Partilhar

Pinscher Miniatura

Atualizado: 16 outubro 2018
Pinscher Miniatura

O pinscher miniatura é um dos mais dinâmicos e confiantes dos cães pequenos. Este cão tem origem alemã e provém de várias cruzes de cães e embora pareça, não é o irmão mais novo do Doberman. O pinscher miniatura tem um caráter predominante e forte, e uma vez que seja muito carinhoso e sociável com o seus donos, com outros animais não é muito, especialmente se ele não for bem socializado desde filhote. Além disso, é um cão que não para e precisa de muita atividade física, porém consegue viver perfeitamente em uma pequena casa ou apartamento.

Nesta ficha do PeritoAnimal, mostraremos tudo o que você precisa saber sobre o pinscher miniatura, caso esteja pensando em adotar um.

Origem
  • Europa
  • Alemanha
Classificação FCI
  • Grupo II
Altura
  • 15-35
  • 35-45
  • 45-55
  • 55-70
  • 70-80
  • Mais de 80
Peso adulto
  • 1-3
  • 3-10
  • 10-25
  • 25-45
  • 45-100
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-12
  • 12-14
  • 15-20
Atividade física recomendada
  • Baixa
  • Média
  • Alta
Caráter
Ideal para
Clima recomendado
Tipo de pelo

Pinscher Miniatura: origem

Originou-se na Alemanha, a partir de cruzamentos entre o pinscher alemão, o galgo italiano e o dachshund (o salsicha). Seu nome original é zwergpinscher.

Muitas pessoas pensam que este pinscher é um doberman em miniatura, mas isso não é verdade. Embora ambas as raças compartilhem alguns ancestrais, o pinscher miniatura é muito mais antigo que o doberman.

Hoje, o pinscher é um dos cães pequenos mais populares e amados do mundo. No entanto, exige mais cuidados do que outras raças pequenas, devido ao seu caráter e temperamento deste cão.

Pinscher miniatura: características

Este cão é a versão reduzida, sem defeitos de nanismo, do pinscher alemão. É pequeno, com um perfil quadrado (comprimento do corpo igual à altura na cernelha) e pelo curto. Suas linhas são finas e elegantes. A altura na cernelha para machos e fêmeas é de 25 a 30 centímetros e o peso é de 4 a 6 quilos.

A cabeça é alongada, com uma depressão nasofrontal suave, mas claramente definida (stop). O nariz é preto e o focinho termina em forma de cunha truncada. Os olhos são escuros e ovais. As orelhas são eretas ou dobradas, em forma de "V". Antigamente era costume cortá-las para garantir que elas estivessem eretos, mas felizmente essa prática está desaparecendo.

O corpo é curto, pequeno e compacto. O peito é moderadamente largo e os flancos são recolhidos mas não em excesso. A cauda deve ter a forma de um sabre ou foice. O padrão da raça aceito pela Federação Internacional Cinológica indica que a cauda deve ser natural, isto é, não amputada.

O cabelo é curto, denso, brilhante e bem preso ao corpo. As cores do pinscher miniatura, podem ser: unicolor (vermelho, castanho avermelhado e castanho escuro) ou bicolor (preto e castanho).

Pinscher miniatura: personalidade

O pinscher miniatura é cheio de vida, eles são dinâmicos, curiosos e corajosos. São cães de temperamento forte e valente, apesar de seu pequeno tamanho.

A socialização destes cães é muito importante, quando não são devidamente socializados, tendem a ser reservados com estranhos, brigam com outros cães e são agressivos com outros animais de estimação. Quando são bem socializados desde filhotes, podem tolerar de bom grado estranhos e outros cães, mas geralmente não são animais muito sociáveis. Porém, eles são muito carinhosos com os seus donos.

Os cachorros pinschers miniatura podem ser destrutivos se ficarem entediados ou se forem deixados sozinhos por períodos muito longos. Eles também podem ser um pouco barulhentos, mas geralmente não latem tanto quanto outras raças de cães pequenos.

Pinscher miniatura: cuidados

O cuidado do pelo é fácil e não exige muito tempo. A escovação semanal geralmente é suficiente. Você só precisa dar banho no pinscher em miniatura quando estiver sujo e não é necessário ser com muita frequência.

Esses cães são muito ativos e tem necessidade de uma dose diária de exercícios físicos e mentais, mas, devido ao seu pequeno tamanho, podem cobrir suas necessidades de exercícios em ambientes fechados. Isso não elimina a indispensabilidade dos passeios diários, já que além do exercício, eles precisam socializar.

O pinscher miniatura adapta-se perfeitamente em apartamentos ou casas pequenas. Embora eles gostem de um jardim para brincar, eles não são adequados para a vida ao ar livre.

Pinscher Miniatura: treinamento

Treinamento positivo canino dá resultados muito bons com esta raça. O treinamento tradicional não é bom por causa do temperamento independente desses cães e porque algumas das técnicas tradicionais são muito violentas para serem aplicadas em cães tão pequenos. O treinamento do Clicker oferece excelentes resultados.

Pinscher miniatura: saúde

Os cachorros miniatura pinscher tendem ser um cães saudáveis. A raça não é particularmente propensa a doenças caninas. Ocasionalmente ocorre atrofia retiniana progressiva ou luxação patelar, mas não tem incidência muito alta. A obesidade pode se tornar um problema, porque esses cães tem tendencia de ser muito gulosos.

Fotos de Pinscher Miniatura

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Pinscher Miniatura

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário sobre Pinscher Miniatura

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?

Pinscher Miniatura
1 de 9
Pinscher Miniatura

Voltar ao topo da página