PARTILHAR

Meu cachorro não para de se coçar, o que pode ser?

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 14 junho 2023
Meu cachorro não para de se coçar, o que pode ser?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Se é um feliz companheiro de um filhote de cachorro, de certeza que já notou que não param quietos, dormem e comem muito e exploram tudo. Além disso, podem haver várias situações em que não tem bem a certeza do que se passa com o seu filhote. Por exemplo, reparou que o seu filhote se coça muito?

O melhor que pode fazer por ele é ir ao seu veterinário de confiança, para que este faça um diagnóstico adequado e lhe possa indicar o tratamento indicado para o seu filhote. Mas, se quer saber o que pode estar causando essa coceira no cachorro, convidamos você a continuar lendo este artigo do PeritoAnimal, pois vamos lhe explicar todas as possíveis causas deste comportamento no seu fiel companheiro.

Também lhe pode interessar: Cachorro se lambendo muito, o que pode ser?

Parasitas externos que causam coceira no cachorro

Se o seu filhote não para de se coçar e quer saber porque o está fazendo, um dos primeiros motivos que deverá comprovar é a presença de parasitas externos. Estes causam uma grande coceira no cachorro e inclusive dor e mal-estar. Além disso, os parasitas externos do cachorro também podem ser transmissores de doenças e, alguns podem se contagiar às pessoas, por estes motivos é fundamental que mantenha o seu cachorro bem desparasitado.

Alguns dos parasitas externos mais frequentes nos cães são as pulgas, os carrapatos, os ácaros e os fungos. Uma das doenças provocadas por ácaros mais habituais é a sarna nos cachorros e, no caso dos fungos, uma das condições a ter em conta é a micose. Todos estes parasitas e as doenças que podem causar nos cachorros, causam uma grande coceira e incômodos que vão fazer com que o seu cachorro não pare de se coçar. É importante que faça bem a prevenção destes ao longo do ano e sempre seguindo as indicações do seu veterinário e, no caso de os ver no pelo ou na pele do seu fiel amigo, deve agir de imediato para os eliminar.

Meu cachorro não para de se coçar, o que pode ser? - Parasitas externos que causam coceira no cachorro

Picadas de insetos e feridas

Também há insetos que podem picar o seu cachorro, além dos que se consideram parasitas. É provável que se o seu cachorro não para se de coçar tenha, na parte da pele que se coça, uma picada de uma abelha, vespa, formiga ou aranha. Nesse caso, deverá proporcionar-lhe alívio para deixar de se coçar, experimente colocar-lhe um pano com gelo em cima da picada durante uns segundos.

Além disso, é possível que o que causa tanta coceira ao seu cachorro seja uma pequena ferida ou arranhão de ter estado brincando e correndo, por isso, deve revisar muito bem a pele na parte em que se coça e observar se há alguma ferida. É importante que você conheça os diferentes tipos de feridas nos cachorros e os primeiros socorros, lembrando que é sempre bom consultar um veterinário.

Alergias que fazem o cachorro se coçar

Outro motivo que pode fazer o seu filhote se coçar tanto é que tenha algum tipo de alergia cutânea ou alimentar. A alergia em cachorros é uma condição que pode causar uma coceira intensa no nosso companheiro peludo, chegando ao ponto de se coçar tanto que faz pequenas feridas e pareçam desesperados por se coçar mais. Se acredita que o seu filhote possa ter alergia seja alimentar ou cutânea, se apresentar sintomas como a pele em mau estado e muito coceira, será bom levá-lo ao veterinário para determinar a causa da alergia e poder assim tratar adequadamente o seu filhote e evitar que a alergia ocorra.

Meu cachorro não para de se coçar, o que pode ser? - Alergias que fazem o cachorro se coçar

Irritação da pele e dermatite

Da mesma forma que uma alergia se torna visível na pele provoca uma grande coceira em um filhote, a irritação da pele, muitas vezes causada por agentes irritantes como alguns ambientadores ou colônicas, e a dermatite atópica, causam uma coceira insuportável aos cachorros. Por este motivo, é fundamental que se observar que o seu cachorro não para de se coçar, que apresenta pequenas feridas e costras na pele e pele escamosa, entre outros sintomas, vá ao seu veterinário de confiança para diagnosticar o problema exato e lhe oferecer um tratamento adequado ao problema de pele do seu filhote, para o tratar o quanto antes.

O estresse e a ansiedade

Os filhotes têm um alto nível de energia que precisam de gastar diariamente, se não lhes proporcionar atividade suficiente para se esgotar e renovar energia, esta acumula-se e transforma-se em comportamentos que os humanos não gostam como, por exemplo, destroços em casa, movimentos repetitivos ou estereotipias, hiperatividade, perda de pelo, entre outros. É possível que a coceira contínua no seu filhote se deva a sofrer de estresse e ansiedade, visto que este comportamento faz parte da hiperatividade. É realmente importante que para evitar estes problemas aprenda a reconhecer alguns sinais de estresse no cachorro, como as referidas anteriormente. Quando detetar estes sintomas é importante ajudar o seu cachorro a relaxar e a mudar alguns hábitos para não se repetir.

Meu cachorro não para de se coçar, o que pode ser? - O estresse e a ansiedade

Desordens hormonais

As desordens hormonais são algumas das condições que podem provocar uma coceira excessiva em um cachorro. Por exemplo, o síndrome de cushing em cachorros pode provocar coceira na pele devido ao nível de cortisol do organismo estar desequilibrado e esta hormona ajuda a que a pele tenha uma boa estrutura, pelo que se ficar comprometida, pode haver coceira e inclusive infecções cutâneas.

Outra desordem hormonal que pode causar coceira é o hipotireoidismo em cachorros, visto que alguns dos sintomas desta doença são seborreia e piodermite, problemas cutâneas que farão com que o seu cachorro se coce muito. De novo, se detetar alguns sintomas ou mudanças no seu filhote, deve levá-lo ao veterinário o quanto antes.

Otite, causa coceira e dor nos ouvidos do cachorro

Por último, outro motivo que pode fazer o seu cachorro não parar de se coçar pode ser a otite, no caso de coçar a zona das orelhas ou a cabeça. Esta doença é bastante frequente em filhotes, sobretudo depois dos banhos. Esta condição vai fazer com que o seu filhote coce desesperadamente as orelhas, que incline a cabeça para o lado do ouvido afetado e que sacuda bruscamente a cabeça, entre outros sintomas. Se detetar isto no seu cachorro, deverá levá-lo ao veterinário para este lhe indicar o melhor tratamento possível para curar bem a otite o quanto antes e, assim, deixar de lhe doer o ouvido e parar de se coçar. Agora já conhece as várias possíveis causas do seu cachorro não parar de se coçar e, sabe que deve consultar um especialista para ajudar o seu pequeno e fiel companheiro da melhor forma possível.

Meu cachorro não para de se coçar, o que pode ser? - Otite, causa coceira e dor nos ouvidos do cachorro

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Meu cachorro não para de se coçar, o que pode ser?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
A sua avaliação:
Antonio Paulo Trevizan
Coceira sem lesões outro motivo aparente ? Porte pequeno SRD -15 meses idade
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
NILZA
Meu american bully tem coceira nos olhos e nada o faz parar de coçar.Chega a fazer feridas na pálpebra e sangrar.Não sei mais o que fazer.
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Simone
Meu cachorro anda se coçando muito é da raça Lhasa eu dou banho nele uma vez na semana. Não tem carrapato, o que poderia ser. Agradeço muito se alguém puder me ajudar!
Juliana
Uma coisa que ajudou muito minha cachorra com as coceiras que ela sentia foi dar banho com Enxofre. Não fez mal a ela, a coceira acabou em 1 só banho!!! Fez muito bem
Lurdes da Souza shatzmann
Minha pintcher tem nove anos está com verifico em dia mas sempre que faz xixi ou cocô fica esfregando o bumbum no chão ou fica sentada como se sentisse
Desconforto agora está com dermatite
Estou tratando com cetaconazol
Rayanne
Olá, minha cachorrinha está com algo na pele e é esta triste e não quer comer. Nao sei identificar o que é.
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Rayanne! Sua cachorra precisa ser examinada por um veterinário o mais rápido possível. Só ele pode avaliar a condição dela e recomendar um tratamento adequado.
Meu cachorro não para de se coçar, o que pode ser?
1 de 5
Meu cachorro não para de se coçar, o que pode ser?

Voltar ao topo da página ↑