Partilhar

O reforço positivo em cães

Vanessa Lopes
Redatora do PeritoAnimal
O reforço positivo em cães

Ver fichas de  Cachorros

Muitas pessoas procuram na internet métodos para resolver os problemas que surgem durante a educação dos seus animais de companhia e é aí que entra o reforço positivo em cães, uma boa ferramenta para contribuir para a sua aprendizagem. O adestramento de um cachorro não se aplica apenas nas suas etapas de filhote, pois este continua também na vida adulta do cachorro para reforçar o seu comportamento.

Em outras palavras, o comportamento fortalece-se quando é seguido por um reforço positivo. O termo "positivo" significa que o reforço apresenta-se ou adiciona-se logo após o comportamento. Os reforços positivos costumam ser coisas agradáveis para o indivíduo ou, coisas pelas quais o indivíduo está disposto a fazer algum trabalho.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos lhe falar sobre o reforço positivo em cães e da eficácia e os resultados que apresenta no adestramento.

Também lhe pode interessar: O reforço positivo nos gatos

O que é o reforço positivo

Existem muitos métodos e diferentes técnicas de adestramento canino no mundo, incluindo o reforço positivo, uma opção que permite que o nosso cachorro perceba e relacione positivamente realizar uma atividade, ordem, etc.

Levá-lo a cabo é simples: consiste em premiar com guloseimas, carícias e palavras de afeto o nosso cachorro quando realizar corretamente uma ordem. Ao contrário de outros métodos, o cachorro entende todo o processo de uma forma mais divertida e faz com que se sinta útil seguindo as nossas indicações.

Deste modo, podemos premiá-lo quando se sentar ou der a pata, quando mostrar uma atitude tranquila, quando brincar de forma correta, etc. O reforço positivo é aplicável em uma infinidade de casos.

Os reforçadores positivos mais comuns no adestramento de cachorros são a comida e os jogos. No entanto, também existem outros reforçadores que pode utilizar. Todos os cachorros são diferentes entre si e, cada um tem preferências particulares. Por isso, não é possível afirmar que todos os cachorro têm que ser treinados com este ou aquele tipo de comida ou que, um determinado jogo servem como reforçador em todos os casos.

O que é o reforço positivo

Uso do clicker

O clicker é uma ferramenta avançada que aplica o reforço positivo com um pequeno instrumento que faz som melhorando assim a atenção e percepção no animal.

Iniciar-se no clicker é uma ótima ideia se estivermos pensando em educar o nosso cachorro, uma vez que permite "capturar" determinados comportamentos do cachorro quando o uso já é avançado. Se já sabe como funciona, descubra como carregar o clicker para começar a praticar com o seu cachorro.

Uso do clicker

Más ferramentas de adestramento

Repreender e castigar o nosso cachorro não é uma forma de o educar, uma vez que o submetemos a uma situação de estresse generalizado, o que faz com que responda de forma pior e que se lembre menos daquilo que estamos tentando comunicar.

Além disso, devemos nos lembrar que passado algum tempo o cachorro já não se lembra do que fez mal e que mostra submissão apenas porque sabe que estamos aborrecidos. Ele vai se encolher e ficar assutado porque sabe que fez alguma coisa de mal mas não percebe realmente o porquê.

Os métodos de castigo como o enforcador ou a coleira com descargas elétricas são instrumentos muito perigosos e negativos para o cachorro, uma vez que se comprovou que podem fazer com que o cachorro dirija a sua raiva contra quem estiver mais próximo além de prejudicar bastante o seu comportamento podendo se tornar num cachorro agressivo, apático e antissocial.

Más ferramentas de adestramento

Benefícios do reforço positivo

A verdade é que tanto treinadores, educadores, etólogos e veterinários recomendam sempre o reforço positivo na educação do cachorro, uma vez que fazer o cachorro aprender de uma forma mais divertida faz com que se lembrem mais facilmente.

Além disso, o reforço positivo permite um melhor relaxamento entre animal de estimação e dono, o que faz com que o nosso animal de estimação se sinta querido, para além de sentir bem-estar e se abrir socialmente.

É o tipo de educação ideal para pessoas sem experiência no cuidado de cachorros e para pessoas que já têm experiência pois dá a oportunidade de educar positivamente o nosso cachorro fazendo-o sentir-se feliz e respeitado.

Benefícios do reforço positivo

Uso correto do reforço positivo

No nosso artigo sobre ensinar o seu cachorro a sentar-se, pode observar como utilizamos a comida para o cachorro realizar o truque e, uma vez que o consiga, deve premiá-lo (estamos utilizando o reforço positivo) para compreender que fez isso bem. Repetir e continuar reforçando esta ordem ajuda o cachorro a entender que está fazendo isso bem e que está sendo recompensado pelas suas habilidades.

Uso incorreto do reforço positivo

Se estiver ensinando o seu cachorro a dar a pata, por exemplo, deve se certificar de premiar o bom cumprimento depois de o ter realizado corretamente. Se deixarmos passar muito tempo entre a ação e o prêmio ou, pelo contrário, nos anteciparmos, estamos fazendo com que o cachorro não relacione corretamente a ordem com a guloseima.

Educar o seu cachorro leva tempo e paciência, mas algo muito mais importante, a precisão de premiar o animal no momento correto.

Um dos erros mais comuns na hora de repreender o cachorro é repreender fora da hora, ou seja, quando já tiver passado algum tempo de ter feito algo de errado. Este tipo de atitude prejudica o animal e gera confusão.

Uso incorreto do reforço positivo

Se deseja ler mais artigos parecidos a O reforço positivo em cães, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Educação básica.

Escrever comentário sobre O reforço positivo em cães

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

O reforço positivo em cães
1 de 6
O reforço positivo em cães
Voltar ao topo da página