PARTILHAR

As melhores raças de cachorros para crianças

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 14 março 2018
As melhores raças de cachorros para crianças
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

As crianças gostam de cachorros e quase todos os cachorros gostam de crianças. De qualquer forma, algumas raças de cachorros encaixam-se melhor com as crianças e, outras menos.

Por isso, neste artigo do PeritoAnimal iremos lhe mostrar as melhores raças de cachorros para crianças, assim como quais são as adequadas para aquelas crianças com um certo grau de hiperatividade, para as que precisam de um cão de guarda ou aquelas que ainda são bebês.

Cachorros para crianças hiperativas

As crianças hiperativas precisam de gastar energia e ter um companheiro para brincar. Sem dúvida alguma que, as duas melhores raças de cachorros para estarem com crianças são o Labrador e o Beagle.

O Labrador tem muita energia, é ativo, adora brincar e é muito carinhoso com as crianças. Além disso, não é agressivo e a sua paciência e nobreza está mais do que demonstrada. Gosta de estar em família e conseguirá a confiança e carinho do seu filho quase de forma imediata. Mas lembre-se que precisa de uma casa ou um espaço no qual se possa divertir e correr, uma vez que são cachorros que precisam de passeios longos e corridas diárias.

O Beagle, por sua vez, seria a raça perfeita para uma casa mais pequena, uma vez que tem a mesma atitude que o Labrador mas é de um tamanho mais reduzido. Os Beagles são cachorros brincalhões, hiperativos e a sua energia desmedida superará a da própria criança. Além de serem muito ativos, caraterizam-se por serem fáceis de adestrar e muito calmos quando já tiveram a sua dose de atividade diária. Desta forma, ajudarão o seu filho a relaxar após uma longa sessão de corridas e brincadeiras.

As melhores raças de cachorros para crianças - Cachorros para crianças hiperativas

Cães de guarda para crianças

Se quisermos que o cão faça de babá e que não seja tão hiperativo, vamos precisar de um cão de guarda. De todas as opções disponíveis que existem, o Boxer e o Collie são considerados como os melhores cães de guarda para os mais pequenos.

O Boxer é uma raça muito brincalhona e que as crianças gostam, de fato, poderia estar brincando com eles até que as crianças se cansem. Apesar da sua personalidade brincalhona ser um fator muito positivo a ter em conta na hora de escolher a melhor raça para o nosso filho, a verdade é que o Boxer destaca-se pelo seu instinto protetor e vigilante, uma vez que não deixarão que nada nem ninguém se aproxime do seu filho sem avisar antes. Protegem a sua família e não hesitam em ficar agressivos se for necessário para cuidar deles.

Por sua vez, o Collie é uma raça de cachorro muito familiar muito grande e com o instinto protetor também bastante desenvolvido, o que o torna um perfeito cão de guarda. Se tem uma casa grande ou um espaço para fazer passeios com ele, será o perfeito cão de guarda para o seu filho porque é capaz de defender os seus e protegê-los de qualquer perigo que seja. De fato, não é conveniente deixar que desconhecidos se aproximem sem avisar porque o Collie não gosta muito dessa atitude.

As melhores raças de cachorros para crianças - Cães de guarda para crianças

Cachorros para bebês

Se quisermos um cachorro específico para um bebê que acabou de nascer, devemos buscar outras caraterísticas neles. Devem ser cachorros calmos, pacíficos e com muita paciência, pois as crianças irão fazer-lhe todo o tipo de brincadeiras. No PeritoAnimal consideramos que as melhores raças para bebês são o São Bernardo e o Pastor Alemão.

O São Bernardo, embora pareça muito grande e bruto, é talvez um dos cachorros mais calmos, pacíficos e bons. São cães dóceis e protetores, o que os torna fáceis de adestrar e numa autêntica babá que cuidará do seu pequeno bebê tão bem como você. A sua popularidade como cachorro de companhia é cada vez maior, por isso é provável que daqui a pouco tempo o conhecemos como "o cachorro babá".

O Pastor Alemão é um das raças de cachorros mais versáteis que existe. Adaptam-se a todo o tipo de situações, são ótimos animais de companhia e de trabalho, além de serem obedientes, fáceis de adestrar e protetores. Gostam de bebês e, devido à sua facilidade inata que têm para serem adestrados, são muito fáceis de ensinar para terem um comportamento correto com o nosso bebê e fazer com que o proteja de todos os pequenos perigos.

As melhores raças de cachorros para crianças - Cachorros para bebês

Se deseja ler mais artigos parecidos a As melhores raças de cachorros para crianças, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Ideal para.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
Nara Cassia
Meu filho é autista é muito paradinho. Moramos em apartamento e gostaríamos de dar para ele um amiguinho cão. Meu filho tem 3 anos. Alguém pode ajudar indicando alguma raça de pequeno porte?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Nara. Tudo bem? Temos este artigo com as melhores raças de cães para crianças autistas que deve ser muito útil pra você: https://www.peritoanimal.com.br/as-melhores-racas-de-caes-para-criancas-autistas-21259.html.
Um abraço!
A sua avaliação:
Carolina Trevizan Perez
TENHO dois filhos autista extremamente agitadinhos que gostam de brincar, correr, são barulhentos, tenho um Galgo q acostumou c eles. POREM, muito medo de ter outro cachorro, eles querem muito porque o meu não brinca mais .... porém não sei o ideal ... São meio Brutos , o mais velho tem crises....realmente gostam de animais .... Mas acho q o cachorro pode assustar né? Sabe me dizer o q seria indicado? Porque já vi muito cachorros já treinados .... que compramos maiores.... O q devo fazer?
A sua avaliação:
Iza
Li várias listas e vi que o Bulldog Francês não aparece em nenhuma.
É uma boa raça para criança de 7 anos? Meu filho é muito amoroso e cuidadoso, ama cães. Queremos um companheiro que possa ficar conosco calmamente dentro de casa, mas passearemos fazendo caminhadas leves e indo a parques todos os dias. O Bulldog Francês seria a raça ideal? Dúvida entre ele e o Pug. Obrigada!
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Iza! A escolha da raça é algo muito pessoal e é muito difícil dizer que existe uma melhor do que outra. Claro que, algumas raças têm geralmente um temperamento mais calmo e pacífico, o que faz com que sejam mais pacientes com crianças. De qualquer forma, cada cachorro tem a sua personalidade, independente da raça e nem todos os cachorros da mesma raça são os mais adequados para crianças. Pelo que descreve e o que procuram de um cachorro, até um vira-lata seria uma excelente opção. Existem muitos cachorrinhos abandonados procurando uma família. De qualquer forma, é uma decisão de família, por isso compartilho informação sobre as duas raças em que está interessada, para poder decidir com base nas características e personalidade de cada uma: https://www.peritoanimal.com.br/racas-de-cachorros/bulldog-frances.html https://www.peritoanimal.com.br/racas-de-cachorros/pug.html
As melhores raças de cachorros para crianças
1 de 4
As melhores raças de cachorros para crianças

Voltar ao topo da página ↑