PARTILHAR

Meu cachorro se morde até sangrar: causas e soluções

Carolina Costa
Por Carolina Costa, Médica Veterinária. 12 julho 2019
Meu cachorro se morde até sangrar: causas e soluções
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Os cachorros têm muitas manias próprias da espécie, mas, em certos momentos, um comportamento normal pode se tornar um problema ou representar uma doença.Muitos tutores já devem ter testemunhado o seu pet se lambendo, coçando ou mordendo em diversas áreas do corpo.

O ato de mastigar ou morder incessantemente as patas ou outras partes do corpo causando dermatite por lambedura ou mordida apresenta muitas causas, podendo resultar problemas comportamentais, doenças dermatológicas, alergias ou outras causas.

Se o seu cachorro apresenta este tipo de comportamento, continue lendo este artigo do PeritoAnimal para saber mais sobre as causas e soluções de porque "meu cachorro se morde até sangrar"

Também lhe pode interessar: Por que meu cachorro morde as patas?

Meu cachorro se morde até sangrar: causas

As causas de cachorro se mordendo são inúmeras e uma parte essencial do diagnóstico é distinguir se se trata de alguma doença ou de um problema comportamental. Geralmente se diagnostica uma causa comportamental quando todas as outras patologias foram descartadas.

Um animal com este problema inicia um ciclo vicioso de morder, pois ele morde ou lambe porque algo o incomoda, a lesão que ele causa a si mesmo piora e o incomoda ainda mais, fazendo com que se morda mais, causando um auto traumatismo. Nas piores situações, pode criar infeções bacterianas secundárias (piodermatites superficiais ou profundas) e, escurecer e endurecer a pele.

Se você quer saber porque o cachorro se lambe tanto ou o que significa quando cachorro se morde intensamente, nós vamos lhe dar algumas das causas para cachorro se coçando e cachorro se mordendo:

Cachorro se mordendo por pele seca

A pele seca ou desidratada pode causar a sensação de desconforto ao animal, levando-o a se coçar e a se morder.

Cachorro se mordendo por dor

A dor em cachorro pode ser derivada de um traumatismo como uma picada de inseto, corte, ferida, unhas muito compridas ou fratura. Além disso, dores, problemas ósseos ou articulares podem também ser a causa do cachorro mordendo a pata.

Cachorro se mordendo por prurido (coceira)

A coceira no cachorro, além de muito desconfortável para o animal, pode colocar em risco a saúde física e mental do peludo. Pode ser causada por uma infestação por pulgas ou carrapatos, picadas de outros insetos, doenças dermatológicas como sarna, dermatofitoses/dermatomicoses ou alergia alimentar, ambiental ou por contacto com um produto químico/tóxico.

Muitos cachorros desenvolvem a chamada DAPP (dermatite alérgica à picada de pulga) na qual apresentam uma reação alérgica aos componentes da saliva da pulga quando ela morde. Geralmente, em cachorros se manifesta sob a forma de prurido intenso, na qual o cachorro se morde e se esfrega no chão de tanto desconforto. As lesões cutâneas surgem mais na região lombar e base da cauda, podendo chegar ao abdômen e coxas, na qual a pele está vermelha, sem pelo e com crostas. A picada por outros insetos, como abelhas ou melgas, geralmente é uma reação alérgica localizada no local da picada.

As alergias alimentares ou ambientais (atopia) envolvem o sistema imunitário causando manifestações dermatológicas e gastrointestinais. Enquanto a alergia alimentar não é sazonal e a frequência dos sinais se relaciona com a frequência de contacto com o alimento alérgeno, a atopia é sazonal e geralmente se intensifica na primavera e verão. As regiões do corpo do cachorro mais afetadas são as orelhas, face, região lombar, axilas, virilhas e os membros. Já os gatos, as lesões se concentram mais na região da cabeça e face. Em caso de suspeita deste problema, esteja atento à existência de otites bilaterais, seborreia (descamação de pele), alopécias (perdas de pelo), pápulas, pústulas, eritema, úlceras ou escoriações.

A dermatite atópica é geralmente causada por pólen, fungos e ácaros. Surge em cachorros dos um aos três anos de idade, quando ainda são jovens. As doenças dermatológicas causadas por ácaros ou fungos originam regiões alopécicas (sem pelo) e podem causar ou não prurido. O médico veterinário deve descartar estas causas dermatológicas através de citologias ou raspagens de pele ou testes específicos para fungos.

Cachorro se mordendo por problemas de comportamento

  • Ansiedade, estresse, medo ou tédio são sensações e situações comuns em seres humanos e também em animais. Um animal pode ter insônias, roer as unhas por estresse, se lamber, morder ou mesmo se auto-traumatizar gravemente.
  • Estas situações surgem normalmente de experiências traumáticas, repetitivas que provocaram tensão no animal ou fruto de tédio.
  • Independentemente da situação, o animal termina descarregando a tensão acumulada em objetos ao seu redor ou em si mesmo.
  • Um animal que seja muito dependente do seu tutor, pode sofrer de ansiedade de separação (quando tutor se ausenta), pode destruir toda a casa até ao seu regresso, ou então começar progressivamente a se coçar, lamber e, finalmente, se morder intensamente.
  • Um animal com fraco enriquecimento ambiental, estímulos cognitivos e sociais, fica aborrecido. Durante todo o seu dia fica sem poder queimar energia ou sem estimulo mental, isso faz com que ele dirija essa energia para as suas patas.
  • Uma situação traumática, de maus tratos ou algo que tenha causado medo ao animal, pode ter consequências a curto e longo prazo e também, pode causar um cachorro se mordendo, se lesionando ou até sangrar.
  • Se você se pergunta porque cachorro morde o pé do dono, a resposta não é uma só. Pode ser para chamar sua atenção, para brincar, por gesto de agressividade ou tentativa de mostrar para você que ele não está bem. Aqui o papel do tutor é muito importante, porque ele deve saber o que o cachorro está sentindo.

Meu cachorro se morde até sangrar: soluções

Antes de mais nada, é essencial eliminar todas as causas patológicas que possam causar um cachorro se mordendo até sangrar. Se for algo relacionado com dor, se deve eliminá-la e tratar a causa, seja de que origem for. O prurido deve ser controlado para o animal não ter desconforto no seu dia-a-dia. E se for de origem alérgica se deve descobrir qual o alérgeno em causa e tentar diminuir o contacto com ele, seja de origem alimentar ou ambiental.

Algumas coisas que você pode fazer em casa são:

  • Eliminar parasitas da casa e do cachorro (desparasitações regulares);
  • Colocar-lhe um colar isabelino para impedir que as suas unhas, dentes ou língua alcancem as patas ou outras regiões do corpo;
  • Se o animal estiver muito tempo sozinho em casa, deve deixar brinquedos interativos, por exemplo, daqueles que se coloca grãos de ração no interior e o cachorro deve descobrir como o retirar, como o kong.
  • Quando chegar a casa, dê um passeio longo ou um corridinha para ele se cansar e conseguir dormir melhor;
  • Em caso de suspeita de origem alimentar você pode fazer a chamada dieta branca, que consiste em fornecer somente arroz e frango cozidos (sem condimentos ou ossos) durante um determinado número de dias para descartar alergias alérgicas;
  • Melhorar alimentação. A alimentação inadequada ou nutricionalmente pobre leva a que a necessidades energéticas diárias do cachorro não sejam satisfeitas e isso lhe provoca ansiedade;
  • Se observar no momento que o cachorro está coçando ou mordendo, você deve tentar desviar o comportamento dele, distraindo-o com um brinquedo ou um jogo que ele goste.

Para saber como fazer um kong para o seu cachorro, confira nosso vídeo no YouTube:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Meu cachorro se morde até sangrar: causas e soluções, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Vídeos relacionados com Meu cachorro se morde até sangrar: causas e soluções

1 de 3
Vídeos relacionados com Meu cachorro se morde até sangrar: causas e soluções

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
A sua avaliação:
Meire
Meu cachorro está se comendo literalmente, ele mordeu em.sua pata até chegar o osso. O que posso fazer? Gostaria de um remédio para colocar no lugar e amenizar o seu sofrimento to
A sua avaliação:
Luciana
Meu cachorro se morde coça as patas até ficar machucado qual remédio devo dar a ele
A sua avaliação:
Jandaira
Meu cachorro tem 3 anos,mas tem mania de se morder até sangrar,no momento está sendo na sua causa.posso dar algum calmante?
A sua avaliação:
Andressa Santos
Minha cachorrinha se morde até sangra ela já arrancou uma unha e eu não sei mais o que fazer e toda vez que ela se morde ela chora muito
Laleska Dominike
Ola Andressa, meu cachorro está assim também e eu não sei oque fazer. Vc conseguiu descobrir oque sua cachorrinha tinha?
Ricardo Alexandre da silva
Olá minha cadela sofre dessas coceira a mais de 4 anos já tentei de tudo, até um paliativo que é o prednisona. Comprimido que comprei em farmácia humana.
Isso ameniza qse que 100% da coceira e da cadela se rasgar.
Um comprimido por dia
A sua avaliação:
Natalia Back
Como vcs casaram os animais queria ver fotos
Meu cachorro se morde até sangrar: causas e soluções
Meu cachorro se morde até sangrar: causas e soluções

Voltar ao topo da página ↑