Partilhar

Fezes de gato: tipos e significados

Por Giselly Corrêa. Atualizado: 21 março 2019
Fezes de gato: tipos e significados

Ver fichas de  Gatos

As características das fezes do gato podem fornecer informações muito importantes na hora de avaliar o estado de saúde. Por isso, neste artigo do PeritoAnimal, vamos falar sobre fezes de gato: tipos e significados.

Ao limpar a caixa de areia diariamente, você deve observar o aspecto das fezes e, se notar qualquer variação da normalidade, preste atenção no gato para ver se ele apresenta algum sintoma de doença ou se nota alguma mudança nos hábitos alimentares ou no uso da caixa de areia. Em qualquer um dos casos, é recomendado entrar em contato com o médico veterinário.

Fezes de gato saudáveis

As fezes do gato devem ser consistentes e compactas, de uma cor uniforme que pode oscilar entre vários tons de marrom, dependendo de sua alimentação. Portanto, na hora de revisar os tipos de fezes de gatos e seu significado, a primeira coisa a observar são mudanças na consistência e cor.

Quando as fezes apresentam anormalidades, o veterinário estabelecerá o diagnóstico e o tratamento, que costuma passar pela alimentação correta, um calendário de desparasitação que deve ser respeitado e, em alguns casos, tratamentos antiparasitários ou antibióticos.

Fezes de gato: tipos e significados - Fezes de gato saudáveis

Fezes de gato mole

Dentro dos tipos de fezes de gatos destacam-se as fezes moles, que podem ter diferentes significados, como o gato sofrer com alguma infecção gastrointestinal, parasitas ou algum problema em sua alimentação.

As fezes estarem mais moles do que o normal por um dia não é preocupante, mas se a situação se prolongar durante dias, se o gato utilizar a caixa de areia mais do que o normal ou se as fezes chegarem a ser líquidas, você deve consultar o veterinário.

Geralmente, as fezes moles que indicam algum transtorno no sistema digestivo são acompanhadas de vômitos, má aparência do pelo, desidratação, anorexia, apatia, etc. As fezes pastosas ou moles também podem ser causadas por parasitas intestinais, mais frenquentemente nos gatos mais jovens, como é o caso dos vermes, giardíase ou coccidiose.

Mudanças bruscas na alimentação ou uma comida inadequada também podem alterar o funcionamento do sistema digestivo. Além disso, fezes pastosas podem indicar outros problemas, como os hepáticos. Em todo caso, será o veterinário quem, depois de examinar o gato, chegará ao diagnóstico e prescreverá o tratamento, podendo ser, uma das opções, com remédios caseiros para verme de gato.

Desparasitar corretamento o seu gato é fundamental para a saúde e se seguir o tratamento adequado pode livrá-lo de doenças graves, por isso, veja nosso artigo sobre desparasitação em gatos.

Fezes de gato: tipos e significados - Fezes de gato mole
Imagem: Reprodução/barkibu.com

Fezes de gato: significado das cores

Como já dissemos, a cor normal das fezes é marrom, mas podem aparecer diferentes tipos de fezes nos gatos, com diferentes significados como os seguintes:

Gato com fezes escuras

De um tom marrom muito escuro ou até preto, nesse caso conhecido como melena, trata-se de sangue digerido, e indica a presença de uma hemorragia em algum ponto do sistema digestivo, como pode ser a produzida por uma úlcera gastrointestinal ou as lesões derivadas de uma infestação de parasitas.

Sangue nas fezes do gato

Asfezes de gato com sangue fresco ou coágulos podem ter origem no sistema digestivo ou na zona anal, onde alguma lesão pode ter ocorrido.

Gato com fezes brancas

Embora seja raro nos gatos, o consumo elevado de ossos pode fazer com que as fezes fiquem brancas e muito duras.

Gato com fezes amareladas e verdes

Essas tonalidades podem ser observadas quando a passagem do alimento pelo intestino ocorre mais rápido do que o normal devido a alguma alteração digestiva.

Além de oferecer ao gato uma alimentação adequada, as fezes anormais, como as que comentamos, são motivo de consulta veterinária.


Fezes de gato: tipos e significados - Fezes de gato: significado das cores

Fezes de gato: outros elementos

Por último, entre os diferentes tipos de fezes de gatos e seus significados, você deve saber que, às vezes, pode encontrar nas fezes elementos como restos vegetais e similares não digeridos. Além disso, é comum observamos fezes como as seguintes:

Muco transparente nas fezes do gato

Costumam ser fezes que também têm uma consistência mais mole que o habitual e, às vezes, além do muco você pode observar também sangue nas fezes de gato. Isso geralmente se deve à presença de infecções ou parasitas no sistema digestivo.

Vermes nas fezes do gato

Especialmente em gatinhos menores, quando sofrem de uma infestação considerável de parasitas, esses podem ser observados saindo pelas fezes, como espaguetes ou grãos de arroz, dependendo da espécie. Após realizar a desparasitação do seu gato com parasitas, é possível que os veja mortos nas fezes.

Sangue nas fezes do gato,fezes de gato com muco ou vermes nas fezes gato (exceto quando se realizou uma desparasitação recente), são todos motivo de consulta veterinária.

Conheça os melhores produtos para desparasitar gatos neste artigo do PeritoAnimal.

Fezes de gato: tipos e significados - Fezes de gato: outros elementos

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Fezes de gato: tipos e significados, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Escrever comentário sobre Fezes de gato: tipos e significados

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
eide
olá meu gatinho fez duas vezes coco cm pouco de sangue mas nas outra vez est normal
Lívian
Olá , meu gatinho não anda comendo direito nos últimos dias, notei que ele deu uma emagrecida e ontem à noite emcontrei um coco dele em cima da cama, porém estava com o cheiro da ração e até mesmo sequinho , hoje cedo na caixinha de areia o coco dele estava do mesmo jeito, da coloração e cheiro da ração , o que poderia ser ? Muito obrigada!!
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Livian! Sem ver o seu gatinho não conseguimos passar nenhum diagnóstico, no entanto, recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Vivian
Oi! Boa tarde!
Tenho um gato que tem usado a caixinha de areia normalmente para fazer suas fezes. Porém, nos últimos dias ele tem deixado que um pouquinho de fezes fique nos lugares por onde dorme. De manhã sempre encontro um restinho de fezes por onde ele dormiu. Isso vem acontecendo com muita frequência. E toda hora tenho que limpar os lugares por onde dorme.
O que poderá estar causando isso?
Nídia do Carmo (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Vivian! Se o seu gatinho está sofrendo de incontinência, ele precisa ser visto por um veterinário de confiança para determinar a origem do problema. Rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Lari
Única página que foi direto ao assunto e explicou tudo direitinho. Parabéns aos administradores
A sua avaliação:
João Silva Canto
fezes de gato transmite doenças?

Fezes de gato: tipos e significados
Imagem: Reprodução/barkibu.com
1 de 5
Fezes de gato: tipos e significados

Voltar ao topo da página