Partilhar

Xampu anti-pulgas caseiro para cachorros

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. 19 setembro 2016
Xampu anti-pulgas caseiro para cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Existe à venda uma grande variedade de xampus anti-pulgas para cachorros muito eficazes. No entanto, estes xampus químicos têm certos graus de toxicidade para os nossos pets e também para nós.

Os xampus repelentes de insetos baseados em produtos naturais que vamos propor neste artigo são tão eficazes como os comerciais, mas mais econômicos, minimamente tóxicos e biodegradáveis. O único inconveniente é que precisam de tempo para a sua elaboração e que não se podem conservar durante tantos dias, como acontece com os xampus químicos. Se continuar lendo este artigo do PeritoAnimal poderá fazer ótimos xampus anti-pulgas caseiros para cachorros.

Também lhe pode interessar: Como cortar asa de papagaio

Xampu base de bicarbonato para cachorros

Vamos fazer um xampu base composto por bicarbonato e água. A composição será de 250 gramas de bicarbonato dissolvidos em 1 litro de água. Guarda a mistura em uma garrafa bem fechada. Cada vez que der banho ao cachorro coloque o xampu que vai utilizar em uma taça ou outro recipiente. Este xampu não faz espuma, mas é muito bactericida. O bicarbonato tem ótimas propriedades higiênicas e bactericidas. O seu uso é bem conhecido em pastas de dentes e para limpar geladeiras, por atuar como desodorante e ser inofensivo.

A este xampu base podem se adicionar diversas matérias insecticidas à base de óleos essenciais ou outros produtos inseticidas naturais. Esses produtos também se podem adicionar ao condicionador de pelo, ao invés de serem misturados com o xampu. Se fizer desta segunda forma a concentração do inseticida natural será mais intensa.

Uma vez aplicado o xampu de bicarbonato massageando a pele do seu cachorro com a solução, deve deixar atuar uns 2 minutos e enxaguar com água, para depois aplicar o condicionador de pelo.

O agente inseticida pode ser aplicado no xampu ou no condicionado. Se fizer da segunda forma os efeitos serão ainda melhores.

Xampu anti-pulgas caseiro para cachorros - Xampu base de bicarbonato para cachorros

Condicionador de pelo para cachorros

O condicionador de pelo para cachorros trata-se de uma mistura emulsionada de uma colher de sopa de vinagre de maçã e uma colher de chá de azeite de oliva. Ambos os produtos misturados e emulsionados a o equivalente a uma xícara de água. Após a aplicação do condicionador, pode ou não enxaguar o pelo do seu cachorro. O enxaguamento vai depender da textura e comprimento do pelo do seu cão. Desta forma, os cachorros de pelo curto e áspero podem ficar sem enxaguar. Enquanto que os cães de pelo médio devem ser enxaguados levemente. Já os cachorros de pelo comprido devem se enxaguar bem e secar totalmente.

De seguida, vamos lhe explicar como pode fazer insecticidas completamente naturais.

Xampu anti-pulgas caseiro para cachorros - Condicionador de pelo para cachorros

Flor Pyrethrum

A flor Pyrethrum é dos repelentes de insetos mais fortes dentro dos produtos naturais. Pode se encontrar em alguns ervanários como flor seca ou óleo essencial. A flor Pyrethrum é como uma margarida de cores vivas.

A flor Pyrethrum contém piretrinas, produto utilizado para produzir insecticidas industriais, emboras estas piretrinas sejam sintéticas e lhes adicione butóxido de piperonila. As piretrinas agridem o sistema nervoso de todos os insetos. Por este motivo, impedem os insetos de picarem os corpos tratados com piretrinas. As piretrinas são biodegradáveis, inclusive foto degradáveis, o que nos obriga a adicionar a loção ou o óleo essencial mesmo antes de o usar. As piretrinas são nocivas para os peixes, mas praticamente inofensivas para mamíferos e pássaros.

Para preparar uma loção à base de flor Pyrethrum moída misture uma colher de sopa de flor Pyrethrum em uma xícara de água. Pode adicionar esta loção ao xampu base ou ao condicionador.

Se utilizar óleo essencial de Pyrethrum, muito melhor que a flor seca, deve preparar a loção da seguinte forma: dissolva 3 gotas de óleo essencial em 3 colheres de sopa de álcool farmacêutico de 96º, depois adicione esta mistura a um copo de água destilada. Emulsione bem a mistura e já pode utilizá-la no xampu ou no condicionador para conseguir um forte anti-pulgas caseiro

Xampu anti-pulgas caseiro para cachorros - Flor Pyrethrum

Árvore do chá

Da árvore do chá extrai-se um óleo essencial que é muito eficiente como repelente de pulgas. Pode preparar a seguinte loção com ele: uma colher de chá de óleo essencial, 3 colheres de sopa de água destilada e 2 xícaras de álcool farmacêutico de 96º. Mexa tudo muito bem até obter uma mistura homogênea.

Aplique esta loção sobre todo o corpo do cachorro, esfregando bem, à exceção dos olhos e dos genitais. Massageie bem para o produto se espalhar bem por todo o corpo e a pele do pet.

Se desejar utilizar o óleo essencial de árvore de chá adicionado ao xampu base com o objetivo de criar um xampu caseiro anti-pulgas faça o seguinte: adicione uma colher de sopa de óleo essencial para uma xícara de xampu base, ou uma colher de chá de óleo essencial para um copo de água. Adicione ao condicionador esta última mistura menor.

Xampu anti-pulgas caseiro para cachorros - Árvore do chá

Óleo essencial de lavanda

O óleo essencial de lavanda não é tão eficaz como o óleo essencial de árvore de chá, mas o seu aroma é muito mais agradável. Pode se utilizar como loção protetora, utilizando as mesmas medidas que no ponto anterior. Distribua a loção com um disco de algodão. Não deve usar esta loção nos olhos ou genitais do pet.

Se desejar usar no xampu base, ou no condicionador de pelo, faça da mesma forma e proporções que com o óleo essencial de árvore do chá.

Xampu anti-pulgas caseiro para cachorros - Óleo essencial de lavanda

Recomendações para aplicar o xampu anti-pulgas

Se pensou utilizar o xampu caseiro anti-pulgas como método de prevenção, tenha em conta que apesar de se tratarem de produtos naturais nada nocivos para os cachorros, podem prejudicar a sua pele e desenvolver secura se os usar sempre que lhes der banho. Assim, recomenda-se fazer uso destes produtos para prevenir o aparecimento de pulgas em cachorros durante as épocas de mais calor, visto que embora atue durante todo o ano, é no verão que este parasita se multiplica. Para o resto do ano, aconselhamos que utilize outros produtos naturais para dar banho no cachorro.

No caso de querer usá-lo para eliminar as pulgas que o seu cachorro já tem, lembre-se de aplicar o tratamento tópico definido pelo veterinário após o banho. Pode encontrar mais informação sobre como eliminar as pulgas do cachorro neste artigo.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Xampu anti-pulgas caseiro para cachorros, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Desparasitação e vermífugos .

Escrever comentário sobre Xampu anti-pulgas caseiro para cachorros

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Xampu anti-pulgas caseiro para cachorros
1 de 6
Xampu anti-pulgas caseiro para cachorros

Voltar ao topo da página