PARTILHAR

Sarna em cães - Sintomas e tratamento

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 12 julho 2023
Sarna em cães - Sintomas e tratamento
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Para tutores ou futuros tutores de cachorros é fundamental entender o que é a sarna canina, os sintomas e tratamento e, inclusive, alguns remédios caseiros. A sarna em cachorro é uma doença da pele, causada por vários tipos de ácaros e pode ter graves consequências se não se tratar adequadamente. Encontra-se em todo o planeta e afeta inúmeras espécies animais. Geralmente, ocorre por contágio direto com algum outro animal afetado ou com objetos que estiveram em contato com este.

Por isso, sob suspeita de qualquer sintoma, o cachorro deverá ir ao veterinário para que seja feito o diagnóstico do tipo de sarna que se trata e tratar dela o quanto antes. Continue lendo este artigo de PeritoAnimal e entenda os sintomas e tratamentos da sarna em cães.

Sarna em cachorro

A sarna canina é uma infeção dermatológica causada por ectoparasitas, mais concretamente por ácaros. Dependendo do tipo de ácaro que provocar esta condição temos um tipo de sarna ou outro e, por isso, um tratamento específico. Quando o nosso fica infestado com ácaros, estes se alojam na sua pele e pelo. Rapidamente começam a alimentar-se da pele, do sebo e da queratina, proliferando a grande velocidade. Devido a esta infestação da pele, o cachorro sofre uma grande coceira que o leva a roçar e arranhar contra quase tudo até provocar feridas. É muito importante para o resultado final a detecção antecipada dos sintomas, uma vez que assim evitaremos o contágio para outros animais de estimação e a gravidade do caso em particular.

Os ácaros são ectoparasitas microscópios, como pequenas aranhas que se encontram em animais e plantas fazendo parte de um ecossistema normal. Existem muitos tipos diferentes e cada tipo pode produzir diferentes doenças e problemas em alguns animais.

Como já dissemos, existem diferentes tipos de sarna que afetam os cachorros, provocadas por diferentes tipos de ácaros e o seu tratamento é mais ou menos fácil dependendo da origem e momento do processo no qual comecemos o tratamento e a cura. Devemos ter muito presente que a sarna é perfeitamente tratável, embora muito incômoda para quem sofre dela, mas se não se levar a cabo um tratamento adequado podem ocorrer infeções e doenças secundários e inclusive a morte do animal.

Sarna em cães - Sintomas e tratamento - Sarna em cachorro

Tipos de sarna canina

A classificação dos tipos de sarna em cachorro mais comuns é a seguinte:

Sarna Demodécica

Trata-se de uma das sarnas mais comuns nos cachorros. Também é conhecida como sarna negra e é produzida pelo ácaro Demodex canis. Este ácaro vive de forma natural na pele do nosso cachorro, mas quando as defesas baixam muito este ácaro produz descontroladamente e desenvolve a doença. Ocorre com muita frequência em cachorros com o sistema imunológico baixo, ou seja, com as defesas muito baixas. Além disso, outra das formas mais comuns na qual aparece este tipo de sarna em cachorro é durante o parto, quando a mãe dá à luz passa aos filhotes. Às vezes se for muito leve, o problema pode passar apenas com uma recuperação das defesas do animal à base de uma boa alimentação. Existem vários tipos de sarna demodécica:

  • Sarna demodécica localizada: essa sarna canina costuma ocorrer principalmente na cabeça, sobretudo na cara e nas orelhas. Esta sarna localizada é mais frequente em cachorros com menos de um ano e geralmente desaparecerá sozinha ao fim de pouco tempo. Os primeiros sintomas são a perda de pele ao redor dos olhos e da boca. Se ocorrer em outras partes do corpo, aparecerão manchas sem pelo nas patas, nos pés e no lombo podendo alcançar os três centímetros de diâmetro.
  • Sarna demodécica generalizada: este nível de sarna demodécica pode começar a considerar-se quando ocorrer cinco ou mais manchas sem pelo no corpo do cachorro afetado. Além disso, podem aparecer grandes áreas completamente sem pelo.
  • Pododermatite demodécica: trata-se da forma mais resistente da sarna demodécica, difícil de diagnosticar e de tratar. Aparece apenas nas patas e leva sempre a infecções bacterianas, que têm um odor desagradável.

Sarna Sarcóptica

É a infecção mais comum em cachorro com sarna, mais ainda que a demodécica e de fato também se conhece como sarna canina. O ácaro que a causa chama-se de Sarcoptes scabiei e, por isso, também se identifica este tipo de sarna como escabiose. Este ácaro reproduz-se a grande velocidade e não faz parte do ambiente da pele do nosso cachorros. É altamente contagiosa, o seu contágio ocorre por contato e também pode afetar os humanos. Por isso, devemos mexer nos animais infetados com luvas de látex. Os sintomas costumam começar a aparecer após uma semana do contágio. Esta sarna é a que causa maior coceira, o que pode levar a pensar no princípio de forma errada que se trata de uma infestação de pulgas. O ideal é detectá-la o quanto antes para evitar que se estenda e agrave, uma vez que depois será mais resistente ao tratamento.

Sarna Otodécica ou sarna de ouvido

Esta sarna de cachorro é produzida pelo ácaro Otodectes cynotis e é mais comum nos gatos do que nos cachorros. Contagia-se por contato e afeta as orelhas e os ouvidos dos nossos animais de estimação. Além dos sinais clínicos habituais na sarna, esta acaba por causar otite secundária ao animal. Estes ácaros são visíveis dentro do ouvido e se observarmos com atenção vemos uns pequenos pontos brancos em movimento.

Sarna Cheyletiella

Também é conhecida como queiletielose. Esta sarna é produzida pelo ácaro Cheyletiella spp. Embora seja mais comum em gatos, é altamente contagiosa entre cachorros e especialmente em filhotes. Pode transmitir-se para os humanos produzindo erupções vermelhas e irregulares.

Sarna Pneumonyssoides

O ácaro responsável chama-se Pneumonyssoides caninum e ocorre no nariz dos cachorros e outros carnívoros. Não é muito frequente e normalmente não causa sintomas graves. No caso de infestações massivas pode provocar espirros crônicos, hemorragias nasais e secreções nasais. Transmite-se de um cachorro para outro por contato do nariz.

Sarna em cães - Sintomas e tratamento - Tipos de sarna canina

Contágio da sarna em cachorro

Existem várias formas de contágio da sarna canina. Por exemplo, quando ocorre uma diminuição importante das defesas os ácaros habituais na pele dos cachorros aproveitam a oportunidade e se estendem descontroladamente.

Outra forma é durante o parto e na lactância dos cachorros no caso da mãe estar infestada. Por último, o contágio por contato em qualquer exemplar canino é o que costumamos ver mais. No caso do animal estar saudável e forte, as probabilidades de contrair esta condição são menores, mas se a virmos presente com muita frequência em indivíduos já doentes e desnutridos com as defesas baixas. O contato pode ocorrer entre cachorros ou com objetos e locais que estejam infestados de ácaros onde tenha estado um animal com esta doença parasitária.

Há fatores que fazem com que o nosso animal de estimação seja mais propenso a contrair sarna, por exemplo a falta de higiene, um ambiente prejudicial à saúde, saúde pobre que leva a defesas baixas, má nutrição, contato constante com muitos cachorros no exterior, entre outros.

No caso da sarna demodécica existe mais propensão em cachorros de pelo curto e em algumas raças como os beagle, dálmata, teckel, dobermann, boxer, bulldog, pointer, shar pei e terriers.

Sarna em cães - Sintomas e tratamento - Contágio da sarna em cachorro

Sintomas da sarna em cachorro

Para detectar a sarna devemos ter em atenção vários sintomas da sarna canina que podem surgir, que são sintomas bastante específicos deste tipo de condição cutânea e que, chamam logo à atenção. Os sintomas de sarna de cachorros mais comuns são:

  • Coceira e ardor na pele;
  • Vermelhidão e inflamação da pele;
  • Arranhar constante;
  • Esfregar contra objetos e o solo em busca de alívio;
  • Deixam de comer (anorexia);
  • Grande perda de peso;
  • Perda e enfraquecimento do pele com zonas completamente sem pelo;
  • Erupções na pele (manchas vermelhas);
  • Escamas cutâneas;
  • Feridas e bolhas na pele;
  • Mau cheiro da pele;
  • Pele seca, com crostas e grossa nas fases mais avançadas da sarna.

Ao identificar algum destes sintomas de sarna canina no seu animal de estimação você deve agir rapidamente para evitar a propagação da condição. Embora possamos aliviar sintomas com alguns remédios que veremos mais à frente, é fundamental consultar o veterinário e seguir o tratamento adequado para cada tipo de sarna tal como nos indicar o especialista.

Como evitar a sarna em cachorro

Como se costuma dizer, melhor prevenir do que remediar e neste caso é a mesma coisa. A forma mais eficaz de combater a sarna canina é prevenindo-a, embora também saibamos que esta doença cutânea se pode curar com o tratamento adequado e os cuidados necessários, mas trata-se de um processo lento que faz sofrer o nosso animal de estimação pelos sintomas que são bastante incômodos.

Como medidas de prevenção da sarna de cachorro devemos seguir estas recomendações:

  • Manter uma boa higiene diária do nosso amigo fiel, além de lhe dar banhos mensais com um xampu adequado e escovações diárias.
  • Mantermos uma higiene do seu ambiente.
  • Evitar o seu contato com animais que possam estar contagiados por sarna e, no caso de suspeitar que o seu cachorro sofre de sarna, também deverá evitar o seu contato com outros cachorros para não a transmitir aos outros cães.
  • Respeitar o calendário de consultas veterinárias, desparasitação (externa com pipetas e internas com comprimidos) e vacinação. Assim conseguirá uma detecção antecipada do problema e evitará infestações e doenças que possam debilitar o seu cachorro e deixá-lo mais propenso a contrair sarna.
  • É muito importante como prevenção contra o reaparecimento da sarna, o qual ocorre facilmente, prolongar o tratamento o máximo possível e ir a várias consultar seguidas ao veterinário até poder confirmar que o problema desapareceu.
  • Tratar também todos os outros animais que possam ter estado em contato e desinfetar todas as coisas como mantas, camas, coleiras, recipientes de comida e bebida, entre outros objetos que tenham estado em contato com o cachorro doente.
  • Proporcionar uma alimentação adequada e saudável ao cachorro para que este e o seu sistema imunológico esteja forte.
  • Para evitar a sarna de ouvido devemos proporcionar um bom cuidado e higiene dos ouvidos ao nosso animal de estimação.

Como tratar sarna em cachorro

Se a prevenção não for suficiente e o nosso companheiro peludo acabar por mostrar sintomas de sarna, devemos consultar o quanto antes o veterinário para que possa diagnosticar se se trata ou não desta condição, e que tipo é para poder oferecer-nos a melhor solução. O tratamento a seguir não dependerá apenas do tipo de sarna que o nosso cachorro estiver sofrendo, mas também dependerá da raça e da idade entre outros fatores.

Comprimido para sarna canina

O tratamento que o especialista indicar pode tratar-se principalmente de medicamentos que sejam um acaricida oral, tópica ou injetável, geralmente com ivermectina, selamectina, moxidectina e milbemicina oxima. Além disso, irá proporcionar analgésicos, anti-inflamatórios, algum xampu ou pós para banhos com produtos calmantes para a pele e com acaricidas e algum medicamento mais específico para algum problema cutâneo secundário, como uma possível infeção por bactérias (bactericida ou antibiótico) ou por fungos (fungicida).

No caso da sarna de ouvido o medicamento acaricida será um de uso tópico especial para os ouvidos e deverá ser administrado colocando umas gotas nos ouvidos e massageando para penetrar. Será fundamental que, independente do tipo de sarna, faça o tratamento completo todos os dias durante o tempo indicado pelo veterinário e nunca o termine antes, embora o cachorro pareça estar curado. Se retirar o tratamento antes do tempo porque o problema parece já ter passado, o mais provável é que em poucos dias ou semanas a sarna reapareça, uma vez que os poucos ácaros que podem ter ficado podem se recuperar e voltar a proliferar.

Remédios caseiros para cachorro com sarna

Não existem remédios caseiros para curar a sarna, as existem remédios para aliviar os sintomas tão incômodos, que ajudam o nosso animal de estimação a superar o processo. Antes de fazer algum deles será conveniente consultar o seu veterinário de confiança para que este nos indique quais são os remédios mais eficientes no caso do nosso cachorro.

Os remédios caseiros para cachorro com sarna indicados a seguir ajudam a complementar o tratamento veterinário:

Banho em cachorro com sarna

Os banhos são fundamentais para o tratamento e para aliviar a coceira intensa que o nosso companheiro sente na sarna canina. Podemos dar banho ao nosso cachorro doente de sarna todas as semanas ou de duas em duas com um sabão branco, neutro e/ou acaricida receitado pelo veterinário, com água morna e muito suavemente.

Devemos deixar atuar o sabão durante uns minutos antes de enxaguar evitar que o cachorro o lamba. Você deverá utilizar luvas de látex sempre que mexer no seu cachorro doente. Nunca o escove, pois as mãos massageará suavemente o seu pelo e pele. Deixe que ele seque sozinho ou seque-o com uma toalha suave e nunca esfregue a toalha na pele do animal

Dieta adequada e suplementos vitamínicos

Uma mudança para melhor na dieta do nosso cachorro junto com vitaminar, ajudará a recuperar a força do seu sistema imunitário, podendo combater os ácaros e ajudando a tratar a sarna.

Comida crua

É bom que durante o processo da sarna que o cachorro coma comida crua como vegetais e ervas. Os mais adequados são o alho kyolic, a unha de gato e o extrato de azeite de oliva. Pique os vegetais muito pequenos para dar de comer mais facilmente.

Carinho

É algo que pode parecer estranho, mas um cachorro animado e que se sente querido e acompanhando, será um cachorro mais feliz e, portanto terá mais facilidade para se curar do que um cão triste e deprimido.

Óleos para sarna canina

O azeite de oliva pode ajudar a debilitar os depósitos de ácaros e a eliminar os fracos. Além disso, você pode combinar óleos de lavanda, amêndoa e neem que servirão de tratamento tópico e que também enfraquecerão os ninhos dos ácaros. Você pode passar sobre as zonas afetadas duas vezes ao dia, sempre depois dos banhos. Com o óleo evitará que a pele fique mais seca conseguindo hidratá-la. Nunca utilize óleo do carro, o qual chegou a ser bastante popular para tratar a sarna e, mas este não ajuda na melhoria da pele e corremos o risco do cachorro se intoxicar gravemente se o lamber.

Plantas medicinais para cachorro com sarna

Algumas ervas e plantas são muito benéficas e podem-se aplicar topicamente misturadas com óleos ou na alimentação. Estas ervas são o neem, o cymbopogon e o niaouli, que devido às suas propriedades antissépticas, antibacterianas e regenerativas da pele são ideais contra a sarna.

Alho

Para tratar sarna em cachorro, o alho é um antisséptico natural muito eficaz além de cicatrizante. Podemos moer dois dentes de alho e misturá-los com azeite de oliva e aplicar diretamente nas zonas afetadas. Podemos deixá-lo atuar durante toda a noite e pela manhã retirar com um pano suave úmido.

Absinto (planta)

Trata-se de um remédio natural e de um repelente muito eficaz para os insetos. Fervemos umas quantas folhas em um litro de água e quando a infusão estiver morna damos banho ao nosso companheiro com cuidado. Devemos fazê-lo duas vezes por semana.

Camomila contra sarna canina

A infusão de camomila é muito boa para desinfetar as zonas afetadas pela sarna. Servirá para limpar as feridas e aliviará bastante as irritações cutâneas. O melhor é aplicá-la três vezes por semana.

Aveia

Seja com um xampu de aveia ou com aveia misturada com água, devemos aplicá-la na pele do nosso cachorro com massagens suaves e circulares nas zonas afetadas. Deixamos atuar um pouco para penetrar na pele do cachorro e enxaguamos suavemente.

Limão

Seja esfregando suavemente umas rodelas de limão nas zonas afetadas pela sarna ou com água com limão caseiro (podemos deixar umas rodelas de limão em água quente durante a noite para usar pela manhã). Utilizando o limão desinfetaremos a pele do nosso cachorro.

Iogurte para cicatrizar

É bom aplicar uma ou duas colheres de sopa nas feridas para favorecer a curação destas. Costuma utilizar-se muito nas orelhas aplicando uma camada muito fina que cubra bem a pele.

Sarna em cães - Sintomas e tratamento - Remédios caseiros para cachorro com sarna

Sarna canina passa para humanos?

Alguns tipos de sarna são transmitidos aos humanos, trata-se de uma zoonose. Então, se o seu cachorro está com sarna, é fundamental ter precaução ao manuseá-lo enquanto o diagnóstico ainda não tenha sido dado.

Os tipos de sarna canina que passam para humanos são a sarna sarcóptica, sarna otodécica, cheyletiella e sarna notoédrica. Os tipos de sarna que não contagiam humanos são a sarna demodécica e pneumonyssoides. Veja como tratar a sarna sarcóptica em pessoas.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Sarna em cães - Sintomas e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças parasitárias.

Bibliografia
  • Lorente Méndez, C. (2006). Sarna sarcóptica, claves de su importancia en el protocolo diagnóstico de pruriro en el perro. Revista Electrónica de Clínica Veterinaria RECVET.
  • A. Puigdemont, P. Brazis, S. Fondati, L. Ferrer. (2018). Diagnóstico serológico de la sarna sarcóptica en el perro. Salud Animal.

Vídeos relacionados com Sarna em cães - Sintomas e tratamento

1 de 3
Vídeos relacionados com Sarna em cães - Sintomas e tratamento

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
A sua avaliação:
Raquel
Olá!tenho uma cachorra box e ela está com sarna, nas orelhas está muito feio o quê fazer,já usei sabonete spray e ñ adiantando está bem avançada.
Leonice maria Fliegner de Medeiros
Eu uso nos meus simparic!!
Priscila costa
Oi meu boxer esta a um tempo caindo o pelo e começou a coçar mas como n sei o que é esta infeccionado o pescoço e caindo muito pelo e esta espalhando como e meu primeiro cachorro n sei q é ?
Luísa Savala
Oi Priscila! Recomendamos que você busque um médico veterinário com urgência.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Tamires
Moro em uma chácara e a alguns anos atrás morreram vários cachorros de sarna ! ... Como fazer a limpeza do canil pra pôr os meu cachorros no momento estam soltos . Tenho medo de por eles e morrerem
Alessandra Cristiana dos Santos
Minha gatinha ta soltando dodos os pelos das perninhas E debaixo Da barriga q pode ser
Eligiane marion
Meu cachorrinho tem sarna mas sempre sai em pontos diferentes
A sua avaliação:
edson
Já perdí 3 cães com esta maldita sarna, e atualmente estou lutando com outra cadelinha com o mesmo problema. Más graças á DEUS estou conseguindo reverter o quadro clínico da mesma. Más não é nada fácil, e conto com os comentários de todos nas redes sociais.
Fernando
Edson bom dia meu pastor alemao está com sarna como vc conseguiu tratar o seu ? A veterinária aqui da cidade nem diploma deve ter affffff tô desesperado
Grasiele
Tenho um cachorro com mistura de pastor alemão com vira lata, tenho notado que ele esta incomodado, quase que um choro, e hoje enquanto brincava com ele, notei que na região da barriga e do peito, ta quase sem pelos, e bem na região do centro do peito, tem ferida, e esta avermelhado, sem sangue, e tem uma bolinha na barriga que se parece com verruga, mas sei que não é isso, e ele tem se coçado bastante nos últimos dias, creio que seja sarna mesmo!!! Estou certa, é sarna ??? Vou informar meu pai hoje a tarde do ocorrido, para nós irmos na agropecuária comprar remédios pra ele
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Grasiele! Para os sinais que você descreve existem inúmeros diagnósticos diferenciais possíveis e com diferentes tratamentos. Pode ser uma alergia, como pode ser um quisto que deu tanta coceira que acabou por cair o pelo ou pode ser sarna (existem diferentes tipos de sarna com diferentes tipos de tratamento). Leia este nosso artigo sobre algumas das doenças de pele mais comuns que se podem encaixar no que descreve: https://www.peritoanimal.com.br/doencas-de-pele-nos-cachorros-7531.html Só o médico veterinário poderá fazer o diagnóstico correto com base em provas complementares. Visite o seu médico veterinário de confiança para diagnosticarem o cachorro e fazerem o tratamento adequado, pode ser perigoso e piorar a situação se der o remédio errado.
Edson
É verdade, medicar sem levar ao veterinário não é bom. Porem, os sintomas e as características,a qual você descreve, é da sarna mesmo. Começa com essas bolhinhas seguidas por uma coceira interminável e logo após os ferimentos com purulência, e um odor desagradável. O animal sofre muito até se recuperar.
Rafa
Você soube o que era? Meu cachorro está igual
Sarna em cães - Sintomas e tratamento
1 de 5
Sarna em cães - Sintomas e tratamento

Voltar ao topo da página ↑