Partilhar
Partilhar em:

Coisas a ter em conta antes de adotar um Golden Retriever

Coisas a ter em conta antes de adotar um Golden Retriever

Ficha do animal: Golden Retriever

Decidiu que quer adotar um cachorro Golden Retriever, pois quer um cão nobre, leal e obediente que viu em um filme ou que se lembra da sua infância. Mas está realmente pronto para ter um Golden Retriever? Antes de ter o cachorro que tanto gosta ou de adotar um cão adulto que viu no refúgio de animais, responda muito sinceramente a estas perguntas e certifique-se que está realmente pronto para receber um Golden Retriever em casa.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos lhe explicar as coisas que deve ter em conta antes de adotar um Golden Retriever, confira-as todas e pense bem se esta é a raça canina que pode ter. Além disso, lembre-se que se a resposta é não, mas está disposto a compartilhar a sua vida com um cachorro, pode sempre optar por outra raça que se adapte melhor ao seu estilo de vida.

Também lhe pode interessar: Cuidados do Golden Retriever

O seu estilo de vida adapta-se ao estilo de vida de um Golden Retriever?

Cada raça canina tem um caráter próprio e, os Golden Retriever são geralmente cães muito ativos que precisam de exercício frequente e de muitas brincadeiras. Se é uma pessoa ativa que gosta de esporte e de atividades ao ar livre, então o Golden pode ser um bom cachorro para si. Se, pelo contrário, é uma pessoa mais calma e sedentária, talvez esta raça não seja a mais apropriada e deva optar por um cão mais calmo.

Quer um cão de guarda ou um cão de companhia?

Se está procurando um cão de guarda e de proteção, não é uma boa ideia adotar um Golden Retriever. O Pastor Alemão, o Rottweiler, o Pastor Belga Malinois e o Doberman são bons cães de guarda e de proteção. Os Golden Retriever, por sua vez, são cães muito sociáveis e não têm problemas em se aproximar de desconhecidos para brincar com eles, pelo que não são bons cães de guarda.

Se o que quer é um cão de companhia, então o Golden Retriever é uma boa ideia. Especialmente se na sua família há crianças ou adolescentes que têm muito tempo para compartilhar com o cachorro.

É um maníaco da organização e da limpeza?

Se é um maníaco da limpeza, que gosta de ver os pisos brilhantes, tapetes impecáveis e roupa bem limpa, saiba que o Golden Retriever vai lhe trazer muitas dores de cabeça. São cães muito brincalhões que gostam de brincar inclusive na água, em poças ou na lama. Por isso terá de dar um banho extra ao seu Golden mais de uma vez. E é certo que mais de uma vez terá de limpar tapetes, o carro ou a roupa por causa do seu cachorro. Além disso, são cães que perdem muito pelo. Mesmo com a escovação diária, encontrará pelos do cachorro por toda a casa, e sobretudo na roupa. Se não consegue suportar isso, então o Golden Retriever não é para si.

Por último, mas não menos importante, o Golden é um cachorro grande e ativo que pode quebrar objetos decorativos sem intenção. Se tiver um Golden Retriever, é provável que tenha que reorganizar a disposição dos objetos decorativos na sua casa, ou sofrer a perda de alguns deles.

Por isso, se a limpeza e a organização são a prioridade número um na sua vida, procure outra raça de cachorro. Mas se consegue tolerar um pouco de desordem de vez em quando, algum pelo do seu cachorro e, não lhe incomoda ter que limpar novamente muitas vezes, o Golden Retriever pode ser um dos melhores companheiros que alguma vez tenha conhecido.

Você ou alguém da sua família tem alergia aos cachorros?

Se alguém da sua família tem alergia aos cachorros, então é uma péssima ideia levar um Golden Retriever para sua casa devido à quantidade de pelo que perde diariamente.

Se apesar da alergia quer ter um cachorro, e todos em casa estão de acordo, procure uma raça de cães hipoalergênica, que não perca pelo, como o Poodle. Consulte a nossa lista dos melhores cães para alérgicos e adote o que melhor se adapta às suas necessidades e estilo de vida.

Quanto tempo tem para dedicar ao seu Golden?

Como já sabe, os Golden Retriever precisam de muito afeto e companhia. Não são cachorros que se possam deixar sozinhos durante todo o dia enquanto vai trabalhar. Se deixar um Golden Retriever sozinho durante todo o dia, é certo que irá latir, cavar no jardim, morder as plantas ou destruir os móveis de casa. Se não tem com quem deixar o seu Golden enquanto não está em casa, opte por outra raça mais independente ou procure outras soluções.

Algumas pessoas resolvem este problema deixando os seus cachorros em creches caninas ou contratando pessoas para passearem os cães durante várias horas. Essas podem ser alternativas para ter um Golden Retriever apesar de trabalhar o dia todo, mas deve se certificar de conseguir uma boa creche canina ou uma pessoa que o passeie confiável.

Por conseguinte, a outra opção é que passe muito tempo com o seu cachorro. Por isso, isso vai depender do trabalho que tem e se lhe permite levar o cachorro consigo.

Quer um Golden porque está na moda ou pensa que os seus filhos estão na idade de ter um cão?

Dentro da lista de coisas a ter em conta antes de adotar um Golden Retriever encontra-se o motivo pelo qual quer compartilhar a sua vida com ele. Os Golden precisam de muito tempo e esforço, não são cães de enfeitar e não nascem treinados, por isso nunca pense em adotar um Golden (ou outro cachorro) só porque a raça está na moda ou porque quer dar um presente aos seus filhos.

Lembre-se que os cães são seres vivos com necessidades próprias e que adotar um é uma grande responsabilidade.

Pode adestrar o seu cachorro?

O adestramento canino leva tempo e requer dedicação. Não se treina um cachorro em poucas semanas nem em sessões ocasionais. Embora os Golden Retriever tenham a fama de ser cachorros obedientes e fáceis de adestrar, vai precisar de tempo, dedicação, constância e paciência para adestrar o seu cachorro. Inclusive se contratar um treinador que treine o seu cachorro, em algum momento terá que aprender e continuar praticando para que o seu Golden não se esqueça do que aprendeu.

Quando o Golden Retriever é filhote, tem que limpar as suas necessidades, socializá-lo com pessoas e outros cães e, habituá-lo a diferentes ambientes e situações. Quando é adulto tem que manter o adestramento, tanto em situações da vida real como em sessões de adestramento planejadas. Desta forma, o adestramento do Golden Retriever é uma atividade para toda a vida, por isso antes de adotar um deve se questionar se está disposto a adestrar o seu cachorro e a manter a sua educação ao longo da sua vida.

O seu orçamento permite-lhe ter um Golden Retriever?

Um Golden Retriever pesa ao redor de 30 quilos. Não é um cão pequeno e precisa de muito alimento. Além disso, terá gastos veterinários previstos e imprevistos, precisará de comprar coleiras, guias, brinquedos (que terá de ir substituindo à medida que se forem estragando), casas para cães e de certeza mais algum extra. Antes de levar o filhote ou cachorro adulto para casa, deve ter a certeza que tem o dinheiro necessário para manter o pet. Talvez decida levar o seu cachorro a aulas de adestramento, que também custam dinheiro. E o cabeleireiro e os banhos, se não fizer isso você mesmo, também têm um custo elevado.

Consulte proprietários desta raça canina e cães idênticos para saber quanto custa manter um Golden Retriever.

Incomoda-lhe que o cachorro o siga para todo o lado?

Os Golden são cães que andam conosco o tempo todo, embora não sejam cães de apenas um dono. Desta forma, o Golden Retriever irá segui-lo para todo o lado, seja na cozinha ou no banheiro. Se isso o incomoda, então o Golden não é o cachorro para si. Um Basenji ou um Galgo Afegão talvez sejam melhores alternativas porque são cães mais independentes.

Tem espaço suficiente?

Se vive em um apartamento ou andar pequeno pode ter um Golden, mas vai precisar de dedicar muito tempo aos seus passeios e brincadeiras. Além disso, considere qual pode ser o efeito sobre os vizinhos. Não é cômodo entrar num elevador pequeno em que está um cachorro do tamanho de um Golden Retriever.

Depois de ver esta lista de coisas a ter em conta antes de adotar um Golden Retriever, acha que pode compartilhar a sua vida com um deles? Se a resposta é sim, lembre-se que os refúgios de animais estão cheios de exemplares adultos esperando por uma casa para receber todo o carinho que eles estão dispostos a dar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Coisas a ter em conta antes de adotar um Golden Retriever, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de O que precisa saber.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre Coisas a ter em conta antes de adotar um Golden Retriever

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Coisas a ter em conta antes de adotar um Golden Retriever
1 de 7
Coisas a ter em conta antes de adotar um Golden Retriever