Golden Retriever
O Golden Retriever é originário do Reino Unido, mais concretamente da Escócia. Nasceu por volta do ano de 1850, com a procura de um cachorro caçador que fosse capaz de não ferir a presa. Por esse motivo observamos nele habilidade de caça e rastreamento.
Pela sua versatilidade e inteligência é uma das raças mais populares de todo o mundo. Atualmente, além de ser um excelente cachorro de companhia tem aptidões como cachorro de suporte para pessoas com deficiências físicas, para a caça, como cachorro polícia ou bombeiro e inclusive como cachorro de resgaste. Saiba mais sobre o Golden Retriever, de seguida no PeritoAnimal.
- Europa
- Reino Unido
- Grupo VIII
- 15-35
- 35-45
- 45-55
- 55-70
- 70-80
- Mais de 80
- 1-3
- 3-10
- 10-25
- 25-45
- 45-100
- 8-10
- 10-12
- 12-14
- 15-20
- Baixa
- Média
- Alta
- Arnês
Aparência física
Trata-se de um cachorro forte e de tamanho grande. Existem dois tipos de Golden Retriever, embora com algumas diferenças encontramos o Britânico e o Americano-Canadiense. Como diferenças básicas podemos referir que o Britânico tem o focinho mais largo, o peito mais profundo e a cauda mais curta. É mais pesado que o seu primo Americano que conta com uma angulação na parte de trás e uns olhos rasgados. A cabeça é grande assim como o seu corpo, que parece robusto e atlético.
Tem um pelo médio-comprido geralmente liso, de cor dourada e repelente à água. No Canadá podemos encontrar exemplares mais escuros mas todos seguem uma linha de tonalidades claras como ouro ou creme, nunca vermelho ou cor de mogno.
Caráter
O Golden Retriever é um cachorro de caráter amigável, afável e energético. Tem um bom temperamento e mentalmente trata-se de um cachorro ágil. Muito fiel aos seus donos demonstra-lhes a sua inteligência, adaptabilidade, docilidade... E tem uma grande vontade para satisfazer. Todas estas qualidades descrevem a raça e a tornam única e especial.
Não são cachorros de apenas uma pessoa, costumam ser amáveis com desconhecidos e por esse motivo não costumam ser utilizados como cães de guarda. No geral, não se mostram, agressivos, tímidos ou hostis.
Saúde
Como qualquer outra raça de cachorro, deve levá-lo regularmente à sua clínica veterinária para conferir se está tudo bem e para serem administradas as vacinas necessárias. Sofrem de alguns transtornos genéticos e outras doenças como por exemplo:
- Displasia da anca ou cotovelo
- Obesidade e sobrepeso
- Câncer
- Cataratas, atrofia progressiva de retina
A maioria destas doenças desenvolvem-se em exemplares de idade avançada, ainda assim devemos estar conscientes da saúde do nosso Golden Retriever e ter cuidado com a sua alimentação pois são bastante gulosos e farão tudo o que estiver ao seu alcance para conseguir que os premie.
Cuidados
O Golden pode adaptar-se a viver em um apartamento ou uma casa sem problemas. O que é fundamental é receber a sua dose de exercício necessário dividido em três passeios diários. É um cachorro muito ativo.
O pelo do Golden Retriever vai precisar de escovação umas duas vezes por semana e, devemos oferecer-lhe um maior cuidado nas épocas de muda do pelo (primavera e outono). O banho deveria ser a cada 2 ou 3 meses, por esse motivo aconselhamos você a procurar pipetas de longa duração.
A alimentação deve ser equilibrada e de acordo com o exercício que o cachorro realizar, terá de ter sempre água fresca e abundante para beber.
Comportamento
Como todo e qualquer cachorro, o Golden Retriever deve ser socializado com pessoas e animais desde cedo. Não precisam de uma educação complexa como por exemplo outras raças que precisam de um líder mais experiente. O Golden estará disposto a obedecer sem problemas. Adapta-se perfeitamente à convivência com crianças e outros animais.
À exceção de casos pontuais, o Golden costuma ser um cachorro bom e dócil.
Educação
Está classificada no número 4 das raças mais inteligentes segundo a Stanley Coren. Se adotar um Golden Retriever como animal de estimação e dedicar tempo e constância, terá ao seu lado um cachorro que saberá realizar várias ordens e tarefas.
O Golden é um cachorro que além do seu maravilhoso caráter vai-nos trazer vontade de interagir. Esta raça gosta de diversas atividades diárias sobretudo se receberem algum tipo de recompensa. A natação, ir buscar o jornal ou jogos com diferentes bonecos exercitarão tanto o seu físico como a sua mente.
É um bom cachorro para atividades como o Agility, a ajuda de pessoas com deficiências físicas, faz funções terapêuticas ou de resgaste e inclusive de farejadores de droga.