PARTILHAR

Top 10 de cães pastores

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. 30 maio 2016
Top 10 de cães pastores
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

A função do cão pastor foi a principal quando o ser humano converteu ao longo dos anos os lobos em cachorros. Existem dezenas de raças de cães adequadas para desenvolver o pastoreio pelos cinco continentes, ajudado o homem de forma inquestionável. Quanto ao serviço de pastoreio, distinguem-se dois tipos: o de ovelhas (cordeiros, carneiros) e o de bovinos (vacas). São dois tipos de pastoreio completamente diferentes, visto que no caso das ovelhas, por exemplo, o cachorro controla o rebanho para não dispersar. No entanto, no pastoreio de vacas são elas que se agrupam ao redor do cachorro para se sentirem protegidas perante os ataques por parte dos predadores.

Seja para um tipo ou outro de pastoreio, atualmente existem algumas raças mais capacitadas que outras para desenvolver este trabalho. Continue lendo este artigo do PeritoAnimal e conheça as raças que fazem parte do top 10 de cães pastores.

Também lhe pode interessar: 10 raças de cachorros fáceis de adestrar

1. Border Collie

O Border Collie está considerado como o melhor cachorro para o pastoreio de ovelhas. É um cachorro bastante inteligente, capaz de entender de imediato as ordens que o pastor lhe disser. Possui um instinto natural para o pastoreio, e na ausência do pastor sabe perfeitamente o que deve realizar para ter o rebanho controlado e protegido. A sua origem está na fronteira entre a Escócia e a Inglaterra, daí a primeira palavra do seu nome, "border", que significa "fronteira". A segunda "collie", significa útil em gaélico.

É um cão de tamanho médio, veloz e ágil. O seu peso oscila entre os 16 e os 23 kg. As fêmeas são ligeiramente mais pequenas que os machos. O Border Collie é um cachorro de trabalho, não um animal de estimação que possa ficar fechado em um apartamento. Precisa de uma atividade constante e de espaços abertos para ser feliz. Um Border Collie sem atividade física extrema pode sofrer de neurose ou depressão.

O Border Collie é extremamente fiel e carinhoso com a pessoa que ele considerar o seu líder, encontrando-se sempre pronto e com o olhar fixo no pastor para realizar velozmente o trabalho que lhe for ordenado. tem uma forma muito caraterística de se mover, pois levanta muito pouco os pés do solo, o que provoca a sensação de que se mexe de forma rápida e furtiva enquanto caminha.

Top 10 de cães pastores - 1. Border Collie

2. Pastor Australiano

Em segundo lugar encontramos o Pastor Australiano, um excelente cão pastor. No entanto, apesar do seu nome, a criação deste cachorro teve início nos ranchos americanos, embora tenha sido na Austrália o local onde esta raça se tenha consagrado como extraordinária raça de pastoreio. Uma caraterística singular é a sua versatilidade. O Pastor Australiano está capacitado para pastorear ovelhas e vacas como muitos outros cães pastores, mas nem todos estão capacitados para controlar gado incomum como búfalos, gansos, patos e coelhos.

Também se trata de um excelente cachorro de guarda. O Pastor Australiano precisa de uma grande dose de exercício diário. É um cachorro muito fiel à sua família e desconfiado com os desconhecidos, que intimida com golpes com os seus dentes, mas sem morder. Apenas com uma ordem do seu dono para com essa atitude. É um cachorro tão inteligente e paciente com as crianças que também se utiliza para trabalhar com crianças que precisam de atenções especiais.

Top 10 de cães pastores - 2. Pastor Australiano

3. Pastor Belga

As quatro variedades do cachorro Pastor Belga, Groenendael, Malinois, Tervuren e Laekenois, são extraordinários cães pastores. Todos eles contam com uma grande capacidade física que os converte, juntamente com a sua inteligência, em excelentes cães pastores. Além disso, são cachorros protetores de rebanhos por natureza, pelo que cuidam e guiam o gado de forma inata.

Os Pastores Belgas também são excelentes vigilantes e rastreadores, leais aos seus pastores, muito obedientes e extremamente carinhosos, pelo que precisam de um dono que, além de os adestrar, possa oferecer-lhes afeto.

Top 10 de cães pastores - 3. Pastor Belga

4. Pastor Alemão

O Pastor Alemão também se trata de um bom cachorro útil para o pastoreio, excepto para os animais de penas (gansos, patos, etc) que despertam muito o instinto predador do Pastor Alemão.

Tanto o Pastor Alemão como o Pastor Belga podem ser utilizados em muitas mais necessidades para além do pastoreio. A sua inteligência superlativa, a sua condição física excepcional e a grande capacidade de concentração que possuem tornam-nos ideais para muitos trabalhos.

Top 10 de cães pastores - 4. Pastor Alemão

4. Pastor dos Pirenéus

Os dois tipos de cachorro Pastor dos Pirenéus (o de pelo comprido e o de cara plana) são ótimos protetores do gado bovino. Quando as vacas presentem algum perigo acumulam-se ao redor do seu cachorro Pastor dos Pirenéus para que este as proteja. De forma inata, o Pastor dos Pirenéus sabe como atacar e apresentar uma batalha contra ursos e lobos, não hesitando em enfrentar de forma corajosa contra os grandes predadores. No relacionamento com os humanos é um pouco tímido, excepto com o seu dono. São cachorros de temperamento nervoso que estão constantemente alerta.

Top 10 de cães pastores - 4. Pastor dos Pirenéus

6. Cão de montanha dos Pirenéus

Outra raça excepcional é o cão de montanha dos Pirenéus, um cão pastor que exerce o trabalho de guardião em espaços abertos. É uma das espécies de maior tamanho existentes no mundo, capaz de enfrentar e assustar os ursos e lobos. Este cão vigia todo o perímetro ao redor do rebanho constantemente. Este cão grande pode alcançar os 60 kg e, a sua cor habitual é o branco com manchas cinza ou marrons. É muito carinhoso com as crianças, mas um pouco bruto ao ser pouco consciente da sua força desmedida. Costuma mostrar a sua alegria pulando sobre nós esperando ansiosamente uma demonstração de afeto. Esta raça não tem medo de nada.

Top 10 de cães pastores - 6. Cão de montanha dos Pirenéus

7. Pastor Romeno dos Cárpatos

Se geneticamente fosse possível cruzar um urso com um lobo, é provável que o resultado fosse algo muito idêntico ao Pastor Romeno dos Cárpatos. Um cachorro muito corajoso, leal e sacrificado. Esta raça tem uma aparência imponente.

Este cachorro espetacular pode desempenhar funções tanto de pastoreio e proteção do gado como de guarda e vigilância. Como acontece com várias das raças pertencentes ao top de cães pastores, o Pastor Romeno dos Cárpatos não é hábito ter esta raça de cão como animal de companhia, principalmente, pelo grau de atividade física que precisa. Precisa de espaços abertos para correr, brincar e fazer exercício. Como cachorro de trabalho, pelo contrário, é excelente visto que se trata de um cão muito obediente e leal ao seu pastor.

Top 10 de cães pastores - 7. Pastor Romeno dos Cárpatos

8. Pastor Romeno Miorítico

No oitavo lugar do top 10 de cães pastores encontra-se o imponente cachorro Pastor Romeno Miorítico, outra raça de cães extremamente grandes que é proveniente da Romênia. Estes cães protegem o gado e o seu temperamento é calmo, apesar do seu tamanho grande. Chega a pesar até 65 kg e trata-se de um cachorro disciplinado que obedece às ordens do pastor. Possui um manto de pelo que normalmente é branco ou cinza muito claro. Pode ter algumas manchas irregulares levemente mais escuras.

Top 10 de cães pastores - 8. Pastor Romeno Miorítico

9. Boiadeiro Australiano

Esta raça é bastante moderno. Foi criada para substituir os cães pastores tradicionais importados de Inglaterra, que não suportavam bem o calor, as grandes distâncias e o temperamento selvagem do gado bovino australiano. Cruzaram-se várias raças, entre elas a do cachorro selvagem Dingo e o Dálmata, entre outras. O resultado foi o Boiadeiro Australiano, um grande cachorro e um cão de guarda perigoso para os desconhecidos. Este cachorro conhece apenas os seus donos e tolera os estranhos que são admitidos em casa, mas com a condição de não colocarem nem um dedo sobre algum membro da família nem brincando. Se se realizar alguma festa infantil no jardim, o cachorro deve ser fechado.

O pelo peculiar destes cães pode resultar em uma mistura manchada de tons azulados ou avermelhados.

Top 10 de cães pastores - 9. Boiadeiro Australiano

10. Grande boiadeiro suíço

Finalizamos o top 10 de cães pastores com o cachorro Grande boiadeiro suíço, um cão destinado a guardar as vacas enquanto pastam. É um cachorro de tamanho grande, podendo alcançar até os 63 kg de peso, e possui um pelo curto e tricolor (preto, branco e marrom). Este cachorro precisa de muita atividade, uma vez que possui muita força. O seu temperamento é afável e pode chegar a converter-se em animal de estimação, sempre quando não for privado do exercício.

Na Suíça existem três raças relacionadas com o Grande boiadeiro suíço: o Boiadeiro de Berna, o Boiadeiro de Appenzell e o Boiadeiro de Entlebuch.

Top 10 de cães pastores - 10. Grande boiadeiro suíço

Se deseja ler mais artigos parecidos a Top 10 de cães pastores, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Os mais....

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
gazeta
Cães pastores são lindos!
A sua avaliação:
Lucas Baltazar silva
Olhei todos são lindos mas pra substituir o nosso que morreu vai ser difícil, estamos desesperados com sua partida inesperada , pois foi atropelada na frente de casa e minhas filhas viram tudo , assim que se acidentou veio morrer na área de casa , se despediu com um olhar e um suspiro. Ela já veio para substituir o que foi roubado um lavrador (Nero) mas agora como comprar outro pois não tenho condições financeiras .
Top 10 de cães pastores
1 de 11
Top 10 de cães pastores

Voltar ao topo da página ↑