menu
Partilhar

Vacina quíntupla (V5) para gatos - Para que serve e efeitos colaterais

 
Por Maria Besteiros. 21 agosto 2021
Vacina quíntupla (V5) para gatos - Para que serve e efeitos colaterais

Ver fichas de  Gatos

As vacinas são uma ferramenta importante quando se trata de evitar que os gatos contraiam doenças altamente contagiosas e potencialmente fatais. Felizmente, existem inúmeras vacinas, e é função do veterinário escolher quais são as necessárias para cada gato.

Neste artigo do PeritoAnimal, falaremos sobre a vacina quíntupla (V5) para gatos. Veremos para que ela serve, ou seja, contra quais doenças protege, com que frequência é aplicada, que efeitos colaterais podemos esperar e mais. Boa leitura.

Para que serve a vacina V5 para gatos?

A vacina quíntupla (V5) para gatos tem esse nome devido à sua capacidade de proteger contra cinco doenças diferentes. Ou seja, com uma única injeção obtemos uma grande proteção. Essa informação é importante porque, sem perder eficácia, a vacina pentavalente economiza custos e recursos e, acima de tudo, evita que o gato tenha que ir mais de uma vez para ser vacinado.

Assim como todas as vacinas, a conhecida como quíntupla ou apenas vacina V5 para gatos atua estimulando o sistema imunológico a produzir defesas contra os patógenos que lhe são apresentados. Especificamente, a vacina V5 protege contra as seguintes doenças:

  • Rinotraqueíte: trata-se de uma doença altamente contagiosa que afeta o trato respiratório e causa sinais clínicos como secreção nasal e ocular ou tosse. É causada pelo vírus do herpes. Os gatos com casos mais graves podem chegar a falecer.
  • Panleucopenia: é uma das doenças virais mais temidas. Causa diarreia e vômitos intensos, levando à desidratação. É desencadeada pelo parvovírus e muitos gatos afetados não superam a doença.
  • Calicivirose: é mais uma das doenças que afetam o sistema respiratório. É causada pelo calicivírus e seus sintomas são similares aos da rinotraqueíte.
  • Leucemia felina: é uma doença viral que piora o estado geral do gato, causando uma grande variedade de sinais clínicos e propensão a sofrer com diversas doenças. Não tem cura.
  • Clamidiose: neste caso é uma bacteria, a clamídia, a responsável por essa doença, que se manifesta com corrimento ocular e pode acabar causando problemas respiratórios.
Vacina quíntupla (V5) para gatos - Para que serve e efeitos colaterais - Para que serve a vacina V5 para gatos?

Todo gato precisa tomar a vacina V5?

Apenas o veterinário pode decidir se o seu gato precisa ou não desta vacina. É preciso saber que algumas vacinas são consideradas essenciais para todos eles, independentemente de suas circunstâncias vitais. Um exemplo são aquelas que protegem contra panleucopenia, rinotraqueíte ou calicivirose.

Por outro lado, outras vacinas são opcionais e recomendadas apenas para alguns gatos considerados como grupo de risco. Nessa categoria se encontram as vacinas contra a leucemia felina, embora em filhotes possa ser essencial, e contra a clamidiose.

Portanto, uma vacina quíntupla felina contém componentes considerados essenciais e outros não essenciais. Por isso o veterinário será o profissional que, examinando as circunstâncias de cada gato, recomendará ou não esta e qualquer outra vacina. Além disso, antes de vacinar contra a leucemia felina, é recomendável testar o gato para saber se ele já tem a doença ou está saudável, por exemplo.

Neste outro artigo, que também pode te interessar, falamos sobre as doenças mais comuns nos gatos.

Com que frequência deve-se administrar a vacina V5 em gatos?

Da mesma forma que apenas o veterinário pode determinar a relevância da vacina V5 para gatos, ele é quem decidirá quando aplicá-la. Os filhotes geralmente começam a ser vacinados por volta das oito semanas de idade para que as defesas que sua mãe lhes passou não interfiram na eficácia da vacina.

Contudo, uma única dose não é suficiente para dar ao gato toda a proteção de que ele necessita. Portanto, cerca de 3-4 semanas depois, é necessário tomar uma segunda dose. A partir desse momento, o veterinário pode decidir repetir a dose a cada 15-30 dias até que o pequeno alcance 16-18 semanas. Depois disso, o usual é a revacinação anual ou a cada três anos, já que a proteção oferecida pela vacina V5 não dura a vida inteira do gato.

Vacina quíntupla (V5) para gatos - Para que serve e efeitos colaterais - Com que frequência deve-se administrar a vacina V5 em gatos?

Efeitos colaterais da vacina V5 para gatos

Em geral, as vacinas não causam nenhuma reação adversa. Existem alguns gatos que, durante as primeiras 24-48 horas após a administração, mostram apatia, perda de apetite ou mesmo febre. Eles geralmente se recuperam por conta própria, sem a necessidade de qualquer tratamento.

Por outro lado, uma reação pode ocorrer no momento da inoculação. Geralmente volta ao normal em 1-2 semanas, mas é importante saber que nos gatos também pode ocorrer um fibrossarcoma, embora isso seja mais comum com vacinas contra raiva e leucemia felina. Por último, uma pequena porcentagem de gatos pode ter uma reação alérgica. Em alguns casos, pode ser grave e exigir a atenção imediata do veterinário.

Vacina quíntupla (V5) para gatos - Para que serve e efeitos colaterais - Efeitos colaterais da vacina V5 para gatos

Quanto custa a vacina V5 para gatos?

Não é possível estabelecer um preço único para a vacina quíntupla felina, uma vez que, embora existam valores de referência indicados pelas faculdades veterinárias, cada profissional tem a liberdade de decidir o preço de seus serviços. É por isso que podemos encontrar diferenças entre as diversas clínicas.

Consequentemente, podemos apenas indicar um preço aproximado para a vacina V5 para gatos, que pode custar entre R$ 100 e R$ 160.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Vacina quíntupla (V5) para gatos - Para que serve e efeitos colaterais, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Vacinação.

Bibliografia
  • Universidade Federal de Viçosa/Empresa Jr. de Veterinária. Vacinação de cães e gatos: o que você precisa saber? Disponível em: <http://www.veterinarius.ufv.br/informativos/vacinacao-de-caes-e-gatos-o-que-voce-precisa-saber/>. Acesso em 12 de agosto de 2021.
  • WSAVA (2016): «Directrices para la vacunación de perros y gatos». Journal of Small Animal Practice, Vol. 57.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Vacina quíntupla (V5) para gatos - Para que serve e efeitos colaterais
1 de 4
Vacina quíntupla (V5) para gatos - Para que serve e efeitos colaterais

Voltar ao topo da página