Pastor alemão
O Pastor Alemão ou Lobo-da-Alsácia é uma raça originária da Alemanha, que registou a raça em 1899. No passado, a raça era utilizada para reunir e vigiar ovelhas, embora as suas funções se tenham multiplicado devido às capacidades que possui como consequência da sua inteligência.
- Europa
- Alemanha
- 15-35
- 35-45
- 45-55
- 55-70
- 70-80
- Mais de 80
- 1-3
- 3-10
- 10-25
- 25-45
- 45-100
- 8-10
- 10-12
- 12-14
- 15-20
- Baixa
- Média
- Alta
- Arnês
Aspeto físico
É um cachorro de tamanho grande e peso considerável. Tem um focinho longo, olhos expressivos e simpáticos. O seu corpo é ligeiramente comprido e termina com uma cauda espessa e peluda. O pelo do pastor alemão é macio e fofo, possuindo uma camada de pelo dupla que retem o calor durante as estações mais frias.
Geralmente, pode ser encontrado de cor preto e marrom, mas existe em uma grande variedade de cores como:
- Preto e fogo
- Preto e creme
- Preto
- Branco
- Leonardo
- Negro e cinza
- Fígado
- Azul
Personalidade
É um cão doce e ativo, facilmente excitável.
Pode se tornar destrutivo no que diz respeito a objetos e móveis se não fizer exercício suficiente ou se for deixado sozinho por muito tempo.
Saúde
Deve evitar sobrealimentá-lo, uma vez que pode desenvolver problemas gástricos que podem resultar em diarreia crônica. Consultar o veterinário com a regularidade exigida é o suficiente para manter o seu cachorro saudável e bem cuidado.
Cuidados
O pastor alemão requer exercício diário e moderado uma vez que é uma raça de trabalho e suas qualidades físicas indicam isso mesmo. Passeios no campo, na praia ou na montanha serão suficientes se forem realizados com frequência. Manter a musculatura do cachorro em forma é uma boa premissa para esta raça. Contudo, nunca deve forçar o cachorro a fazer exercício em excesso, pois isso pode provocar o aparecimento de doenças dos músculos ou dos ossos, às quais são propensos.
A escovagem deve ser feita diariamente para evitar que o pelo morto se acumule nas extremidades ou no pescoço. Além disso, isso garante o aspeto saudável e brilhante do pelo. O tutor deve dar banho ao cachorro a cada dois ou três meses para evitar que perca a sua capa de proteção natural da pelagem.
Comportamento
O Pastor Alemão tende a se comportar de forma excelente com as crianças do lar. É uma raça muito sociável que adora atividades e brincadeiras. O seu nível de paciência é muito alto e, por isso, é um excelente cachorro protetor. Dessa forma, não tema deixá-lo na companhia das crianças.
Ainda assim, as brincadeiras com os mais pequenos devem ser sempre vigiadas, especialmente quando ocorrem as primeiras interações. O pastor alemão é um cachorro que possui muita força e, se o tutor não estabelecer um padrão de conduta, alguém pode sair prejudicado. Também é de grande importância educar as crianças para que brinquem com o cachorro de forma adequada, sem puxar as suas orelhas, cauda e etc.
Na convivência com outros pets, o pastor alemão pode ser um pouco agressivo, especialmente os machos. Eles exigem uma socialização precoce desde que são filhotes. Caso isso não seja possível, será necessário arrumar um educador especializado em cachorros. A sua conduta dominante começa, geralmente, com uma educação inadequada ou uma educação baseada em castigos.
Educação
São poucos os cachorros que aprendem e interagem como o pastor alemão. São cachorros leais e atléticos que gostam de aprender através do reforço positivo. É usado para o treinamento por todo o mundo e a prova disso é o número de cachorros polícia desta raça.
Deve começar o adestramento de um pastor alemão quando ele atinge as 8 semanas de idade, uma vez que são animais fortes capazes de machucar o tutor sem querer. Assim será mais fácil fazê-lo respeitar as normas de convivência do lar e aprender mais depressa e melhor. Ainda assim, se tem um pastor alemão adulto não se preocupe, eles também aprendem perfeitamente.
A socialização é fundamental para esta raça extremamente leal e protetora.
Use comandos básicos e prossiga até à educação avançada e ficará surpreendido com os resultados. Se não tem experiência, pode procurar um curso de adestramento onde podem participar juntos. Não esqueça que estimular mentalmente o cachorro não é um incômodo para ele, é uma forma divertida de aprender.
Recompense o cachorro com guloseimas. Esta raça tem uma fraqueza pelas guloseimas de pets, que devorará num instante. Essa é uma forma positiva e doce de treinar o cachorro. Também é importante que descanse os seus períodos de descanso.
Comece usando o clicker. É uma opção perfeita para esta raça que compreenderá facilmente o que o tutor quer, mesmo que o adestramento não seja o seu forte. Fique informado e use-o para melhorar a educação do seu pastor alemão.