Partilhar

Como adestrar um Maltês

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. 7 novembro 2016
Como adestrar um Maltês

Ficha do animal: Maltês

Adotou ou está pensando em adotar um Bichon Maltês? Trata-se de uma raça pequena que se originou no mediterrâneo, de fato, o seu nome faz referência à ilha de Malta (no entanto, existe ainda alguma controvérsia em relação a esta afirmação), embora se acredite que foram os fenícios que trouxeram do Egito os antepassados desta raça.

Com uma aparência de eterno filhote e um tamanho que o torna ideal para se adaptar a qualquer espaço, o Bichon Maltês é um excelente cachorro de companhia, tanto para pessoas maiores como para famílias com crianças.

Claro que, esta raça canina precisa de um adestramento adequado, tal como acontece com qualquer oura raça, por isso neste artigo do PeritoAnimal vamos lhe explicar como adestrar um Maltês.

Também lhe pode interessar: Como cortar o pelo a um Maltês

O temperamento de um Maltês

Cada cachorro tem um caráter genuíno e único, no entanto cada raça canina apresenta algumas caraterísticas que são genéricas e, claro que muitas delas são positivas, sempre que o cachorro tenha sido socializado e educado adequadamente.

Trata-se de um cachorro ativo, inteligente, carinhoso e amigável, além disso, tal como acontece com outros cachorros pequenos, como por exemplo o Yorkshire Terrier, é um excelente cão de guarda, que apesar de não poder defender a casa, irá nos alertar de qualquer presença estranha.

Como adestrar um Maltês - O temperamento de um Maltês

Passeie o seu cachorro diariamente

Uma vez que tenham sido administradas ao seu cachorro as primeiras vacinas obrigatórias e se tenha feito uma desparasitação, poderá começar a passear no exterior, já com um sistema imunológico mais maduro e preparado para essa exposição.

O Maltês é um cachorro pequeno e neste sentido não precisa de realizar muito exercício físico, mas claro que é imprescindível levá-lo a passear duas vezes por dia. Esta prática não só fortalece a relação entre dono e pet, como também ajuda a canalizar a energia do cachorro, a disciplina de uma forma saudável e é imprescindível para a socialização do filhote.

A socialização do Bichon Maltês é necessária para poder interagir de forma harmoniosa com outros pets, como também é muito importante se em casa viverem crianças, uma vez que este cachorro será um excelente companheiro se tiver sido socializado adequadamente, sempre que os mais pequenos da casa entendam que é um ser vivo e deve ser cuidado e respeitado.

Como adestrar um Maltês - Passeie o seu cachorro diariamente

Utilize o reforço positivo

Como qualquer outro cachorro, o Maltês responde bem ao reforço positivo, o que de forma simplificada poderia se traduzir como a prática através da qual o cachorro não se castiga pelos seus erros, mas é premiado por aquilo que faz bem.

Um adestramento canino adequado não se deve basear apenas no reforço positivo, também requer muita paciência, isto significa que ensinar-lhe novas ordens deve levar-se a cabo diariamente (de 2 a 3 vezes por dia), mas por períodos não superiores a 10 minutos e em um ambiente livre de distrações.

Entre as primeiras ordens básicas que deve ensinar ao seu cachorro, uma das mais importantes é que ele venha quando o chamar, pois é fundamental para ter um mínimo controle sobre o seu pet.

Tal como acontece com outros cachorros, à medida que o Bichon Maltês vai avançando no seu adestramento, é importante que aprenda a se sentar, que o faça também quando lhe servir a sua comida, não se lançando logo a ela. Isto porque se você conseguir controlar um cachorro com a comida, será muito mais fácil controlá-lo em qualquer outra situação, sendo a obediência uma capacidade imprescindível para um bom adestramento canino.

Além de vir quando o chamar e sentar-se, o cachorro deve aprender outras ordens de adestramento básicas como ficar quieto ou deitar-se.

Como adestrar um Maltês - Utilize o reforço positivo

O jogo como ferramenta educativa

O Maltês é um cachorro ativo e, por isso é importante que tenha à sua disposição diversos brinquedos, desta forma irá se manter entretido e poderá canalizar de forma adequada a sua energia.

O jogo também é uma ferramenta educativa, uma vez que durante o mesmo podem surgir comportamentos agressivos e um "Não" firme e sereno perante os mesmos, permitirá corrigir isto e fazer com que o cachorro cresça até adquirir um comportamento equilibrado.

Não se esqueça que um cachorro que não recebeu educação de nenhum tipo e que não se passeia ou estimula mentalmente, é suscetível de sofrer de problemas de comportamento. Por esse motivo, preste muita atenção e dedique-lhe tempo todos os dias, assim como companhia, afeto e educação. Se o tratar com respeito e carinho, terá ao seu lado um excelente companheiro de vida.

Como adestrar um Maltês - O jogo como ferramenta educativa

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como adestrar um Maltês, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Educação básica.

Escrever comentário sobre Como adestrar um Maltês

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Rosangela
Por favor.... SOCORRRO! Comprei um filhote de maltês puro há uma semana. Ele tem dois mêses e está deixando todo mundo louco em casa, morde tudo, morde a gente com força. Faz xixi e cocô por tudo. Tentei de todas as formas ensinar, mas não consegui.... Me ajude, por favor!!!
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Rosangela! É normal que no início seja mais difícil pois tanto ele como vocês estão se acostumando com a nova situação, principalmente porque é um cachorro filhote. É muito importante ter paciência e ser constante na educação.
Temos um artigo sobre o que ensinar a um filhote no primeiro ano que pode te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/o-que-ensinar-a-um-filhote-no-primeiro-ano-20491.html
De qualquer forma, recomendamos que ele seja visto por um médico veterinário de confiança periodicamente.
A equipe do PeritoAnimal deseja boa sorte!
Maria
Tenho um maltês de 3 meses e ele morde tudo eu nao sei como ensinar ele a parar
A sua avaliação:
luciano
o que eu devo fazer pro meu cachorro parar de comer bosta ele nao para de comer e ele é um Maltes o nome dele é Tóby nao sei o que fazer

Como adestrar um Maltês
1 de 5
Como adestrar um Maltês

Voltar ao topo da página