Educação básica

Adestrar um Chihuahua - Técnicas e comandos básicos

Nelson Ferreira
Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. Atualizado: 14 setembro 2017
Adestrar um Chihuahua - Técnicas e comandos básicos
Chihuahua

Ficha do animal: Chihuahua

Está cansado que o seu cachorro Chihuahua não lhe obedeça às suas ordens? Se o seu pequeno companheiro ainda não entende o "NÃO", não há forma de aprender a fazer as suas necessidades fora de casa, não se senta nem fica quieto quando lhe põe a coleira ou quer cortar-lhe as unhas, então chegou ao sítio certo!

No PeritoAnimal.com.br damos-lhe algumas dicas para que aprenda a adestrar o seu Chihuahua corretamente. Apesar de ser uma das raças mais possessivas e dominantes, adestrar um Chihuahua para lhe ensinar as ordens básicas não é assim tão complicados se souber como deve proceder para conseguir um bom ensinamento do seu cachorro.

Também lhe pode interessar: Comandos básicos para cachorros

Índice

  1. Características do Chihuahua
  2. A importância da socialização
  3. Estabeleça as regras
  4. Ensine-lhe onde deve fazer as suas necessidades
  5. Como adestrar um Chihuahua: comandos básicos
  6. Outros comandos

Características do Chihuahua

Para poder mergulhar nas técnicas de adestramento para Chihuahua, é imprescindível que conheça as características do caráter desta raça de cão. Assim sendo, o Chihuahua caracteriza-se por ter um caráter dominante e possessivo, por isso não se encontra na sua natureza o ser submisso, ele é um líder nato. Além disso, é caprichoso, energético, inteligente e muito ativo, está sempre disposto a brincar com o seu dono e outros cães da sua raça.

Sabendo isto, que atitude devemos ter para educar corretamente o nosso Chihuahua?

  • Devemos mostrar uma atitude autoritária sem ser agressivos e mantermo-nos sempre firmes. Se dizemos que não queremos que o nosso pequeno companheiro suba para o sofá, devemos manter essa decisão e não deixar que o façam nem uma vez. Lembre-se: o líder da matilha tem que ser você.
  • A autoridade deve ser sempre acompanhada da segurança. Embora se mantenha firme na sua decisão, o seu Chihuahua percebe a insegurança que você possa ter, acreditando que ele é o líder.
  • Não devemos dar ao nosso Chihuahua todos os caprichos que ele quer. O seu focinho doce e meigo não o pode fazer baixar a guarda, se quer que o seu cão seja bem educado deve ensinar-lhe a merecer esses caprichos.

Ser autoritário não é sinônimo de ser agressivo. Isto quer dizer que jamais devemos gritar ao nosso cachorro, bater ou educar através do condicionamento negativo. Com isto a única coisa que conseguirá é que o seu Chihuahua seja medroso, esteja sempre na defensiva e, inclusivamente, seja agressivo. Especialmente os cães de raça pequena e toy, são altamente sensíveis a este tipo de comportamentos e rapidamente se viram desconfiados, associando às pessoas algo negativo.

Adestrar um Chihuahua - Técnicas e comandos básicos - Características do Chihuahua

A importância da socialização

Agora que sabemos como devemos enfrentar a educação do nosso Chihuahua, por onde começamos? Sem sombra de dúvidas, um dos aspetos mais importantes do adestramento de qualquer cão é a socialização. Embora todas as raças necessitem de uma correta relação com o resto dos cães, pessoas e meio envolvente, é certo que existem cães com mais predisposição que outros e, por isso mesmo, que precisam de mais atenção neste ponto.

Como comentamos no ponto anterior, os Chihuahuas são cães que preferem relacionar-se com cães da sua raça e, assim sendo, se não os socializarmos corretamente podem ter atitudes agressivas ou ariscas com o resto dos cães. Para evitar que isto aconteça, devemos iniciar o processo de socialização o quanto antes.

Durante a etapa de filhote é quando os cães estão mais receptivos, criam a sua personalidade e adotam uma série de comportamentos que devemos guiar se queremos obter um cão feliz, saudável e, sobretudo, equilibrado. Para socializar o nosso Chihuahua corretamente devemos ter em conta os seguintes fatores:

  • Para começar a relacionar o Chihuahua com outros cães ou animais de outras espécies, tem que escolher exemplares tranquilos, bem educados e equilibrados. Uma má escolha pode desencadear um encontro negativo, com graves consequências que podem marcar o nosso Chihuahua para toda a vida.
  • Que o seu reduzido tamanho não o influencie. Embora faça parte das raças de cães mais pequenas do mundo, o Chihuahua está perfeitamente preparado para se relacionar com cães maiores. Negar-lhe essa relação só irá fazer com que adote uma atitude agressiva quando "tropeçar" com estas raças.
  • Prepare o encontro em um ambiente agradável, onde se sinta confortável e seguro.
  • Embora seja pequeno, o Chihuahua não é um brinquedo. Porque dizemos isto? Na hora de o socializar com crianças é fundamental que as façamos entender que não debem tratá-lo como os seus brinquedos, devem respeitá-lo e cuidar dele. Não consciencializar os mais pequenos pode fazer com que o nosso Chihuahua tenha uma má experiência com eles e, por conseguinte, tenha medo deles, chegando inclusive a morder para se defender.

Para mais detalhes, consulte o seguinte artigo do PeritoAnimal onde lhe explicamos as técnicas para socializar o seu cachorro com outros cães, pessoas e animais do seu meio envolvente.

Adestrar um Chihuahua - Técnicas e comandos básicos - A importância da socialização

Estabeleça as regras

Antes de continuar com o adestramento do Chihuahua devemos ter bem claro o que lhe queremos ensinar e que regras queremos impor. Nesse sentido, é crucial que se reúna com a família ou o resto dos membros que vivam consigo e juntos decidam estes pontos.

Para educar o nosso cachorro corretamente é fundamental que todos os membros que vão participar na sua educação estejam de acordo e atuem da mesma forma. Isto quer dizer que todos devem utilizar as mesmas palavras para lhe ensinar as ordens e ser igualmente firmes. Se uma das pessoas utiliza a palavra "sit" e outra "senta" para ensinar o Chihuahua a sentar, o cão jamais irá interiorizar essa ordem. Além disso, devem decidir a que espaços da casa tem acesso, se pode ou não subir para o sofá, horário das refeições e passeio, etc.

Lembre-se que os cão são animais de rotinas e que precisam de horários fixos para alcançarem a estabilidade interior. Por outro lado, por se tratar de uma raça possessiva e territorial, é imprescindível que lhe dê um espaço só para ele, onde pode colocar as suas tacinhas de comida e água, cama e brinquedos. Caso não tenha esse espaço, o Chihuahua acreditará que tem livre acesso por toda a casa e, novamente, irá pensar que é o líder da matilha.

Corrija o mau comportamento

Cada vez que o seu Chihuahua não cumpra as regras estabelecidas ou adote um mau comportamento, não lhe grite nem ralhe, simplesmente diga um contundente "NÃO" e corrija o dito comportamento. Desse modo estabelece uma sansão de acordo com sucedido, como a remoção de um brinquedo, sair do parque, etc. Muito importante, a dita sansão não pode durar eternamente nem podemos estabelecê-la sem corrigir a má conduta, caso contrário não terá nenhum efeito.

Adestrar um Chihuahua - Técnicas e comandos básicos - Estabeleça as regras

Ensine-lhe onde deve fazer as suas necessidades

Ensinar ao seu Chihuahua hábitos de higiene é muito importante tanto para manter o seu lar bem limpo como para ter um cão educado. Se o seu Chihuahua ainda não está vacinado, deve ensinar-lhe a fazer as suas necessidades sobre papel de jornal ou tolhas sanitárias para cães. Para isso, deve seguir os seguintes passos:

  1. Escolha um canto da sua casa onde quer que ele faça as suas necessidades. Em seguida, coloque várias folhas de papel de jornal ou toalhas grandes de mesa de papel.
  2. Poucos minutos depois de ter comido ou bebido água, leve o cachorro para esse canto e coloque-o sobre o papel.
  3. Espere o tempo necessário até que ele urine ou defeque e felicite-o com entusiasmo. Se o veterinário o permitir, ofereça-lhe um prêmio como recompensa pela boa conduta.
  4. Depois de um longo período de sono, também deverá levar o seu cachorro ao jornal para que possa fazer as suas necessidades.
  5. Retire os papéis de jornal sujos e substitua por novos. Ao fazer a mudança das folhas, deverá esfregar os papéis sujos sobre os novos para que se impregne o odor da sua urina e ele se lembre que aí o lugar onde deve ir. Outro truque é deixar uma das folhas sujas sobre as outras folhas limpas.

Os Chihuahuas têm a bexiga e o sistema excretor muito mais pequeno que as raças de maior tamanho, por isso, o tempo de espera entre o ato de comer ou beber e o de o¡urinar ou defecar é muito menor. Durante os seus primeiros meses de vida deverá estar sempre vigilante para poder ensinar a fazer as suas necessidades e corrigir de cada vez que não o faça no canto que escolheu para esse efeito.

Nesse sentido, se o apanhar urinado fora do jornal deve pegá-lo com suavidade e levá-lo imediatamente para o canto, de forma a que possa continuar aí as suas necessidades. Lembre-se de desinfetar a zona para eliminar o cheiro e evitar que o Chihuahua possa voltar a fazer as necessidades nesse espaço.

Depois de vacinar o cachorro, já podemos começar a ensinar-lhe a fazer as suas necessidades fora de casa:

  1. Tal como fez com o jornal, dez ou quinze minutos depois de comer ou beber água, leve o Chihuahua para passear de forma a que possa fazer as suas necessidades.
  2. Cada vez que urinar durante o passeio felicite-o e dê-lhe um prêmio pelo seu bom comportamento.
  3. Se o seu cachorro não quer urinar durante os primeiros passeios, existe um truque muito eficaz que não falha. Como os Chihuahuas são cachorros muito territoriais, tente levá-lo a zonas onde outros cães possam ter urinado. O seu instinto fará com que marquem o território e sejam "obrigados" a urinar.
  4. Lembre-se que também deve levá-lo à rua depois de ele dormir.

Durante os primeiros meses deverá levar o seu Chihuahua a passear de quatro a cinco vezes por dia e, pouco a pouco, ir reduzindo os passeios até conseguir que o animal aprenda a controlar-se e espere até sair para fazer as suas necessidades. Como vê, as saídas estão relacionadas com as vezes que deve comer por dia. Se ainda não sabe a quantidade de ideal de comida que o seu Chihuahua precisa, não perca este artigo.

Adestrar um Chihuahua - Técnicas e comandos básicos - Ensine-lhe onde deve fazer as suas necessidades

Como adestrar um Chihuahua: comandos básicos

Uma vez estabelecidas as regras e iniciada a aprendizagem de hábitos de higiene, já podemos começar com o processo de educação. Comecemos pelos comandos básicos: "vem", "junto" e "quieto". Para educar melhor o Chihuahua, os profissionais recomendam a utilização do clicker. Se ainda não sabe o que é ou como utilizá-lo, descubra neste artigo várias informações sobre o clicker para adestramento.

Ensinar o Chihuahua a vir aqui

Sem dúvida, este é um dos primeiros comandos que devemos ensinar ao nosso cão, independentemente da sua raça. Se não tiver um clicker, pode utilizar guloseimas. Para começar, deve ter em conta os seguintes passos:

  • É melhor praticar esta ordem no exterior, num local amplo e vedado. A casa está cheia de distrações como os brinquedos e comida.
  • Coloque o cão em um ponto do espaço e afaste-se dele. Ponha uma guloseima nos seus pés e diga com firmeza "vem" (ou a palavra que escolher). Automaticamente o animal irá recolher a comida.
  • Quando vier, felicite-o com entusiasmo e dê a dita recompensa.
  • Repita o processo mas sem a guloseima, simplesmente afaste-se dele e diga "vem". Se vier, lembre-se de dar-lhe um prêmio pela boa conduta. Se não vier, volte a colocar a guloseiam até que ele associe o "vem" com o ato de ir.
  • Pouco a pouco, aumente a distância e reduza as guloseimas.

Ensinar o Chihuahua a caminhas junto a mim

Este comando tem duas partes que devemos levar a cabo para conseguir que ele a interiorize. Antes de ensinar a caminhar junto de si, deve fazê-lo entender que não queremos que puxe a correia nem se afaste. Para o fazer, siga estes passos:

  • Sempre que se afastar ou puxar a correia, pare. Sem dizer "Não", nem ralhar, simplesmente deixe de caminhar.
  • Quando o Chihuahua parar, felicite-o e volte a andar. Assim, é só isto!

Assim que o cão entender que não queremos que puxe a correia, podemos passar à segunda parte do adestramento. Leve o clicker consigo ou as guloseimas (ou ambos), caminhe com espaço para poder observar bem o cão e reagir de forma imediata. Cada vez que o cão se aproximar de si, diga a palavra "junto", faça clique com o clicker e dê a recompensa. Repita o processo reduzindo cada vez mais as guloseimas até que ele interiorize o comando.

Ensinar o Chihuahua a ficar quieto

Para ensinar este comendo devemos seguir praticamente os mesmos passos que para o comando anterior:

  • Para que seja mais fácil, comece durante o passeio.
  • De vez em quando, pare de caminhar. quando vir que o Chihuahua fica quieto, diga a palavra "quieto", faça clique com o clicker, felicite-o e dê uma guloseima como prêmio.
  • Repita este processo até que o seu cachorro associe a palavra "quieto" com o ato de parar, reduzindo as guloseimas pouco a pouco.
  • Experimente dar a ordem em diferentes contextos para que a interiorize e premeie sempre que fizer bem a ordem.

Para ensinar o seu Chihuahua qualquer destes comandos deverá munir-se de paciência, pois esta não é uma tarefa que se consiga em dois dias.

Adestrar um Chihuahua - Técnicas e comandos básicos - Como adestrar um Chihuahua: comandos básicos

Outros comandos

depois de aprendidos os comandos anteriores, podemos começar a ensinar o nosso Chihuahua a sentar-se, a dar a pata, fazer-se de morto, trazer a bola, etc. Continue navegando pelo PeritoAnimal.com.br para descobrir os passos a seguir e as dicas a ter em conta para educar o seu cão da melhor forma possível. Lembre-se que o condicionamento positivo é fundamental para conseguir um cão feliz e equilibrado. Por outro lado, não deixe de consultar o nosso artigo sobre os cuidados do Chihuahua e certifique-se de que os cumpre todos.

Leia também o nosso artigo com 10 curiosidades sobre os chihuahua.

Adestrar um Chihuahua - Técnicas e comandos básicos - Outros comandos

Se deseja ler mais artigos parecidos a Adestrar um Chihuahua - Técnicas e comandos básicos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Educação básica.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Marisol viveiros
Boa noite! Tenho um filhote de oito meses que não faz xixi no tapete higiênico.
1 de 7
Adestrar um Chihuahua - Técnicas e comandos básicos