Partilhar

Raças de cachorros Pitbull

Por Nídia do Carmo, Editora e redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 11 julho 2019
Raças de cachorros Pitbull

Ver fichas de  Cachorros

O American Pitbull Terrier (APBT) é uma das raças de cachorros mais conhecidas entre todos os terrier. Infelizmente, até os dias de hoje é bastante polêmica pois desperta uma grande controvérsia com relação ao caráter possivelmente agressivo. No entanto, um estudo de Barbara Schoening publicado no The University of Bristol[1]afirma que a agressividade de um cachorro não está associada a raça. Na verdade, trata-se de um cachorro com múltiplas qualidades e se destaca pela agilidade, personalidade paciente e amabilidade com os humanos, é uma raça de cachorro polivalente e versátil.

Se você gosta das características desse cão, provavelmente já se perguntou quais são as raças que englobam o termo "terriers do tipo bull" e, quais as características que diferenciam cada tipo de cachorro. De qualquer forma, é importante que você saiba que não existe uma certeza sobre a procedência do pitbull pois, segundo a linhagem sanguínea é possível observar variações no fenótipo, por exemplo, alguns cachorros parecem do tipo "graioide" e outros mais pesados do tipo "molossóide".

Nesse artigo do PeritoAnimal vamos esclarecer se as raças de cachorro Pitbull realmente existem, afinal inúmeras dúvidas aparecem quando se fala de cachorros "terrier do tipo bull". Além disso, se você está pensando em adotar um cachorro com essas características, é fundamental que esteja bem informado antes de tomar qualquer decisão. Existem diferentes tipos ou raças de cachorro pitbull? Continue lendo esse artigo e descubra todos os mitos e verdades sobre o tema.

Também lhe pode interessar: 5 raças de cachorros sem pelo

O que são cachorros pitbull?

Antes de mais nada, é importante diferenciar o American Pitbull Terrier e dos cachorros denominados "terrier do tipo bull". No primeiro caso estamos nos referimos a uma raça de cachorro bem definida e concreta, registrada com esse nome pela United Kennel Club em 1898[2] e pela American Dog Breeders Association em 1909[3]. No segundo caso, o termo faz referência a um grupo amplo, de diferentes raças de cachorro com características físicas similares.

Não é correto dizer "raças de cachorros Pitbull" ou "tipos de cachorro Pitbull", já que não existem diferentes variações dentro de uma mesma raça. O que podemos diferenciar são as distintas linhagens sanguíneas que existem.

Em seguida, vamos caracterizar cada um dos elementos desse grupo de cachorro com similaridades. Você vai notar que muitas dessas raças não foram desenvolvidas com a finalidade de lutas de cachorros, como acontece com o Bull Terrier Inglês e com o American Staffordshire Terrier. Vale ressaltar que as brigas clandestinas entre cachorros é ilegal na maioria dos países, é uma prática intolerável que deve ser erradicada completamente. Se você conhece algum caso não hesite em denunciar, aqui no PeritoAnimal você pode ver mais informações sobre o perfil psicológico de pessoas que maltratam os animais.

Raças de cachorros Pitbull - O que são cachorros pitbull?

Raças de cachorros pitbull

O American Pit Bull Terrier é a raça por excelência a partir da qual se criaram as diferentes linhagens sanguíneas ou tipologias. Apesar de tudo que é dito sobre o American Pit Bull, ele não é um cachorro agressivo (lembre-se que a agressividade não é uma característica inerente à raça). Na verdade, é uma das raças de cachorro mais tolerantes que existem, segundo uma investigação com mais de 450 raças de cachorro feita pela American Temperament Society. [4]

1- American pitbull terrier: é um cachorro amável e equilibrado, possui uma grande inteligência e vontade de trabalhar. O peso desse cachorro está entre 13 e 25 quilos.

Raças de cachorros Pitbull - Raças de cachorros pitbull

Staffordshire Bull Terrier

Também conhecido como "Staffy", esse cachorro é um pouco menor do que o Pitbull pois o seu peso varia entre 11 e 17 quilos. Além disso, se destaca por possuir um corpo compacto, musculoso e ágil. Como os outros terrier do tipo bull, o Staffordshire Bull Terrier tem uma personalidade muito amigável, tanto com outros cachorros como com outros animais de companhia mas, se destaca especialmente pela boa convivência com crianças, sendo conhecido como um dos melhores cachorros babá.

É fundamental destacar que essa raça de cachorro não foi criada ou selecionada para exercer funções de cachorro babá mas, recebe essa caracterização por ter uma personalidade afetuosa, sociável, divertida e vigorosa. Além disso, é um cachorro muito apegado à família.

Raças de cachorros Pitbull - Staffordshire Bull Terrier

American Staffordshire Terrier

O American Staffordshire Terrier possui uma musculatura plenamente desenvolvida, especialmente na zona peitoral, podendo chegar a pesar 35 quilos. Todas as cores são aceitas apesar de ter uma pelagem 80% branca. Trata-se de um cachorro tranquilo, apesar de ter um forte impulso, que cria vínculos muito especiais com os cuidadores, dos quais protege e cuida muito.

Raças de cachorros Pitbull - American Staffordshire Terrier

Bull Terrier Inglês

Uma das características físicas mais evidentes são os olhos de formato triangular. O Bull Terrier é um cachorro determinado mas gentil, que precisa da companhia e afeto da sua família adotiva. É um cão corajoso e forte que pode alcançar os 35 quilos de peso.

Desde a criação desse cachorro, o standard da raça foi modificado várias vezes e foram utilizados cachorros Bull Terrier e os Staffordshire Bull Terrier para desenvolvê-la completamente.

Raças de cachorros Pitbull - Bull Terrier Inglês

Raças de cachorros Pitbull: desmistificando

Com o objetivo de desmentir a grande quantidade de informação errada e fake news que circula na Internet, devemos esclarexer que os tipos de pitbull "pinat", "villa liberty", "Johnson", "cobra", entre outros não existem, como também não existem raças "blue nose" ou "red nose".

Nenhum dos nomes que mencionamos pertencem as raças fictícias de cachorro Pitbull. Na verdade, o termo o.f.r.n (old family red nose) é uma linhagem sanguínea dos Pitbull Terrier, o termo "villa liberty" faz referencia a um criador e "johnson" é um tipo de Bulldog Americano. Por outro lado, os cachorros "pinat", "cobra", "pitbull monster" e "chamuco mexicano", simplesmente não existem.

Qual é o melhor cachorro pitbull?

Agora que você já sabe a diferença entre o A.P.B.T e os diferentes tipos de terrier do tipo bull, é possível que você esteja se perguntando qual é a melhor raça ou linhagem sanguínea. Porém o mais importante é buscar um cachorro com as características que melhor se adaptam ao seu estilo de vida.

Independente do exemplar que você escolher para adotar, você deve ter em conta:

  • São animais que necessitam de exercício físico constante, precisando de um espaço grande um tutor comprometido que providencie toda a disciplina necessária para educar.
  • Uma boa socialização desde filhote é essencial, especialmente no que toca ao respeito pelos outros animais.
  • Se você tem crianças pequenas em casa, garanta que existe supervisão de um adulto quando o cachorro e a criança partilham o mesmo espaço. O cachorro não tem caráter agressivo, mas é um animal muito forte.
  • Os cachorros Pitbull só podem sair a passear com a responsabilidade do seu tutor.
Raças de cachorros Pitbull - Qual é o melhor cachorro pitbull?

    Se deseja ler mais artigos parecidos a Raças de cachorros Pitbull, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Comparações.

    Referências
          1. SCHOENING. Barbara. Evaluation and prediction of agonistic behaviour in the domestic dog. Disponível em: <https://research-information.bristol.ac.uk/en/theses/evaluation-and-prediction-of-agonistic-behaviour-in-the-domestic-dog(23316504-ed58-4004-8a77-0242644c2c4d).html>. Acesso em 11 Jul. 2019
          2. United Kennel Club. American Pit Bull Terrier. Disponível em: <https://www.ukcdogs.com/american-pit-bull-terrier>. Acesso em 11 Jul. 2019
          3. Heritage American Pit Bull Terrier Conformation Standard. American Dog Breeders Association. Disponível em: <https://adbadog.com/heritage-american-pit-bull-terrier-conformation-standard/>. Acesso em 11 Jul. 2019
          4. American Temperament Test Society (ATTS)

          Escrever comentário sobre Raças de cachorros Pitbull

          Adicione uma imagen
          Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
          O que lhe pareceu o artigo?
          32 comentários
          Ellen
          Meu Deus, não EXISTE tipos de Pit bull, American Pit bull terrier é um só!!!!
          Nunca li tanta besteira!!!!
          Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
          Oi Ellen! Tal como referimos no artigo anteriormente: antes de mais nada, é importante diferenciar o American Pitbull Terrier e dos cachorros denominados "terrier do tipo bull". No primeiro caso estamos nos referimos a uma raça de cachorro bem definida e concreta, registrada com esse nome pela United Kennel Club em 1898 e pela American Dog Breeders Association em 1909. No segundo caso, o termo faz referência a um grupo amplo, de diferentes raças de cachorro com características físicas similares.
          Não é correto dizer "raças de cachorros Pitbull" ou "tipos de cachorro Pitbull", já que não existem diferentes variações dentro de uma mesma raça. O que podemos diferenciar são as distintas linhagens sanguíneas que existem.
          De qualquer forma, já atualizamos o artigo afim de minimizar as possíveis dúvidas que possam surgir nos nossos leitores.
          Obrigada por entrar em contato com o PeritoAnimal e continue nos acompanhando!
          Thor
          Ganhei esse lindo cachorro a pessoa me informou que a mãe e pitbull e o pai é American bully porem nunca vi os pais dele
          Thiago
          Qual ea raça da minha cadela eu ganhei ele é não sei ?
          Breno Braga
          Ola , o red noze é raça ou é apenas o nome da característica da coloração do animal , pois muitos dizem que red noze nao é uma raça ...! eu tenho uma pit bull american terrier
          A sua avaliação:
          Marlon alves
          Gostaria de saber se meus Pitbulls sao puros e quais Pitbulls sao
          anonimuss
          Verifiquem as diferenças e adotem as aparências,percebe-se que cada raça tem ma certa aparência.
          Você ira encontrar o melhor resultado para a seu cão.
          Michelly
          Gostaria de saber se realmente esse e um pit bu ou nao pelas caracteristicas
          Wariet
          Só dá pra ver se é puro pelo pedigree ou teste de DNA .... não dá pra ver se o cachorro só pelas características... exemplo se vc cruzar um buldogue americano com um Staffordshire vai dar um cachorro com todas as características físicas de um Pit bull mesmo se o cachorro não for puro
          A sua avaliação:
          Erpo Teles
          Cruzamento entre Pitbull RedNose com BullDog Campeiro o filhote deles tem raça? se tiver qual o nome dela?
          Júlia Schmidt
          Não. No momento em que se cruzam duas raças, o resultado é um cão SRD.
          Iolan
          Vira lata
          Erpo Teles
          Cruzamento entre PitBull RedNose com BullDog Campeiro o Filhote
          tem raça? Qual o nome?
          A sua avaliação:
          Marcelo Baum
          Gostei muito da matéria não imaginava que haviam tantas variações de cachorros pit bulls muito bom mesmo! Só fiquei intrigado com o peso do Stanford Shire bull terrier ficar entre 11 e 17 kg se é um cachorro bem incorporado como pode? Eu conheci um que tinha 35 e o outro 40kg. Já o bull terrier parece bem menor ele realmente chega aos 35 kg? Gostaria de sanar essas dúvidas. Obrigado e parabéns pelo trabalho!!!

          Raças de cachorros Pitbull
          1 de 7
          Raças de cachorros Pitbull

          Voltar ao topo da página