fomentar este clima de harmonia e bem-estar mentar que todo o ser vivo precisa.
É importante que você decida os momentos das refeições, passeio e hora de ir dormir, o Chihuahua é um cachorro inteligente que tentará receber prêmios e atenções sem fim. Coloque-lhe limites e premie-o apenas quando merecer e tiver um comportamento adequado.