Partilhar

As melhores raças de cães para crianças autistas

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 8 novembro 2018
As melhores raças de cães para crianças autistas

Ver fichas de  Cachorros

Os cães são criaturas muito sensíveis e empáticas. A conexão que podem chegar a estabelecer com o homem, muitas vezes, é espetacular. Com os anos, o cachorro tem feito uma tão boa equipe com o ser humano que já existem cachorros para praticamente todos os tipos de caráteres, personalidades e gostos.

Também existem algumas raças de cachorros que, para além de serem parte de uma família, têm certas habilidades que são natas neles e por isso, são educados para realizar tarefas bem particulares. Como é o caso dos cachorros que acompanham crianças com necessidades especiais, como por exemplo, as crianças diagnosticadas com autismo. Está comprovado que o laço afetivo que se acaba formando entre o pequeno e o seu pet é tão grande e forte, que um não se pode separar do outro e que melhora, em grande medida, o estado de ânimo e a saúde da criança.

Se na sua família há uma criança com este tipo de condição e está pensando em dar-lhe um novo amigo, é importante que conheça quais são as melhores raças de cães para crianças autistas para depois tomar a decisão correta. Continue lendo este artigo do PeritoAnimal e descubra quais são essas raças caninas especiais.

1. Staffordshire Bull Terrier

Um Staffordshire Bull Terrier é um cachorro que aparentemente pode causar um certo impacto porque é robusto e musculado, mas contra toda a sua aparência física, é muito dócil e está considerado como uma das melhores raças para acompanhar crianças com autismo. De fato, chamam-no de "cachorro babá", porque são excelentes com os mais pequenos.

São leais, fiáveis e têm um caráter fenomenal. Adoram estar junto da sua família, por isso verá que ele acompanhará a criança para onde quer que for, inclusive na hora de ir para a cama. É muito carinhoso e obediente. Se o educar de forma correta e lhe der todo o seu amor, será a melhor terapia da criança.

As melhores raças de cães para crianças autistas - 1. Staffordshire Bull Terrier

2. Terra Nova

De novo, não se deixe enganar pelo tamanho. Os Terra Nova são tão grandes como o seu próprio coração. Se gosta desta raça terá um novo peluche em casa para abraçar o seu filho todo o tempo. Algo bom deste cachorro é que ao ser tão grande tem poucos requerimentos a nível energético, perfeito para a criança que tem autismo porque o incentivará a estar calmo. Também funcionará para que os que são menos ativos e que gostam mais de estar desenhando e brincando em um mesmo espaço.

É um gigante gentil, tem um temperamento relaxado e é muito inteligente. O Terra Nova foi o cachorro escolhido para ser o pet do famoso personagem de contos Peter Pan. Que melhor exemplo do quão fantástico ele pode ser com as crianças.

As melhores raças de cães para crianças autistas - 2. Terra Nova

3. Cão de Montanha dos Pirenéus

O Cão de Montanha dos Pirenéus é uma raça muito inteligente, usada sempre como uma raça de trabalho, o que quer dizer que, é adaptável em termos de educação. Uma das funções que tem um cachorro com uma criança autista é a de cuidar e fazer de guarda, assim os pais podem relaxar um pouco e dividir a responsabilidade de estar demasiado pendente ao mesmo tempo que realizam outras tarefas em casa.

São cachorros muito equilibrados mentalmente, tranquilos e pouco nervosos. Não são muito de latir, uma virtude nestes casos, porque não terão a tendência de alterar a criança. São bons com as novas experiências e simpatizam muito com o seu dono.

As melhores raças de cães para crianças autistas - 3. Cão de Montanha dos Pirenéus

4. Golden Retriever

Os Golden são o cão familiar por excelência, é a primeira raça na qual pensam a maioria dos pais na hora de adquirir um cachorro para os seus filhos. E têm todas as caraterísticas adequadas para serem um grande companheiro. Também é uma das raças especiais para ser considerado como "cão de assistência" pela sua personalidade dócil, segura e adaptável.

São muito carinhosos com as crianças e têm um grande instinto no que se refere às emoções. Por exemplo, se um dia a criança está mais ativa e contente, o cachorro irá incentivá-la a brincar e irão se divertir muito juntos. Se pelo contrário, é um dia em que a criança se encontra um pouco mais apagado, um Golden irá se manter ao seu lado com uma posição muito tranquila como se estivesse indicando "estou aqui para quando precisares" transmitindo-lhe, ao mesmo tempo, todo o seu carinho.

As melhores raças de cães para crianças autistas - 4. Golden Retriever

5. Labrador Retriever

Os cachorros, em especial, a raça Labrador Retriever, costumam estabelecer laços de amor e confiança com os seus donos, através do contato visual. Com o seu doce e atento olhar querem expressar muitas coisas, ao mesmo tempo que o fazem sentir querido e seguro.

Os Labradores Retriever são conhecidos por serem cães de companhia, resgaste e assistência. Entre muitos dos benefícios da sua presença na vida de uma criança com autismo encontram-se os seguintes: geram confiança, ajudam a reduzir os ataques de ansiedade, estimulam a imaginação e a vontade de comunicar, fomentam o autocontrole e como são muito sociáveis e carinhosos, são excelentes integrando as crianças no seu ambiente. Um Labrador pode favorecer a reativação dos conetores emocionais das crianças com este transtorno.

As melhores raças de cães para crianças autistas - 5. Labrador Retriever

Se deseja ler mais artigos parecidos a As melhores raças de cães para crianças autistas, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Ideal para.

Escrever comentário sobre As melhores raças de cães para crianças autistas

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Priscila Carvalho
Meu filho é autista severo, ele tem 8 anos. Desde que meu filho nasceu nós já tínhamos um Golden em casa, os dois deitavam e rolavam juntos pelo quintal, pela casa, pela calçada e varanda, ele acompanhou o crescimento do Vinícius e super o protegia de tudo, era um excelente guardião do meu filho, colocava meu filho para pegar sol lá estava o Billy sentado ao seu lado como se fosse um segurança e ainda ele colocava uma das patas em cima do bebe conforto para dizer que aquele bebe era dele, era muito engraçado, o Billy não era um cão treinado mas era extremamente obediente. Depois de alguns anos, nos mudamos para apartamento e para uma outra cidade a trabalho, não deu para ficarmos com ele e doamos ele para uma outra família que o amava de mais... foi muito triste esse desvinculo. Um ano mais tarde o Vinícius ganhou dos meus pais um filhote de shitzu, pensem em um cachorro que foi desprezado?? O Vinícius odiava aquele cachorro, ele não suporta e não tem simpatia alguma por cachorro pequeno, uma forma de fazer ele ainda ter contato com animais foi a equoterapia, está dando muito certo e ele ama a égua que é usada para trabalhar com ele. Ele abraça ela, beija ela.... e com o shitzu ele pegava pelo pescoço e pendurava ela para cima, passei muito trabalho mas não conseguimos fazer os dois se entrosarem. Tivemos que vender o filho antes que um acidente grave acontecesse.

Bom essa é nossa história, esperamos poder ajudar de alguma forma.

Saudades do nosso fiel e bom companheiro.
A sua avaliação:
Rosani Araujo Silva
Gostaria de saber quais as melhores raças de cachorros porte pequeno para criança com autismo moderado, eplepsia e retardo mental? Obrigada,
Vanessa Lopes (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Rosani! Dentro destas melhores raças de cães para crianças autistas apenas encontramos cães de porte grande, no entanto isso não significa que outras raças não listadas aqui não sejam igualmente benéficas para a criança. Qualquer cachorro, seja ele de que raça for, pode ajudar uma criança autista. Por isso, deixo-lhe aqui uma lista dos melhores cachorros para crianças, entre os quais poderá encontrar raças de porte pequeno-médio como o Beagle ou o Border Collie: https://www.peritoanimal.com.br/as-melhores-racas-de-cachorros-para-criancas-8217.html

As melhores raças de cães para crianças autistas
1 de 6
As melhores raças de cães para crianças autistas

Voltar ao topo da página