PARTILHAR

Remédios caseiros para cicatrizar feridas em cachorros

Remédios caseiros para cicatrizar feridas em cachorros
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Quando você observa uma ferida profunda, aberta ou infectada em cachorros, a primeira coisa que você deve fazer é ir ao veterinário. No entanto, pode acontecer que você não possa ir no momento e, portanto, o uso de remédios caseiros como um primeiro socorro é necessário.

Estudos mostram que remédios naturais, como o açúcar ou o mel, promovem a cura de feridas em cachorro e, por esse motivo, cada vez mais especialistas veterinários os usam e recomendam para curar lesões de pele. Por esta razão, neste artigo do PeritoAnimal, vamos te explicar como tratar feridas em cachorro com remédios caseiros, os passos anteriores que você deve seguir e tudo que você precisa saber sobre isso.

Também lhe pode interessar: Remédio caseiro para ferida de gato

Antes de curar as feridas do cachorro

Antes de explicar quais são os remédios caseiros para feridas de cachorro mais eficazes, você deve seguir uma série de etapas para garantir a cura adequada. Para isso, a primeira coisa que você deve fazer é identificar o tipo de ferida, sendo as mais comuns as seguintes:

  • Cortes;
  • Unhas danificadas;
  • Mordidas de outros cães;
  • Arranhões de gatos;
  • Queimaduras.

Em qualquer um dos casos, você pode aplicar um remédio caseiro para ferida de cachorro como primeiros socorros ou tratamento natural, desde que as lesões produzidas sejam de natureza leve ou moderada. Se o seu cachorro tiver uma ferida em carne viva, gravemente infectada ou muito profunda, a intervenção do veterinário é necessária. Uma vez curado pelo especialista, você pode acompanhar o tratamento estipulado pelo veterinário com remédios naturais.

Uma vez identificada a ferida, como ajudar o pet antes da visita veterinária?

  1. Limpe a ferida perfeitamente com água morna ou solução salina. Se houver algum tipo de corpo estranho ou substância, como terra ou vidros, remova-os cuidadosamente, usando uma pinça esterilizada se necessário.
  2. Desinfete com água oxigenada, nunca com álcool. Para terminar de remover qualquer resto, você podem umedecer uma gaze com o líquido e aplicar pequenos toques suaves na ferida.
  3. Permita que a ferida areje, observando o animal para evitar que ele lamba ou esfregue.
  4. Cobra a ferida com gaze sem exercer muita pressão.
  5. Procure um veterinário em função da gravidade da ferida.

Para saber mais, leia nosso artigo sobre feridas em cachorros - primeiros socorros.

Remédios caseiros para cicatrizar feridas em cachorros - Antes de curar as feridas do cachorro

Curar feridas em cachorro com açúcar

O açúcar é um dos produtos naturais mais utilizados para a cura de lesões em humanos e animais devido às suas múltiplas propriedades curativas. De acordo com estudos publicados por especialistas em medicina veterinária, os efeitos mais proeminentes do açúcar são os seguintes:

  • Promove a expulsão do tecido morto enquanto possibilita a regeneração celular e a criação de tecido granular (um tipo de tecido conjuntivo fibroso cuja função é preencher feridas).
  • Ajuda a secar as feridas, absorvendo o excesso de umidade. Por essa razão, levou muitos profissionais a usar este remédio natural para combater úlceras e feridas semelhantes.
  • Reduz o edema ou impede seu surgimento devido, precisamente, ao ponto anterior.
  • Atua como um poderoso bactericida combatendo sua reprodução em feridas. Além de ter propriedades antibacterianas, o açúcar é antisséptico, por isso impede o desenvolvimento de infecções ou as trata, promovendo a eliminação dos microrganismos causadores.

Por tudo isso, você pode ver que o açúcar ajuda a curar feridas em cachorro, e também combate infecções e diminui a inflamação da área. A eficácia é tal que pode até ser usado para tratar lesões mais graves ou mais profundas (como as úlceras já citadas), desde que o veterinário tenha aprovado o seu uso previamente. Desta forma, o açúcar age em feridas abertas, feridas profundas e feridas mais leves, mas como deve ser aplicado? Abaixo detalhamos os métodos mais utilizados destes remédios caseiros para ferida de cachorro.

Polvilhe o açúcar diretamente na ferida do cachorro

Se a ferida do cachorro é superficial, pouco profunda ou leve, como primeiros socorros, você pode polvilhar diretamente açúcar granulado ou em pó. Para isso, siga estes passos simples:

  1. Desinfete a ferida;
  2. Cobra a ferida completamente com açúcar;
  3. Uma vez que a camada de açúcar é aplicada, cubra a ferida sem remover o açúcar com gaze e atadura, exercendo uma leve pressão para garantir que o remédio caseiro faça efeito;
  4. Deixe o remédio por algumas horas, sem exceder as 12 horas;
  5. Para trocar o curativo, limpe a ferida novamente, desinfete e repita essas etapas.

Em casos de ferimentos muito graves, você deve ir ao veterinário. E se não puder ir naquele momento por qualquer motivo, deve aplicar qualquer um dos remédios caseiros para ferida de cachorro depois de desinfetar a lesão muito bem e visitar o especialista o mais rápido possível.

Prepare pasta de açúcar para curar ferida em cães

Apesar de hoje em dia ser possível encontrar facilmente pastas de cura ou pomadas cicatrizantes para cachorro, pode ser melhor optar pela versão caseira, sem produtos químicos e completamente natural. A pasta de açúcar é adequada para todos os tipos de feridas em cachorro, no entanto, é importante lembrar que em casos muito graves, você deve ir ao veterinário. Os passos que você deve seguir são:

  1. Aqueça 100 ml de água;
  2. Quando atingir a primeira fervura, remova do fogo;
  3. Acrescente 250 gramas de açúcar e misture para dissolvê-lo;
  4. Deixe esfriar e aplique na ferida após limpá-la e desinfetá-la;
  5. Enfaixe a ferida com o remédio e troque a bandagem após 10-12 horas.

Se você tiver excesso de pasta de açúcar, pode reservá-la em um frasco com selo hermético. Não recomendamos que você guarde essa solução por mais de um dia, sendo mais adequada prepará-la novamente cada vez que pretender utilizar.

E se a ferida do cachorro estiver infectada?

Dependendo do tipo e grau de infecção, você também pode usar o açúcar para tratá-la pois, como já sabe, é um ótimo remédio caseiro para ferida de cachorro devido as propriedades já mencionadas. No entanto, se houver tecido necrótico (morto), você deve retirá-lo. Esse processo pode ser feito manualmente, no entanto, tendo em conta que pode ser muito doloroso para o animal, recomendamos que seja feito por um especialista. E, se não houver tecido necrótico, a primeira coisa que você deve fazer é limpar bem a ferida e desinfetá-la. Em seguida, aplique um dos dois remédios caseiros para ferida de cachorro mencionados anteriormente, enfaixe a ferida e deixe agir por horas. Troque a bandagem e o açúcar seguindo as instruções do especialista, pois o tempo entre as limpezas pode variar dependendo do tipo de lesão.

Para saber como evitar que o cachorro coce a ferida leia esse artigo do PeritoAnimal.

Remédios caseiros para cicatrizar feridas em cachorros - Curar feridas em cachorro com açúcar

Curar feridas em cachorro com mel

Tal como acontece com o açúcar, o mel é um dos excelentes remédios caseiros para ferida de cachorro, é muito poderoso e usado durante séculos. Devido as propriedades antibacterianas, calmantes e antissépticas, e sua capacidade de estimular a regeneração do tecido granular e do epitélio, promove a cura e acelera o processo sem recorrer a pomadas comerciais. Claro que, para conseguir os efeitos desejados, é essencial ir ao veterinário para considerar se é necessário usar medicamentos para aliviar a dor, por exemplo.

O mel pode ser usado para curar feridas em cachorro mais ou menos leves, infectadas, queimaduras, úlceras e lesões mais profundas, desde que não sejam muito grandes. No caso de existir tecido necrosado, é essencial visitar o especialista para proceder à sua remoção e indicar as orientações de aplicação do mel para curar a ferida. Para usar o mel como cicatrizante, você deve seguir estes passos:

  1. Limpe e desinfete bem a ferida;
  2. Aplique uma camada de mel puro de abelhas. É muito importante usar um mel de qualidade para garantir bons resultados. Nesse sentido, embora existam muitos tipos de mel, estudos mostram que o mel de manuka é um dos mais recomendados por suas poderosas propriedades antimicrobianas;
  3. Cubra a lesão com gaze e curativo, exercendo uma leve pressão para que o remédio atue. Deixe durante as horas estipuladas pelo veterinário;
  4. Troque a bandagem, removendo-a cuidadosamente, deixando a ferida arejar um pouco e repita todos os passos.

Dependendo do tipo de ferida, a bandagem pode ser trocada uma vez por dia ou a cada duas horas. Da mesma forma, dependendo da gravidade, curar feridas em cachorro com mel pode fazer efeito em dias ou semanas.

Remédio caseiro para ferida de cachorro com Aloe Vera

A aloe vera, também conhecida como babosa, é uma das plantas mais utilizadas na medicina para a criação de medicamentos e remédios naturais para fins terapêuticos. Devido às suas muitas propriedades de saúde, a sua popularidade se espalhou por todo o mundo, até mesmo para o mundo animal, e tornou-se um dos melhores remédios para a cura de feridas em cachorro. A sua capacidade de cura vem de um dos seus principais ingredientes, acemanann, um mucopolissacarídeo com propriedades anti-inflamatórias potentes, calmante e estimulante da proliferação de células, o que favorece a regeneração do tecido danificado e acelera a cicatrização de feridas.

Para aplicar esse remédio caseiro para ferida de cachorro, basta seguir estas etapas:

  1. Corte uma folha da planta, tenha em mente que as mais próximas da terra são as mais velhas e, portanto, aquelas que têm mais propriedades;
  2. Faça um corte longitudinal para abrir a lâmina e extrair a polpa;
  3. Se a polpa for muito espessa, misture com um pouco de água;
  4. Limpe e desinfete a ferida;
  5. Aplique o gel de aloé vera cobrindo a ferida completamente;
  6. Coloque uma gaze limpa e bandagem para fazer a pomada funcionar;
  7. Troque o curativo seguindo as instruções do especialista e deixe a ferida respirar antes de repetir todos os passos.

Além de ajudar a curar as feridas em cães, a aloé vera acalma a coceira e alivia a dor, além de prevenir possíveis infecções. Por outro lado, esta planta maravilhosa também tem propriedades antifúngicas, por isso é perfeita para curar feridas causadas por fungos.

Se o seu cachorro apresenta dermatite canina, veja opções de remédios caseiros com aloe vera nesse artigo do PeritoAnimal.

Remédio caseiro para ferida de cachorro com calêndula

A calêndula ou margarida é outra das plantas mais procuradas na medicina alternativa, especialmente para a cicatrização de feridas e todos os tipos de lesões da pele, devido à sua ação antisséptica, anti-inflamatória, antibacteriana, calmante, analgésica e cicatrizante. Para poder usar esta planta e curar feridas em cães, feridas abertas ou outras lesões, é necessário preparar primeiro o óleo de calêndula. Para isso, siga as seguintes etapas:

  1. Colha um punhado de flores de calêndula e limpe-as bem;
  2. Coloque-as em um frasco esterilizado e cubra completamente com azeite extra-virgem;
  3. Feche o frasco, deixe o óleo de molho em um local livre de umidade e escuro por 40 dias;
  4. Depois do tempo, coe o azeite.

Como você provavelmente não terá 40 dias para tratar a ferida do cachorro, você não terá outra escolha do que adquirir o óleo já preparado, sempre certificando-se de obter um natural. Uma vez obtido, prepare um creme simples que você vai usar para cobrir a ferida, hidratá-la e estimular a regeneração do tecido. Para fazer esta pomada cicatrizante para cachorros, siga as seguintes orientações:

  1. Esquente o óleo de calêndula em banho-maria;
  2. Acrescente 5 gramas de cera de abelha e misture até dissolver;
  3. Passe a solução para um frasco hermeticamente fechado;
  4. Deixe esfriar completamente antes de cobrir o frasco.

Agora que você tem o creme de calêndula pronto, é muito simples limpar e desinfetar a ferida ou lesão. Aplique uma camada de creme, cubra a ferida e faça o curativo. As trocas de bandagem devem ser feitas seguindo as instruções do veterinário. Nunca deixe o remédio por mais de 12 horas, a menos que o especialista indique o contrário. Armazene o creme em um local livre de umidade por, no máximo, uma semana.

Remédios caseiros para cicatrizar feridas em cachorros - Remédio caseiro para ferida de cachorro com calêndula

Cachorro com feridas na pele deve ir ao veterinário

Como mencionamos no início do artigo, você deve consultar um veterinário sempre que o cachorro apresentar feridas muito profundas, em carne viva, infectadas ou uma grande quantidade de tecido morto, como os causados ​​por queimaduras de terceiro e quarto grau. Para este último caso, é necessário realizar um desbridamento, um processo de remoção de tecido morto feito por um especialista. Se você mesmo realizar essa tarefa, corre o risco de piorar a ferida e prejudicar ainda mais o animal.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para cicatrizar feridas em cachorros, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Remédios caseiros.

Bibliografia
  • SWAIM, Steven; BOHLING, Mark. 2008. Avances en el tratamiento de las heridas en pequeños animales.
  • XIV Congreso Nacional de AVEACA - XI Congreso FIAVAC. 2014. Asociación de Veterinarios Especializados en Animales de Compañía de Argentina. Disponible en: http://www.aveaca.org.ar/wp-content/uploads/2016/04/CN_2014-Proceeding_MEMORIAS.pdf.

Vídeos relacionados com Remédios caseiros para cicatrizar feridas em cachorros

1 de 3
Vídeos relacionados com Remédios caseiros para cicatrizar feridas em cachorros

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
43 comentários
A sua avaliação:
Denise
Fui corta unhas da atena a unha estar sangrando muito oque faser
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Denise. Temos este post que explica sobre Feridas em gatos - Primeiros socorros: https://www.peritoanimal.com.br/feridas-em-gatos-primeiros-socorros-22032.html
Esperamos que seja útil! 😺
A sua avaliação:
Luana
Bom dia tenho uma cachorro Rottweiler Que Fica Lambendo As Patas e As Penas e tá tudo machucado já dei um monte de remédio já passei um monte de coisa que o veterinário me falou pra passar e ele não para de lamber,me indica um remédio caseiro por favor me ajuda ontem mesmo até chorei pq ele tava chorando de dor
Alex
Vc deve usar um colar elisabetano, para o cachorro não se lamber até sarar a ferida
A sua avaliação:
Luciane
Minha cadela gravidez psicológica daí a tetas ficaram com o leite tipo empedrado daí furo agora tem um buraquinho mais to passando remédio pra cicatrizar mais ela fica lambendo daí não cicatriza não tenho condições de leva no veterinário me ajudem
A sua avaliação:
Jacinto Laurindo Domigos
Gostaria de saber qual ou como faço o remédio caseiro para, cães feridas provocadas por moscas
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Jacinto. Neste outro artigo falamos sobre a bicheira em cachorros, seus sintomas, causas e tratamento: https://www.peritoanimal.com.br/bicheira-em-cachorro-sintomas-causas-e-tratamento-23916.html
Esperamos que seja útil! De qualquer forma, recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Nilcilene
Meu cão tem uma ferida a cima do anus e vários nódulos no saco escrotal há alguns meses. O que devo fazer?
A sua avaliação:
Deisiane Aparecida Mendes
Meu cachorro pegou uma peladeira no corpo de uma cachorro de uns visinhos que mudou pra nosso quintal eu ñ definir realmente o que pode ser porque é uma peladeira, e sangra muito com feridas bem profundo vc sabe o que isso ,e tem algum remédio que pode me indicando para passar neles. Dexte já já agradeço
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Deisiane. Recomendamos que você leve o cachorro a um veterinário o quanto antes. Pelo que você fala, há uma possibilidade de ser sarna. Neste artigo falamos sobre os tipos, os sintomas e tratamento para a sarna em cachorros: https://www.peritoanimal.com.br/sarna-em-caes-sintomas-e-tratamento-20153.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Themis
Olá Perito Animal. Gostei muito do conteúdo. Eu fiz um curso online sobre Primeiros Socorros em cães e gatos. Foi maravilhoso.
A sua avaliação:
Caren
Minha cadelinha sofreu um pequeno corte na pantufinha da patinha na hora da tosa. Que medição posso colocar para ajudar a cicatrizar?
A sua avaliação:
Andrea de Souza Marinho
Tenho um cão Pastor branco a Lua, está com uma ferida na região do calo seco pata dianteira já vai fazer um ano, infelizmente detectamos que é um tumor maligno porém optamos por não fazer a cirurgia. As tratamento apenas com medicamentos, mas ela não tem maus aceitado e vomita. Você acredita que poderíamos usar o açúcar?
A sua avaliação:
Rita
Primeira vez que entro neste site e ja gostei muito das dicas .vou cuidar de um cachorro que não é meu mas ele está com a pata machucada devido a uma briga com outro cão
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Rita! Agradecemos o elogio e temos certeza que vai dar tudo certo aí com seu companheiro peludo temporário!
Um abraço da equipe do PeritoAnimal!
A sua avaliação:
Geane patricio barroso Terezinha patricio barroso
Eu comprei um filhote e ele está cm coceira e feridas qual um remédio pra coceira
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Geane. Tudo bem? Temos este artigo sobre remédio para coceira no cachorro: https://www.peritoanimal.com.br/remedio-para-coceira-no-cachorro-22727.html.
Esperamos que seja útil!
A sua avaliação:
Renato Cavaco
Bom dia a minha cadela não se dá muito com gatos, ao fazer o passeio higiénico, correu atraz de um gato e não sei como voltou a sangrar de uma patinha entre as unhas. Gostaria de saber como tratar, pois está a deitar sangue sempre qie apoia a patinha no chão
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Renato. Tudo bem? Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Francisca Melo De Souza
Gostaria de saber ok.fazer meu cão estar com grande corte no esteticulo resposta e será que pode fechar estou usando.remedio caseiro pra fechar tirei tida as bicheiras está limpo,pois só quero que feixe logo ,ñ tenho.condições de levar no veterinário .
A sua avaliação:
Wlardielly
Meu filhote foi atacado ferido na boca ele grita muito durante a noite não tenho condições de levar no veterinário o que faço
A sua avaliação:
Andrea Ramos
Oi, tenho um rotvailler que tá com a almofadinha da pata dianteira em carne viva de tanto coçar e morder, pois ele tem uma alergia por conta de umidade e isso acontece em toda troca de estação damos a ele petsporin de 300mg indicado pelo veterinário na época, como estamos sem ter como leva ló ao veterinário, gostaria de saber se posso fazer uso do açúcar ou do mel?
A sua avaliação:
Eliza
Meu cachorro tá cheio de tumor oque faço pois não tenho condições de. Pagar um tratamento.
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Érica Eberhardt
Os ferida do meu cão é no focinho, como fatei o curativo se usar o açúcar ou o Mel? Obrigada.
A sua avaliação:
DEBORA DA SILVA
Gostei muito do artigo, ainda não utilizado os métodos, mas vou usar.
A sua avaliação:
Nato
Cuido de uma cadela de 2 anos de idade, ela se feriu no olho, na membrana que recobre (Pálpebra). Ela não deixa cicatrizar. Consegui fazer um óculo protetor mas já passou muito o ferimento aberto, não quer cicatrizar, tem ela muito. Não posso passar qualquer produto pois cai no olho. Será que posso passar babosa sem correr o risco de cegar? Estou sem condições de levar ao veterinário.
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Nato. Apenas um veterinário pode fazer um exame físico e recomendar o melhor tratamento para a sua cadela. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Existem alguns veterinários gratuitos e de baixo custo que podem te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html

A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
ADENILTON SANTOS
ENCONTREI UM CACHORRO NA RUA COM BICHO E TOU CUIDANDO ;JÁ MATEI VARIOS BICHO ;MAIS QUANDO MEXO NO FERIMENTO ELE AFASTA; O QUE MIM INDICA? NÃO TENHO CONDIÇÃO DE LEVAR AO VETERINÁRIO
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Adenilton! Aqui você encontrará várias opções de veterinário gratuito ou de baixo custo: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html

A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras.
DEBORA DA SILVA
Também estou passando pela mesma situação, estou utilizando um spray chamado prata é ótimo, é tem um remédio que mata as larvas, você encontra em casa de ração.
Remédios caseiros para cicatrizar feridas em cachorros
1 de 4
Remédios caseiros para cicatrizar feridas em cachorros

Voltar ao topo da página ↑