Partilhar

Tipos de fezes de cachorro

Por Mariana Castanheira, Médica Veterinária. Atualizado: 14 março 2018
Tipos de fezes de cachorro

Ver fichas de  Cachorros

Embora possa parecer um pouco estranho para você, analisar as fezes do seu cachorro é algo que você como tutor devia fazer todos os dias. Seja a coloração, consistência, frequência ou quantidade, qualquer alteração em algum destes parâmetros pode ser indicativo de que algo de errado está passando com o seu melhor amigo.

Por mais desagradável que possa parecer esta temática, é extremamente importante que você saiba o que os diferentes tipos de fezes de cachorro podem significar. Por esse motivo, o PeritoAnimal preparou este artigo. Continue lendo!

Também lhe pode interessar: Porque meu cachorro come fezes

Aparência das fezes de cachorro

Com certeza, você, melhor do que ninguém, será o primeiro a detectar qualquer alteração nos dejetos do seu cachorro. Nem sempre as pequenas alterações indicam que algo grave está passando. Por vezes, pode mesmo se tratar de um pequeno desarranjo gastrointestinal, tal como nós humanos também temos. De qualquer forma, você deve relembrar que o seu cachorro não fala para te dizer que não se sente bem. Por isso, você deve estar atento não apenas às fezes dele, como a todos os outros sinais de que algo se passa, como alterações na urina (cor, frequência, cheiro), alterações comportamentais, alterações no apetite e outros sinais de dor no cachorro.

Como devem ser as fezes do cachorro?

Provavelmente você já conhece perfeitamente a aparência normal das fezes do seu cachorro, já que é você que as limpa todos os dias. De qualquer forma, exitem 4 parâmetros que os veterinários utilizam para avaliar as fezes e para os quais você deve estar atento:

  • Cor: a cor normal das fezes de um cachorro deve ser um marrom "chocolate", cor proporcionada pelo pigmento chamado de estercobilina. Alterações na coloração das fezes podem indicar uma série de problemas, como te vamos explicar de seguida.
  • Consistência: os dejetos do seu cachorro devem ter uma consistência firme. Fezes sem forma podem indicar que o intestino do seu cachorro não está a realizar uma correta absorção. Por outro lado, fezes demasiado duras podem indicar desidratação. Se o seu cachorro tem apenas ocasionalmente uma alteração de consistência, não é caso para alarme. Caso a alteração persista por mais do que um dia, contacte o seu médico veterinário de confiança.
  • Conteúdo: A aparência do dejeto deve ser uniforme. Porém, você pode observar desde vermes, corpos estranhos, pelos, etc. Por esse motivo é importante estar atento.
  • Revestimento: as fezes não deveriam ter uma camada ou revestimento em seu redor. Quando você apanha os dejetos do seu cachorro na rua, não devia ficar nenhum rasto de muco para trás. O mesmo se aplica à presença de sangue, não é uma situação normal e o seu cachorro deve ser observado por um médico veterinário.
Tipos de fezes de cachorro - Aparência das fezes de cachorro

Fezes de cachorro preta

Se você está presente de fezes escuras de cachorro, praticamente pretas, você deve se preocupar!

As fezes de cachorro mole e pretas são comuns e geralmente indicam que existe a presença de sangue na parte superior do trato gastrointestinal do cachorro. Existem diversas possibilidades que podem fazer com que exista sangue no trato digestivo do cachorro, nomeadamente, uma úlcera no estômago.

O seu cachorro fez fezes desta cor? Você deve consultar assim que possível o seu médico veterinário de confiança.

Tipos de fezes de cachorro - Fezes de cachorro preta
Imagem: dogdoorants.com

Fezes de cachorro com verme

Se as fezes do seu cachorro apresentam pequenos pontos brancos que parecem grãos de arroz ou pedaços de esparguete, muito provavelmente as fezes do seu cachorro estão com verme. Os parasitas internos são muitas vezes eliminados pelas fezes e por isso você pode observá-los quando estiver limpando os dejetos do seu melhor amigo. Você deve também estar atento ao anus do cachorro, porque por vezes, é possível observar diretamente os parasitas nessa região.

Se você observou fezes de cachorro com verme, o seu pet precisa ser desparasitado. Os parasitas consomem nutrientes essenciais para o seu pet e provocam uma descida das defesas do sistema imunitário dele. Por esse motivo, é essencial cumprir um plano de desparasitação. Existem diferentes parasitas que podem surgir nas fezes do cachorro. É importante que você leve uma amostra de fezes para o seu veterinário poder analisar e escolher o vermífugo mais adequado.

Tipos de fezes de cachorro - Fezes de cachorro com verme
Imagem: veterinary-tips.ucoz.com

Fezes de cachorro com giárdia

A giárdia em cachorros é uma doença que tem como um dos principais sintomas a diarreia. Se o seu cachorro esté infetado por este parasita, você não vai poder observar a olho nú os parasitas nas fezes dele. Estes protozoários podem apenas ser observados com o auxílio de um microscópio. De qualquer forma, as fezes de cachorro com giárdia não têm uma aparência normal, pelo que você deve estar atento às possíveis fezes de cachorros com giárdia: as fezes podem ser desde apenas moles a totalmente aquosas. Por vezes podem ser verdes e ter excesso de muco.

Para além disso você deve estar atento a outros possíveis sintomas de giárdia:

  • Perda de peso;
  • Perda de apetite;
  • O cachorro pode apresentar vômitos ocasionalmente, embora seja raro;

Se o seu cachorro apresenta qualquer um destes sintomas, consulte o seu médico veterinário de confiança.

Tipos de fezes de cachorro - Fezes de cachorro com giárdia
Imagem: pupsor.com

Fezes de cachorro verde

Tal como já referimos, fezes de cachorro verde podem indicar a presença de parasitas como a giardia. Também pode indicar a presença de outros parasitas ou até mesmo ser algo tão simples como o teu cachorro ter ingerido demasiada grama e agora as fezes estão verdes por esse motivo. Outra possibilidade é tratar-se de uma alergia alimentar a algum componente da dieta do seu cachorro.

De qualquer forma, se você verificar mais do que uma vez as fezes do seu cachorro verdes, o melhor é consultar o seu veterinário e levar uma amostra dos dejetos para que ele as possa analisar. É muito frequente o seu médico veterinário voltar a pedir uma nova amostra de fezes para fazer uma segunda análise, uma vez que muitos parasitas, como a giárdia, são eliminados de forma intermitente nas fezes, daí a importância de repetir os testes.

Tipos de fezes de cachorro - Fezes de cachorro verde
Imagem: dogsdinner2.webs.com

Fezes de cachorro com muco amarelo

Se você observou fezes de cachorro gelatinosas ou uma espécie de fezes de cachorro parecendo gelatina amarela, pode ser indicativo de diferentes tipos de problemas, nomeadamente:

  • alergia ou intolerância alimentar;
  • parasitas;
  • síndrome do intestino irritável.

Leia o nosso artigo sobre as causas de fezes amarelas em cães, para saber mais sobre esta matéria.

Fezes de cachorro branca

Fezes de cachorro brancas podem indicar que o seu pet está comendo uma dieta com demasiado cálcio. Esta situação é mais comum em cachorros alimentados com uma dieta BARF que ingerem demasiados ossos. Outro possível motivo é que o seu cachorro esteja ingerindo objectos que não deveria. Alguns cachorros, por estresse ou outros motivos ingerem por exemplo pedras, papel ou outros objectos, condição chamada de pica. Esteja atento ao comportamento do seu cachorro e se o vir ingerir algo que não devia consulte o seu médico veterinário porque o seu cachorro pode estar com falta de algum nutriente ou ser mesmo um problema de origem comportamental que pode precisar de intervenção de um especialista em comportamento animal, ou seja, um etólogo.

Tipos de fezes de cachorro - Fezes de cachorro branca
Imagem: ozhiphop.com

Fezes de cachorro cinza

Fezes de cachorro cinza são também um motivo de preocupação. Este tipo de fezes podem indicar problemas a nível hepático (fígado), pâncreas e vesícula biliar. Algumas possibilidade de problemas são:

  • Insuficiência pancreática exócrina: o pâncreas não está produzindo suficientes enzimas digestivas e por esse motivo as fezes não aprensentam a coloração marrom como deveriam
  • Problemas hepáticos: O fígado não está funcionando corretamente.
  • Obstrução do ducto biliar: Ao existir uma obstrução, as enzimas não podem passar da vesícula biliar para o intestino e por esse motivo as fezes de cachorro são cinza e não marrom.

Fezes de cachorro com sangue

Existem inúmeras razões para o seu cachorro apresentar sangue nas fezes. Por esse motivo, é extremamente importante que você visite o seu médico veterinário o quanto antes, principalmente se o seu cachorro apresentar sangue em grande quantidade.

Estas são algumas das possíveis causas para fezes de cachorro com sangue:

  • Parvovírus;
  • Parasitas;
  • Corpo estranho no intestino;
  • Câncer;
  • Lesão no anus.

Como você pode ver existem inúmeras razões para o seu cachorro estar defecando sangue. Desde algo simples, como ele ter comido lixo e algum objeto ter causado dano ao passar no anus, até a algo mais grave como um câncer. Você deve tentar manter a calma e consultar o seu veterinário e se possível, levar uma amostra de fezes para a clínica. Se a hemorragia for grande, não espere até o seu cachorro voltar a defecar. Quanto mais depressa o seu cachorro for diagnosticado e se iniciar um tratamento, melhor é o prognóstico.

Leia o nosso artigo complete sobre o sangue nas fezes do cão, para saber mais sobre esta matéria.

Tipos de fezes de cachorro - Fezes de cachorro com sangue

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Tipos de fezes de cachorro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Prevenção.

Escrever comentário sobre Tipos de fezes de cachorro

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
75 comentários
Maria Vasconcelos
Minha cadela, Frida, está com 2 anos. O cocô dela sempre é diferente, nunca tem um tempo normal, isto é, ou tem diarréia, ou pastoso, sem forma, preto quase sempre, meio cinza., com sangue, poucas vezes. Já fiz exame do fígado dela que deu normal. Come carnes: frango, boi, fígado bobino, moela e ração que come muito pouco. Tem muita energia, apetite, super saudável. Bebe água de coco e água fresca normalmente. Pelo sedoso, tomou todas as vacinas, toma remédio para verme, para carrapato e pulga.
Ultimamente dei pra ela uma fibra: psyllium e fiquei feliz pois parecia que tinha normalizado mas foi só por pouco tempo. Então vou parar de dar.
Gostaria de orientação, pois não sei mais o que fazer.
Grata.
A sua avaliação:
Graziela Weschenfelder
Tenho um cão que as fezes estão pretas...mas não é diarréia. Ele come normalmente e não vomita. Ganha vermífugo mensalmente - o Endogard. O que pode ser? Obrigada.
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Graziela! Temos um artigo sobre os tipos de fezes de cachorro que pode te ajudar, confira: https://www.peritoanimal.com.br/tipos-de-fezes-de-cachorro-22541.html
De qualquer forma, é importante que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Ruth
Ola, bom dia, minha chorrinha de raça pinscher tem 15 anos, e ela defeca sangue de umas semanas já. oque pode ser? Por ela ser velhinha já... estou mt triste
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Ruth! Temos um artigo sobre sangue nas fezes de um cachorro que pode te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/sangue-nas-fezes-do-cao-o-que-pode-ser-20913.html
De qualquer forma, é muito importante que você leve o seu pet em um médico veterinário de confiança e que o mantenha bastante hidratado pois, por se tratar de uma cachorrinha idosa corre mais riscos de sofrer desidratação e complicar ainda mais o estado dela.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Regia
Ola boa tarde meu cachorrinho e pinscher 0 tem um mes e meio come raçao de legumes e carne de manha dou a ele cafe com leite e pão ultimamente notei q ele defeca normal mas depois sai tipo um cacarrinho dele que sera ja tomou remedio pra verme
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Regia! Sem ver o seu cachorrinho não conseguimos passar nenhum diagnóstico. No entanto, o mais indicado é você buscar ajuda de um médico veterinário de confiança para fazer o acompanhamento do seu pet.
De qualquer forma, temos um artigo sobre desparasitação em cachorro que pode te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/plano-de-desparasitacao-para-cachorros-22159.html
Andressa
Meu cachorro começou a fazer xixi com muito sangue, fiz vários exames e um deu alterado para doença do carrapato e Positivo para Anaplasma. Esta fazendo tratamento a 2 dias.
Hoje defecou uma bolinha pequena preta e mole. Falei com a veterinária e ela falou que pode ser do antibiótico. Devo ficar tranquila?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Andressa! Recomendamos que você siga as indicações veterinárias. No entanto, temos um artigo sobre anaplasmose canina que pode te ajudar com algunas informações: https://www.peritoanimal.com.br/anaplasmose-canina-sintomas-e-tratamentos-22948.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Taynnar
Tenho uma labrador de quase dois meses, e El faz muito cocô, o dia todo, ela come três vezes ao dia em poucas quantidades, isso é normal?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Taynnar! As fezes do seu cachorro tem aspecto normal?
De qualquer forma, para eliminar qualquer possibilidade de doença é importante que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança, principalmente por se tratar de um cachorro filhote.
carol
a minha poodle esta fazendo tratamento para erliquiose e babesia ela tem 6 meses e passa ate 3 dias sem defecar e quando faz sao marrons bem escuras e pastosa, tem muco parece chiclete , tomou vitamina q nao lembro o nome mais tem cor de ferro , o odor nao é fetido , é preciso fazer analise patológica ou é normal ja q ela ta tomando antibiotico. ?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Carol! O mais indicado é você buscar ajuda de um médico veterinário de confiança. De qualquer forma, temos um artigo sobre erliquiose canina que pode ta ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/erliquiose-canina-sintomas-diagnostico-e-tratamento-22721.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Adriano Silva
Minha pischer esta cagando com sangue a quase 1 mes o que pode ser?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Adriano! Temos um artigo sobre as causas de sangue nas fezes de um cachorro, confira: https://www.peritoanimal.com.br/sangue-nas-fezes-do-cao-o-que-pode-ser-20913.html
De qualquer forma, por ela apresentar esse sintoma há quase um mês, é muito importante que você leve a sua cachorrinha ao veterinário o mais rápido possível pois é uma situação grave.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Iara Dias De Siqueira Oliveira Rodrigues
minha cachorrinha esta com as fezes estranha, primeiro ela defecou com muito vermes, depois defecou sangue com muco amarelado, agora ela esta defecando como se fosse uma espuma, uma fezes que esfarela. estou preocupada principalmente pq ela esta esperando cachorrinhos.
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Iara! Recomendamos que você leve a sua cachorra a um médico veterinário de confiança o quanto antes, pois trata-se de uma situação que se agrava ainda mais por ela estar esperando filhotes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Soraya
Minha Shihtzu tem 4 meses e se alimenta só de ração, essa semana comeu á alça do chinelo e agora está defecando com pontinhos brancos as únicas coisas que comeu de diferente foi á alça do chinelo e um petisco para tirar tártaro dos dentes... O que pode ser?
Nídia do Carmo (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Soraya, como o artigo indica, se as fezes do seu cachorro apresentam pequenos pontos brancos que parecem grãos de arroz ou pedaços de esparguete, muito provavelmente as fezes do seu cachorro estão com verme. Os parasitas internos são muitas vezes eliminados pelas fezes e por isso você pode observá-los quando estiver limpando os dejetos do seu melhor amigo. Você deve também estar atento ao anus do cachorro, porque por vezes, é possível observar diretamente os parasitas nessa região.

Se você observou fezes de cachorro com verme, o seu pet precisa ser desparasitado. Os parasitas consomem nutrientes essenciais para o seu pet e provocam uma descida das defesas do sistema imunitário dele. Por esse motivo, é essencial cumprir um plano de desparasitação. Existem diferentes parasitas que podem surgir nas fezes do cachorro. É importante que você leve uma amostra de fezes para o seu veterinário poder analisar e escolher o vermífugo mais adequado.

Tipos de fezes de cachorro
Imagem: dogdoorants.com
Imagem: veterinary-tips.ucoz.com
Imagem: pupsor.com
Imagem: dogsdinner2.webs.com
Imagem: ozhiphop.com
1 de 8
Tipos de fezes de cachorro

Voltar ao topo da página