Partilhar

Os gatos gostam de música?

Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. Atualizado: 13 maio 2019
Os gatos gostam de música?

Ver fichas de  Gatos

Se os gatos gostam de música ou não é uma pergunta que se repete bastante entre os amantes dos felinos, e graças a numerosos estudos e experimentos científicos é possível responder claramente que: os gatos gostam de escutar determinados tipos de música.

Os amantes dos gatos sabem que os sons muito fortes costumam incomodar os felinos mas, por que isso acontece? Por que alguns sons sim e outros não? Os sons que eles emitem, podem ter relação com os gostos musicais?

No PeritoAnimal vamos responder todas as questões sobre o tema, continue lendo e descubra: Os gatos gostam de música?

Também lhe pode interessar: Porque os gatos gostam de algumas pessoas?

O ouvido dos felinos

A linguagem favorita dos felinos é o olfato e por isso sabe-se que para comunicarem preferem sinais odorosos. No entanto, também utilizam a linguagem sonora com, segundo peritos, até doze sons diferentes, que muitas vezes só entre eles conseguem diferenciar.

Não é uma novidade que os gatos têm um ouvido mais desenvolvido que o dos humanos. Não fisicamente, mas sim no sentido da audição, eles detectam sons que muitas vezes nós, humanos, não chegamos nunca a notar. O universo deles vai desde um suave ronrom infantil até aos grunhidos e sopros dos adultos no meio de um conflito. Cada um deles acontece segundo uma duração e frequência, que seria a intensidade do som na sua medida, através dos hertz.

Vamos agora a uma parte mais científica para explicar isto, uma vez que será útil no momento de compreender as reações dos seus pets e determinar se os gatos gostam de música. Os hertz são a unidade de frequência de um movimento vibratório, que neste caso se trata de um som. Aqui tem um pequeno resumo dos intervalos que estas diferentes espécies podem ouvir:

  • Traça da cera: a de maior qualidade auditiva, até 300 kHz;
  • Golfinhos: desde 20 Hz até 150 kHz (sete vezes mais que os humanos);
  • Morcegos: dede 50 Hz até 20 kHz;
  • Cães: desde 10.000 até 50.000 Hz (quatro vezes mais que nós);
  • Gatos: desde 30 até 65.000 Hz (explica muito, não?);
  • Humanos: entre 30 Hz (o mais grave) até 20.000 Hz (o mais agudo).
Os gatos gostam de música? - O ouvido dos felinos

Interpretação dos sons pelos gatos

Agora que você já sabe mais sobre esse tema, está mais perto de saber a resposta se os gatos gostam de música. Os sons mais agudos (perto dos 65.000 Hz) correspondem às chamadas dos filhotes pelas mães ou irmãos, e os sons mais graves (os de menos Hz) costumam corresponder a gatos adultos em estado de alerta ou ameaçadores, por isso podem despertar inquietude quando se escutam.

Com relação ao miado do gato, que para espanto de muitos leitores não faz parte do repertório de comunicação com os da espécie, trata-se apenas de um som para comunicarem conosco. O miado do gato é uma invenção da domesticação animal através da qual podem comunicar com humanos. Estes sons são vozes curtas de 0,5 a 0,7 segundos, podendo chegar a 3 ou 6 segundos, dependendo da necessidade de serem atendidos. Às 4 semanas de vida, em casos de frio ou perigo, estão os chamamentos infantis. Segundo alguns peritos especializados neste tema, as chamadas por frio produzem-se até às 4 semanas, uma vez que depois conseguem se termorregular sozinhos, e costumam ser mais agudas. Os miados de solidão são mais longas em duração, como se fosse um tom mantido, e os de confinamento têm um tom mais grave.

O ronronar costuma ser igual em todas as etapas de vida, não muda, ao contrários das chamadas infantis que desaparecem com um mês de vida para dar lugar aos miados. Mas estas seriam as formas de comunicação que os felinos têm em função da situação, mas temos também os sopros e grunhidos, que são tons mais graves, através dos quais indicam uma ameaça ou que se sentem encurralados.

É importante aprender a interpretar os sons dos nossos felinos para entender a linguagem, o que eles querem transmitir e, desta forma, conhecê-los melhor todos os dias. Para isso, não perca o nosso artigo sobre a linguagem corporal dos gatos.

Os gatos gostam de música? - Interpretação dos sons pelos gatos

Música para gatos: qual a mais apropriada?

Muitos cientistas de comportamento animal começaram a replicar sons de gatos, a fim de oferecer aos felinos "música para gatos". A música apropriada à espécie é um gênero que se baseia na vocalização natural do gato combinada com música da mesma faixa de frequência. O objetivo deste estudo foi utilizar a música como uma forma de enriquecimento auditivo para um ouvido não humano e, de acordo com estudos, provou ser muito sucedida[2].

É possível encontrar alguns artistas, sobretudo da música clássica que oferecem música específica para cães e gatos, por exemplo o músico americano Félix Pando, fez adaptações de músicas de Mozart e Beethoven com o título de "música clássica para cães e gatos" que pode ser baixada na Internet, tal como muitos outros títulos. Você deve descobrir qual é o som que o seu pet mais gosta e tentar fazer com que ele seja o mais feliz possível na hora de escutar música. Se você está interessado em criar melhor ambiente para o seu bichano, confira nosso vídeo no YouTube com música para gatos:

Música para todos os ouvidos

Os humanos relaxam com sons harmônicos, mas ainda existem dúvidas nos felinos. Do que estamos certos é que a música muito forte estressa e deixa os gatos nervosos, enquanto que a música suave faz com que fiquem mais relaxados. Assim sendo, ao considerar adotar um gato e quando este fizer parte da sua família, tente todo o possível para evitar os sons muito intensos.

Resumindo, os gatos gostam de música? Como já foi dito, eles gostam de música suave, como a clássica e que não perturbe o seu bem-estar. Para saber mais sobre o mundo felino, confira esse artigo do PeritoAnimal "Gato miando - 11 sons e seus significados".

Os gatos gostam de música? - Música para todos os ouvidos

Se deseja ler mais artigos parecidos a Os gatos gostam de música?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Referências
  1. CHIANDETTI, Cinza. Cats prefer species-appropriate music. Disponível em:<https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4848712/>. Acessado em 13 Maio de 2019.

Escrever comentário sobre Os gatos gostam de música?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
Elisa
Todos os dias eu ligo uma musica bem baixinha para estudar e meu gato sempre me segue mesmo com outras pessoas na casa. Hoje bateu a duvida, será que ele vem pela musica?
Agora faz sentido, é um piano agudo e bem suave.
A sua avaliação:
Lucas Eduardo
Vdd quando estou tocando melodia no violão minha gata fica olhando pra mim e piscando suavemente 😂😂
A sua avaliação:
Edinilza
Minha filha toca flauta e a nossa gata adora , eu e minha filha adoramos esse site
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Edinilza! Que legal. Obrigada pelo seu comentário, continue nos acompanhando 😻
A sua avaliação:
Laianeh
haha! Superótima esta matéria! gostei mesmo dou 5 estrelas para o artigo e para o site! Melhor site que já encontrei para pets! Muito bom mesmo!

Os gatos gostam de música?
1 de 4
Os gatos gostam de música?

Voltar ao topo da página