Remédios caseiros

Remédios caseiros para ácaros em cachorros

 
Cristina Pascual
Por Cristina Pascual, Veterinária. Atualizado: 4 julho 2023
Remédios caseiros para ácaros em cachorros
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Os ácaros são parasitas externos que causam sarna. No caso específico dos cães, as parasitoses mais frequentes causadas pelos ácaros são a sarna sarcóptica, a sarna otodôntica e a queiletielose. Todos elas se caracterizam por uma intensa coceira e requerem tratamento antiparasitário específico para eliminar os ácaros. Entretanto, há uma série de remédios caseiros que, embora não curativos, podem aliviar os sinais clínicos e atuar como adjuvantes do principal tratamento antiparasitário. Portanto, se você está se perguntando como acabar com os ácaros em cachorros com remédios caseiros, você deve saber que isto é praticamente impossível, pois você precisa aplicar o antiparasitário específico.

Se você quer saber quais são os remédios caseiros para ácaros em cachorros para aliviar o incômodo dos peludos, não perca este artigo do PeritoAnimal.

Também lhe pode interessar: Remédios caseiros para anemia em cachorro

Índice

  1. Banhos semanais
  2. Limpeza da orelha do cachorro com vinagre de maçã
  3. Plantas medicinais para combater os ácaros em cachorros

1. Banhos semanais

Na internet é possível encontrar diferentes remédios caseiros para a sarna em cachorros. De acordo com veterinários da equipe do PeritoAnimal, a melhor maneira de combater os ácaros em cachorros é usar sabonetes que contenham antissépticos como o peróxido de benzoíla, pois isso manterá a pele livre de microorganismos patogênicos e evitará infecções bacterianas da pele (piodermas) que complicam o processo primário. Entretanto, se você não conseguir obter um desses sabonetes veterinários específicos, você pode optar por usar um sabonete neutro. Embora isto não proporcione um efeito anti-séptico tão eficaz, ajudará a manter a pele limpa e livre de descamação e caspa.

As recomendações que você deve ter em mente ao dar banho no cão são as seguintes:

  • É importante proteger suas mãos com luvas, pois alguns ácaros como o Sarcoptes scabiei podem ser transmitidos às pessoas.
  • Uma vez aplicado o xampu, deixe-o agir durante o tempo recomendado pelo fabricante no rótulo.
  • Após este tempo, enxágue o sabão com água morna e seque o pelo usando uma toalha com pequenos toques (nunca esfregando).
  • É aconselhável fazer estes banhos 1 vez por semana.

Neste outro artigo falamos sobre um remédio caseiro para sarna em cachorro com enxofre.

Remédios caseiros para ácaros em cachorros - 1. Banhos semanais

2. Limpeza da orelha do cachorro com vinagre de maçã

Os cachorros com otocariose (otite causada pelo ácaro Otodectes cynotis) geralmente têm muita cera escura no canal auditivo, que é importante remover para que as gotas acaricidas tenham efeito. O vinagre de maçã pode ser usado para limpar a orelha do peludo, pois age como um antisséptico, por ser um bactericida e fungicida. Ao utilizá-lo além do tratamento antiparasitário, podemos desinfetar o ouvido externo, mantê-lo limpo da cera e dos detritos celulares gerados pela infecção, e assim aumentar a eficácia do medicamento antiparasitário.

Para preparar este remédio caseiro para ácaros em cachorros, basta fazer uma solução de partes iguais de água e vinagre de cidra de maçã, mergulhar um algodão na mistura e limpar cuidadosamente a orelha externa. Neste vídeo mostramos como limpar as orelhas dos cães, basta seguir as instruções:

Plantas medicinais para combater os ácaros em cachorros

O tratamento com plantas medicinais (fitoterapia) pode ser usado como parte do manejo terapêutico da parasitose dos ácaros em cachorros, pois existem algumas ervas medicinais com efeitos acaricidas, bactericidas e antiinflamatórios que podem ajudar no processo de cura complementando a medicação prescrita pelo veterinário.

Aqui estão algumas das plantas medicinais que podem ser usadas como remédois caseiros para ácaros em cachorros, mais especificamente para os que causam a sarna nos peludos:

3. Óleo de árvore do chá (Melaleuca alternifolia)

Aplicado topicamente a uma concentração de 1%, o óleo de árvore do chá tem um bom efeito acaricida. Portanto, deve ser diluído em água para que possa ser aplicado nas áreas afetadas com uma gaze limpa. É importante notar que sob nenhuma circunstância o óleo de árvore do chá deve ser administrado oralmente, pois é tóxico por esta via.

4. Óleo de neem (Azadirachta indica)

Também chamado de nim, é um óleo vegetal extraído das sementes da árvore do neem/nim que tem um efeito acaricida, anti-inflamatório e antibacteriano. A melhor opção para usar este remédio caseiro para a sarna em cachorros é aplicá-lo durante os banhos. Para fazer isso, você pode obter um xampu específico contendo este óleo ou pode misturar 200 ml do xampu habitual do cachorro com 10 ml de óleo essencial de neem.

 

Remédios caseiros para ácaros em cachorros - Plantas medicinais para combater os ácaros em cachorros

5. Óleo essencial de lavanda (Lavandula ssp.)

Suas propriedades suavizantes ajudam a aliviar a coceira causada pelos ácaros da sarna. Possui também propriedades antissépticas. Para usar este remédio caseiro para ácaros em cachorros, adicione algumas gotas ao xampu do pet ou misture uma gota em uma colher de sopa de óleo de coco e aplique nas áreas afetadas da pele.

6. Babosa (Aloe vera) gel ou polpa

Suas propriedades hidratantes, anti-inflamatórias e antibacterianas ajudam a acalmar a pele e reduzir a coceira e a irritação causada pelos ácaros. Seu gel ou polpa podem ser extraídos diretamente da planta ou podem ser adquiridos já prontos. Este remédio caseiro para ácaros em cachorros pode ser aplicado 2 a 3 vezes ao dia sobre a pele afetada.

Remédios caseiros para ácaros em cachorros -

7. Água de alecrim (Rosmarinus officinalis)

Esta erva aromática contém cânfora, uma substância com propriedades anti-inflamatórias, antimicrobianas e adstringentes, que ajuda a tratar a parasitose dos ácaros em cachorros. Para preparar a água de alecrim, aqueça 1 litro de água e desligue o fogo quando chegar ao ponto de ferver. Em seguida, acrescente um generoso ramo de alecrim e deixe afundar. Quando esfriar um pouco e estiver morno, você pode colocá-lo em um frasco de spray e aplicá-lo nas áreas afetadas da pele.

Agora que você conheceu 7 remédios caseiros para ácaros em cães com o objetivo de tratar a sarna, é importante ressaltar que "remédios caseiros ou naturais" não são necessariamente sinônimo de "remédios seguros". As plantas medicinais contêm substâncias ativas responsáveis por seu efeito terapêutico, mas também podem ter efeitos indesejáveis quando administradas de forma incorreta. Portanto, antes de aplicar qualquer um desses remédios naturais contra ácaros em seu cão, é importante que você consulte seu veterinário para evitar qualquer efeito negativo sobre a saúde do peludo.

Se quiser conhecer mais alguns remédios caseiros para acabar com a sarna nos cachorros, assista ao vídeo a seguir:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para ácaros em cachorros, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Remédios caseiros.

Bibliografia
  • Akram, M., Riaz, M., Noreen, S., Shariati, M.A., Shaheen, G., Akhter, N., et al. (2020). Therapeutic potential of medicinal plants for the management of scabies. Dermatol Ther; 33(1)
  • Labrada, Y., Cordoví, J.M., Rapado, M., Perdomo, R. (2015). Actividad acaricida del aceite esencial del Azaridactha indica en el tratamiento de la sarna demodécica del perro. Veterinaria Montevideo; 51(197):11-23
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Remédios caseiros para ácaros em cachorros