Outros problemas de saúde

Aloe vera para cachorros - Benefícios, aplicação e conservação

Aloe vera para cachorros - Benefícios, aplicação e conservação
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Quando falamos de aloe vera devemos estar conscientes de que se trata de uma planta milenária, com múltiplos usos e benefícios para a saúde humana e animal. Nos diferentes momentos da história, foi-se descobrindo que se trata de uma planta com excelentes propriedades. Mesmo assim, não tem uma utilização massiva como seria de esperar.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos te contar quais podem ser os usos do Aloe Vera em cachorros, tanto interna como externamente. Você pode utilizar esta planta em todo o seu esplendor tanto na sua família humana como animal.

Índice

  1. A planta da imortalidade
  2. Benefícios da babosa ou aloe vera para cachorros
  3. Como dar aloe vera para cachorro
  4. Como conservar o aloe vera

A planta da imortalidade

"A planta da imortalidade" era o nome que recebia o Aloe vera na antiguidade, principalmente devido às suas propriedades curativas, tanto interna como externamente. Era utilizada por Cristóvão Colombo e toda a tripulação dele e batizou a planta de "a planta doutora". Foi também utilizada na Índia dentro da medicina aiurvédica. Existem milhões de registos ao largo da história mundial do uso desta planta, mas com o passar do tempo acabou sendo esquecida pela nossa sociedade.

Existem dois tipos de Aloe vera que podemos encontrar para os nossos cachorros:

  • O Aloe Vera
  • O Aloe Arborescens

Ambas possuem vantagens para os nossos pets e para nós, humanos, como refrescar, cicatrizar e tonificar. As propriedades devem-se ao facto de se tratar de uma planta adaptogênica, o que significa que ajuda o organismo a voltar ao seu estado mais saudável. Por exemplo, se o seu cachorro está com diarreia você pode usar aloe vera, tal como o pode fazer se o seu cachorro estiver resfriado. Embora sejam casos totalmente opostos, o aloe vera atua ajudando o sistema imunitário do cachorro a se recuperar.

Aloe vera para cachorros - Benefícios, aplicação e conservação - A planta da imortalidade

Benefícios da babosa ou aloe vera para cachorros

Neste artigo falamos do uso da babosa em cachorros mas ela pode ser utilizada em humanos e outros animais. Claro que, o uso deve ser moderado e você deve sempre consultar quais são as proporções adequadas para não intoxicar o seus pets.

  • Problemas digestivos como a anorexia, falta de apetite, diarreia, resfriado, vômitos, etc. Devemos utilizar o suco, sendo recomendado cerca de 60 ml/dia (adaptando sempre ao animal, primeiro com pequenas quantidades para não o intoxicar). Modificações de hábitos alimentares e/ou dietas especiais.
  • Desintoxicações hepáticas nas quais actua reparando o fígado. Também pode ser útil em desequilíbrios hormonais e neoplasias.
  • A nível tópico podemos tratar alergias, pruridos, perda de pelo, lesões cutâneas e até cicatrizes antigas e novas. Cada caso deve ser avaliado particularmente, já que dependendo de cada cachorro pode ser aplicado apenas de forma externa ou de forma combinada, externa e internamento, acelerando o processo de cura.

Em qualquer caso, você deve consultar o seu veterinário de confiança para que ele o oriente e guie em relação às doses e aplicação dos usos do aloe vera em cachorros.

Aloe vera para cachorros - Benefícios, aplicação e conservação - Benefícios da babosa ou aloe vera para cachorros

Como dar aloe vera para cachorro

É muito importante saber como dar aloe vera para cachorro. Se você tem uma planta em casa, deve utilizar uma das folhas mais próximas da terra, já que são as mais velhas e por esse motivo as que conservam mais nutrientes da planta.

Corte perto da base para depois abrir em forma transversal. Você vai ver uma gelatina branca, o chamado de parênquima, que você vai utilizar. Repare também que, ao cortar a folha, se desprende um líquido amarelo, que é tóxico e esse você não deve utilizar. A gelatina branca você pode misturar com a água ou com a comida do seu cachorro. Também pode utilizar como um gel de forma externa, sobre feridas ou cicatrizes.

Aloe vera para cachorros - Benefícios, aplicação e conservação - Como dar aloe vera para cachorro

Como conservar o aloe vera

Se você assim o pretender, pode guardar o que sobre em forma de suco, já liquefeito. Adicione umas gotinhas de limão e guarde na geladeira, durante 2 ou 3 dias num frasco de vidro fechado. Se você preferir guardar em forma de gel, deve deixar o aloe vera cortado em cubos na geladeira. Os restos da folha devem estar sempre envolvidos por papel filme e a cada uso novo, você deve cortar as zonas amarelas.

No caso do uso diário ou em grandes quantidades, seja porque você tem muitos cachorros em casa, tem um refúgio ou uma associação, é mais aconselhável utilizar marcas industriais.

Aloe vera para cachorros - Benefícios, aplicação e conservação - Como conservar o aloe vera

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Aloe vera para cachorros - Benefícios, aplicação e conservação, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
20 comentários
A sua avaliação:
mawar jingga
A aloe vera é ótima para cachorros
A sua avaliação:
Arilson Reis
Olá.
Minha cachorra está infestada de pulgas, mesmo usando vários remédios para banhos, ela continua infestada.
Gostaria de saber se posso usar a Babosa no combate as pulgas e como usar?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Arilson. Neste artigo apresentamos alguns remédios caseiros para eliminar pulgas em cães: https://www.peritoanimal.com.br/remedio-caseiro-para-matar-pulgas-no-cao-21308.html.
Agora, sobre utilizar babosa para combater pulgas, não há estudos que comprovem tal eficácia...
Esperamos que o artigo seja útil!
A sua avaliação:
Leliane da Silva
Meu cachorro com peso de 20k a 25k está com um machucado na gengiva parece até o osso e começou hoje a tomar prednisona por 5 dias de 12/12h. Eu tenho babozinha em casa e penso dar a ele com mel. Tá muito feio e com mal cheiro. qual seria a medida e quantos dias. Vcs podem me ajudar não tenho condições no momento nem de tirar radiografia que ficaria no valor de 220,00 duas radiografias. Aguardo resposta. Grata, Leliane.
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Leliane. Neste caso, é realmente necessário fazer alguns exames nele... Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Jéssica
Olá! Minha cachorrinha tem mega esôfago o que originou gastrite e uma úlcera. O suco de babosa ajudaria? Como ele deve ser feito?
A sua avaliação:
Marizangela Pimentel
minha cachorra é pitbull ela está de filhotes mais ó mamilo dela está muito inchada é duro está saindo secreção ir furou perto do mamilo
A sua avaliação:
Dirceu Prado
Meu cachorro comeu babosa. Pode fazer mal?
A sua avaliação:
Olivio Botelho
Meu cão tem epilepsia babosa com mel cura?
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Antonio Fernandes de Matos
Meu cachorro, buldog inglês está com linfoma (cancer) , estágio 3, li um livro sobre a cura com babosa, (babosa, mil e cachaça) para humano, posso dar essa mistura visando a cura do meu dog??

Thiago
Olá Antonio. Eu Tenho uma Vira lata que teve uma especie de Tumor no pescoço.
Li uns artigos sobre bicarbonato e decidi aplicar na minha Dog, pois havia ficado debilitada em menos de 3 dias do aparecimento do Tumor.
Em 1 Litro de água, misturei meia colher de café e forcei-a a beber com o auxílio de uma seringa. (Cuidado! prove da água, se você sentir o sabor do bicarbonato, significa que seu dog sentirá 5 vezes mais forte e pode espumar por tentar cospir o bicarbonato) Feito isso,
O restante, deixei no seu vaso de água, para ela ir tomando ao longo do dia.
O resultado foi surpreendente ela se recuperou 70% em 2 dias e 100% em Menos de 1 mês.
Mesmo depois dos 100% de cura, é recomendado que Continue dando bicarbonato na agua, para que o problema não volte. Ja fazem 2 anos do acontecido, mesmo assim, ainda ponho 1 ou 2 vezes no mês na água só por precaução!
Antonio Fernandes de Matos
Thiago, obrigado pelo retorno, infelizmente o linfoma foi fulminante, nem cheguei a dar remédio alternativo, após a primeira aplicação de quimioterapia, meu bulldog teve desinteria durante 21 dias
o que o levou a óbito, infelizmente minha veterinária oncologista era uma incompetente.
A sua avaliação:
Joice Santos de souza
O meu cahorro tem odor ela sua muito ela coça muito a pele qual são a calza E tem caspa Barboza e bom para isso
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Joice. Este artigo pode te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/caspa-em-caes-tratamento-e-prevencao-20604.html

No entanto, apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Neusa A lonso
Meu cachorro espirra muito e expele uma secreção amarela parecendo pus pelo focinho!!! Posso tratar com Aloe vera??!!! Como proceder???
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
kelly santos
como saber se o cachorro está entoxicado?
Luísa Savala
Oi Kelly! Temos um artigo sobre o que fazer com um cachorro intoxicado que pode te ajudar, confira:
https://www.peritoanimal.com.br/cachorro-intoxicado-o-que-fazer-22787.html
De qualquer forma é importante que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Joseani rodrigues
Meu cachorro está com diarréia e vômito e não está querendo comer oq faço??
Luísa Savala
Oi Joseani! Temos um artigo sobre cachorro com diarreia e vômito que pode te ajudar, confira: https://www.peritoanimal.com.br/cachorro-com-diarreia-e-vomito-o-que-pode-ser-22654.html
De qualquer forma, é muito importante que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança para que ele faça um correto diagnóstico e passe o tratamento mais indicado.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Rosilane Fonseca
Meu pet da raça pit bull,ingeriu uma grande quantidade de babosa, levei ao veterinario onde ficou internada por cinco dias. ela tinha cinco meses. De lá pra cá vem apresentando problemas gastrointestinais como enjoos, recusa raçaõ( mesmo misturada c carnes). hoje ela tem sete meses. O que fazer?
A sua avaliação:
Aline
Pode passa babosa na pele de filhote de poucos dias?
Luísa Savala
Oi Aline! Antes de fazer qualquer tratamento no seu cachorro, recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança. É muito importante que você tenha cuidado pois, trata-se de um filhotinho que ainda está em desenvolvimento.
Adolfo Schnoeller
me ajudem a curar minha spitz anã que adquiriu alopecia x por meio de tosa e agora necessita de meu auxilio com babosa.
Messias
Como posso utilizar ela para melhorar a visao do meu anima
Edir
Obrigada pelas orientações, me tirou dúvidas ..
Karina
Essa planta sagrada curou minha sogra do câncer.
Eu tomo sempre, nunca mais tive crise de gastrite.
Indico para todos!
Antonio Fernandes de Matos
Karina, tenho um Bulldog que está com linfoma, lí um livro que fala sobre a babosa e a cura de cancer, vc. confirma que a babosa cura cancer?
A sua avaliação:
Julieta
E para gatos, é tóxico?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Julieta! Temos um artigo que fala exatamente sobre essa matéria: https://www.peritoanimal.com.br/o-aloe-vera-e-toxico-para-os-gatos-21139.html
A sua avaliação:
Ingrid
Ótimas dicas! Não sabia que também podia ser utilizado em animais.
1 de 5
Aloe vera para cachorros - Benefícios, aplicação e conservação