Partilhar

Dermatite atópica canina - Sintomas e tratamento

Por Aline Nunes. Atualizado: 6 fevereiro 2019
Dermatite atópica canina - Sintomas e tratamento

Ver fichas de  Cachorros

A dermatite atópica canina (DAC) é uma doença crônica da pele que provoca a inflamação ou hipersensibilidade devido a uma alergia. Os cães afetados coçam e se esfregam constantemente tentando aliviar o seu desconforto.

Afeta principalmente os cães jovens, embora também possa aparecer em adultos. A origem é desconhecida, porem se estima que pode haver um fator genético que a predisponha.

Neste artigo do Perito Animal, explicaremos os sintomas típicos da dermatite atópica em cães e alguns conselhos sobre o tratamento que pode ser aplicado. Existem, ainda, alguns remédios naturais que podem ser úteis no tratamento desta incomoda doença.

Causas e fatores de risco que causam a dermatite atópica

A herança genética parece ser o fator predominante no desenvolvimento da dermatite atópica, já que em cães relacionados entre si, a sua incidência é notoriamente maior. No entanto, é necessária a presença de alérgenos para desenvolver a doença. Entre esses alérgenos, os mais comuns são:

  • Pólen
  • Caspa
  • Esporos de fungos
  • Produtos químicos para limpeza doméstica
  • Ácaros
  • Mordidas de animais
  • Fertilizantes
  • Penas

No entanto, estima-se que algumas raças sejam mais suscetíveis a desenvolver dermatite atópica, como o West Highland White Terrier, o Boxer, o Labrador Retriever, o Dálmata, o Shar Pei, o Pastor Alemão ou o Bulldog Francês.

Dermatite atópica canina - Sintomas e tratamento - Causas e fatores de risco que causam a dermatite atópica

Sintomas de dermatite atópica

Na maioria dos casos, os sintomas desta doença aparecem entre 3 e 6 meses de idade, mas geralmente passam despercebidos durante o primeiro ano, já que durante esse período os sinais são fracos e não muito evidentes. Conforme a doença progride, se tornam mais perceptíveis e podem incluir:

  • Coceira na pele
  • Lambidas no corpo
  • Mordidas na pele
  • Fricção constante do corpo (pés, rosto e barriga)
  • Rinite alérgica
  • Olhos chorosos
  • Descoloração da pele
  • Descoloração do pelo nas áreas afetadas
  • Lesões na pele
  • Pústulas
  • Arranhões
  • Feridas
  • Cortes
  • Crostras
  • Cicatrizes na pele
  • Perda de pelo
  • Infecções da pele
  • Orelhas irritadas e inflamadas
  • Infecções de ouvido
  • Pele espessa e escurecida

Se observamos algum destes sintomas, é importante procurar o veterinário para fazer um diagnóstico e verificar se o cão realmente sofre desta doença. Abaixo, explicamos quais são os testes para diagnosticar o DAC.

Dermatite atópica canina - Sintomas e tratamento - Sintomas de dermatite atópica
Imagem: ateuves.es

Diagnóstico de dermatite atópica

O diagnóstico pode ser difícil, pois, a dermatite atópica apresenta sintomas parecidos com muitas outras doenças de pele. No entanto, com base na história do cão, o veterinário pode solicitar um estudo de alergia.

Às vezes, esse estudo é feito usando uma pequena amostra do sangue do cão, mas esses testes sorológicos não são muito eficazes. O estudo mais apropriado é uma análise intradérmica, na qual pequenas quantidades de diferentes alérgenos são injetadas sob a pele do cão. Os alérgenos que causam a doença produzirão uma resposta imediata.

Dermatite atópica canina - Sintomas e tratamento - Diagnóstico de dermatite atópica

Tratamento da dermatite atópica

A dermatite atópica não tem cura, mas você pode seguir um tratamento adequado que permita ao cão ter uma boa qualidade de vida. O tratamento para cada cão dependerá da gravidade da doença, das causas específicas, da existência de infecções secundárias e de outros aspectos particulares de cada caso.

No entanto, em geral, o objetivo é eliminar ou reduzir a presença de alérgenos que causam dermatite. Se esses alérgenos não puderem ser identificados (o que é bastante comum), a presença de fatores ambientais que têm o potencial de causar a doença mencionada acima é geralmente eliminada. Assim, as condições de vida do cão têm que ser modificadas, às vezes até mudando a sua casa ou até mesmo a sua dieta.

Nos casos mais complicados, o uso de corticosteroides pode ser prescrito. Estes medicamentos ajudam a reduzir os problemas da dermatite atópica, no entanto, eles têm efeitos colaterais quando administrados ​​por um longo tempo. Portanto, o veterinário deve decidir como usá-los, já que o cão será medicado para toda a vida.

Dermatite atópica canina - Sintomas e tratamento - Tratamento da dermatite atópica

Dermatite atópica em cães - remédios naturais

Como mencionamos anteriormente, não existe tratamento efetivo para a dermatite atópica em cães e muitas pessoas rejeitam o uso de corticosteroides pelos efeitos que causam a longo prazo. Por esse motivo, no PeritoAnimal, oferecemos algumas dicas que você pode utilizar se o seu cão sofre desta doença:

  • Evite passear com o cachorro de manhã cedo e à tarde, quando há mais acúmulo de pólen. Na metade da manhã ou à noite são os melhores momentos.
  • Verifique a composição da comida do seu cão e consulte o seu veterinário se é aconselhável optar por uma alimentação de melhor qualidade ou de fabricação mais natural. Os alimentos à base de arroz e peixe são geralmente os mais recomendados para cães que sofrem de alergia. Dietas caseiras também são uma excelente opção.
  • Escove o cabelo diariamente para evitar o aparecimento de caspa no cão, sujeira acumulada e pólen.
  • Evite locais montanhosos durante o outono, quando mais esporos fúngicos são encontrados no meio ambiente. Mantenha este alimento natural longe do cão.
  • Varra diariamente para eliminar ácaros, pelos mortos, poeira e sujeira.
  • Limpe constantemente a sua casa com produtos naturais que não causam alergias no cão. Um exemplo é limpar com limão, embora também possa ser feito com bicarbonato de sódio ou vinagre.
  • Não use produtos químicos para o cuidado do seu jardim.
  • Use algodão ou tecidos de composição natural para o seu cão. Evite lã e penas.

Aqui estão alguns truques simples que você pode executar para ajudar o seu cão a não sofrer seriamente com esta doença, mas não se esqueça que o veterinário irá fornecer conselhos apropriados para o seu caso particular, por isso, é altamente recomendado para realizar uma consulta.

Dermatite atópica canina - Sintomas e tratamento - Dermatite atópica em cães - remédios naturais

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Dermatite atópica canina - Sintomas e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Escrever comentário sobre Dermatite atópica canina - Sintomas e tratamento

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
A sua avaliação:
Maria Silva
Olá eu tenho um cão que tem dermatite atópica nos olhos mas em volta da vista estou fartada de dar remédios mas tem cortisona faz mal a ele é um cão com 6anos de idade faz bem um 1 mês que está a fazer o tratamento depois eu tenho que parar!Vou perguntar se limpar com água das rosas faz bem?


Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Nilton Cesar Teixeira
Boa noite queria saber o que é isso na minha cadela, ela é da raça yorkshire tem 8 anos já fiz vários exames até de bacteria, mais nada foi diagnosticado.
Nídia do Carmo (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Nilton Cesar
Que tipo de exame pode se fazer para descobrir o que isso pode ser? Já fez vários
Nídia do Carmo (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Lucilene de Jesus
Socorro. Não sei o q fazer a consulta é muito cara. 100 reais eu não posso pagar.
O q posso fazer pra curar essa ferida? Ela só três 3 meses.
Luísa Savala
Oi Lucilene! Sem ver o seu cachorro não podemos passar um diagnóstico, por isso é tão importante visitar um veterinário.
Uma boa dica é buscar por ONGs ou Associações próximas da sua região que possam prestar atendimento profissional sem custos.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Carla
Lucielene, quando meu cachorro ficou assim, eu dei banho com neodexa shampoo, e depois de seco, usava o spray neodexa tb. Foi muito bom, cicatrizou super rápido. Não é muito barato, mas vai melhorar muito, vc comprando e fazendo o tratamento, logo melhora.
A sua avaliação:
Fernanda
Meu cãozinho está com muita coceira , a pele cheia de pintinhas rosas e feridas por todo corpo e os olhos inchados .A coceira geralmente acontece mais dps do banho, não pode ser o shampoo, pois já troquei muitas vezes. Ele também está com carrapato mais e pouco . Queria saber oque ele tem e como eu posso ajudar meu cãozinho q esta sofrendo muito.

Luísa Savala
Oi Fernanda! Sem ver o seu cachorro não conseguimos passar nenhum diagnóstico. Por isso, recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Sandra
Qual shampoo posso usar no cão da raça Pastor Alemão que está com dermatite. Ele se coça muito e está com muita crosta seca e caspa.
Luzia Groggia
Cloresten
Rosely Reis
Minha labrador tem dermatite. Realmente o diagnóstico é difícil e o tratamento é caro e desagradável, dá dó de usar corticoides. O que deu mais certo é o shampoo manipulado a base de clorhexidina, clotrimazol e miconazol, 500 ml = 95,00

Dermatite atópica canina - Sintomas e tratamento
Imagem: ateuves.es
1 de 6
Dermatite atópica canina - Sintomas e tratamento

Voltar ao topo da página