Partilhar

Por que os gatos enterram a comida?

 
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. 8 setembro 2020
Por que os gatos enterram a comida?
Imagem: Catster

Ver fichas de  Gatos

Os felinos são animais que sempre têm uma razão convincente para cada uma de suas ações. Desta forma, se seu gato enterra a comida, tenha certeza que não se trata de um ato feito por prazer. Da mesma forma, existem gatos que arranham o chão logo após comer ou colocam objetos sobre o comedouro, por quê?

Neste artigo de PeritoAnimal falaremos sobre essas questões e ajudaremos você a entender um pouco melhor o comportamento do seu companheiro peludo, tanto para oferecer todos os cuidados que precisa, como melhorar a convivência e, principalmente, a sua comunicação. Continue lendo e descubra por que os gatos enterram a comida e arranham o chão.

Também lhe pode interessar: Por que os gatos enterram suas fezes?

O instinto felino

O gato é um excelente sobrevivente nato e seus instintos naturais o demonstram. Se nossos companheiros peludos vivessem na selva, teriam um covil ou toca que usariam como lar. Nela comeriam, dormiriam e esconderiam seus objetos mais preciosos porque considerariam um lugar seguro e salvo de predadores. Por isso mesmo, e para conseguir que seu território continue sendo um lugar completamente seguro, uma vez engolida toda a comida, escavariam e removeriam a terra para tampar o odor e evitar atrair outros animais que poderiam acabar com sua vida. Da mesma forma, no caso de sobrar alimento, o enterrariam pelo mesmo motivo: eliminar as evidências de sua passagem.

Outros comportamentos típicos do instinto felino para sobreviver são enterrar as fezes, também para eliminar seus rastros, urinar para marcar seu território, caçar animais menores, bufar para advertir, etc. Quantos desses comportamentos o seu gato apresenta? Possivelmente a maioria, e o fato é que os felinos são animais que conseguiram conservar muito bem sua essência selvagem, apesar da domesticação da espécie.

Por que os gatos enterram a comida? - O instinto felino

Por que o seu gato arranha próximo ao comedouro

Embora os gatos convivam com os humanos há décadas, a verdade é que ainda conservam alguns de seus instintos mais primitivos e que tanto os ajudaram a sobreviver. Como comentamos na seção anterior, um deles é o de esconder seu rastro para evitar que animais maiores ou mais perigosos venham ao seu covil e os devorem. Desta forma, alguns felinos tendem a arranhar o chão bem próximo ao comedouro quando acabam de comer, fato que leva seus companheiros humanos a se perguntar: por que eles fazem isso?

Voltamos a mesma coisa, por puro instinto. Na natureza, o felino escavaria para disfarçar seu odor e o da comida que acabou de provar, com a finalidade de se manter à salvo de predadores ou outros gatos dispostos a tirar seu precioso lar. Como o seu companheiro peludo não é selvagem e não dispõe de terra para escavar ao lado de sua comida, ele simula arranhando o chão. É claro que nem todos os felinos apresentam esse comportamento e, se convive com mais de um gato, é provável que observe que um deles faz isso e o restante não.

Coloca objetos para cobrir sua comida porque...

Quer esconder as evidências que indicam que ele esteve lá. Como dissemos, seu instinto o leva a se proteger dos predadores e, no caso de sobrar comida, é muito provável que tente enterrá-la ou cobri-la colocando objetos sobre ela. Claro, embora possamos pensar que fazem isso para proteger o alimento e terminá-lo novamente depois de um tempo ou no dia seguinte, nada mais longe da realidade. Seu objetivo é esconder seu rastro para se manter seguro, não guardar a comida para comê-la novamente. Dessa forma, muitos gatos cobrem a comida e depois não voltam para terminá-la, mas esperam que seu humano a troque por um alimento novo. Portanto, também existem os casos de felinos que voltam e acabam de comer as sobras, mas constituem uma minoria.

Gato enterrando comida e não a come novamente

Se o seu companheiro peludo é daqueles que não comem mais as sobras que deixaram escondidas e você quer acabar com esse comportamento para evitar jogar fora tanto alimento, não se preocupe. Você não conseguirá erradicar seu instinto natural, mas pode optar por outra medida muito eficaz que permitirá aproveitar toda a comida do seu gato. Tal técnica nada mais é do que controlar as quantidades de comida que você oferece ao seu felino, desta forma você conseguirá que ele coma tudo o que seu corpo necessita e não deixará nenhum resto na tigela. Para isso, sugerimos que você consulte nosso artigo sobre quantidade de comida diária para gatos. Assim, você também favorecerá que encontre seu peso ideal, evitando a temida obesidade felina.

O gato não só cobre a comida, esconde seus brinquedos no bebedouro

Por outro lado, também é comum observar gatos que, além de enterrar os restos de comida, submergem seus brinquedos na água de seu bebedouro e até os colocam sobre a tigela de comida vazia. Como comentamos no início do artigo, na selva o gato come e dorme no lugar que considera seguro e tem como seu covil, dessa forma, o animal esconde seus objetos mais preciosos na água porque seu instinto lhe diz que lá eles estarão seguros. O mesmo acontece quando os deposita sobre o comedouro vazio.

Gato enterrando a comida de repente

Se o seu gato antes não tendia a cobrir a comida com objetos, nem enterrá-la ou arranhar ao lado do comedouro, mas começou a apresentar esse comportamento de repente, é mais provável que esteja tentando lhe dizer algo. Aqui não entra em jogo o instinto selvagem do felino, mas a linguagem do animal para se comunicar com você, seu companheiro, e indicar que algo não vai bem. As causas mais frequentes que podem levar um gato a cobrir a comida ou arranhar o chão repentinamente são as seguintes:

  • Você mudou a comida dele e ele não gosta do novo alimento.
  • Você mudou o comedouro de lugar e ele não o considera totalmente seguro.

Como você pode ver, ambos os motivos são facilmente reconhecíveis e fáceis de solucionar. Se a comida nova não agrada muito, basta continuar procurando até encontrar aquela que satisfaça todas as suas necessidades. Para isso, você pode consultar nossa receita de comida caseira para gatos com carne, um alimento natural que, além de proporcionar muitos benefícios nutricionais, eles adoram porque simula o alimento que consumiria em "liberdade". Quanto à segunda causa, pergunte-se por que mudar a tigela de localização e se essa mudança é para seu próprio benefício ou para o do animal. Se você pode colocá-lo de volta no lugar onde o gato se sentia seguro, faça isso.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que os gatos enterram a comida?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário sobre Por que os gatos enterram a comida?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Por que os gatos enterram a comida?
Imagem: Catster
1 de 2
Por que os gatos enterram a comida?

Voltar ao topo da página