Partilhar

Como adestrar um cachorro Boxer

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. 27 abril 2016
Como adestrar um cachorro Boxer

Ficha do animal: Boxer

Quem já teve alguma vez um cachorro Boxer conhece o seu ótimo caráter e o seu entusiasmo na hora de agir, por este motivo educar um filhote de Boxer e inclusive educar um cachorro adulto que adotamos é uma tarefa fundamental se quisermos ter um amigo fiel para toda a vida.

Neste artigo do PeritoAnimal oferecemos-lhe alguns truques e conselhos muito úteis para que o processo de aprendizagem do seu cachorro Boxer seja o melhor, o mais positivo e que obtenha como resultado um cão saudável e feliz mentalmente.

Continue lendo para saber como adestrar um cachorro Boxer, um dos mais carinhosos, entregados e fiéis que encontrará.

Também lhe pode interessar: Como adestrar um cachorro

Caraterísticas do Boxer

O Boxer é uma das melhores raças que existem, embora seja bom referir que cada um tem uma personalidade própria que o faz ser mais sociável, simpático ou brincalhão, por isso dependerá de cada caso.

Tratam-se, no geral, de cachorros muito sociáveis, ativos e inteligentes, sem dúvida que é dos cachorros mais completos quanto ao caráter e comportamento que existem. É muito habilidoso e curioso com os seus donos, para além de gostar de o seguir por toda a casa para descobrir o que está fazendo.

Bastante carinhoso, embora um pouco bruto, deixa-se tocar por crianças e adultos (até por desconhecidos). É um cachorro muito simpático que gosta de brincar e mostrar-se excitado em muitos momentos.

Muito leal aos seus familiares, não hesitará em responder com latidos se perceber que está sendo ameaçado, além disso é um excelente cão de guarda que lhe avisará com antecedência antes de alguém tocar à sua campainha.

Embora se mostre simpático e sociável com outros cachorros, o Boxer nunca recua em uma briga, por este motivo é importante socializá-lo desde filhote. Não é considerado um cachorro potencialmente perigoso na maioria dos países.

Como adestrar um cachorro Boxer - Caraterísticas do Boxer

A socialização do Boxer

Se quiser saber como adestrar um cachorro Boxer, deve saber que deve começar o quanto antes, o Boxer é um cachorro que precisa de ser socializado desde filhote, além de se tratar de um cão muito energético e ativo.

A socialização é um processo gradual que consiste em apresentar ao pequeno filhote as atividades e os seres vivos que conhecerá em um futuro. Para isso, é fundamental sair para passear e interagir com cachorros tranquilos, pessoas amáveis e crianças boas. Tudo o que possa dar ao seu pequeno filhote Boxer será ótimo para quando for adulto. Tente evitar situações nas quais possa passar mal ou ter medo.

Deve incluir neste processo bicicletas, carros e inclusive comida de todo o tipo. O Boxer é um cachorro curioso que o seguirá para onde for para descobrir o mundo junto a si.

É importante definir com toda a família as regras que o novo pet deverá cumprir e tentar respeitá-las ao máximo. Assim, é importante não castigar de forma alguma o nosso Boxer, mas utilizar ao invés disso o reforço positivo, premiando as atitudes que gostarmos que tenha.

Como adestrar um cachorro Boxer - A socialização do Boxer

Corrigir o mau comportamento

Todos os cachorros se portam mal alguma vez, quebrando uma jarra, mordendo um sapato ou inclusive subindo para o nosso sofá preferido. É normal que perante alguns comportamentos fiquemos aborrecidos, mas é importante ter claras algumas coisas:

  • O cachorro não percebe porque você está dando bronca quando já tiver passado um tempo depois de ter feito algo de errado.
  • Se for assim, não deve dar bronca nem bater no cachorro, isso apenas causará mal-estar e estresse grave no animal.
  • Utilizar métodos pouco adequados irá gerar uma atitude negativa e agressiva no seu pet.
  • Se o seu cachorro se tiver comportado de uma forma que não é a correta, é preferível dizer um "Não" e mudar de sítio ou de atividade radicalmente. Não o deve castigar.

Se o cachorro Boxer tentar atacar ou se mostrar agressivo com outro animal, o melhor é sair desse sítio o quanto antes, não lhe dê bronca, lembre-se que estar submetido a agressividade aumenta os níveis de estresse do cachorro e, você não vai querer que a raiva se dirija a você.

Se o seu cachorro urinar em casa leve-o para outro lado e limpe o solo, antes de se aborrecer pense se está passeando com o seu cachorro Boxer o tempo suficiente. Lembre-se que se trata de um cachorro com muita energia que deve passear pelo menos durante 30 minutos cada vez que sair à rua com ele. Descubra 7 exercícios que pode praticar com um cachorro adulto no nosso artigo.

Por fim, perante uma situação na qual descubra que o seu adorado Boxer mordeu todo o sofá, não se aborreça, respire fundo, deixá-lo sozinho por um longo período de tempo é bastante prejudicial para ele, pois trata-se de um cachorro com muita necessidade de afeto. Para isso, recomendamos que deixe ao seu alcance vários brinquedos (com e sem som) e pense inclusive em adotar outro cachorro para ter companhia.

O reforço positivo é, sem dúvida, a melhor técnica para corrigir comportamentos que não nos agradam. Isto consiste em premir as atitudes e ações que considerarmos adequadas com guloseimas, carícias e palavras carinhosas.

Embora muitas pessoas acreditem que o reforço positivo apenas se aplica com comida, a verdade é que um cachorro junto ao seu dono apreciará mais um gesto amável e um beijo que um pedaço de fiambre.

Como adestrar um cachorro Boxer - Corrigir o mau comportamento

Aprendizagem do cachorro Boxer

Como adestrar um cachorro Boxer e como lhe ensinar determinadas ordens será todo um processo para você e para ele, uma vez que descobrirá as melhores formas de comunicarem. Aceite bem sinais físicos assim como palavras, aprenda a comunicar-se com ele.

A primeira coisa que o seu cachorro Boxer deverá aprender será a fazer as necessidades fora de casa, este é um processo que precisa de dedicação, mas é indispensável aprendê-lo o quanto antes. Mas lembre-se que antes de sair para a rua deve ter as suas primeiras vacinas em dia.

Uma vez que o seu cachorro aprenda a fazer as suas necessidades no sítio certo, já podemos começar a ensinar-lhe as ordens básicas de adestramento: sentar-se, ficar quieto, deitar-se, vir aqui e caminhar junto a si.

Não devemos pensar que aprender estas ordens são simples caprichos, pelo contrário, ensinar ao seu filhote de Boxer as ordens básicas irá permitir-lhe ir ao campo e que ele responda, além disso são uma boa forma para conseguir que o cachorro se sinta útil, uma vez que ao realizar determinadas ações recebe um prêmio.

Tudo o que puder ensinar ao seu cachorro é um desafio para ele e uma estimulação necessária para a sua inteligência. No geral, é necessário fazer uma média de entre 10 e 20 repetições para que os Boxer consigam levar a cabo uma ordem. Pratique todos os dias uns 5-10 minutos, demasiado tempo pode estressá-los.

Como adestrar um cachorro Boxer - Aprendizagem do cachorro Boxer

Ordens avançadas

O Boxer pode aprender todo o tipo de truques já na idade adulta e, a comida é uma ótima forma de recompensar o seu pet. Não deixe de praticar e estimular o seu cachorro de forma constante para que se encontre realizado, entre os truques avançados encontramos ordens mais complexas ou de outro tipo como dar a pata, rebolar, iniciar-se no Agility ou outros.

Dedicar tempo ao seu pet para melhorar as ordens e a obediência fortalece a vossa relação e faz com que o seu cachorro seja um pet obediente e feliz, a melhor forma de descobrir como educar um cachorro Boxer é com carinho e constância.

Lembre-se que deve cumprir sempre com os requisitos básicos do cuidado do cachorro para que o processo de aprendizagem seja positivo. Um cachorro triste ou estresse não responderá corretamente.

Como adestrar um cachorro Boxer - Ordens avançadas

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como adestrar um cachorro Boxer, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Educação básica.

Escrever comentário sobre Como adestrar um cachorro Boxer

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Afonso Marrengula
Gostei desta página e estão todos de parabéns.
Como receber sempre vossas novidades ou actualizações de conteúdos?

Como adestrar um cachorro Boxer
1 de 6
Como adestrar um cachorro Boxer

Voltar ao topo da página