PARTILHAR

Remédio para coceira no cachorro

Lucas Andrade
Por Lucas Andrade, Biólogo. Atualizado: 4 agosto 2023
Remédio para coceira no cachorro
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

O cachorro está se coçando e se mordendo? Há bons remédios caseiros para resolver isso. O comportamento de se coçar é comum para os cães, assim como brincar, dormir e se alimentar. Porém, você deve ficar atento para saber se o seu animal está se coçando de forma exagerada.

Não existe um remédio específico para curar coceira em cachorro, mas existem diferentes remédios que podem ser receitados para você utilizar no tratamento do animal, dependendo de quadro clínico dele. Não se preocupe se você estiver com um cachorro com coceira em casa pois, nesse artigo do Perito Animal, você vai encontrar conteúdo várias opções de remédios caseiros para coceira de cachorro. Atenção que separamos os remédios de acordo com as causas da coceira no peludo.

Também lhe pode interessar: Remédios caseiros para ácaros em cachorros

Cachorro com coceira: o que fazer

Antes de te explicar como curar coceira em cachorro, é importante que você preste atenção em alguns aspectos.

  • Coceira exagerada em cachorro: é comum que o cachorro dê algumas coçadas rápidas ao longo do dia, porém, se o animal estiver coçando mais que o normal, com muita frequência, em longos períodos, com perda de pelo e com feridas, você deve procurar acompanhamento de um médico veterinário para diagnosticar o seu animal e explicar qual tratamento mais indicado de acordo com as características do seu cachorro.

O ato de se coçar pode ser o sintoma para diferentes problemas no corpo do cão. Para cuidar de forma adequada do pet, você deve se informar sobre as possíveis doenças que apresentam coceira como sintoma e assim, realizar o tratamento da coceira em cachorro de forma efetiva, garantindo a boa saúde do animal. Leia esse artigo do PeritoAnimal com informação completa sobre coceira no cachorro - causas e tratamento.

Coceira em cachorro por estresse e ansiedade

O estresse e a ansiedade podem ser causados por diversas situações, como acúmulo de energia, ficar isolado por longos períodos, ficar sem interagir com seu tutor ou outros cachorros, ficar sem brincadeiras, e podem resultar em outras doenças.

Estresse e ansiedade são quadros psicológicos que podem deixar seu cachorro com coceira excessiva. Além desse sintoma, o seu cachorro pode apresentar alguns comportamentos adversos, como:

  • Latir excessivamente;
  • Lamber-se excessivamente;
  • Tremer;
  • Respiração ofegante;
  • Esconder-se;
  • Agitação;
  • Destruir objetos.

O tipo de tratamento dependerá do estágio de estresse e ansiedade que o seu cachorro for diagnosticado mas alguns aspectos podem indicar qual o melhor tratamento. O médico veterinário pode indicar remédios à base de butirofenonas, ou então remédios homeopáticos como o Ignatia.

Além de medicamentos, você pode fazer algumas atividades que podem auxiliar no tratamento do animal com depressão e ansiedade, como por exemplo: dar mais atenção, realizar exercícios físicos, brincar mais com o cachorro, entre outras.

1. Remédio caseiro para coceira de cachorro causada por estresse e ansiedade

Também existem alguns produtos naturais que podem auxiliar no tratamento do cachorro com depressão e ansiedade, pois diminuem o estresse do animal. Um dos produtos comumente usados é a camomila. Ela tem o potencial de relaxar o estresse dos cachorros, além de ter propriedades que ajudam à diminuir problemas do sistema gastrointestinal. A camomila pode ser ingerida em forma de chá e para isso você precisa de:

  • 250 ml de água fervida;
  • 1 colher de camomila.

Misture a camomila com a água previamente fervida, aguarde esfriar, coe e o chá de camomila e, estará pronto para ser consumido pelo seu animal. Além disso, existem outros produtos que também apresentam benefícios, como:

  • Aveia: a aveia apresenta propriedades que relaxam os animais, reduzindo o estresse. A aveia pode ser introduzida na alimentação do animal cozida ou crua, basta misturar no alimento do cachorro.
  • Lavanda: a lavanda é utilizada como calmante para humanos e animais, devido suas propriedades. Basta dissolver uma gota de lavanda onde o animal possa cheirar, não é preciso que o animal ingira a lavanda. É aconselhável pingar uma gota de lavanda (e não mais!) na cama em que o animal dorme.
  • Erva de São João: a erva de São João apresenta propriedades que podem controlar a ansiedade e a depressão em cães. A erva de São João pode ser encontrada em forma tintura ou em cápsulas e pode ser introduzida na alimentação do seu cachorro.

Cachorro com coceira e feridas

Uma das principais causas de cachorro com coceira e ferias é a sarna. Uma doença de pele causada por ácaros que além de deixar seu cachorro com coceira e feridas na pele, pode causar manchas vermelhas no corpo do animal. Além disso, você poderá ver o cachorro se coçando e se mordendo. Os principais sintomas que a sarna provoca são:

  • Vermelhidão e inflamação da pele;
  • Arranhar constante;
  • Esfregar contra objetos e o solo em busca de alívio;
  • Perda de apetite;
  • Grande perda de peso;
  • Perda e enfraquecimento do pelo com zonas completamente sem pelo;
  • Descamação cutânea;
  • Feridas e bolhas na pele;
  • Mau cheiro da pele;
  • Pele seca, com crostas e grossa nas fases mais avançadas da sarna.

Existem alguns fatores que podem deixar o seu cachorro mais propenso em contrair sarna e estes incluem:

  • Falta de higiene (no ambiente e no cachorro);
  • Baixa imunidade;
  • Alimentação de baixa qualidade;
  • Contato constante com animais infectados.

Uma vez que seu cachorro for diagnosticado com sarna, o médico veterinário pode indicar os melhores remédios para tratar a doença e a coceira em cachorro. Se o cachorro está se coçando e se mordendo, os remédios caseiros mais indicados são as acaricidas, geralmente ivermectina, selamectina, moxidectina e milbemicina oxima.

2. Remédios caseiros para coceira de cachorro por causa de feridas

Além desses medicamentos, você pode optar por remédios caseiros como o Aloe vera ou babosa, que diminuem a sensação de coceira e auxilia na cicatrização da pele do seu cachorro. Para usar o Aloé vera como remédio caseiro para coceira no cachorro, você precisará realizar o seguinte procedimento:

  1. Limpe a região, com água e sabão neutro para uso veterinário;
  2. Aplique o suco de Aloe vera sobre a ferida.

Esse procedimento pode ser repetido 3 vezes ao dia. A aplicação de babosa, outro nome dado a esta planta, é recomendada para feridas superficiais.

Outro remédio caseiro para coceira no cachorro que você pode utilizar é o óleo de alho diluído em água. Essa substância tem potencial antibacteriano e ajuda a matar os ácaros que provocam a sarna. Basta aplicar um pouco da substância sobre a região afetada.

Remédio para coceira no cachorro - Cachorro com coceira e feridas

Coceira em cachorro pode ser alergia?

O processo alérgico se dá por uma resposta do sistema imunológico do cachorro à alguma substância que tenha tido contato recentemente. Essas substâncias podem ser diversas, como pólen, ervas, sementes, saliva de carrapato, saliva de pulga, produtos químicos de limpeza, ingredientes alimentares, entre outros.

Sintomas de alergia em cachorro

Os principais sintomas de alergia em cães são:

  • Irritação da pele;
  • Vermelhidão na pele;
  • Acúmulo de cera nos ouvidos;
  • Espirros frequentes;
  • Vômito;
  • Arroto;
  • Diarreia;
  • Perda de apetite.

Uma das doenças alergênicas mais comuns entre os cachorros é a dermatite atópica, uma doença inflamatória causada pela alergia à substâncias do meio em que o cão se encontra. Os animais começam à apresentar sinais dessa doença entre 3 meses e 6 anos de idade. Algumas raças de cachorro são mais propensas em adquiri-la como:

Entre os sintomas dessa doença estão, coceira excessiva, aparecimentos de feridas e lesões, quedas de pelos. O tratamento para curar a coceira em cachorro pode variar de acordo com qual substância o seu animal apresentou alergia. Mesmo que não seja uma tarefa fácil, é essencial que você descubra o que está causando essa reação no animal, para que assim, impeça que o cachorro entre em contato com essa substância. Nesses casos você pode contar com a ajuda de um médico veterinário, pois ele pode auxiliar com a investigação de substancias alergênicas para cachorros, além de realizar exames laboratoriais.

Enquanto você não encontrar a causa da coceira em cachorro, você pode utilizar alguns remédios para coceira no cachorro para abrandar os sintomas das alergias e garantir mais conforto ao animal. Podem ser utilizados remédios receitados pelo médico veterinário como anti-histamínicos por exemplo, clemastina, difenidramina, clorfeniramina, hydroxyzine, cyproheptadine, cremes, xampus e loções que tem por objetivo eliminar a coceira do cachorro e tratamentos de imunoterapia.

Além dos remédios tradicionais, se o cachorro está se coçando e se mordendo, os melhores remédios caseiros para estes casos de alergia, são:

3. Remédio caseiro para coceira de cachorro com aveia

A aveia é um remédio natural potente pois possui propriedades calmantes e anti-inflamatórias. Você poderá realizar um banho de aveia caso seu cachorro esteja com dermatite, pois ajudará a aliviar a coceira e a vermelhidão da pele do animal. Além da aveia, é ideal que você use bicarbonato de sódio no banho do seu animal, pois ele pode auxiliar com a desinfecção e hidratação de pele no cachorro. Para realizar o banho de aveia, você precisa de:

  • 2 xícaras de farinha de aveia;
  • 1 xícara de bicarbonato de sódio;
  • 3 xícaras de água.

Modo de preparo:

  1. Misture a farinha de aveia, o bicarbonato de sódio e a água;
  2. Limpe o seu cachorro nas regiões afetadas com sabonete neutro de uso veterinário e água morna;
  3. Sobre a pele molhada, aplique a mistura de farinha de aveia e bicarbonato de sódio nas regiões afetadas;
  4. Deixe a mistura agir por 15 minutos, e depois retire com água morna.

Esse remédio pode ser utilizado até duas vezes por semana.

4. Remédio para coceira em cachorro com tomilho

O tomilho é uma boa opções de remédio natural pois possui propriedades antissépticas, o que previne com que as feridas causadas com a dermatite infeccionem. Além disso, o tomilho pode aliviar a vermelhidão e coceira da pele do cachorro. Para utilizar o tomilho como remédio natural, você precisa de:

  • 1 punhado de tomilho;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo:

  1. Misture o tomilho na água e ferva;
  2. Deixe a mistura cozinhar por 10 minutos;
  3. Espere a mistura esfriar;
  4. Lave o cachorro com água morna e sabonete neutro de uso veterinário;
  5. Sobre a pele molhada, aplique a infusão de tomilho nas regiões afetadas.

5. Remédio para coceira em cachorro com chá de camomila

A camomila é um ótimo remédio natural pois apresenta propriedades calmantes, o que pode aliviar a coceira na pele do cachorro. Para fazer o chá de camomila, você precisa de:

  • 3 colheres de sopa de camomila;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo:

  • Misture a camomila na água e ferva;
  • Coe a mistura e deixe-a esfriar;
  • Lave o cachorro com água morna e sabonete neutro de uso veterinário;
  • Sobre a pele molhada, aplique a infusão de camomila ainda morna nas regiões afetadas;
  • Deixe a solução secar naturalmente.

6. Remédio para coceira no cachorro com óleo essencial de lavanda

O óleo essencial de lavanda pode ser utilizado como remédio caseiro pois apresenta propriedades que hidratam a pele do cachorro, o que alivia a irritação na pele do animal. Além disso, essa substância atua como antisséptico e anti-inflamatório. Para utilizar o óleo essencial de lavanda, você precisa de:

  • Algum óleo vegetal como óleo de amêndoas doces;
  • Óleo essencial de lavanda.

Modo de preparo:

  1. Misture os dois óleos e esquente a mistura;
  2. Lave o cachorro com água morna e sabonete neutro de uso veterinário;
  3. Aplique a mistura de óleos ainda morna nas regiões afetadas na pele do cachorro;
  4. Deixe a mistura de óleos agindo por várias horas;
  5. Lave o animal novamente com água morna e sabonete neutro de uso veterinário.

Você pode utilizar esse remédio caseiro para coceira no cachorro até duas vezes por semana.

Remédio para coceira no cachorro - Coceira em cachorro pode ser alergia?

Coceira em cachorro por pulgas

Os principais sintomas para cachorro com pulga são:

  • Coceira excessiva;
  • Inchaço ao redor da ferida;
  • Comportamento de morder e lamber a pele.

Assim, se o cachorro fica se coçando e se mordendo, há remédios caseiros para isso. Os sintomas do ataque de pulgas podem piorar caso o seu animal seja alérgico à suas picadas. Existem várias maneiras de eliminar pulgas do cachorro, com banhos constantes no animal, utilizar xampu anti-pulgas, pentes especiais para retirar esses parasitas e utilizar de anti-pulgas como bravecto e simparic. Além dos remédios anti-pulgas para cachorro, você pode optar por tratamentos caseiros como os seguintes.

7. Como curar coceira em cachorro com álcool e óleo

O álcool funciona como um antisséptico, o que deixa as pulgas em um estado de tontura, e o óleo auxilia na remoção dos parasitas.

Modo de preparo:

  1. Misture 2 partes de álcool e 1 parte de óleo em um recipiente;
  2. Umedeça um pano ou gaze com a solução;
  3. Passe no pelo do animal várias vezes.

8. Remédio caseiro para coceira de cachorro por pulgas com camomila

Para fazer a solução de camomila, você precisa de:

  • 1 colher de sopa de camomila;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo:

  1. Misture a camomila e a água, ferva a mistura e coe;
  2. Molhe um algodão ou gaze na solução e aplique na pele do animal, principalmente atrás das orelhas, nuca, e ao redor do ânus.

9. Como curar coceira em cachorro com frutas cítricas

Você pode utilizar limão, laranja, tangerina, entre outras frutas cítricas. Para fazer esse remédio caseiro para coceira no cachorro, você precisa de:

  • 1/2 litro de água;
  • 2 metades da fruta cítrica.

Modo de preparo:

  1. Misture a água e a fruta cítrica e ferva por dois minutos;
  2. Abaixe o fogo ao mínimo e deixe cozinhando por meia hora;
  3. Deixe a solução esfriar;
  4. Coloque a solução em um pulverizador;
  5. Aplique a solução em todo o corpo do animal (cuidado com os olhos do cachorro).

10. Como curar coceira em cachorro com vinagre de maçã:

O vinagre de maçã atua como antibactericida e exterminador de pulgas, um ótimo remédio para coceira em cachorro.

Modo de preparo:

  1. Misture 1 parte de água e 1 parte de vinagre de maçã;
  2. Banhe algodão ou gaze na mistura;
  3. Passe o algodão ou a gaze por todo o corpo do animal.

11. Como curar coceira em cachorro com levedura de cerveja:

A levedura de cerveja modifica o odor do sangue e o torna desagradável para as pulgas. Além disso, tem potencial de curar as feridas provocadas pela coceira no cachorro.

Modo de preparo:

  1. Espalhe 1 colher de sopa de levedura de cerveja em pó no corpo do cachorro e esfregue com água;
  2. Enxagúe bem o corpo do cachorro.

Agora que você já sabe que para cachorro se coçando e se mordendo há bons remédios caseiros, recomendamos este outro artigo sobre cachorro se morde até sangrar, causas e o que fazer.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Remédio para coceira no cachorro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Remédios caseiros.

Vídeos relacionados com Remédio para coceira no cachorro

1 de 3
Vídeos relacionados com Remédio para coceira no cachorro

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
42 comentários
A sua avaliação:
Remédio calmante para cão agressivo
Remédio calmante para caes
A sua avaliação:
Marli Cavassana
Tive uma cachorra Pitbull com Sharpei. Viveu 14 anos . Faleceu de parada cardíaca a vinte dias. Mas sempre teve problemas de pele devido ao cruzamento de raças. O que livrou das coceiras foi vinagre de maçã sabão de coco ou detergente neutro ( transparente) e óleo de amêndoas doce sem álcool. Molha o cão, passe vinagre no corpo todo massagear depois enxaguar bem, lave com sabão de cocô ou detergente neutro enxaguar novamente e por fim misture óleo de amêndoas doce num pouco de água limpa e pulverize ou passe com as mãos mesmo massageando o corpo todo. Enxugar bem se possível com secador . Fica com a pele super hidratada e sem coceiras. Banho uma vez por semana na minha saudosa amiga garantia saude de sua pele e nossa tranquilidade. Mesmo socorrendo o infarto não conseguimos salva - lá. Espero que funcione no seus amigos caninos.
A sua avaliação:
Elaine Aparecida da Silva Oliveira
Tenho uma cachorrinha sem raça definida que está se coçando muito levamos ao veterinário que passou remédio contra pulgas administramos e não resolveu. Minha filha da banhos toda semana. A pet senti dor e faz ferida quando ela se coça. Estou sem condições financeiras para levá-la no veterinário novamente. Vocês podem me orientar por favor. Obrigada
Renata Miranda
O meu SRD também estava com uma coceira por conta das pulgas... consegui resolver, limpando com soro fisiológico aonde está a ferida, a reação alérgica, dê borrifadas de chá de camomila (frio) para aliviar a coceira e acalmar a pele e a irritação, depois passa NEBACETIN (ou genérico - mais barato), pelo menos com ele deu certo...
A sua avaliação:
Silvapaiano@hotmail.com
Maravilhosa essa informação, fiquei muito satisfeita com esse artigo. Parabéns.
A sua avaliação:
ANTONIO CARLOS SOARES FREIRE
Tenho um Rottweiler de sete anos e uma mestiça de Puldo que acostumaram a fazer as fezes na praça ao lado de casa e que é frequentada por vários cachorros. Meus cachorros se coçam e mordem a pele como se estivessem com pulga mas estou usando neles coleira anti pulga e não está resolvendo. O que posso fazer? Obrigado.
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Antonio Carlos. Tudo bem? Há diferentes motivos que explicam coceira no cachorro. Neste post explicamos alguns deles: https://www.peritoanimal.com.br/coceira-no-cachorro-causas-e-tratamento-22696.html. No entanto, já que a coleira anti-pulga não está funcionando, nossa recomendação é que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
Ah, e assim que ele receber o diagnóstico, conte pra gente!
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Lourdes Pereira
Muita coceira
A sua avaliação:
Antonio
Tem remédio para todo o gosto, algum já foi comprovado o efeito positivo ou é só testando todos?
Está parecendo veterinária(o) recém formado que avia uma receita com trocentos remédios até descobrir o que cura, o pet vira apenas mais uma cobaia.
A sua avaliação:
Maria Aparecida
Bom dia

Eu gostaria qual tipo de remédio caseiro que eu possa passar no meu pet pois ele para de se coçae tambémos pes dele sem danificar há saúde dele não sei mas o que fazer da ração maltês.
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Maria Aparecida, você já testou as indicações do artigo?
A sua avaliação:
Ronagela
Tenho um cachorro pinscher ele ta como muita coceira e perdeno muito pelo e ficando com feridas na pele vcs poder mim indicar um remedio
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Rosangela, você já testou as orientações do artigo?
RICARDO GUERREIRO
pingue 10gotas de tintura violeta genciana e misture em 100ml agua filtrada ou soro fisiologico coloque num spray ou borrifador e passe uma vez por dia em todo o local e pode colocar 20 gotas bem misturado no shampo dele e dar banho com isso...é muito barato , tira coceira, é bactericida e cicatrizante nunca mais precisará outra coisa, o animal só ficará durante uns tempo roxinho mas vai saindo e vai ficar bom pode crer rapidamente
A sua avaliação:
Sheila Coelho de Freitas Siqueira
O tomilho esse punhado é corresponde a quantas colheres ??? Depois de passar nele deixa secar ou enxagua???
A sua avaliação:
José Carlos Reis
Tenho um cachorro de raça pinscher filhote . Só q ele está com coseira e caindo os pelos . Ql seria o remédio ideal ?
A sua avaliação:
Cristiane De Souza Vitória
Boa tarde meu cachorro deu uma alergia na pele e deu muitas feridas já dei antibiótico mais não melhorou o que posso dar
A sua avaliação:
Ana Lucia
Por fvr estou com muita dificuldade para o tratamento do animal de estimação do meu filho, um beagle de 2anos de idade e 13kg, o Trovão.
Ele apresenta umidade no ânus que se transforma em pequenos pontos brancos e ele fica esfregando o ânus na parede e cheirando?????!!!!! (Ele n gosta de sugeira) e, aqui a parede e branca e verifico q a parede fica com umidade e até sangue.
Já não sei mais o q fazer, e ele fica muito irritado e descontrolado fazendo xixi fora do local.
A glândula anal dele está fora de questão. O uso de antiinflamatório e antibióticos ajuda mas n cura. Infecção por alimento TB está fora pois está com dieta alimentar.
Eu realmente preciso de ajuda.
Obrigada
Lu
Dê remedio p/verme
A sua avaliação:
Ismael Antonio Furquim
A minha cachorra fica se lambendo o tempo todo, fica se mordendo, fica se coçando também não aguento mais ver ela se coçando. Já dei cort trat e não está adiantando. O que pode ser?

O
Luísa Savala
Oi Ismael! Sem ver a sua cachorra não conseguimos passar um diagnóstico. No entanto, é muito importante que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança para que ele faça um correto diagnóstico e passe o tratamento mais adequado.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Jonas
Como impedir cachorro de se cocar?
RejMac
olá, nossos amados quatro patas sofrem qdo tem esses problemas de pele, um tratamento antigo é passar nos locais afetados “oleo queimado (usado) de carro. Tem em postos de combustiveis, trocam o óleo dos automóveis ou peça p/alguém conhecido. Para nossos amados que residem dentro de kza fica + difícil pq deve-se deixar na pele, sem banho, mas cura! A Ivermectina ou MecTimax são medicações q dou p/sarna e vermífugo p/ meus filhos 4patas. Antipulgas aplico na nuca revolution cada 3meses.
Aline
Pelo amor de Deus, não aplica óleo de carro no weu cachorro, isso é tóxico e química ....
Solange Custódio Santana
Adorei as matérias que li, principalmente sobre os sintomas, remédio caseiro e homeopatia. Os meus são tratados com essas medicações. Parabéns pois explicam com nitidez e fica fácil de entender. Obrigada 🌹🐾
celso amaral santos
Adorei essa matéria muito bem explicada muito obrigado por nos ajudar.Deus abençoe
sandra
tenho um cachorro SRD ele tem uma coceira irritante ..já levei em veterinário, já dei medicações tanto para pulgas como p a coceira e não adianta..ele se coça muito, a pele chega a ficar sangrando de tanto coçar..e ele solta uma seborreia tipo caspa por todo lugar..tenho pena dele pois ele não para..sempre coçando...nem dormir direito dorme..é um estresse p ele e p mim tmbm..alguma dica ???
Carlos
O meu cachorro passa pelo mesmo problema. Já levei no veterinário, mediquei e melhorou. Mas voltou novamente depois de uns 20 dias.
O que fazer?
ADRIANA
OLA, LEVE SEU CÃO A UM VETERINÁRIO DERMATOLOGISTA , O MEU CÃO DEPOIS DE ANOS COM COCEIRA E ESCAMAÇÃO SÓ SE CUROU DEPOIS DE PASSAR PELO DERMATO.
Julia
Pode ser uma alergia alimentar
carlos alberto de souza
estou perdido o meu cacho e um pit bull red nozes mais ou menos 1 ano e 8 meses esta com uma coceira terrivei ele esta mordendo a costa tem um local que ele ja raspou todo o pelo esta ferido estou perdido alguem pode me ajudar pr favor
Luísa Savala
Oi Carlos! Você tentou as dicas do artigo?
De qualquer forma, você deve buscar ajuda de um médico veterinário de confiança o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Remédio para coceira no cachorro
1 de 3
Remédio para coceira no cachorro

Voltar ao topo da página ↑