Partilhar

10 cheiros que os gatos adoram

10 cheiros que os gatos adoram

Ver fichas de  Gatos

O sentido do olfato felino é 14 vezes melhor que o humano. Por ser muito mais desenvolvido o gato pode perceber os aromas com mais intensidade. Essa vantagem é muito útil para os cuidadores observarem facilmente aqueles cheiros que o seu amigo peludo adora e, também, identificar rapidamente aqueles que ele odeia.

Se você é uma daquelas pessoas que mantém a casa bem perfumada ou costuma usar óleos essenciais para terapias naturais e quer fazer uso dos aromas que não incomodam o seu companheiro peludo, neste artigo do PeritoAnimal, compartilhamos 10 cheiros que os gatos adoram. É claro, antecipamos que nem todos têm o mesmo impacto nos felinos, já que alguns podem provocar o efeito oposto e explicamos o porquê.

Também lhe pode interessar: 10 cheiros que os gatos odeiam

Cheiros que os gatos adoram: catnip

A Nepeta cataria, mais conhecida como catnip, exerce um poderoso efeito narcótico sobre o animal. O princípio ativo nepetalactona encontrado na composição da planta, produz um impacto psicoativo nos gatos, estimulando a sua mente, o que os incentiva a brincar e se mover. Assim, quando um felino sente o aroma proveniente da erva-dos-gatos, ele tende a se esfregar, lamber, comê-la e apresentar um comportamento incomum, como pular e até mesmo caçar animais inexistentes. Ao estimular a mente do animal e mantê-lo ativo, o catnip é uma das plantas mais benéficas para eles, além de ter o odor que mais atrai os gatos.

Se você quiser saber mais informações sobre catnip, veja: Propriedades da erva do gato ou catnip

10 cheiros que os gatos adoram - Cheiros que os gatos adoram: catnip

Cheiros que os gatos adoram: oliveira

Esse é um dos odores que mais encantam os gatos. A oliveira produz um efeito narcótico nesses animais que altera o seu comportamento, isto se da pela presença de um dos componentes mais ativos das folhas e do troco da oliveira, uma substância chamada oleuropeína. Tal como acontece com o catnip, o gato tende a esfregar, lamber, comer suas folhas e mostrar um comportamento mais ativo, mesmo nas épocas de cio.

Alguns gatos são atraídos apenas pelas folhas, enquanto outros se atraem por todas as partes da oliveira, das azeitonas ao azeite. Da mesma forma, ainda não foi demonstrado que exerça um efeito calmante ou relaxante nos felinos, por isso, não podemos afirmar este fato, no entanto, afeta o sistema nervoso central dos peludos e deixando-os mais ativos e lúdicos.

10 cheiros que os gatos adoram - Cheiros que os gatos adoram: oliveira

Cheiros que os gatos adoram: madressilva

A madressilva ou madressilva faz parte das populares flores de Bach e, como tal, agem no organismo do gato exercendo um poderoso efeito calmante. Desta forma, podemos dizer que o aroma que esta planta exala representa um dos aromas que mais relaxam os gatos. Tanto assim, que atualmente essas plantas são usadas em gatos e outros animais com fins terapêuticos, como o tratamento de insônia, estresse ou ansiedade.

Assim como as plantas anteriores, a composição da madressilva atrai os felinos e os impulsiona a se esfregarem na planta, lambê-la e comê-la. Porém, tenha cuidado! As bagas de madressilva são tóxicas para os gatos, por isso, é essencial impedi-los de consumir esta planta, eles simplesmente devem cheirar e apreciar o seu aroma.

Saiba mais: Plantas tóxicas para gatos

Cheiros que os gatos adoram: lavanda

Tal como acontece com os seres humanos, o cheiro de lavanda atrai os gatos, fazendo com que eles se aproximem para cheirar e querer esfregar-se. No entanto, o seu poder de atração não é tão poderoso quanto o das plantas anteriores, portanto, é possível que alguns gatos não estejam igualmente interessados e até rejeitem a planta.

Se o seu companheiro peludo é um daqueles que amam este cheiro, você pode fazer uso de óleo essencial de lavanda para melhorar o enriquecimento ambiental do animal e também incentivar um estado de relaxamento. Especialmente em casos de ansiedade e um pequeno grau de agressividade, foi demonstrado que, independente de descobrir a causa do problema, o uso dessa terapia natural junto com outros fatores relaxantes, ajudam o animal a ficar mais calmo.

10 cheiros que os gatos adoram - Cheiros que os gatos adoram: lavanda

Cheiros que os gatos adoram: tomillho

O tomilho não é só um dos cheiros que atraem os gatos, como também é uma das plantas mais benéficas para eles. Devido às suas propriedades calmantes e anti-inflamatórias, preparado sob a forma de infusão ajuda a tratar os olhos irritados e inflamados destes animais, de modo que alivia os sintomas produzidos por conjuntivite, por exemplo, ou por uma certa alergia.

Por outro lado, o seu aroma age como um relaxante natural, portanto, promove a tranquilidade do gato. Para isso, o ideal é usar óleo essencial de tomilho ou deixar a planta exalar seu aroma natural. É claro que, como a lavanda, o tomilho pode não ser tão eficaz, já que nem todos os felinos são atraídos pelo seu cheiro.

Cheiros que os gatos adoram: hortelã, manjericão e menta

Você deve se perguntar porque os gatos gostam do cheiro de menta? A resposta é simples, a hortelã, o manjericão e a menta fazem parte da mesma família da catnip, a família Lumiaceae. Portanto, não é de surpreender que o aroma dessas plantas tão usadas na cozinha também forme os cheiros que encantam os gatos. Assim, os felinos que são atraídos por eles apresentam os mesmos sintomas descritos na seção dedicada à catnip, ou seja, ativação e estimulação mental.

Cheiros que os gatos adoram: aromas florais

Muitos gatos se sentem atraídos pelo cheiro intenso de algumas flores, como rosas, margaridas ou lírios. Claro, se for o caso do seu gato, você deve saber que alguns deles são altamente tóxicos se ingeridos, como os dois últimos. Desta forma, você pode fazer uso do óleo essencial da flor em questão, mas, é melhor manter a planta longe do alcance do felino para evitar uma possível intoxicação.

10 cheiros que os gatos adoram - Cheiros que os gatos adoram: aromas florais

Cheiros que os gatos adoram: aromas frutados

As frutas como morangos, pêssego ou melancia, emanam aromas bem característicos e intensos que rapidamente captam a atenção dos gatos. Assim, certos aromas de fruta podem produzir odores agradáveis para os gatos e encorajá-los a provar o alimento. Muitos deles, inclusive, trazem múltiplos benefícios para o organismo, como propriedades antioxidantes, depurativas e diuréticas, além de fibras e uma grande quantidade de vitaminas. É claro que nem todas as frutas são atraentes para esses animais, já que os cítricos exalam um aroma realmente desagradável para eles.

Se você perceber que o seu gato é atraído pelo aroma frutado, não perca nosso artigo: Alimentos humanos que um gato pode comer

10 cheiros que os gatos adoram - Cheiros que os gatos adoram: aromas frutados

Cheiros que os gatos adoram: qual o preferido do seu gato?

Após analisar a lista dos aromas que mais atraem os gatos, diga-nos qual é o cheiro que o seu gato mais ama? Certamente você já identificou que uma certa planta, comida ou objeto deixa o seu amigo peludo deslumbrado e sempre que ele se identifica, se aproxima com entusiasmo e velocidade.

Contudo, como já mostramos neste artigo, nem todos os odores mencionados são agradáveis para os gatos, em geral, já que cada animal é um mundo a parte e tem seus próprios gostos. Por isso, é possível que um felino adore o cheiro que vem do tomilho, mas rejeite completamente o da lavanda. Neste sentido, recomendamos conferir o artigo: 10 cheiros que os gatos odeiam

Se deseja ler mais artigos parecidos a 10 cheiros que os gatos adoram, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Goznález García, A.; Herranz Vega, M. S.; Sánchez-Fortún Herrero, A. ¿La hierba gatera merece ese nombre? Revista Complutense de Ciencias Veterinarias. 2017.ISSN: 1988-2688.
  • Alabort Amundarain, S.; Pineda González, S.; Olivares Moreno, A.; Ibáñez Talegón, M. Ansiedad generalizada y agresividad intraespecífica en gatos. Revista Complutense de Ciencias Veterinarias. 2017. ISSN: 1988-2688.

Escrever comentário sobre 10 cheiros que os gatos adoram

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Saulo Henrique Padilha Montessi
Minha gata gosta de cheirar minhas axilas quando estão fedendo, eu já repare que ela cheira meu sapato e as sandálias da casa, quando ela cheira ela fica muito manhosa, no caso das axilas, ela quer ficar mordendo as mesmas.
A sua avaliação:
Mirella Santos
E quais os cheiros que gatos não suportam?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Mirella! Nesse artigo você pode conhecer os cheiros que os gatos odeiam: https://www.peritoanimal.com.br/10-cheiros-que-os-gatos-odeiam-21234.html

10 cheiros que os gatos adoram
1 de 6
10 cheiros que os gatos adoram

Voltar ao topo da página