menu
Partilhar

Diferenças entre galgo inglês e galgo espanhol

 
Por Maria Besteiros, Auxiliar técnica veterinária. 2 novembro 2021
Diferenças entre galgo inglês e galgo espanhol

Ver fichas de  Cachorros

Os galgos são cães inconfundíveis graças ao seu corpo elegante e atlético, sua cabeça alongada e suas pernas esguias, características que lhes permitem atingir grandes velocidades. Além disso, possuem excelentes qualidades que os tornam ótimos animais de estimação.

Existem várias raças muito semelhantes de galgos, como o galgo inglês e o galgo espanhol, tanto que é possível confundi-los. Neste artigo do PeritoAnimal, vamos revisar as características básicas de ambas as raças, bem como as diferenças entre o galgo inglês e o galgo espanhol.

Origem do galgo inglês e do galgo espanhol

Como os próprios nomes já indicam, a primeira diferença entre essas raças de galgos está em seu local de desenvolvimento. Acredita-se que o galgo inglês ou greyhound descenda de cães egípcios, tendo evoluído para o cão que conhecemos hoje no Reino Unido, onde parece que pode ter sido introduzido pelos celtas. O nome grei significava «fino» ou «belo».

Um fato que confirma sua antiguidade é uma escultura descoberta em uma tumba egípcia de 4.900 anos. Por outro lado, há sangue do galgo inglês no galgo espanhol, assim como de podengos e outros cães que chegaram à península com mercadores ou invasores, como foi o caso do sloughi há cerca de 1.000 anos.

Como suas características físicas indicam, ambos foram projetados para velocidade, embora existam diferenças entre eles. O galgo inglês, em seus primórdios, foi usado principalmente para a caça de lebres por meio da corrida. Não é surpreendente, uma vez que estamos falando de um cachorro muito rápido, capaz de atingir 60 km/h. Sua velocidade e visão permitem superar a presa, e esta raça é especialista em arrancadas e corridas curtas e explosivas.

Por outro lado, o galgo espanhol é menos rápido, ficando por volta dos 48 km/h, mas possui maior resistência, ou seja, pode correr mais rápido que o galgo inglês. Hoje, ambos ainda são utilizados na caça, mas também podem ser encontrados disputando corridas, principalmente o galgo inglês, e claro, como excelentes cães de estimação.

Características físicas do galgo inglês e do galgo espanhol

A diferença física mais clara entre o galgo inglês e o galgo espanhol é seu tamanho. Assim, embora ambos sejam cães de grande porte, o galgo inglês é um pouco maior. Os exemplares desta raça pesam entre 27-32 kg e medem entre 69 e 76 cm. Por sua vez, o galgo espanhol pesa de 20 a 30 kg, e sua altura na cernelha varia entre 60 e 70 cm.

Todos os galgos terão em comum sua silhueta esguia, atlética, elegante e ágil, com pernas longas e finas, pescoço musculoso e arqueado e cauda fina e baixa. Além disso, compartilham outros aspectos que contribuem para o desenvolvimento de sua grande velocidade, como a largura do tórax para melhorar a capacidade pulmonar e cardíaca, e a cabeça alongada com o crânio achatado. Portanto, para encontrar diferenças entre o galgo inglês e o galgo espanhol em um nível físico, precisamos observar os detalhes:

  • Musculatura: a do galgo espanhol lembra mais o de um Sloughi e confere resistência para que possa permanecer mais tempo correndo. A do galgo inglês permite suas características arrancadas para correr.
  • Cabeça: é similar em ambos os cães, mas a do galgo inglês possui um crânio um pouco mais largo, com stop mais pronunciado e um focinho mais pontudo.
  • Orelhas: embora em ambas as raças sejam de tamanho pequeno e caiam em formato de rosa, o galgo espanhol tem orelhas um pouco mais grossas. No galgo inglês, por outro lado, pode levantá-las quando está em alerta.
  • Corpo: O tórax do galgo inglês tem forma de barril, com o peito chegando à altura dos cotovelos. Já o corpo do galgo espanhol apresenta um tórax mais profundo e alongado, mas o peito não chega aos cotovelos. Por outro lado, a parte inferior de suas costas é mais longa.
  • Patas: os do galgo inglês são conhecidos como patas de gato, enquanto os do galgo espanhol são conhecidos como patas de lebre.
  • Pelagem: tanto o galgo inglês como o galgo espanhol possuem pelos curtos e finos. As cores aceitas no galgo inglês são branco, vermelho, preto, leonado ou tigrado. As do galgo espanhol diferem parcialmente, sendo aceitas creme, tigrado, preto, dourado e castanho com branco. Além disso, embora mais raros, existem exemplares de galgos espanhóis com pelo duro.

Temperamento do galgo inglês e do galgo espanhol

Se as diferenças físicas entre o galgo inglês e o galgo espanhol eram sutis, pode-se dizer o mesmo quando falamos de seu temperamento. Neste sentido, as diferenças podem ser mais individuais e dependem mais do manejo e da experiência de cada cão do que das características típicas da raça. Em todos caso, podemos destacar os seguintes pontos:

  • Convivência com crianças: ambos os cães podem viver com crianças, mas não são consideradas raças especialmente adequadas para os pequenos. No caso do galgo inglês, o problema é que ele não gosta de brincadeiras brutas, algo que pode ser resolvido no caso de crianças mais velhas e que saibam lidar com o galgo. Não é um cão que vai reagir agressivamente, mas vai manifestar seu desconforto se retirando de uma situação.
  • Socialização: uma boa socialização é importante para ambas as raças, mas acima de tudo para o galgo espanhol. Em geral, ele é mais tímido e independente, e não é incomum que se mostre mais distante.
  • Educação: a do galgo espanhol pode ser um pouco mais complicada devido à sua personalidade mais tímida. Em todo caso, ambos são cães muito sensíveis que precisam de uma educação positiva para que seja bem sucedida.

Cuidados do galgo inglês e do galgo espanhol

Não há diferenças significativas entre os cuidados gerais do galgo inglês e do galgo espanhol. Ambos precisarão de considerável atividade física, pois são cães que possuem muita energia. Por esta razão, não são os mais adequados para a vida em apartamento, especialmente o galgo espanhol, que é recomendado para grandes espaços onde possa correr à vontade.

Por outro lado, é necessário trabalhar em sua educação para evitar que corram atrás de qualquer coisa que se mova. Pelo mesmo motivo, se forem deixados em um espaço ao ar livre, este espaço deve ser perfeitamente fechado. O instinto de perseguição pode causar alguns sustos com animais menores se os galgos os identificarem como presas, mas deve-se notar que o galgo espanhol é menos problemático neste sentido.

Saúde do galgo inglês e do galgo espanhol

No que diz respeito à saúde, também não há grandes diferenças. Ambas as raças requerem cuidados veterinários rigorosos, com check-ups, desparasitação e vacinação regulares, e ambas podem sofrer de distúrbios associados ao seu tamanho, como torção-dilatação do estômago.

Fora isso, são animais bastante saudáveis, embora o galgo inglês seja considerado um pouco mais delicado. Talvez seja por isso que sua expectativa de vida é estimada em cerca de 10-12 anos. Em todo caso, é um dado que varia bastante em função das características de cada indivíduo. A expectativa de vida do galgo espanhol é um pouco maior, cerca de 12 anos. O galgo espanhol não é propenso a doenças hereditárias.

Agora que você viu as diferenças entre o galgo inglês e o galgo espanhol, não perca o vídeo a seguir em que falamos sobre as melhores raças de cachorro para crianças:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Diferenças entre galgo inglês e galgo espanhol, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Comparações.

Bibliografia
  • Fogle, Bruce. 1995. Encyclopedia of the Dog. London. Dorling Kindersley.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Diferenças entre galgo inglês e galgo espanhol
Diferenças entre galgo inglês e galgo espanhol

Voltar ao topo da página