Doenças parasitárias

Alergia a picada de pulgas em cães

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 11 julho 2018
Alergia a picada de pulgas em cães
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Quando falamos de alergia a picada de pulgas em cães pensamos logo em dermatite alérgica à picada de pulgas. Ela ocorre devido a uma reação de hipersensibilidade na pele do nosso cachorro perante determinadas proteínas da saliva da pulga.

Apesar das pulgas não serem sazonais, podemos dizer que esta doença é mais recorrente na primavera/verão, o que é lógico, pois a grande maioria das alergias aparecem nesta época.

Também sabemos que é uma doença que afeta mais umas raças que outras, como no caso do Pastor Alemão e o Doberman, mas nenhuma raça está isenta dela. No PeritoAnimal vamos lhe dar uma ajuda para a sua detecção e poder começar com o tratamento o quanto antes para ver o seu pet feliz novamente.

Índice

  1. Sintomas de alergia a picada de pulga
  2. Diagnóstico da dermatite alérgica à picada de pulgas
  3. Tratamento para a alergia à picada de pulga em cães

Sintomas de alergia a picada de pulga

Os sintomas da dermatite alérgica à picada de pulgas são muito incômodos para o nosso animal. Podem ocorrer um ou vários mas há alguns mais caraterísticos e é uma questão de tempo para que a doença avance e apareçam os outros.

  • Coceira intensa.
  • Vermelhidão, crostas e feridas na virilha, cara, orelhas, pescoço, axilas e genitais.
  • Alopecia ou perda de pelo moderada e manchas na pele. Muitas vezes ao perder o pelo a pele engrossa e muda de cor para preto. Isto ocorre principalmente na fase crônica, quando levamos demasiado tempo a diagnosticá-la e começar com algum tratamento.
  • Costuma-se associar a outras doenças secundárias como otite, otohematomas, conjuntivite e infecções bacterianas em zonas lesionadas.
  • Emocionalmente os cachorros ficam muito estressados, ansiosos, irritados e nas fases crônicas é comum observar fraqueza e falta de apetite.
Alergia a picada de pulgas em cães - Sintomas de alergia a picada de pulga

Diagnóstico da dermatite alérgica à picada de pulgas

No caso de detetar que o seu cachorro tem pulgas e pode estar passando por esta doença, aconselhamos a ir ao veterinário para poder realizar o diagnóstico diferencial com outras possíveis patologias como a atopia.

A anamnese aos donos, junto com o aparecimento sazonal e uma distribuição do problema no lombo - sacral que responde esporadicamente ao tratamento contra as pulgas, costuma ser informação suficiente para o veterinário.

A presença de pulgas no nosso pet não costuma ser um tema que os donos gostem de confessar e em casos não tão avançados costuma ser difícil convencer o dono de que não é preciso procurar mais e que o problema é a dermatite alérgica à picada de pulga. Para os donos é importante que o veterinário detete que há pulgas com um método simples e eficaz. Trata-se de pegar em um papel de filtro e umedecê-lo com água oxigenada ou soro e poder isolar colônias de pulgas que se verão com uma cor avermelhada ou fazendo uma efervescência dependendo do produto utilizado.

Existe também um teste de reação mas com alto número de falsos positivos que não serão tão úteis no momento de ajudar no diagnóstico.

Tratamento para a alergia à picada de pulga em cães

É fundamental nestes casos atacar o parasita externo por todos os lados. Devemos fazer um controle, não apenas sobre o animal, mas também desinfetar todos os cômodos e utensílios como roupa, escovas, toalhas, cama, etc.

Controle ambiental

O controle ambiental é muito importante, caso contrário, a alergia voltará cada vez que se reproduzirem pulgas no seu habitat. Existem produtos naturais e não naturais. Deve aspirar as zonas por anda o seu animal, lavar as suas coisas ou livrar-se delas e substituir por novas.

Temos algumas dicas que podem ajudá-lo com o controle ambiental:

  • Plantas de lavanda ou camomila: as pulgas odeiam o seu cheiro e são muito boas para deixar a sua casa cheirosa, por isso são uma boa opção. Também pode usar um aromatizador de ambientes com gotas de lavanda.
  • Velas com água: atraem a pulga em ambientes escuros, uma vez que são atraídas pela luz. Pode fazê-lo nos diferentes cômodos da casa.
  • Esfregar o piso: pode colocar 1 limão espremido ao seu produto habitual ou fazê-lo com vinagre de maçã com 40 gotas de lavanda em um litro de água.

Controle de parasitas

No controle de parasitas do seu cachorro deverá consultar o veterinário, pois ele irá indicar-lhe a melhor coisa a fazer segundo a gravidade do caso.

  • Produtos comerciais como pipetas ou xampus, mas não vamos dar-lhe nomes pois eles devem ser indicados pelo seu veterinário. Isto deverá ser usado como forma de prevenção e tratamento.
  • Para tratar a coceira utilizam-se normalmente corticoides, no entanto eles lesionam internamente o cachorro e apenas aliviam o problema, não o curam. Se não quiser que corticoides sejam administrados ao cachorro, consulte um veterinário homeopata para o poder tratar de forma mais natural.
  • Como remédios caseiros tem o óleo de eucalipto ou de lavanda para dar banho ao seu animal e pode adicionar levedura de cerveja à sua comida habitual, ela muda o cheiro do sangue e desvia as pulgas.

É importante que perante qualquer sinal de dermatite alérgica à picada de pulgas, consulte o seu veterinário para que o tratamento seja o menos prejudicial para o seu amigo peludo, ele vai agradecer.

Alergia a picada de pulgas em cães - Tratamento para a alergia à picada de pulga em cães

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Alergia a picada de pulgas em cães, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças parasitárias.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
A sua avaliação:
Patricia Leonor da
Matéria bem explicativa.
A sua avaliação:
Victor Escalona
olá muito bom dia, o meu cão teve um ataque de pulgas e depois de eliminarmos os parasitas ficou com uma alergia (penso eu) por cima junto à base do rabo. Tenho tentado algumas receitas caseira mas nada funciona, continua com a alergia e falta de pelo nessa zona. Ele foi encontrado na rua e estava infestado de sarna foi um tratamento de 3 meses bem difícil, será que tem alguma coisa a ver? existe algum aerossol ou creme a venda que ajude com mais eficácia? Muito obrigado pela atenção!
Luísa Savala
Oi Victor! Sem ver o seu cachorro não conseguimos passar nenhum diagnóstico, no entanto, recomendamos que você volte ao veterinário e explique a situação do seu pet assim, ele poderá passar um tratamento específico de acordo com as necessidades dele.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Camila Fiametti
As pulgas ou moscas deixam manchas pretas na minha cachorra.
O que fazer para eliminar isso?
A sua avaliação:
Christiane
Meu cachorro tem esse doença e agora verão é pior
1 de 3
Alergia a picada de pulgas em cães