Partilhar

Dicas para deixar o cachorro sozinho em casa

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 23 novembro 2017
Dicas para deixar o cachorro sozinho em casa

Ver fichas de  Cachorros

Se é a primeira vez que tem um cachorro ou acaba de adotar um em que desconhece o seu caráter, é normal que tenha dúvidas sobre o deixar sozinho em casa. Alguns cachorros sentem uma forte ansiedade por separação e ao se despedir deles podem chegar a morder móveis e objetos ou uivar sem parar.

Neste artigo do PeritoAnimal damos-lhe os melhores conselhos para deixar o seu cachorro em casa de forma adequada para não ser um drama cada vez que sair de casa para o seu dia a dia. Lembre-se que paciência e carinho são as chaves para resolver esta situação.

Continue lendo e confira dicas para deixar o cachorro sozinho em casa.

Também lhe pode interessar: Como deixar o meu cachorro sozinho em casa

Deixar o cão sozinho em casa faz parte da sua aprendizagem que se deve trabalhar de forma adequada para não criar futuros problemas de comportamento como o caso da ansiedade por separação.

É totalmente normal que nas primeiras vezes o seu cachorro fique confuso, perdido e inclusive assustado quando você se vai embora, mas é importante que isso não lhe tire a vontade de sair um pouco, pois o seu cachorro vai aprender a ficar sozinho. Será fundamental analisar de forma adequada como devemos agir nesses momentos e que fatores devemos ter em conta para que o animal se sinta cômodo e seguro.

Bem-estar animal

Nem todos os cães podem ser deixados sozinhos nas mesmas condições ou da mesma forma, algo que vamos falar de seguida, mas existe uma coisa que todos têm em comum: devem poder desfrutar das 5 liberdades do bem-estar animal:

  • Livre de fome, sede e má nutrição
  • Livre de desconforto
  • Livre de dor e doença
  • Livre de se expressar
  • Livre de medo e estresse

Embora nos pareça óbvio que as cumprimos, deve reparar nos pequenos detalhes que esconde cada uma das liberdades. Um simples carrapato ou passeios deficientes podem ser a causa do mal-estar no animal e o incumprimento das liberdades.

Poder oferecer ao seu pet um estado totalmente saudável é por vezes complicado mas trabalhando da forma adequada podemos desfrutar de um cão feliz e relaxado.

Dicas para deixar o cachorro sozinho em casa - Bem-estar animal

Zona segura e adequada

Para evitar possíveis problemas será fundamental ter claro como deve ser o local no qual vamos deixar o nosso cachorro. Contar com uma cama confortável e água fresca em abundância será fundamental para que o cachorro se sinta em uma zona segura e confortável.

Não deixe as portas dos cômodos abertas e a cozinha aberta. Deve se certificar que não pode danificar nada ou remexer nas suas coisas, que poderia morder. Utilize aquela zona da sua casa que considere que vai ser melhor para ele. Um terraço ou um cômodo pequeno devem ser evitados a tudo o custo assim como o frio, os objetos pontiagudos ou o ruído excessivo.

Outro detalhe a ter em conta é a importância de não deixar colocado uma focinheira ou colar isabelino, a menos que o etólogo tenha recomendado. É muito importante que entenda que um cachorro que não tem liberdade de movimentos pode sofrer de graves problemas de ansiedade.

Dicas para deixar o cachorro sozinho em casa - Zona segura e adequada

Passeios antes de sair de casa

Antes de sair de casa, tem de se certificar que deixa o seu cachorro em boas condições. Aconselhamos que dê um bom passeio e faça inclusive exercício com ele se for um cachorro muito ativo. Durante o passeio deve permitir-lhe a liberdade de cheirar e fazer as suas necessidades até se encontrar satisfeito, você próprio saberá quando é o momento de regressar a casa.

Depois do passeio deve dar-lhe a sua refeição, nunca antes, para não sofrer de uma torção de estômago. Pode dar-lhe de comer uma vez por dia ou duas, como preferir.

Após um passeio adequado e de comer, o seu cachorro deveria se encontrar ligeiramente cansado e tranquilo.

Dicas para deixar o cachorro sozinho em casa - Passeios antes de sair de casa

Como o deixar sozinho

Antes de deixar o cachorro sozinho durante muitas horas deve se certificar de que vai estar bem. Para o fazer, será fundamental seguir dois passos e aplicá-los de forma progressiva durante uns dias:

  1. Estando você na mesma casa, deixe o seu cachorro em uma zona limitada, sem que se possa aproximar de si por períodos curtos (5-10 minutos). Não lhe dê atenção caso chore e permeie-o sempre que se comportar de forma adequada quando terminar o tempo. Aumente os períodos progressivamente (20-40 minutos).
  2. O segundo passo será sair de sua casa por períodos curtos (15-30 minutos) e, tal como no caso anterior, aumente o tempo das suas saídas progressivamente. Pouco a pouco o seu animal irá se habituando a estar sem a sua presença.

Quando é o momento adequado para o deixar sozinho?

Você mesmo saberá quando é o momento adequado de o deixar sozinho por mais de 1 hora. O seu comportamento dentro de casa durante as suas pequenas saídas devem orientá-lo para saber se o seu cão é capaz de permanecer tranquilo em casa sem a sua presença.

Dicas para deixar o cachorro sozinho em casa - Como o deixar sozinho

Problemas de comportamento

É comum que no início o seu cachorro possa desenvolver pequenos problemas de comportamento. De seguida, vamos lhe explicar os mais habituais e o que deve fazer a esse respeito:

  • Morde os móveis: É normal e compreensível que os filhotes mordam móveis ou outros objetos. Também é habitual em adultos nervosos ou que sofrem de ansiedade por separação. O melhor que pode fazer é oferecer-lhe vários brinquedos para se entreter quando você não estiver.
  • Ladra sem parar: O ladrar do cachorro pode ocorrer em muitos casos e de diferentes formas: gritos em cadeia, por ansiedade, por mal-estar... Identificar a causa será imprescindível para entender o que o nosso cachorro nos quer comunicar.
  • Ansiedade por separação: A ansiedade por separação é um problema grave que gera mal-estar no cachorro. É fundamental tratá-lo adequadamente, o quanto antes e com os mecanismos adequados. Uma excelente ferramenta para a tratar é o kong.
  • Come tudo o que encontra: Uma dieta deficiente ou uma possível doença podem ser as causas do seu pet comer tudo aquilo que encontrar no solo. Perante esta situação deve consultar o veterinário.

Como pode ver, são várias as situações que muitos donos enfrentam, se o seu cachorro também é um deles, deve se informar para resolver o problema o quanto antes. Os educadores caninos podem orientá-lo e oferecer-lhe conselhos adequados para o seu caso em específico.

Dicas para deixar o cachorro sozinho em casa - Problemas de comportamento

Se deseja ler mais artigos parecidos a Dicas para deixar o cachorro sozinho em casa, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Educação básica.

Escrever comentário sobre Dicas para deixar o cachorro sozinho em casa

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Dicas para deixar o cachorro sozinho em casa
1 de 7
Dicas para deixar o cachorro sozinho em casa

Voltar ao topo da página