PARTILHAR

As raças de cachorros mais inteligentes

 
Nídia Figueira
Por Nídia Figueira, Editora e redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 28 novembro 2018
As raças de cachorros mais inteligentes
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Stanley Coren é o criador de The Intelligence of Dogs, um livro que estudou os diferentes tipos de inteligência canina e realizou um ranking das mesmas. Atualmente, a lista publicada em 1994 continua sendo uma referência mundial para as pessoas que buscam um cachorro capaz de aprender e desenvolver comandos e técnicas com facilidade.

Descubra, nesse artigo do PeritoAnimal, quais são as raças de cachorros mais inteligentes.

Também lhe pode interessar: As raças de cachorros mais calmas

1. Border Collie

O Border Collie é considerado como a raça mais inteligente da lista de Stanley Coren. As suas funções e tarefas podem ser muitas, já que podemos educá-lo para ser cão de guarda, cachorro pastor, entre muitas outras. As suas capacidades nunca deixam de surpreender.

É um cachorro muito ativo que necessita de um tutor ativo que queira praticar exercício com ele diariamente. Dessa forma, é um excelente companheiro para caminhadas, corridas ou campismo.

Necessita de tempo e dedicação da parte dos seus tutores que devem mimar e estimular mentalmente o cachorro todos os dias. Atualmente, o caso de Chaser, um Border Collie capaz de identificar 1.022 brinquedos diferentes, é muito popular.

As raças de cachorros mais inteligentes - 1. Border Collie

2. Caniche

O segundo lugar da lista é ocupado pelo Caniche, o mais famoso cachorro de concurso. É um cão de caça, mas a história recente mostra, através de moedas e tecidos, que o caniche tem sido o pet ideal desde o século XV.

Possuem muita energia e são hábeis na hora de aprender truques de todos os tipos. No geral, falamos de um cachorro muito sociável que sempre está disposto a agradar o seu tutor, que sempre segue alegremente.

Além disso, o Caniche tem um comportamento maravilhoso com crianças pequenas, com quem passa longas horas fazendo exercício e desfrutando ao executar truques a troco de guloseimas.

As raças de cachorros mais inteligentes - 2. Caniche

3. Pastor Alemão

Em terceiro lugar está o Pastor Alemão, um cão sensível, inteligente e intuitivo. É muito utilizado pela polícia pela sua agilidade, grande capacidade olfativa e predisposição para obedecer a comandos do seu tutor com grande rapidez.

É um cão de guarda e um defensor corajoso que foi criado e selecionado como cachorro de trabalho. Por esse motivo, uma das prioridades do Pastor Alemão é agradar o seu tutor.

Deve saber que é uma raça que necessita de fazer muito exercício físico de forma diária caso viva em um apartamento ou casa pequena. Ainda assim, o Pastor Alemão é um cachorro de caráter afável que prefere o calor de um espaço pequeno junto da sua família do que passar longas horas de solidão.

As raças de cachorros mais inteligentes - 3. Pastor Alemão

4. Golden Retriever

Possuem uma popularidade cada vez maior em milhares de lares, embora não seja por isso que ocupam o quarto lugar na lista de Stanley Coren. O Golden Retriever se destaca pela sua beleza e pelo seu caráter afável e bem-humorado. É um cachorro energético que desfruta de água e possui qualidades como cão de caça.

É um cachorro muito inteligente que pode assumir todo o tipo de tarefas, desde cachorro polícia detetor de droga a cachorro de resgate ou simplesmente sendo um maravilhoso cão de companhia. É muito tolerante com crianças pequenas que cuida, protege e deixa que lhe façam coisas tolas.

As raças de cachorros mais inteligentes - 4. Golden Retriever

5. Doberman Pinscher

Por fim, falaremos do Doberman Pinscher, um dos cachorros mais rápidos quando se trata de automatizar comandos e adestramento em geral.

Apesar da má imprensa que chegou a ter em algumas ocasiões, é uma raça bastante tranquila e tolerante com todos os membros da família, incluindo os mais pequenos. É um cão de guarda fantástico que adora fazer exercício, estar com a sua família e cuidar dela.

É um cachorro nobre e belo que está sempre vigilante e atento, defendendo a sua família sem medo algum quando se apercebe de um perigo real.

As raças de cachorros mais inteligentes - 5. Doberman Pinscher

Se deseja ler mais artigos parecidos a As raças de cachorros mais inteligentes, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Os mais....

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
As raças de cachorros mais inteligentes
1 de 6
As raças de cachorros mais inteligentes

Voltar ao topo da página ↑