Os mais...

Os melhores cães de companhia

 
Eduarda Piamore
Por Eduarda Piamore, Técnica em psicologia, educação e adestramento canino e felino. 14 abril 2023
Os melhores cães de companhia
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Os cães são muito mais do que uma "mascote por excelência", são os nossos melhores amigos e os companheiros mais fiéis que uma pessoa pode ter. No entanto, vemos que algumas raças caninas se destacam por um temperamento extremamente amigável e sociável que permite estabelecer um vínculo de estreita amizade e confiança com seus tutores, bem como facilitam sua convivência com outros cães e pessoas estranhas ao seu núcleo familiar.

Essas raças costumam ser consideradas como os melhores cães de companhia e, neste artigo do PeritoAnimal, apresentaremos todos eles: o labrador retriever, o bulldog francês, o golden retriever, o poodle, o pastor alemão, o chihuahua, o yorkshire terrier, o pitbull, o galgo, o Jack Russell terrier, o boxer, o terranova, o beagle, o maltês e, é claro, qualquer cão viralata.

Assim, antes de começar, gostaríamos de esclarecer que tanto o comportamento quanto a qualidade do vínculo que um cão é capaz de estabelecer com seu tutor têm muito mais a ver com o ambiente em que vive e com os cuidados e a educação que recebe do que com os fatores genéticos que podem influenciar sua personalidade. Embora você possa se guiar pelas tendências comportamentais típicas de uma ou outra raça de cães para escolher um companheiro mais compatível com sua personalidade e estilo de vida, lembre-se de que será sua responsabilidade criar as condições mais favoráveis para que seu cão se torne o grande amigo que você está procurando.

Agora sim, vamos nos aprofundar em nossa lista dos 16 melhores cães de companhia. Dê uma olhada!

Também lhe pode interessar: Os 20 cães mais elegantes do mundo

Índice

  1. Labrador retriever
  2. Bulldog francês
  3. Golden retriever
  4. Poodle
  5. Pastor alemão
  6. Chihuahua
  7. Yorkshire terrier
  8. Galgo
  9. Boxer
  10. Terra-nova
  11. Beagle
  12. Maltês
  13. Jack Russel terrier
  14. Husky siberiano
  15. Pitbull
  16. Cães vira-latas
Ver mais >>

Labrador retriever

Existe um cão mais dócil que o labrador? Para nós, não! Mas esse não é o único motivo pelo qual esses cães originários do Canadá estão entre as raças mais populares em todo o mundo. Além de seu comportamento naturalmente sociável, brincalhão e amigável, os labradores são extremamente inteligentes e fáceis de adestrar, especialmente quando são recompensados por seus acertos e boas condutas. Ah, eles também são verdadeiros amantes da água e adoram a companhia das crianças.

Os melhores cães de companhia - Labrador retriever

Bulldog francês

Esses pequenos cães conseguiram ampliar sua popularidade muito além de sua França natal e, em 2023, conseguiram a "façanha" de desbancar o labrador retriever de sua histórica primeira posição como "o cão preferido nos Estados Unidos", após 30 anos de "reinado" absoluto. A aparência fofa e o tamanho compacto podem ter tido muito a ver com isso, mas a principal causa de tanto sucesso parece ser sua personalidade doce, brincalhona e muito amigável com cães e pessoas, o que faz do bulldog francês um dos melhores cães de companhia.

É importante destacar que, sendo uma das raças caninas braquicefálicas, os bulldogs franceses são extremamente suscetíveis a sofrer do chamado "síndrome do cão braquicefálico", que leva a dificuldades respiratórias e pode causar obstrução das vias respiratórias em casos mais graves.

Não deixe de consultar o post completo do PeritoAnimal sobre o bulldog francês.

Os melhores cães de companhia - Bulldog francês

Golden retriever

Esta raça canina originária do Reino Unido é amplamente reconhecida e valorizada por seu temperamento muito estável e gentil. O golden retriever é um cão paciente, dinâmico, versátil e muito predisposto ao adestramento. Tudo isso explica por que, além de ser um dos cães de companhia mais amados em todo o mundo, também tem um enorme sucesso como cão de terapia, assistência e trabalho.

Saiba mais em nosso artigo sobre coisas a ter em conta antes de adotar um golden retriever.

Os melhores cães de companhia - Golden retriever

Poodle

Aqui temos outra raça extremamente popular que também funciona muito bem como cão de terapia. Outra vantagem é que existem quatro tipos de poodle de diferentes tamanhos (toy, anão, médio e standard) e todos têm um temperamento bastante versátil, podendo se adaptar a pessoas e famílias com diferentes personalidades e estilos de vida.

Eles têm grande capacidade de aprendizado e tendem a ser muito carinhosos com seus donos, mas precisam ser educados e socializados corretamente desde filhotes para prevenir comportamentos "possessivos" associados à proteção de recursos e latidos excessivos.

Você pode obter mais informações sobre essa raça de cães de companhia em nosso artigo sobre raças de cães de terapia.

Os melhores cães de companhia - Poodle

Pastor alemão

Assim como o poodle e o golden retriever, o pastor alemão, além de ser uma das melhores raças de cães de companhia de grande porte, está entre as 5 raças de cães mais inteligentes e predispostas ao adestramento. Sua versatilidade é tão notável quanto sua beleza e tem feito com que sejam adestrados para propósitos muito diferentes, desde ser um bom cão de guarda e companhia para famílias até trabalhar junto com as Forças Armadas e a polícia.

É um equívoco pensar que a coragem do pastor alemão e seu grande talento para guarda e proteção podem, de alguma forma, favorecer o desenvolvimento de sinais de agressividade, que consistem em um problema de comportamento muito complexo e não em um traço de temperamento desta ou daquela raça.

De fato, os pastores alemães são caracterizados por terem uma personalidade muito estável, segura e confiável, e isso, somado à sua facilidade de aprendizagem, tem propiciado seu treinamento como cão policial, de guarda e proteção.

Os melhores cães de companhia - Pastor alemão

Chihuahua

Pequenos e valentes: esses são os chihuahuas! Eles são uma das melhores raças de cães de companhia pequenos e, ao mesmo tempo, uma das melhores raças de cães para ter em um apartamento, sabia? São considerados a menor raça canina do mundo e podem viver até 20 anos quando recebem bons cuidados. No entanto, eles são sensíveis ao frio e mostram predisposição genética a diversas doenças, como epilepsia, hidrocefalia e hérnia de disco.

Portanto, eles precisam de checkups veterinários regulares e uma boa educação para evitar que sua coragem natural se torne uma fonte de problemas com outros cães e pessoas desconhecidas.

No ExpertoAnimal, preparamos um guia sobre como adestrar um chihuahua - técnicas e comandos básicos.

Os melhores cães de companhia - Chihuahua

Yorkshire terrier

Cheios de energia, brincalhões e corajosos, os famosos "yorkies" não podem faltar em nosso ranking dos melhores cães de companhia. Seu temperamento animado e versátil permite que eles se adaptem bem a pessoas e famílias com diferentes estilos de vida, e podem se adaptar muito bem a viver em um apartamento pequeno, desde que tenham um ambiente enriquecido para se exercitar e se divertir.

Os tutores de um yorkshire terrier também devem levar muito a sério a socialização do cão enquanto ainda é filhote, para evitar tendências à vocalização excessiva, destrutividade e comportamento ciumento em relação a seus tutores.

Os melhores cães de companhia - Yorkshire terrier

Galgo

Os galgos talvez não sejam tão populares como cães de companhia como as outras raças que vimos até agora, mas podem ser companheiros fantásticos para pessoas de todas as idades e estão entre as raças de cães que podem ficar sozinhas.

Sua personalidade naturalmente calma facilita a gestão da solidão e faz com que os galgos sejam menos propensos a desenvolver problemas comportamentais relacionados à ansiedade de separação e à destrutividade. Mas não se engane... os galgos adoram a companhia de seus tutores e precisam de bastante exercício diário para manter um comportamento estável.

No PeritoAnimal, apresentamos as diferenças entre galgo inglês e galgo espanhol. Você vai adorar!

Os melhores cães de companhia - Galgo

Boxer

Este é um dos melhores cães de companhia para iniciantes devido ao seu temperamento afável, enérgico, mas não hiperativo, e extremamente leal. Os cães da raça boxer são bastante sociáveis e costumam interagir amigavelmente até mesmo com estranhos. Todavia, a socialização precoce é altamente recomendada para alcançar um comportamento mais equilibrado dentro e fora de casa.

Para mais dicas, não deixe de consultar nossas indicações sobre como adestrar um cachorro boxer.

Os melhores cães de companhia - Boxer

Terra-nova

Para os amantes de cães de grande porte, apresentamos o verdadeiro "gigante de bom coração". O cão terra-nova não é particularmente enérgico ou brincalhão, embora adore estar na água, mas sua personalidade extremamente serena, paciente com crianças e muito amorosa com os seus tutores o torna um "cão familiar" por excelência. Além disso, é considerado uma das melhores raças de cães para crianças autistas.

No entanto, é importante lembrar que a criação de um cão terra-nova requer um investimento financeiro significativo tanto em alimentação e recursos básicos, quanto em cuidados preventivos de saúde, pois trata-se de uma raça com predisposição genética a várias doenças, como displasia de quadril e torção gástrica.

Os melhores cães de companhia - Terra-nova

Beagle

É uma outra raça de cães ideal para crianças devido a sua personalidade alegre e brincalhona, mas pouco recomendado para aqueles que levam uma vida mais sedentária. Os cães beagle precisam de um alto nível de atividade física diária para gastar energia e manter um comportamento estável, caso contrário, eles se tornam muito suscetíveis ao estresse e à destrutividade.

Também é preciso ter em mente que são cães farejadores com um forte instinto de caça, por isso devem ser socializados desde filhotes para prevenir acidentes na convivência com crianças pequenas e outros animais.

Agora que você conheceu o beagle como uma das melhores raças de cães de companhia de porte médio, confira o post do PeritoAnimal com as melhores raças de cachorros para crianças.

Os melhores cães de companhia - Beagle

Maltês

Este é um dos melhores cães de companhia para quem vive em um apartamento pequeno devido ao seu tamanho e seu caráter muito dócil. A característica mais marcante do maltês é, sem dúvida, o pelo completamente branco que cobre todo o seu corpo. Mas o que mais nos fascina sobre esses peludos é que eles estabelecem um vínculo muito especial com seus familiares.

No entanto, eles exigem bastante atenção e não gostam nada de ficarem a sós; na verdade, tendem a mostrar um temperamento mais nervoso quando ficam muitas horas sozinhos em casa e são propensos a sofrer de ansiedade de separação.

Os melhores cães de companhia - Maltês

Jack Russel terrier

Um pequeno cão com um grande temperamento! O Jack Russel terrier é muito enérgico, curioso, corajoso e até mesmo um pouco ousado, podendo se tornar um excelente companheiro para pessoas e famílias que gostam de praticar esportes e atividades ao ar livre. Eles adoram correr, brincar e testar seu poderoso olfato, por isso é altamente recomendado iniciar a prática de farejamento com esses cães.

No entanto, esses cães têm um temperamento forte e, apesar de sua grande inteligência, não são exatamente fáceis de adestrar, embora respondam bem ao reforço positivo. Portanto, não são recomendados para tutores iniciantes ou pessoas sedentárias.

Os melhores cães de companhia - Jack Russel terrier

Husky siberiano

Além da sua imponente beleza e seus olhos chamativos, o husky siberiano pode ser considerado um dos melhores cães de companhia do mundo devido a sua personalidade muito especial e particularmente "falante", sendo capaz de emitir uma grande variedade de vocalizações para se comunicar com seus familiares. Falando em família, esses peludos gostam de fazer parte de um núcleo familiar, onde serão muito carinhosos com os seus e particularmente protetores com as crianças.

Também é uma raça que, quando bem socializada, prefere estar na companhia de outros cães do que sozinho, e que adora passear e praticar exercícios ou esportes caninos ao ar livre, especialmente o mushing e o agility. Além disso, é altamente recomendável começar a ensinar desde filhote os comandos básicos de obediência para cães.

Os melhores cães de companhia - Husky siberiano

Pitbull

Em primeiro lugar, é preciso esclarecer que não existem diferentes tipos de cães pitbull, mas sim diferentes raças de cães terrier do tipo bull, entre as quais encontramos o pitbull ou american pitbull terrier (APBT). Embora compartilhem uma série de características morfológicas e componentes genéticos, cada uma dessas raças caninas tem particularidades em sua personalidade.

No entanto, podemos falar de certos aspectos em comum, como o fato de que são cães muito amigáveis, ativos, corajosos e protetores de sua família, principalmente das crianças, com quem eles vão gostar de brincar e ter um tratamento especialmente cuidadoso.

Além disso, costumam ter uma devoção tão grande pelos seus tutores que são capazes de fazer quase tudo para agradá-los. Se soubermos fazer um bom uso dessa tendência, veremos que os "cães pitbull" respondem muito bem ao reforço positivo no adestramento e são capazes de aprender uma infinidade de truques, comandos de obediência e tarefas ou "trabalhos" com muita facilidade. Muitas dessas raças tiveram sucesso no passado como "cães-babás" e, atualmente, algumas já se destacam como cães de terapia.

Infelizmente, o mau manejo por parte de uma minoria de tutores fez com que os cães terrier do tipo bull sejam temidos por muitos e, atualmente, são classificados como "cães potencialmente perigosos (CPP)" pela legislação da maioria dos países da Europa e América.

Por isso, é extremamente importante que aqueles que conhecem e amam essas raças ajudem a divulgar todas as suas qualidades e a importância de uma posse responsável. Pensando nisso, gostaríamos de compartilhar algumas dicas para adestrar um pitbull.

Os melhores cães de companhia - Pitbull

Cães vira-latas

Uma das maiores vantagens de adotar um cachorro sem raça definida é que a versatilidade do seu temperamento permite que eles se adaptem a uma grande variedade de ambientes, bem como a pessoas e famílias com personalidades e estilos de vida muito diferentes. É muito mais provável que você encontre um cão sem raça definida compatível com sua personalidade e com as características físicas e comportamentais que você procura em seu "cão de companhia perfeito".

Além disso, os cães sem raça definida têm uma alta diversidade genética que leva a uma predisposição muito baixa à maioria das doenças hereditárias que afetam comumente as raças caninas. Por isso, os cães vira-latas costumam ser mais saudáveis e vivem mais do que os de raça, desde que recebam os cuidados fundamentais para preservar seu bem-estar físico, cognitivo e emocional.

Agora que você conheceu os principais cães de companhia que existem, conte pra gente nos comentários com qual deles você vive!

Se deseja ler mais artigos parecidos a Os melhores cães de companhia, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Os mais....

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 16
Os melhores cães de companhia